Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questões básicas sobre a Missa

+12
Flávio Roberto Brainer de
Herica Faria
Bárbara
Jullia da Paz
Leonardo Cler
Rafaela Botelho
João
Davison
Leticiaa
Helô
alessandro
Nicole Correia da Costa
16 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por alessandro Seg Jan 26, 2009 1:44 pm

ola herica,

antes de mais nada seja bem vinda
o motivo da missa do galo ser celebrada antes de meia noite é pastoral.

por exemplo, nas grandes cidades, com a atual violência, pode ser arriscado parao fiéis voltarem para casa de madrugada.

abraços e espero ter ajudado
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty missa do galo

Mensagem por Herica Faria Seg Jan 26, 2009 6:26 pm

Primeiramente muito obrigada pelas boas-vindas!!
sua resposta ajudou sim, mais então se pensarmos pela logica dos fatos o sabado santo é um dia de silencio, s celebra a ressurreição de cristo no domingo!!
então não deveriamos chamar de sabado de aleluia, só poderiamos chamar de sabado de Aleluia, se realmente se celebrasse a missa do galo a meia- noite!! Pois Cristo ressussitou no terceiro dia!!

Herica Faria

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por alessandro Seg Jan 26, 2009 7:29 pm

Jesus nao ressuscitou tres dias depois mas ao terceiro dia.
lembrando que para os judeus o dia começa com o entardecer
sendo assim vamos la
sexta-feira = faleceu
apos as 18 ja era sabado
sabado após as 18 já era domingo.

sendo assim nao vejo muito problema em se atencipar, embora concorde com vc que seria mais legal se pudéssemos ter a missa a meia noite.
no entanto liturgia nao eh o meu forte.
so para constar: teremos já já um novo tira-dúvidas oficial que se dedicará apenas as questões de liturgia.
um abraço e fique com Deus
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Missa e transmissão remota

Mensagem por Davison Sáb maio 16, 2009 11:30 am

Olá, aqui vai uma citação da Sacramentum Caritatis do atual Papa que pode lançar luzes:

57. Devido ao progresso admirável dos meios de comunicação, nos últimos decénios a palavra « participação » adquiriu um significado mais amplo do que no passado; com satisfação, todos reconhecemos que estes instrumentos oferecem novas possibilidades inclusivamente quanto à celebração eucarística.(176) Isto requer dos agentes pastorais do sector uma preparação específica e um vivo sentido de responsabilidade; com efeito, a Santa Missa transmitida na televisão ganha inevitavelmente um certo carácter de exemplaridade; daí o dever de prestar particular atenção a que a celebração, além de se realizar em lugares dignos e bem preparados, respeite as normas litúrgicas.
Enfim, quanto ao valor desta participação na Santa Missa pelos meios de comunicação, quem assiste a tais transmissões deve saber que, em condições normais, não cumpre o preceito dominical; de facto, a linguagem da imagem representa a realidade, mas não a reproduz em si mesma.(177) Se é muito louvável que idosos e doentes participem na Santa Missa festiva através das transmissões radiotelevisivas, o mesmo não se pode dizer de quem quisesse, por meio de tais transmissões, dispensar-se de ir à igreja tomar parte na celebração eucarística na assembleia da Igreja viva.
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qua Nov 09, 2011 6:56 pm

Fugindo um pouco da discussão proposta neste tópico, como foi colocada a questão de se chegar atrasado na missa, estou acrescentando o seguinte:

Esta discussão se tornou muito interessante para mim, e acho que para todos também, pois trata de uma realidade que envolve muita gente.

Separei um retalho de uma postagem de Alessandro que causou uma certa curiosidade e me colocou também diante de um questionamento. A citação é a seguinte:

"mas a recomendação é que para comungar se assista pelo menos a liturgia eucarísitica toda, ou seja, o ponto limite está antes do ofertório."

O meu questionamento é o seguinte: Entendo que seria muito bom se a gente nunca chegasse atrasado na missa, mas às vezes isso acontece por várias razões que podem ser justas ou não.

Normalmente, quando chego atrasado, só participo da comunhão se tiver chegado antes do ato penitencial, pois entendo que é nele que recebemos a absolvição das nossas faltas leves e nos preparamos para o grande banquete. Mas isso é algo que aprendi por mim mesmo e que conservo desde longa data, visto que não recebi nenhum ensinamento específico neste sentido, nem conheco um documento que retate essa realidade, a não ser o mandamento da Igreja que determina que participemos das missas INTEIRAS nos domingos e festas de guarda.

Um grande abraço a todos.



Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Seg Nov 28, 2011 5:33 am

Muito boa, Ricardo, essa sua colocação (Qua Nov 09, 2011 1:16 pm)

Tive a graça de participar de alguns retiros da Renovação Carismática Católica com o Pe. Alírio Pedrinni, e ele sempre se preocupava muito com essa questão, chegando algumas vezes a inserir esse abraço da paz como parte integrante do Ato Penitencial, como ápice daquele momento.

O mais interessante é que, dentro do mesmo Ato Penitencial ele fazia toda uma dinâmica de oração de perdão que deixava a gente bem mais preparado para participar da Eucaristia a partir do exercício do perdão.

Mas é importante salientar que, mesmo já tendo sido feito esse abraço no Ato Penitencial, ele não deixava de ser feito também depois da oração da paz, o que dava muito mais sentido à celebração daEucaristia.

Esses momentos eram tão intensos que, ao término da celebração, sem que ninguem fizesse um trabalho nessa direção, as pessoas se abraçavam e transmitima no abraço a alegria da experiência da presença de Jesus.

Acho que esses momentos caracterizam a vivência da Eucaristia para além da dimensão vertical (relação com Jesus), também na dimensão horizontal (relação com os irmãos).

Um grande abraço !!!

Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por elton campos machado Dom Dez 11, 2011 11:21 pm

Que maravilha a eucaristia quando milagrosamente a hostia se transforma no corpo do senhor literalmente. que milagre podermos provar dele. com certeza commuito cuidado para não mastigar o corpo deixando dissolver. que alegria participar desse ritual sagrado da igreja.e quando o padre toma o sangue, pois o vinho também participa desse milagre ele é privilegiado pelo sangue que traduz em vida e nós recebemos essa benção graciosa. que paz
elton campos machado
elton campos machado

Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/11/2011
Idade : 49
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por elton campos machado Dom Dez 11, 2011 11:25 pm

estou precisando me confessar com o padre pois cometi uns pecados meio bravos. tenho medo de morrer sem ter ido ao confissionário e ir direto para o inferno sem direito ao purgatório. preciso cuidar disso urgente. obrigada amigos pelas palavras.
elton campos machado
elton campos machado

Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/11/2011
Idade : 49
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por quemtembocadizaverdade Seg Dez 12, 2011 7:47 am

Disse Jesus: fazei isso em memória de mim. É um simbolo que te traz a memória o sacrificio de Cristo.
Comei e bebei todos vós ele disse: ou seja: o pão deve ser mastigado e o vinho todos devem beber, não somente o sacerdote.
quanto a confissão você poderá faze-la agora mesmo pois teu intercessor está no céu. fique em paz.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Rafael Monteiro Seg Dez 12, 2011 3:10 pm

elton campos machado escreveu:estou precisando me confessar com o padre pois cometi uns pecados meio bravos. tenho medo de morrer sem ter ido ao confissionário e ir direto para o inferno sem direito ao purgatório. preciso cuidar disso urgente. obrigada(?) amigos pelas palavras.

quemtembocadizaverdade escreveu: Disse Jesus: fazei isso em memória de mim. É um simbolo que te traz a memória o sacrificio de Cristo.
Comei e bebei todos vós ele disse: ou seja: o pão deve ser mastigado e o vinho todos devem beber, não somente o sacerdote.
quanto a confissão você poderá faze-la agora mesmo pois teu intercessor está no céu. fique em paz.

Que eu saiba, todos os fiéis comungam do corpo e sangue de cristo...
Rafael Monteiro
Rafael Monteiro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 13/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por elton campos machado Seg Dez 12, 2011 6:49 pm

obrigada Rafael por destaca minhas palavra. Só não concordei com respeito a mastigação da hostia desde pequeno aprendi com minha avosinha a não mastigar a ostia.mas acredito que voces deve ter muito mais sabedoria do que eu aqui.
elton campos machado
elton campos machado

Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/11/2011
Idade : 49
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por quemtembocadizaverdade Ter Dez 13, 2011 7:00 am

Desculpa senhor Machado,mas o que o amigo quiz salientar foram seus erros de digitação ou mesmo de português, visto que o senhor deveria ter dito obrigado e não obrigada-no feminino. Também não se diz uns pecados meio bravos, Seria melhor tirar esse meio do meio entende? avozinha você escreveu com s , também escreve minhas palavra, sendo que o correto é minhas palavras. commuito deveria ser com muito separado, entende? É mais ou menos isso. As pessoas aqui são cultas e reparam nesses detalhes.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Ter Dez 13, 2011 7:46 am

Erenice,

A senhora está querendo humilhar o nosso Elton ? É isso ou entendi errado ?

Se é para se ter aulas de português, então vamos ao caso onde a senhora, SENDO PROFESSORA, escreveu:

"quanto a confissão você poderá faze-la agora mesmo pois teu intercessor está no céu. fique em paz.."

1º ERRO: Quando se está iniciando uma frase ou oração, a promeira palavra tem início com LETRA MAIÚSCULA. Observe que a senhora, SENDO PROFESSORA, começou com letra minúscula:

"quanto a confissão...."

2º ERRO: A senhora, SENDO PROFESSORA, mistura os pronomes da terceira e da segunda pessoa (você; teu):

"quanto a confissão VOCÊ poderá faze-la agora mesmo pois TEU intercessor está no céu. fique em paz.."

O correto seria optar por uma das formas: "TU" e "TEU", modificando a conjugação do verbo poder, ou trocar o "TEU" pelo "SEU".

Desculpe-me por ter que ser curto e grosso mais uma vez, mostrando para as pessoas qual é a sua intenção no nosso fórum: PERTURBAR... PERTURBAR... PERTURBAR...

Triste do estudante que for aprender português com a senhora. Com certeza a senhora será muito mais aluna do que ele. Fico até matutando quantos analfabetos a senhora deve ter colocado no mundo como se tivessem sido alfabetizados! (hehehehe)

Por fim, quero deixar duas mensagens, uma para o Elton e outra para a senhora;

Para o Elton:

Não se preocupe, meu irmão, pois nós não temos o hábito de corrigir textos escritos pelas pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades que outros tiveram. A discussão das idéias não leva em conta as diferenças de aprendizagem escolar. Entretanto, Deus revela as suas maravilhas aos mais simples.

Para a senhora:

Vá estudar a língua portuguesa e pare de querer humilhar as pessoas, até mesmo porque a senhora sabe o destino dos que se exaltam segundo a Palavra de Deus. Peço desculpas, mas não se esqueça de que "QUEM TEM RABO DE PALHA NÃO TOCA FOGO NO DOS OUTROS".

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por RenatoPaulo Ter Dez 13, 2011 4:11 pm

Senhor Deus obrigado pelos dons que me destes!
Um deles é o fato de eu conseguir desmascarar malandros,ou malandras.

Queridos amigos,sera que vcs ainda nao perceberam que o Sr.Elton é a propria Erenice??
Os dois sao a mesma pessoa.Enfim,um(a) psicopata.

Se eu nao tivesse temor a Deus e sabendo que Ele esta me observando eu concerteza te apertava esse pescoço!
Mas eu de fato nao te quero apertar o pescoço porque te perdoo no fundo do coraçao.
Deus esta me ensinando a perdoar.
Tens sorte...

RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por elton campos machado Ter Dez 13, 2011 4:27 pm

Já comprendi que tenho que buscar a sabedoria noutro lugar, se~não eu que vou fica psicopata ou doido. parece que religiosidade demais decha as pessoas trastornada
elton campos machado
elton campos machado

Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/11/2011
Idade : 49
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Rafael Monteiro Ter Dez 13, 2011 4:33 pm

RenatoPaulo

Vejo que assim como eu, você também acredita que o Elton é a Erenice.
Eu também cismei com isso, se não for, peço perdão para você Elton.

Quando vi esse "obrigada" a primeira coisa que veio na minha cabeça foi
o que Freud cita como Fehlleistung, lapsus linguae ou ato falho.

Very Happy Fiquem com Deus!
Rafael Monteiro
Rafael Monteiro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 13/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por RenatoPaulo Ter Dez 13, 2011 4:57 pm

Eu dei logo por ela quando ele aqui se registou.
Ele ou ela bem o sabe porque leu uma mensagem que aqui escrevi.

Se nao conseguisse notar as "estranhas mentes"de certas pessoas concerteza seria uma artista fraco.
Mas a mim por vezes chega-me uma simples virgola para ficar a conhecer certas pessoas.
Enfim instinto...

RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por RenatoPaulo Ter Dez 13, 2011 5:53 pm

Veja la vc amigo Rafael que ate o Sigmund Freud aqui ajudou.
Wink

RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por quemtembocadizaverdade Qua Dez 14, 2011 7:17 am

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Chega a ser cômico. Como eu também tenho o direito de refletir penso que Renato Paulo e Rafael Monteiro são personagens criados por uma mesma pessoa, pois os 3 são grosseiros e usaram de palavras agressivas para comigo. Um apoia o que o outro fala. a impressão que me dá é que ao criar um perfil no fórum precisou criar mais dois para se auto defender. E chego até pensar que criou um terceiro, esse sr. Machado . Visto que o Renato Paulo escreveu virgola, ao invés de vírgula assumindo por momentos as aberrações de escrita do Machado. Quando se não se pode vencer pela força do argumento vale qualquer coisa e desde a idade média é assim. só que agora não podem usar fogueira literal então essas artimanhas acontecem. Não posso ter certeza disso, mas tá parecendo.
Quero salientar que duas pessoas que creio serem reais e únicas aqui vou levar no coração:Binho e pe. Anderson. São pessoas realmente cristãs. Aprendi muito com eles e até pude entender coisas que não entendia. Eu não sou uma psicopata, mas simplesmente alguém que entende de maneira diferente. Vivemos em uma demiocracia e não na idade média.Se eu estiver levantando um falso testemunho com respeito aos perfis peço perdão, porém estão fazendo isso comigo. Se realmente vcs forem pessoas distintas precuisam ser mais tolerantes e menos agressivos com aqueles que divergem as ideias de vcs. Até aqui só usei argumentos teologicos e nunca fui para o pessoal. Já vcs me chamaram: psicopata, prostituta, e falaram em alguma coisa de privada nem me lembro mais. Se por acaso o pe. Anderson ler esse meu argumento gostaria que se possível me deixa-se um contato pessoal antes que eu me desligue daqui, porque gostaria de compreender alguns pensamentospra mim não foram elusidados. Fiquem com Deus. Eu vos perdoou, pois são filhos de Deus como eu. E se por acaso eu fosse prostitutaou psicopata, ainda assim o Senhor Jesus me amaria.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa - Página 2 Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos