Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Santos

+16
Thales
Binhokraus
Eberton
Do Carmo
thiago_coutinho
Camila Tatagiba
leco
Rominho
herbert rafael
Diego
papista
Antônio Seixas
Rafaela Botelho
Moco
alessandro
Juliana Correia
20 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Jun 03, 2009 12:06 pm

Caro Eduardo,

Não neguei a importância da Palavra de Deus, porque se assim eu fizesse nem Católica seria.
A Igreja Católica não leva em consideração apenas a Bíblia. Mas, a Sagrada Escritura, a Tradição e o Magistério da Igreja.
Para não ser repetitiva o remeto ao início deste tópico que talvez esclareça alguns pontos da nossa doutrina.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Do Carmo Qua Jun 03, 2009 12:23 pm

Rafaela, então me responde porque alguns Santos estão relacionados a outras religiões, como aquelas que praticam o mal para outras pessoas.

No aguardo. Smile
Do Carmo
Do Carmo

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/05/2009
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Jun 03, 2009 12:38 pm

Eduardo,

Vc quis se referir a rituais umbandas?
Bem, todos nós que já cursamos a 8ª série sabemos que quando os negros foram escravizados tinham seus rituais e como estes não eram permitidos usavam imagens católicas para simbolizar seus 'deuses', para que, quando um dos senhores chegasse e visse não entendesse o que realmente era.

Foi essa sua pergunta? A utilização de imagens de santos católicos em outros rituais?

Fique com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Do Carmo Qua Jun 03, 2009 12:43 pm

Tavendo como vc é diferenciada!

Um abraço,
Do Carmo
Do Carmo

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/05/2009
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por alessandro Qua Jun 03, 2009 12:47 pm

ola,
pelo que reparei da discussão, o questão é: que autoridade o papa tem para dizer que alguém é santo ou nao?

vale dizer que santo é quem vive a vontade de Deus, logo alguém não é santo pq o Papa disse, mas pq viveu de acordo com o que Deus quis.

o que o Papa faz é dar o reconhecimento oficial por parte da Igreja católica da santidade de alguém, afirmando que tal pessoa é um exemplo para todos os cristão.
vale dizer que o papa nao faz isso "de orelhada", há uma equipe que estuda a vida da pessoa a fundo para saber se ela realmente viveu a proposta de Jesus na sua radicalidade. além disso a confirmação final é divinda - para alguém ser canonizado deve haver algum milagre que Deus realizou pela intercessão dessa pessoa.

qto a questão da autoridade do Papa, sucessor de Pedro, recomendo vivamente a leitura do capítulo 16 do Evangelho de Mateus.

o primado de Pedro tem grande base na Escritura.
espero ter ajudao, embora não tenha trabalhado todos os pontos.
ps: caso a questão não seja diretamente os santos mas a autoridade papal proponho que a discussão seja continuada em outro tópico.

abraço fraterno a todos
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por alessandro Qua Jun 03, 2009 12:49 pm

qto a utilização da imagens de santos por outras religiões, vale lembrar que tais imagens nessas religiões nao representam o mesmo que no catolicismo.

o sincretismo religioso causou situações difíceis, mas isso não deve nos impedir de olhar a real doutrina da Igreja e não aquilo que, infelizmente muitos fazem por ignorância ou outros motivos.
abraços
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Eberton Qua Jun 03, 2009 3:46 pm

Olá pessoal,

gostaria de saber se existe algum caso em que um santo que já operou milagres?

e gostaria de fazer também mais uma uma pergunta, fui procurar no dicionário o significado da palavra venerar e encontrei como sinônimo adorar, idolatrar o que a bíblia condena, pois devemos adorar a um só Deus, poderiam me dizer a que se refere essa veneração e super veneração.

Eberton

Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Eberton Qua Jun 03, 2009 4:10 pm

Desculpem pessoal, mas eu não sei copiar as mensagens das outras pessoas (se alguém souber poderia me ensinar), então vou citar uma frase digitada pela nossa irmã na fé Rafaela Botelho: " Aliás, infelizmente, muitas pessoas acham que não devem saber nada além do que está escrito na Bíblia. Contudo, o grande São Paulo era muito culto, citava poetas em suas pregações (como aquela em que ele cita Sêneca - acho que é isso mesmo..). Ou então também não deveríamos estudar, fazer faculdade, etc." .

Por favor citar alguma coisa que não esteja escrita na bíblia que eu necessite saber para que possa aprender.

Eberton

Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Do Carmo Qua Jun 03, 2009 4:49 pm

Eberton, gostei da sua observação, segundo o que diz a respeito de veneração, pois no dicionario é justamente o que significa ADORAÇÃO, se é adoração logo não podemos venerar Maria, menos ela sendo Mãe de Jesus.

Alessandro,

No que se diz respeito ao PAPA, gostaria de entender algo, Jesus (que foi DEUS na terra) operou milagres e maravilhas sendo homen, em filipenses 2:5 diz que ele abriu mão da sua gloria para vir aqui, fazer tudo aquilo que fez e ainda morrer por nós.
A minha pergunta é porque se diz que o Papa e a representação de Deus e o homem, porque então não vemos ele fazer nada daquilo que o proprio Jesus fez, sendo ele Deus?

Minha opnião.

Um abraço.
Do Carmo
Do Carmo

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/05/2009
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Binhokraus Qua Jun 03, 2009 8:53 pm

O alessandro responderá, porém adianto que o Papa é o representante atual de Pedro, é o Pedro dos dias atuais e não outro cristo, embora todo cristão seja chamado a ser outro cristo... hehehe acho que deu pra entender né? hhehehehehe rsrsrs
se ficou confuso avise
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Jun 03, 2009 10:30 pm

Caro Eberton,
Seja bem-vindo ao fórum!
Como vai?

Primeiramente para "Citar" algo que outra pessoa postou é simples: basta selecionar com o mouse, clicar com o botão do lado direito em 'copiar'. Daí quando vc estiver postando, cole, selecione novamente e clique em "CITAR" (é esse botãozinho que tem duas caixinhas de diálogo - ao lado de B I U)

Quanto ao que vc me questionou... Deixe-me entender: Com sua frase
Por favor citar alguma coisa que não esteja escrita na bíblia que eu necessite saber para que possa aprender.
, você quis me pedir para que cite algo que vc necessita saber que não está na Sagrada Escritura?

Depende do que vc considera necessidade!
Necessidade para sobrevivência vc tem de água, luz solar e algum tipo de alimento.
O que eu quis dizer, meu caro Eberton, é que a Bíblia não tem a intenção de ser um livro científico nem um atlas. É um livro de fé.
Ela por exemplo não ensina a fazer arroz, feijão, tijolo, etc.
Ou para que vc tenha me enviado este post vc necessitou um dia aprender a ler, escrever e a manusear um computador.

Peço aos amigos do fórum um cuidado na correta INTERPRETAÇÃO de texto: interpretação no que os outros dizem. Assim evitamos palavras desnecessárias.

E não fui eu quem citei Sêneca na minha pregação nem era amante da cultura não... Foi São Paulo!

Mas já que tantos consideram os conhecimentos externos à Bíblia desnecessários, abandonemos então as universidades, escolas, convívio com os pais e babás. Vamos nos tornar uma geração de analfabetos, daí nem a Bíblia poderíamos ler.
Bom, aos meus olhos aí já está uma grande necessidade.

A curiosidade e a busca pelo saber é própria do ser humano, se ele mesmo tenta matar esse desejo, ele aos poucos se mata.

Obrigada pela pergunta!
Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Thales Qua Jun 03, 2009 10:35 pm

Eberton escreveu:gostaria de saber se existe algum caso em que um santo que já operou milagres?
Sim, os santos operam milagres (CIC §156, 434). Deus, porém, é quem tem poder para fazer milagres, mas utiliza-se dos santos e de sua fé como instrumentos. Várias passagens dos Atos dos Apóstolos nos mostram os discípulos fazendo milagres em nome de Cristo. Os santos não operam milagres pelo seu próprio poder.

Eberton escreveu:e gostaria de fazer também mais uma uma pergunta, fui procurar no dicionário o significado da palavra venerar e encontrei como sinônimo adorar, idolatrar o que a bíblia condena, pois devemos adorar a um só Deus, poderiam me dizer a que se refere essa veneração e super veneração.
Resposta Oficial:
Dicionário Aurélio.
veneração sf. 1. Ato ou efeito de venerar. 2. Culto, adoração.
venerar v.t. 1. Tributar grande respeito a; reverenciar. 2. Ter em grande consideração.

Nós utilizamos a primeira acepção da palavra "veneração", cujo significado fica esclarecido com o sentido de "venerar". Quanto a segunda acepção, note-se que quer dizer primeiramente "culto" e usa "adoração" como sinônimo. Ou seja, não quer dizer tanto o ato de adorar (prestar culto à divindade), mas sim o de simplesmente prestar culto.

Sintam-se livres para aprofundar a questão (principalmente os tira-dúvidas).
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Jun 03, 2009 10:53 pm

Só um lembrete: Ninguém está aqui para agredir ninguém. Estamos aqui por livre e espontânea vontade colocando perguntas e respondendo questões sobre nossa fé.

Só fiz questão de ressaltar porque as vezes em meio a vontade de fazer perguntas maliciosas para que os outros caiam em contradição acabamos esquecendo que somos cristãos.

Outro detalhe: Acho que antes de postarmos uma pergunta, primeiro devemos ver se esta já não existe e ler seus argumentos favoráveis e desfavoráveis, e, segundo fazer uma análise de consciência: "Estou fazendo tal pergunta para pegar alguém no erro ou estou disposto a mudar de opinião caso eu fique convencido de que estou pensando de forma errada?"

Porque se for só para agredir os argumentos são em vão já que não vão mudar nada mesmo.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty santo?

Mensagem por thiago_coutinho Qua Jun 03, 2009 10:55 pm

eu ouvi alguma coisa a respeito que o papa joão paulo II...pode ser canonizado (eu acho que é esse o nome que se fala)...mais nao foi provado nenhum milagre em seu nome mesmo assim a igreja pode fazer isso?

thiago_coutinho

Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 35
Localização : teresopolis

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Pe. Anderson Qua Jun 03, 2009 11:04 pm

Caro Thiago,

O processo canônico para a Igreja declarar alguem santo exige um milagre comprovado: quer dizer, exige-se que algum fenônemo nao seja explicado cientificamente (já que os milagres nao podem ser cientificamente provados). Para se fazer isso a Igreja faz um verdadeiro juizo, um processo canônico. Nesse processo se conta com "advogados do diabo", alguem que tenta provar que aquela pessoa nao é santa.
No estudo do caso pelos cientistas a Igreja sempre pede que haja cientistas ateus, investigando o caso.

No caso do Papa Joao Paulo II, o povo o aclamou santo na mesma Missa do seu funerário. Na Antiguidade esse era o principal critério para se aclamar um santo (juntamente com o martírio). Mas nesse caso ele ainda nao foi declarado santo, ainda que a maioria dos católicos o considera santo.

O que está dificultando o processo de canonizacao do Papa é que todos os seus escritos devem ser analizados por teólogos. Aí há um grande problema: como Papa ele nos deixou umas 100.000 páginas escritas! É impresssionante o material a ser examinado.

Depois continuamos a esclarecer o tema. Um grande abraço.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Jun 03, 2009 11:14 pm

Pe., e os mártires? Também precisam de milagres comprovados?
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Thales Qua Jun 03, 2009 11:15 pm

Pe. Anderson escreveu:Nesse processo se conta com "advogados do diabo", alguem que tenta provar que aquela pessoa nao é santa.
Ainda há este ofício? Pensei que o próprio João Paulo II tinha descontinuado-o.
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por thiago_coutinho Qua Jun 03, 2009 11:55 pm

vlw obrigado pela explicação, padre.

thiago_coutinho

Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 35
Localização : teresopolis

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por thiago_coutinho Qui Jun 04, 2009 12:00 am

Não pode uma freira celebrar uma missa? já que elas fazem os mesmos votos de um padre ou não?

thiago_coutinho

Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 35
Localização : teresopolis

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Do Carmo Qui Jun 04, 2009 9:17 am

Binho, voltando a questão do PAPA sendo o representante legal de Pedro, por que o PAPA não opera milagres como Pedro fazia, pois Pedro curava as pessoas com a sua sombra, em momento algum estou me referindo a Jesus e sim a um homem comum.

No aguardo.
Do Carmo
Do Carmo

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/05/2009
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Binhokraus Qui Jun 04, 2009 10:40 am

A questão dos milagres,
Primeiramente gostaria de lhe pedir que além do que eu disse aguarde por uma resposta oficial, é um tema que eu não detenho muito conhecimento.

A igreja católica não faz propagandas dos milagres, e nem os promete.
Isso acontece para evitar que as pessoas se acheguem só para receberem uma cura ou algo do gênero e não por amor a Deus. Digo isso pq eu, pessoalmente, já vi e ouvi, mudos de nascença falarem, e paralíticos voltarem a andar, e isso acontece, e tudo com a Graça de Deus, porém não há a necessidade de se fazer divulgação disso, é só pensarmos um pouco e veremos que é muito sensato não se fazer propagandas de tais coisas. Se o Papa realizou ou não relizou milagres, eu não sei te dizer, justamente por não se ter o costume de fazer propagandas de tais coisas. Mas, se existe um processo de canonização, os milagres serão conhecidos de todos. Como o Pe. bem disse, em um processo de canonização, a igreja procura mostrar primeiro que aquilo não aconteceu, que não é um milagre, e sim algo natural. Quando não se consegue provar que o ato é natural, considara-se ele sobrenatural o que caracteriza o milagre, ou seja, a falta de explicações sobre um determinado fenômeno que se está avaliando. Isso a Igreja faz para provar a veracidade do milagre, e um estudo, até mesmo pela internet, pode revelar vários milagres, todos provados por cientistas ateus.
Um dos mais extraordinários é o de Lanciano, que é um dos muitos milagres eucarísticos estudados e comprovademente evidenciado como um fenômeno inexplicável.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Eberton Qui Jun 04, 2009 11:19 am

Olá Rafaela,



Tudo bom?



Então eu gostaria de ouvir uma outra interpretação sobre o texto abaixo:



Mateus 4:4: Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.



Eu gostaria de citar também um senhor chamado Moisés que fala para Deus em Êxodo 4:10: Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua. E mesmo assim ele enfrentou o faraó, tirou o povo do Egito e abriu o mar vermelho, e ele não havia feito faculdade, não tinha computador... e se bem me lembro em Exodo 16:4 cita: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente porção de cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não, será que isso responde a sua questão sobre precisar realmente saber fazer feijão ou arroz.



Será que realmente eu posso viver da fé e pela fé como diz Deus, ou não como diz o homem?


Abraços e fiquem com Deus.


Última edição por Eberton em Qui Jun 04, 2009 11:23 am, editado 1 vez(es)

Eberton

Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Eberton Qui Jun 04, 2009 11:22 am

E me desculpe, mas eu fui mal interpretado na pergunta referente aos milagres dos santos, faltou um complemento a pergunta, há algum milagre atribuído a algum santo depois de sua morte?

fiquem com Deus.

Eberton

Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Rafaela Botelho Qui Jun 04, 2009 2:00 pm

Olá,

Thiago, uma freira não pode celebrar a Missa e consagrar a hóstia porque o que ela faz são votos. O padre é ordenado para tal. Não é só isso, mas...
A ORDEM é um sacramento de serviço, uma vez padre para sempre padre. É um sacerdote, alguém escolhido para doar sua vida. Os sacerdotes são homens, Jesus era homem, eles são imitadores de Jesus. Os sacerdotes são participantes do sacerdócio do bispo, que é apóstolo.
* Necessita de um aprofundamento bem feito ou consulta a um tópico que fale do sacerdócio.

O grupo de mulheres que decidem (por vocação, chamado) pela consagração fazem votos, propósitos. Mas, se um dia resolvem sair do convento, por exemplo, (se já tiver passado pelos votos perpétuos, depois de sua liberação) podem levar suas vidas normalmente como um de nós leigos.

Olá Eberton,
Comigo tudo bem sim, graças a Deus.

Jesus disse que nem só de pão, ele não disse que SEM PÃO. Ao meu ver Jesus comia.

Outra coisa: Deus atende nossa necessidade. Porém, não cabe a mim ficar deitada esperando chover maná no meu quintal.
Se eu posso responder aos apelos de conhecimento da minha essência (essência esta dada por Deus), se posso me aproximar de Deus estudando, se posso aprender a ler e assim meditar na Palavra de Deus, se posso aprender a me comportar e assim entrar numa Igreja, se posso acessar a um computador e assim vir aqui no fórum aprender mais sobre minha fé... Por que não o fazer?

Peço uma correta interpretação das minhas palavras.

Eu não disse em momento algum que os personagens da Bíblia eram ruins porque não tinham faculdade.
Releia o texto para comprovar.

Nossa intenção aqui neste tópico, me parece que não é discutir Bíblia. Por que se fosse eu poderia pedir a interpretação de vcs também para o seguinte versículo: "Jesus tomou o pão, deu graças e o partiu dizendo: Tomai todos e comei, isto é o meu corpo que será entregue por vós... Fazei isto em memória de mim."

Uma OBS: Necessidade espiritual temos de oração, leitura da Palavra, etc.
Mas necessidades físicas são outras.

A fé move e transforma onde nós com nossos esforços não podemos ir.

Ou então poderíamos pedir aos médicos que parassem de trabalhar.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por alessandro Qui Jun 04, 2009 2:10 pm

quero pedir que se atentem ao tema do tópico.
para outras questões, como a das freiras poderem ou não celebrar a missa, por favor, criem tópicos específicos.

isso facilita a vida de quem quer fazer uma pesquisa no fórum, a dos tira-dúvidas que por vezes tem que responder uma mesma pergunta várias e vezes, além é claro de tornar mais fácil acompanhar a discussão.

abraço fraterno
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Santos - Página 2 Empty Re: Santos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos