Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sexta-Feira Santa

3 participantes

Ir para baixo

Sexta-Feira Santa Empty Sexta-Feira Santa

Mensagem por Davison Seg Out 13, 2008 12:41 am

Olá, por que a Missa não é celebrada na Sexta-feira Santa????
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta-Feira Santa Empty Morte

Mensagem por Angelus Gautama Seg Out 13, 2008 3:17 pm

Porque a missa é a grande celebração da vida em Cristo, e na sexta feira santa a igreja se cobre de luto pela morte do Senhor. Existe uma celebração em que adoramos a Cruz que nos dará o Cristo Ressucitado, mas não pode ser uma missa.

São questões de ritualística e simbolismo... outro exemplo é não cantarmos o "Aleluia" durante a quaresma.
Angelus Gautama
Angelus Gautama

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta-Feira Santa Empty Re: Sexta-Feira Santa

Mensagem por Davison Seg Out 13, 2008 7:18 pm

Olá amigo, obrigado pela resposta mas não acho que seja só "ritualística e simbolismo", até porque não cantar o "aleluia" tem um significado teológico por trás, e liturgia não é simbolismo, é celebração do Mistério de Cristo.

Quanto à Sexta-Feira Santa quero saber qual o significado, uma vez que toda Missa é também, não só, o "drama do Calvário" como disse João Paulo II, então não seria oportuno celebrá-la???

Além disso, vale lembrar que o Rito de Pio V, saudoso rsr, dava um realce maior à dimensão de sacrifício, e pelo que parece não celebrar na Sexta-feria Santa não é algo pós Vaticano II, então deve haver algo que seja maior que "ritualística e simbolismo".
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta-Feira Santa Empty Meu caro Davison

Mensagem por Pierre Ter Out 14, 2008 11:34 am

A broibição da santa missa na sexta-feira santa é uma regra liturgica, como diz no Codigo de Direito Canônico;
Cân 931 - A clebração e distribuição da Eucaristia pode realizar-se em qualqer dia e hora, com excesão dos excluidos pelas leis litúrgicas.
Você frizo muito bem, toda missa não é "só" o drama do Calvario, se distriuiu também a santa Eucaristia mas se faz uma celebração da Paixão de Jesus na sexta-feira santa, e não uma santa missa, não sei ao certo de onde vem.
Espero ter ajudado, uma forte abraço em você.
Pierre
Pierre

Mensagens : 7
Data de inscrição : 14/10/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos