Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica?

+13
Fabricio
Binhokraus
Manuel Portugal Pires
Alan
Yuri07
Marcelo Ribeiro dos Santo
Flávio Roberto Brainer de
são vieira
Thiago S. R. Contarato
alessandro
Rafaela Botelho
Pe. Anderson
Do Carmo
17 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica? - Página 3 Empty Re: Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica?

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sex Ago 12, 2011 7:28 am

É precisamente isso o que Cristo queria dizer quando o comparou com o vento, que agora destaquei a vermelho.
Só não o fiz antes porque penso que isso é aceite por todos os cristãos, incluindo os católicos.
8*O vento sopra onde quer e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito.» (João 3,8)
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica? - Página 3 Empty Re: Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica?

Mensagem por Fabricio Seg Ago 15, 2011 7:13 am

Sr Manuel,

Acho que o sr ainda não entendeu, eu lhe perguntei: por que a sua versão, embasada simplesmente em sua opinião, merece mais crédito que a versão da Igreja, amparada em 2.000 anos de História extensamente documentada?

A sua resposta ("experiência"), é evasiva e insatisfatória, visto que sua experiência converge para sua opinião. Daí recaímos no mesmo dilema: por que sua opinião (ou experiência, ou impressão, ou achismo, ou testemunho...) é mais digna de crédito que a Igreja?

Vejo que todas as suas respostas invariavelmente convergem para sua pessoa. Entendo que o senhor considere-se o centro do mundo, mas por favor, até agora não nos apresentou nenhuma razão para consideramos isso também.

... e a minha pergunta continua sem resposta.

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica? - Página 3 Empty Re: Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica?

Mensagem por Manuel Portugal Pires Seg Ago 15, 2011 10:49 am

Está claro que uma pergunta merece a resposta adequada à qualidade da mesma.
Os argumentos da sua pergunta são pretensiosos. Ainda não se apercebeu?!
Também acredita nas mitologias greco-latinas, que ainda têm mais tempo que a Igreja Católica?! e estão muito bem documentadas pela História!!! ... Mitos são mitos e é assim que os devemos tratar. E quanto a mitos de religiões orientais como o hinduísmo, o budismo etc.! Também acredita?! ...
Ora esses mitos o Senhor não acredita porque não têm o aval da Igreja Católica Romana! É isso, mas para os indianos a coisa é diferente.
O Espírito Santo não serve para explicar tudo.
Eu analisei a Igreja Católica com os argumentos que tem e o actuar das suas personagens e até cheguei à simples conclusão que a maior parte do que se chama fé mais parece descrença total.
Por exemplo como podem os religiosos pregarem coisas incríveis sobre doutrinas «infernais» (com toda a sua carga ideológica pejorativa) como consta no livro «A missão Abreviada» , e ao mesmo tempo cometerem pecados incríveis?! ...
Pode responder: É devido à fraqueza humana; São homens (ou mulheres) imperfeitos, não é verdade?:
Ora eu responder-lhe-ia: é simplesmente porque não têm fé: Não acreditam no que pregam.

Mais: Horrores eternos ...

Pe. Manuel José Gonçalves Couto
Missão Abreviada
Leia a partir da pag. 66: aqui
Leia as meditações 10ª a 12ª que começa na pagina 66-72-78- 84 e tem o título de «sobre o juízo», juízo final, inferno.
Veja como descreve o céu a partir da pag. 84 e o inferno a partir da página 87.
A partir da pag. 90 trata da eternidade.

Quem me diz a mim que não foi ela que fabricou todos ou a maior parte desses documentos a que o Fabricio dá tanto valor?! Lembre-se também do sudário de Turim! etc. etc. etc. ... Não me merece credibilidade!
Eu não vou em mitos nem histórias (estórias oficiais: o «maravilhoso [dito] cristão»).
Da mesma forma eu também não dou valor nenhum aos seus argumentos porque o sr. não dá de si mesmo uma identificação credível. Até pode ser uma pessoa de ficção com várias caras: isto é ter uma outra ou mais personagens neste «forum» sem o conhecimento público.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica? - Página 3 Empty Re: Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica?

Mensagem por Fabricio Seg Ago 15, 2011 1:22 pm

Sr Manuel,

Em primeiro lugar: quanto à comparação da doutrina da Igreja com as mitologias, já respondi antes, inclusive parafraseando Santo Agostinho. Procure nas postagens anteriores que o senhor encontrará.

Em segundo lugar: de que raios de lugar o senhor tirou a idéia de que "Missão Abreviada" é um documento oficial da Igreja?

Em terceiro lugar: quem lhe deu a autoridade de penetrar nos corações dos homens e julgar se eles têm fé ou não (só Deus sabe o que se passa no coração dos homens, inclusive do clero)? Pode o senhor julgar-se mais santo que o clero?

Em terceiro lugar: cada fato extraordinário da Igreja é avaliado, criticado e atestado por pessoas (inclusive não católicos) que utilizam critérios muito mais plausíveis que os seus critérios (que, fora a paixão, até agora não sei quais são).

Em quarto lugar: me perguntas por que creio na Igreja (já está respondido na primeira colocação), mas parece que o senhor mesmo não sabe porque crê nas Escrituras. Como dizia Santo Agostinho, "eu não creria nos Evangelhos se para eles não me levasse a Igreja Católica".

Em quinto lugar: como lhe disse antes, aqui discutem-se idéias. Não dou a mínima se quem está aí do outro lado é o Manuel, João ou Joaquim. Estou combatendo as idéias, não as pessoas. Além do mais, já lhe dei minhas referências, procure novamente que está por aí em algum tópico...

E finalmente em último lugar: a pergunta que lhe fiz, simples e direta, continua sem resposta...

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica? - Página 3 Empty Na verdade, não vemos a manifestação do Espírito Santo na Igreja Católica.

Mensagem por Manuel Portugal Pires Seg Ago 15, 2011 4:00 pm

Vamos primeiro ao 5º lugar: O Sr. usa de artifícios para diminuir uma pessoa com uma pergunta descabida rodeada de preconceitos e agora diz que está a discutir ideias: Por amor de Deus pare com esse artifício enganador.

Em 4º lugar: Eu comparei a sua crença na sua Igreja à mesma crença pagã de outras religiões mais antigas, pois era esse o seu argumento de antiguidade para me querer por argumentos obrigar a acreditar na sua igreja, que na verdade ainda não tem 2.000 anos, mesmo que começasse com Pedro, ou até com a missão de Yeshua, o que não foi o caso.
Como vê essa argumentação não pega. Também a frase do seu «santo» Agostinho está cheia de preconceitos e é subjectiva. Eu não acredito nos evangelhos porque houve alguém ou uma Igreja que os preservou. Ora se um homem malfeitor e mentiroso, lhe oferecesse uma Bíblia, só pelo facto de ter sido ele a oferecer-lha já passaria a acreditar nessa pessoa?! Eu não. Eu acredito nos Evangelhos e na Bíblia porque tive o privilégio de ela mesma vir ter comigo, providencialmente, numa altura em que já sabia ler, ainda na escola primária, com menos de 10 anos. Eu comecei a ler, gostei e comecei a acreditar até ao dia de hoje. Não foi nenhuma igreja, nem pessoa que me levou até à bíblia, nem que a comprou ou ma oferecesse sequer. Havia muitos mais livros onde estava essa Biblia, mas foi ela que me conquistou. No seu caso seria diferente. Mas tem que compreender que DEUS age diferentemente para com as diversas pessoas.

Em 3º lugar e quanto à minha apreciação relativa à fé, é uma conclusão lógica. Na verdade só YHWH sabe, mas coitados deles que se tendo fé agem dessa maneira.
É como disse Cristo «mas se vedes, o vosso pecado permanece»
(João 9,41)
Ainda em 3º lugar, não sei quais são esse factos extraordinários da Sua Igreja, que são alvo de critérios tão credíveis. Está a referir-se ao sudário de Turim?! Bem sabe que isso foi uma fraude, como tantas outras. É nisso que consiste a sua fé, fundada em fraudes?! ...

Em 2º lugar, o Sr. vem com a pergunta de livro OFICIAL!
Isso não passa de uma escapatória! Se pega, muito bem se não pega diz-se que o livro não foi oficial, vindo da Santa Sé: ROMA. Fátima que também merece iguais criticas não é oficial a ponto de um católico ser obrigado a acreditar, mas os testemunhos de papas, bispos, padres levam as pessoas a acreditar. Portanto estamos a falar de cumplicidade que tem mais efeitos que leis e regulamentos da Sé Romana que a maior parte dos Católicos até desconhecem.

Em 1º lugar, é uma repetição do que se tratou em 4º lugar.

E por fim a pergunta descabida e abusiva que me fez não merece outra resposta que os comentários já feitos. Ela fica respondida automaticamente, se é que não está a querer-me impingir com as suas sugestões, nela contidas, o chamado «conto do Vigário».
E já agora a sua identidade continua a fazer parte do mundo abstracto do fantasmagórico, que desvaloriza toda e qualquer ideia que queira discutir, por falta de responsabilidade. Porque não usa a outra sua identidade que lhe dá alguma responsabilidade?! ... ... ...
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica? - Página 3 Empty Re: Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica?

Mensagem por RenatoPaulo Ter Ago 16, 2011 5:42 am

Manuel Portugal Pires escreveu:É precisamente isso o que Cristo queria dizer quando o comparou com o vento, que agora destaquei a vermelho.
Só não o fiz antes porque penso que isso é aceite por todos os cristãos, incluindo os católicos.
8*O vento sopra onde quer e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito.» (João 3,8)

Sr.Manuel penso que vc esta a confundir o espirito de cada um com o Espirito Santo de Deus.
O Espirito Santo que Deus nos mandou,nao é o mesmo que o nosso proprio espirito.

O nosso espirito é que pode nascer do Espirito de Deus.
Agora eu lhe pergunto onde esta esse Espirito de Deus?
Em todo o lado?
No que nos diz as escrituras,esse Espirito apareceu aos apostolos no dia de pentecostes em forma de linguas...
Vejamos pois quem estava presente para O receber(ler as Escrituras Sagradas)

De facto,ninguem sabe de onde veio,nem para onde vai.Cristo diz-nos uma grande verdade!
Mas todo o espirito que provem do Espirito Santo de Deus,conhece ou pelo menos pressente esse Santo Espirito.
Esses receberam o Dom da Fé que Deus lhes deu.

"O vento sopra onde quer e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai."
Realmente todo o verdadeiro crente não sabe de onde vem nem para onde vai.Mas acredita e tem Fé em Deus.
Agora se repararmos nas pessoas descrentes,esses realmente têm a resposta na ponta da lingua e sabem mesmo para onde vão!Para a cova...

RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica? - Página 3 Empty Re: Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica?

Mensagem por Fabricio Ter Ago 16, 2011 8:06 am

Sr Manuel,

Pobre do senhor, que só acredita no que gosta. Só crê o que lhe convém. Dessa forma não busca outra coisa a não ser tornar-se juíz de si mesmo.

Vejamos seu ponto de vista: o senhor entra em um fórum católico e dispara sua verborragia de acusações raivosas contra o clero e a Igreja (sem uma evidência sequer, diga-se de passagem), e considera-se dentro do seu mundano direito à liberdade. Enquanto eu, quando defendo a minha fé, dentro de um fórum destinado à pessoas que compartilham da minha fé, estou sendo preconceituoso. Tenha paciência.

Quanto aos nossos pecados, somos todos miseráveis pecadores necessitados da Graça Divina. Reconhecemos isso (inclusive o clero). Como diria São Paulo, fazemos o mal que queremos, e não fazemos o bem que queremos. Mas quem o senhor acha que é para ficar apontado o pecado alheio? Considera-se mais santo que nós? Por favor, deixe de ser arrogante.

Eu não dou a mínima para a sua opinião quanto ao Sudário de Turim e outros fatos extraordinários da Igreja, pois o senhor julga apenas com paixão, há muito tempo perdeu a razão.

Quanto aos canais oficiais de informação e formação da Igreja, já foram citados neste Fórum. Só acho engraçado sua contradição: quando a Igreja dogmatiza, ela é opressora, quando ela não dogmatiza, é omissa. Senhor Manuel, a única coisa que sua missiva transparesse é seu ódio à Igreja.

Sua falta de argumentos é tão patente que o senhor só tenta desqualificar o debatedor (vide sua falácia quanto à idade do Renato Paulo). Já lhe dei minhas referências. Mas o senhor não está satisfeito, quer buscar algo que me desqualifique. Pois bem, permito que o senhor me atribuia qualquer vício ou defeito, tenho tantos que a probabilidade do senhor acertar é alta. Diferente do senhor, considero-me o mais miserável dos pecadores, pior do que o senhor, pior até que nosso clero. Só não tente macular a Igreja, porque ela é nada menos que a esposa de Nosso Senhor.

Para terminar, por mais que sua verborragia seja extensa, por mais que o senhor se esconda atrás de falácias, a pergunta que lhe fiz, simples e objetiva, ainda continua sem resposta...

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica? - Página 3 Empty Re: Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica?

Mensagem por Manuel Portugal Pires Ter Ago 16, 2011 12:54 pm

Eu tenho pena de si, Fabricio!

Então se continua sem resposta para si, digo-lhe que eu já lhe dei a resposta adequada.
Se quiser uma outra resposta para si, fabrique-a o sr. mesmo, se é isso que quer!

Porque não há nada escondido que não venha a descobrir-se, nem há nada oculto que não venha à luz.
(Marcos 4,22)
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica? - Página 3 Empty Re: Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica?

Mensagem por Fabricio Sex Ago 19, 2011 7:46 am

Pois é, senhor Manuel.

Sou pecador miserável, realmente sou digno de pena. Um ser tão santo e irrepreensível como o senhor realmente só pode sentir pena de pessoas tão pecadoras como eu, ou raiva de pessoas tão pecadoras como o clero.

Sabe, alguns pensadores já falaram sobre homens como o senhor:

“Um homem [...] ao abandonar doutrina após doutrina, num refinado ceticismo, ao recusar filiar-se a um sistema, ao dizer que superou definições, ao dizer que duvida da finalidade, quando, na própria imaginação, senta-se como Deus, não professando nenhum credo, mas contemplando todos, então está, por intermédio do mesmo processo, imergindo lentamente na indistinção dos animais errantes e da inconsciência da grama" (G. K. Chesterton).

...mas não importa, o senhor certamente está acima de qualquer pensador.

Por fim, já embriagado com toda essa cultura WikiPedia que o senhor nos banqueteia, esforçando meu restrito raciocínio para tentar organizar uma sentença sequer no meio da sua confusa missiva, típica dos intelectuais de nosso tempo, tentei achar a resposta tão esperada, mas para minha surpresa a pergunta que lhe fiz, simples e objetiva, ainda continua sem resposta...

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica? - Página 3 Empty Re: Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica?

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sex Ago 19, 2011 8:16 am

E continua a dar-lhe!
Senhor Fabricio, Senhor Fabricio.
Porque não há nada escondido que não venha a descobrir-se, nem há nada oculto que não venha à luz. (Mateus 4,22)
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica? - Página 3 Empty Re: Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica?

Mensagem por Binhokraus Sex Ago 19, 2011 9:03 am

Senhor Manuel, só uma pequena observação, esse novo recurso que o senhor passou a utilizar para postar suas respostas, como o nome sugere, é apenas um recurso, se passar a adotar em todas as suas postagens, seus textos e raciocínios que já são tão difíceis de ser compreendidos, ficaram ainda mais difíceis. É só uma observação, sinta-se a vontade para fazer como achar melhor.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica? - Página 3 Empty Re: Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica?

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sex Ago 19, 2011 9:07 am

Foi uma curiosidade que encontrei e tentei explorar.
Muito interessante mesmo.
Parabéns! Forum!
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica? - Página 3 Empty Re: Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica?

Mensagem por Paulo Henrique Viana Ter Ago 30, 2011 7:05 pm

Olá do Carmo,



Este assunto é muito importante para toda comunidade cristã, pois se trata de uma pessoa importante, O Espírito Santo.

Gostaria de responder de uma forma satisfatoria a sua pergunta, mas o assunto é extenso, portanto dentro de minhas limitações, direi o que acho, estando sujeito a erros, mas também acredito que em alguns casos em acertos.



Não posso pensar em uma manifestação do Espírito Santo em toda a Igreja Católica, pois seria um erro. Do outro lado, não posso pensar que não há manifestação, seria outro erro.



O que penso é que o Espírito Santo, sendo pessoa, não se manifesta "na igreja local" e sim em pessoas. Muitos hoje, estão recebendo a manifestação do Espírito, que talvez imagino eu que você esteja pensando quanto a questão de dons espirituais. Mas indo por este lado manifestação de dons, muitos estão apagando o Espírito. Pode ser, que ao olhar para uma igreja local, você não vê nenhuma manifestação, mas pergunta que tipo de manifestação você está aguardando, a de Pentecostes? Bom, ali foi o cumprimento de uma profecia e ao mesmo tempo o ínicio da Igreja Primitiva, ou você está aguardando aquilo que Paulo se refere como dons na carta a Igreja de Corintos.



Veja, não podemos nos prender a um só tipo de manifestação, normalmente o que ocorre nas igrejas pentecostais (falar em línguas, revelações e curas), pois onde ficaria o dom de liderança, discernimento, fé, ajuda, e outros...



Primeiro, devo verificar se creio nesta manifestação (dons) e se sou participante dela; depois analisar se todo cristão sincero tem experimentado isto, e estar pronto para ajudá-lo a vive-lo.



Concluindo: Todo católico experimenta esta manifestação: NÃO

Todo católico está distante dela: NÃO

Portanto não se deve analisar a igreja como todo para este tipo de acontecimento e sim o individuo que nela está.



Um abraço a todos, depois tentarei ser mais claro e objetivo

Paulo Henrique Viana

Mensagens : 110
Data de inscrição : 19/11/2010
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica? - Página 3 Empty Re: Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica?

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qua Ago 31, 2011 5:42 am

O Espirito Santo comunica-se não só a uma pessoa particular que O peça ao Pai, como está escrito:
Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!» (Lucas 11,14)
como também a um grupo de pessoas que estão reunidas em Igreja, como aconteceu no dia da festa de Pentecostes do ano em que Cristo foi crucificado. (Actos 2)

Por isso, é muito conveniente para nós pedirmos a DEUS que nos dê o discernimento acerca dos espíritos. (1ª Corintios 12,10)
a outro, o poder de fazer milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. (1ª Corintios 12,10)
para podermos distinguir o espírito de YHWH do espírito do erro.

http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=1+Cor+14
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=1+Cor+12

Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica? - Página 3 Empty Re: Por que não vemos a manifestação do "Espírito Santo" na igreja católica?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos