Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questões básicas sobre a Missa

+12
Flávio Roberto Brainer de
Herica Faria
Bárbara
Jullia da Paz
Leonardo Cler
Rafaela Botelho
João
Davison
Leticiaa
Helô
alessandro
Nicole Correia da Costa
16 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Nicole Correia da Costa Sáb Ago 30, 2008 9:59 pm

Olá Exclamation

Queria saber por que quando se proclama o evangelho fazemos um sinal da cruz na testa, na boca e no peito Question

Very Happy
Nicole Correia da Costa
Nicole Correia da Costa

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/08/2008
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por alessandro Sáb Ago 30, 2008 11:22 pm

Ola Nicole
Liturgia não é o meu forte,mas essa eu posso te resoponder... Wink

Qdo traçamos o sinal da cruz sobre nossas cabeças pedimos que Deus abençoe nossas mentes para que possamos entender a palavra de Deus.sobre os lábios pedimos que nos ajude a proclamá-la.
E qdo traçamos a cruz sobre o peito pedimos que abra nossos corações para acolher o Evangelho.

abração!!!
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Helô Qui Set 04, 2008 8:16 pm

Olá! Smile
Quando as pessoas vêm me perguntar a respeito da Santa Missa, acabo me enrolando um pouquinho... Gostaria de maiores informações para me assegurar mais em minhas explicações!

Pois bem...

Por que na Missa temos sempre o mesmo "roteiro" básico todos os domingos? Por que geralmente não há grandes variações no conduzir da realização da Santa Missa?
Por que nos sentamos e levantamos diversas vezes durante a Missa?
Porque o padre veste a batina e estola, e por que elas costumam ser tão caras?

Do meu modo, até tento responder a essas questões... mas às vezes não consigo fazer as pessoas não-católicas ou "católicos revoltados" me entenderem sabe?!
Pois então... se puderem me dar uma mãozinha, agradeço!
Wink
Helô
Helô

Mensagens : 37
Data de inscrição : 28/08/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por alessandro Qui Set 04, 2008 9:07 pm

Ola Helo

Estas suas perguntas são realmente bastante recorrentes.

Para entendê-las bem é importante lembrar que a participação na missa é um dos pilares na vida cristã. Nela há a transformação de pão e vinho em corpo e sangue de Cristo. Sendo assim há uma preocupação muito grande por parte da Igreja para que não haja desvios na celebração. Por isso há uma norma padrão no culto.

Quanto ao uso das vestes de culto por parte do sacerdote, elas são símbolos. Não é Deus que precisa das vestes e dos paramentos, somos nós. Todos os símbolos da liturgia estão ali tanto para demonstrar um cuidado com as coisas de Deus quanto para nos ajudar a entrar em contato com Ele, criando um ambiente no qual seja mais fácil nos voltarmos para o sagrado.
Quanto ao preço dos paramentos e dos objetos litúrgicos, cabe dizer que isso não é algo essencial para a celebração do culto. Em situações nas quais os cristãos estão na clandestinidade, por exemplo, pode não ser possível ter todos os paramentos do padre.Os paramentos não precisam ser caros. De novo volto a frisar que Deus não necessita disso, mas é uma forma humana de demonstrar respeito e carinho. Acho que um exemplo pode ajudar: ano passado dei um pijama de presente para a Carol (minha namorada ama pijamas... 8) ). Comprei o melhor pijama que pude, embora soubesse que ela não iria gostar nem mais nem menos de mim por isso. Na hora nem pensei o motivo, simplesmente quis dar para ela o melhor.

Quanto ao "senta-levanta" é interessante notar que não em muitas religiões ocorre o mesmo. Vc precisa ver os muçulmanos rezando...sentam, levantam, deitam! Nós não somos apenas espírito, também somos corpo. Posturas corporais diferentes significam atitudes interiores diferentes. Por exemplo, estar sentado durante as leituras indica "escuta atenta", estar de joelhos na hora da consagração indica a solenidade daquele momento.

sei que o texto está um pouco confuso mas espero ter ajudado.

Uma abraço
Alessandro
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Helô Sex Set 05, 2008 10:42 pm

Ajudou sim, Alessandro!
Obrigada! Wink
Helô
Helô

Mensagens : 37
Data de inscrição : 28/08/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Leticiaa Qua Set 17, 2008 1:01 pm

Porque muitas vezes o Padre canta o evangelho na missa?
Bjs
Leticiaa
Leticiaa

Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/09/2008
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por alessandro Ter Set 30, 2008 1:01 pm

para dar um tom de solenidad. além disso tão tradição remonta tanto aos judeus quanto à cultura cristã medieval que era uma cultura oral. um texto cantado favorece a memorização.

abração e fique com Deus
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Davison Seg Out 20, 2008 5:26 pm

Helô escreveu:Por que na Missa temos sempre o mesmo "roteiro" básico todos os domingos? Por que geralmente não há grandes variações no conduzir da realização da Santa Missa?
Por que nos sentamos e levantamos diversas vezes durante a Missa?
Wink

Olá, sei que a questão já foi respondida mas gostaria de dar minha contribuição.

Quando se fala em "roteiro básico", fala-se de uma estrutura comum, assim a Missa tem uma estrutura que deve ser mantida. Vale ressaltar que partes da Missa podem variar, isso ocorre com as diversas tradições litúrgicas, ou seja com o modo de celebrar a fé que surgiu do encontro do Evangelho com diversas culturas, exemplos: o RITO MARONITA, MELQUITA, ARMÊNICO, AMBROSIANO, que é o de Milão, e o próprio RITO DE PAULO VI na Igreja Latina, que é o nosso, e o saudoso RITO de PIO V, fazendo referência ao Conxcílio de Trento pode ser chamado de TRIDENTINO.
Em todos esses ritos há uma estrutura, um roteiro básico, este é por sua vez constituído de dois momentos: a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística, ou seja, a mesa da Palavra e a mesa do Corpo e Sangue do Senhor. Esse roteiro básico é encontrado já na Sagrada Escritura, os discípulos de Emaús, o Senhor explicou-lhes a Palavra e depois partiu o Pão.

O interessante é notar que isso, o roteiro, é essencial, ou seja, em todas as tradições deve haver esses dois momentos que se unem profundamente. O que ocorre são variações que por causa das culturas, ou ainda, devido à necessidades pastorais, alguns ritos mudam, quero dizer que certas partes podem mudar, e se olharmos para uns 40 anos atrás veremos que mudaram, exemplo: no início da Missa tinha o introibo, o padre subia o altar e rezava um salmo, atirava-se aos degraus, eram três e rezava: "subo ao altar de Deus, do Deus que alegra a minha juventude", hoje não é mais assim, também a Missa era versus Dei, ou seja, vulgarmente "de costas para o povo".

Não sei se me fiz entender, mas há partes que mudam com o tempo, necessiade, culturas, assim, a Igeja muda aquilo que pode mudar, conservando aquilo que recebeu e que está presente já na Sagrada Escritura, o roteiro básico que temos é uma forma também de se preservar a unidade essencial de culto, não só de fé, doutrina, mas a unidade se revela na celebração e vivêcia sacramental, estas por sua vez são vividas de modos diversos nos ritos e uno na sua essência.

Espero ter ajudado.
Abç!!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Momento da Paz

Mensagem por João Seg Out 20, 2008 8:10 pm

Olá!

Bem, para que serve o "momento da paz", onde todos se dão: 'A Paz de Cristo'?
E por que a música desse momento foi abolida das Igrejas aqui de Petrópolis?

abraços
João
João

Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/09/2008
Idade : 32
Localização : Petrópolis, RJ (São Cristóvão)

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Nova Questão

Mensagem por João Seg Out 20, 2008 8:52 pm

Olá!

- Quais as principais mudanças em relação a forma de celebrar a missa, apartir do Concílio Vaticano II?
(por exemplo, missa era rezada de costas para a assembléia, agora não é mais)

- Por que motivo foram feitas tais mudanças?

abraços
João
João

Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/09/2008
Idade : 32
Localização : Petrópolis, RJ (São Cristóvão)

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Momento da Paz

Mensagem por Davison Seg Out 20, 2008 9:30 pm

Olá João !!!

O momento da paz segundo um autor Leo Trese e demais orações entre o Pai-nosso e a bênção final tornaram-se parte da Missa, parte fixa a partir do século XVI.

Nas Igrejas de rito oriental, como já falei no RITO MARONITA, por exemplo, tem um caráter de reconcilação, recorda aquela passagem bíblica "antes de apresentar-te ao altar reconcilia-te com teu irmão".

No rito latino, romano, o nosso, tem apenas a função de manifestar a paz, ou seja é um sinal de comunhão, estamos todos unidos, e mais que isso, estamos numa dimensão de comunhão, não apenas com o Senhor, eu e Deus, mas eu e o outro, eu e o outro que vive também a mesma experiência do Infinito, o outro assim como eu, pode falar tu ao Mistério. Do mesmo modo, manifesta caridade, que nas palavras dos santos é o vínculo da perfeição.

A prática do canto da paz, que era até legal Very Happy , NÃO FAZIA PARTE, foi introduzido e "pegou". Mas a CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS publicou um documento corrigindo certos abusos ou erros que deveriam se evitar na celebração Eucarística, a REDEMPTIONIS SRACRAMENTUM, a Larissa deixou o link em outro tópico, dizendo no n° 72 que não se deve executar nenhum canto nesse momento, e logo deve-se cantar ou recitar o Cordeiro de Deus.

Infelizmente, nem todos seguem as orientações da Igreja... como disse Pe. JAC numa missa: "A Igreja nos acolhe como mãe e nos ensina como mestra", é uma pena ver que alguns ainda não aceitam a segunda parte, mestra, e se assim ela nos pede para não cantar nós devemos seguir.

Logo não é na nossa Diocese, não nessa Igreja particular, mas a indicação é para toda a Igreja. Que bom estarmos em comunhão com a Igreja até em aspectos simples. E vale recordar aquelas sábias palavras: "Roma locuta causa finita est" , quando Roma fala a causa está encerrada.

Espero ter ajudado
Abç !!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Mudanças na Liturgia

Mensagem por Davison Ter Out 21, 2008 2:03 pm

Olá João !!!

Muito boa a sua pergunta, para não ficar longa depois envio o rito de PIO V para você ver todos os detalhes.

Por que motivo foram feitas tais mudanças?

O primeiro ponto legal nessa questão é pensar: a Igreja podia mudar? Mas a Missa de Trento vinha desde 1570, então podia mudar?
A Igreja podia mudar tudo aquilo que não fosse de instituição divina, ou seja, tudo aquilo que ao longo dos séculos se formou como tradição autêntica de culto. Mais que isso ainda, a Igreja como Mãe e mestra, mater et magistra, tinha a necessidade de mudar, o dever de adaptar.

Porém por que mudou?

Certamente a Liturgia foi uma das questões mais polêmicas do Concílio, e uma das mais importantes, tanto que o 1° documento conciliar é de Liturgia, e chama-se "Sacrossanctum Concilium". Tal questão levou até bispos à excomunhão e é difícil até hoje.

O Concílio, refletindo sobre a realidade de Igreja, seus desafios, e sobre seu relacionemento com o mundo que havia mudado muito, seja social, economica, cultural e religiosamente, e por isso, movidos pelo Espírito, e aqui está o problema dos "tradicionalistas", viu que certas mudanças eram convenientes, precisas, urgentes, e decidiu revisar os textos litúrgicos, mas preservando a essência imutável da Liturgia e da Missa. Também as celebrações de outros sacramentos tiveram mudanças.

Logo, as mudanças foram feitas visando uma melhor participação dos fiéis, uma adaptação da Igreja, entenda bem, ao mundo.


Quais as principais mudanças em relação a forma de celebrar a missa, apartir do Concílio Vaticano II?

Vou responder de forma mais simples, depois qualquer dúvida, se souber respondo.

As mudanças mais faladas, e reclamadas rsr, são: a língua latina, agora em vernácula, e "de costas para o povo", na verdade era de frente pra Deus, e agora o altar é central. Digo desses dois pontos pois são os mais comuns. O Cardeal Ratzinger diz que o interessante é que nada disso foi norma conciliar, ou seja, em nenhum momento na intenção dos bispos deveria abolir o latim e sequer ter o altar no centro. Isso apareceu depois em outros textos.

Espero ter ajudado!!! Os outros detalhes ponho num outro tópico porque senão esse fica imenso !!!

Abç !!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Ortodoxia

Mensagem por Davison Ter Out 21, 2008 2:22 pm

Olá, várias vezes afirmo a má interpretação que fizeram do Concílio sobretudo na questão da Liturgia.
E para manter a ortodoxia cito João Paulo II que afirmou o mesmo:
"Constatam-se, às vezes, omissões ou acréscimos ilícitos; ritos inventados fora das normas estabelecidas; posturas ou cantos que não favorecem a fé ou o sentido do sagrado; abusos na prática da absolvição coletiva; confusões entre o sacerdócio ministerial, ligado à ordenação, e o sacerdócio comum dos fiéis, que tem seu fundamento no batismo”.
Carta Apostólica Vicesimus quintus Annus
Logo, não é minha opinião apenas !!!
Abç!!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Rafaela Botelho Sáb Nov 08, 2008 12:29 am

Só uma citação, porque estava lendo um texto (Sínodo - link abaixo) e lembrei desse tópico ao ler a seguinte parte:

"A respeito da Palavra de Deus e da Liturgia, os bispos propuseram que a Bíblia ocupe um papel de destaque nas igrejas, que o silêncio após a primeira e segunda leitura e ao final da homilia seja potencializado e que a palavra de Deus seja proclamada de maneira clara."

Link: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL836359-5602,00-VATICANO+DIVULGA+AS+PROPOSTAS+APROVADAS+NO+SINODO.html
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Davison Sáb Nov 08, 2008 6:46 pm

"A respeito da Palavra de Deus e da Liturgia, os bispos propuseram que a Bíblia ocupe um papel de destaque nas igrejas, que o silêncio após a primeira e segunda leitura e ao final da homilia seja potencializado e que a palavra de Deus seja proclamada de maneira clara."

Legal Rafaela, mas sabe o que acho legal? Isso é a proposta desde o Concílio Vaticano II, rsrs, é as coisas demoram mesmo .... mas que bom os senhores bispos olharem de novo as propostas antigas e que muitas vezes só fikam no papel ...

ABÇ!!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Missa por transmissão remota

Mensagem por Leonardo Cler Ter Nov 18, 2008 11:06 am

Olá!
Observo muitas pessoas assistindo a missa por meios de comunicação como a televisão e o rádio. Principalmente pessoas idosas que por algum motivo se encontram impossibilitadas de se locomoverem até a Igreja. Estariam estas pessoas não só assistindo mas também participando da missa? O preceito dominical estaria cumprido?
Parece uma questão irrelevante mas se analisarmos mais afundo veremos que com os avanços tecnológicos obtidos nos veículos de informação,algumas questões quanto a Santa Missa deveriam ser repensadas. Poderíamos imaginar uma Missa assistida e participada pelo MP4 em substituição da celebração convencional em uma Igreja ou Capela? Ou pela tv,dentro de um ônibus, a caminho do trabalho? Ou mesmo pela internet? Com certeza seira uma solução para as cidades do interior onde muito se carece da presença de sacerdotes, tendo apenas uma missa na semana ou menos.

Grato pela atenção

Alea jacta est
Leonardo Cler
Leonardo Cler

Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/11/2008
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Davison Ter Nov 18, 2008 7:02 pm

Olá !!
Desculpe a resposta mas será breve:
Os sacramentos exigem a presença, não podendo portanto substituir por nenhum outro meio, ainda que estes contribuam singularmente para a evangelização.
Os que não podem mesmo, por motivos de saúde, estando doente ou cuidando de doentes, não cumprem o preceito dominical "assistindo" a Missa pela TV, mesmo que seja com a máxima piedade, simplesmente pelo fato de estarem liberados dele rsrs. Contudo, penso que um fiel católico romano estando liberado por tais motivos, mesmo assim não deixará de santificar seu domingo ao unir seu sofrimento ao Cristo.
Enquanto o Cordeiro se imola no altar, muitos homens e mulheres se imolam com ele nos leitos !!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Rafaela Botelho Ter Nov 25, 2008 11:27 am

Até porque precisamos comungar e pela TV não dá, rs.
E os ministros levam a comunhão aos que estão doentes..
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Momento da Paz

Mensagem por Jullia da Paz Qua Dez 10, 2008 1:31 pm

Bem, para que serve o "momento da paz", onde todos se dão: 'A Paz de Cristo'?
E por que a música desse momento foi abolida das Igrejas aqui de Petrópolis?
Quando ví essa pergunta (do João) fiquei um pouco intrigada, pois pertenço a mesma Diocese (Petrópolis) mais o Rito da Paz continua o mesmo, até quando o Bispo veio aqui celebrar a crisma não percebi nenhuma diferença, então perguntei a minha mãe sobre isso. Ela me falou que havia perguntado ao vigário da minha paróquia em relação a isso e ele havia dito que é um ponto opcional, facultativo, a única coisa que ele e o pároco modificaram foi o excesso de movimentação e a dispersão que estava acontecendo nesses momentos (no caso pedindo que se dê a paz somente a quem estiver ao redor), que foi o que o Bispo também pediu na crisma!
Jullia da Paz
Jullia da Paz

Mensagens : 15
Data de inscrição : 07/12/2008
Idade : 32
Localização : Raiz da Serra - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por alessandro Qua Dez 10, 2008 5:30 pm

so uma coisa para acrescentar: o canto da oraçao da paz nao foi abolido apenas na diocese petrópolis. é uma orientação vinda do vaticano.

abraços
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Momento da Paz

Mensagem por Davison Qua Dez 10, 2008 5:49 pm

Olá, quanto ao canto do momento da Paz recomendo que leia minha resposta lá respondi, mas apenas para constar é uma orientação da Sagrada Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, e o link do documento no qual se insere a norma foi postado pela Larissa, vale dar uma olhadinha.

Só para constar a questão da mudança, o rito pode ser feito ou não, mas deve ser feito uma vez que é o momento pelo qual, no rito Latino, os fiéis manifestam uns aos outros a paz, vínculo de nossa caridade em Cristo, nos ritos Orientais, há sentido de reconciliação também, o que no nosso é feito no Ato penitencial. Fica a critério do sacerdote, as vezes dado a exigências pastorais, não realizá-lo.

Quanto a orientação de maior discrição em tal rito, não é uma exigência dos vigários, é da Sagrada Liturgia, que tem sido proposta de novo pelos documentos ligados a este assunto.

Abç!!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Bárbara Sáb Dez 13, 2008 10:06 pm

Oi pessoa!
Tenho uma dúvida Rolling Eyes: quando se chega atrasado na santa missa é correto receber a comunhão?
Não estou conseguindo completar o raciocínio por escrito, então vou colocar um exemplo: se eu chego no momento do ato penitencial, do evangelho ou da oração eucarística, em ambos os casos poderia comungar? Qual seria o "momento limite" para se chegar na missa e participar da comunhão?
Bárbara
Bárbara

Mensagens : 49
Data de inscrição : 13/08/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por João Qua Dez 24, 2008 2:55 pm

Olá!

Creio que se pode comungar até se chegar no momento da comunhão, é claro, se não foi intenção sua chegar atrasado na missa e não tiver como ir em outra missa por um motivo qualquer...

não tenho como comprovar minha reposta mas se não me engano é essa a idéia correta...

abraços
João
João

Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/09/2008
Idade : 32
Localização : Petrópolis, RJ (São Cristóvão)

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por alessandro Qua Dez 24, 2008 4:27 pm

claro que depende tb da intençao, do motivo porque se chegou atrasado.
mas a recomendação é que para comungar se assista pelo menos a liturgia eucarísitica toda, ou seja, o ponto limite está antes do ofertório.

vale ressaltar mais uma vez que isso vale para quem chegou atrasado sem querer. Planejar chegar apenas nesse horário é um erro. além disso ser descuidado com horário da missa mostra, pelo menos, uma certa falta de zelo.

abração e espero ter ajudado
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty sabado de aleluia

Mensagem por Herica Faria Seg Jan 26, 2009 12:28 am

gostaria de saber pq em algumas diocesses a missa do galo, é realizada antes da meia-noite, tendo em vista que no vaticano é celebrada meia-noite? existe uma explicação para isso??

Herica Faria

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Questões básicas sobre a Missa Empty Re: Questões básicas sobre a Missa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos