Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Antes da missa...

4 participantes

Ir para baixo

Antes da missa... Empty Antes da missa...

Mensagem por Bri Pinho Ter Out 14, 2008 2:02 pm

Primeiramente queria dizer que estou AMANDO esse fórum!!! Muitas dúvidas minhas estão sendo tiradas e agradeço os idealizadores por isso... Parabéns pela iniciativa!!!

Minha dúvida é simples e nem é muito uma dúvida e sim quero explicações melhores sobre o assunto. Vamos ao caso:
Minha mãe me ensinou quando pequena (e depois de grande ouvi isso algumas vezes), que quando vamos participar de uma missa não podemos comer nada pelo menos por uma hora antes... Queria entender o porque disso...
Agradeço desde já as respostas enviadas...
Fiquem com Deus!!!
Bri Pinho
Bri Pinho

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/10/2008
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Antes da missa... Empty Re: antes da Missa

Mensagem por Davison Ter Out 14, 2008 11:11 pm

Olá, o jejum eucarístico é feito uma hora antes da recepção da Sagrada Comunhão, não da Missa, essa é a indicação, ou lei, proposta no Cânon 919.

Qual o significado??? Vejamos alguns aspectos:

* Valor histórico, deve ser melhor desenvolvido, aqueles que iriam comungar deveriam fazer o jejum desde a meia noite até a hora devida; os Papas Pio XII e Paulo VI modificaram a norma até chegar como está hoje;

* Valor Prático, ou seja, visa evitar que certos inconvenientes para o Senhor ocorram, tais como alguém recebê-lo com o estômago cheio de álcool;

* Valor espirtual, também identificado como caráter pedagógico, isto é, visa formar a consciência dos fiéis para a realidade sublime do Sacramento, além disso é em certo sentido uma mortificação, termo e tema que infelizmente são poucos utilizados nas pregações atuais, bom, continuando tem esse significado também, mortificar para ou como meio de preparação para o "drama do calvário".

Vale lembrar que pessoas idosas e enfermas e os acompanhantes podem comungar mesmo não tendo observado o jejum eucarístico.

Foi boa sua proposta de tema porque atualmente Missa é Show, é se sentir bem e por aí vai, e muitos elementos nem são falados, vc escutou isso de sua mãe hoje muito mal de catequistas, sem generalizar. É minha velha teoria de que estão avacalhando a Liturgia e poucos ligam, estão consagrando até pipoca. É triste !!!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Antes da missa... Empty Re: Antes da missa...

Mensagem por Bri Pinho Qua Out 15, 2008 9:18 am

Davison,
Primeiro preciso agradecer por sua resposta tão clara e objetiva... Era exatamente a confirmação que precisava para continuar meu jejum eucarístico...

Porém, já que estamos falando de jejum, queria saber se você poderia complementar sua resposta falando um pouco sobre as questões do jejum propriamente dito.
Ou seja: Quando se deve fazer? Qual o período? Porque? Para que?
E aproveito pra perguntar sobre uma prática que vejo entre os franciscanos... As sextas feiras estes religiosos não almoçam ou não jantam, ou seja, fazem um jejum (ou penitência, não sei qual o termo mais certo nesse caso). Mas e nós, também podemos faze-lo??? Ou já existe algum outro que seja prorpio para os fiéis e não religiosos???
Espero que você tenha entendido meus questionamentos e possa me ajudar mais uma vez!!!
Um abraço, paz e bem!!!
Bri Pinho
Bri Pinho

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/10/2008
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Antes da missa... Empty Re: Antes da missa...

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Out 15, 2008 12:52 pm

Aí entra também a questão de não comer carne às sextas-feiras né?!
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Antes da missa... Empty Jejum

Mensagem por Davison Qui Out 16, 2008 4:03 pm

Olá, tudo blz?

Quanto ao assunto minha resposta não é a mais indicada, nunca sei jejuar direito Embarassed

Vamos dividir como costume em pontos:

1. Sentido:

Na Sagrada Escritura está ligado a alguns momentos específicos: antes de realizar uma tarefa difícil era feito, meio pra implorar o perdão, obter uma intervenção divina, meio para alcançar uma graça específica no cumprimento de uma missão, preparo para o encontro com o Senhor.
O grande sentido é penitencial, ou seja, o jejum é uma forma de penitência. Mas o que é a penitência? É um meio de identificação com o Senhor, Ele nos chama a padecer com Ele. Além disso, ela nos traz domínio, quero dizer controle dos sentidos, do corpo.

2. Quando se faz?

Vale fazer uma distinção entre jejum e abstinência: o jejum consiste basicamente em não tomar, não fazer mais de uma refeição completa, isso segundo o código antigo, uma vez que o novo não explicita no que consiste o jejum. Já a abstinência é deixar de comer algo, por exemplo carne num dia determinado.

O código novo traz bem claro isso a partir do cân. 1249

Diz que todos estão obrigados a fazer penitência, mas essa não é feita do mesmo modo por todos. Assim, ficam obrigados a fazer abstinência todos que tenham 14 anos e vai até o fim da vida. Já o jejum inicia aos 18 anos e vai até aos 59 anos.

Agora sim Laughing , entramos nos dias em que devem ser feitos:

*Abstinência: todas as sextas do ano (pode ser feito, mas se for solenidade não), especialmente as da Quaresma; 4° Feira de Cinzas e 6° Feira Santa;

*Jejum: 4° Feira de Cinzas e 6° Feira Santa; Pode ser feito em outras datas, em outros dias, estes aqui são obrigatórios;

Não sei se respondi, mas a finalidade é tanto nossa união com Cristo quanto a formação de equilíbrio, diríamos. Os dias indicados são esses, o costume dos franciscanos pelo que foi escrito acima é de toda a Igreja, infelizmente tem sido perdido, mas alguns grupos têm difundido novamente essa mentalidade que não é algo do passado mas que faz parte de uma verdadeira espiritualidade, os santos dizem que oração sem penitência não exista, parafraseando o Doutor Angélico, saõ duas asas que nos elevam.

Vale lembrar que é sempre bom perguntar ao diretor se devemos fazer certas penitências e quais são mais indicadas. Além disso há um sentido que esqueci, o caritativo, o que adianta deixar de comer carne se no outro dia como bacalhau, desconsiderando aqui o valor cultural, mas o jejum deve nos levar a uma maior disposição ao outro, seja numa atitude de relacionamento, seja dando-lhe o alimento que não tomei.

Bom, corrijam os erros, como disse não entendo bem a questão. E vou terminando, pois a resposta está enorme e não gosto delas assim Laughing

Abç!!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Antes da missa... Empty Antes da Missa...

Mensagem por Bri Pinho Sex Out 17, 2008 9:49 am

Davison,

Mesmo sendo uma resposta grande eu adorei e agradeço... Esclareceu dúvidas antigas...
Como vc disse, se alguem tiver algo para corrigir e/ou puder aprofundar o assunto, eu agradeço e volto para ler... Mas por hora já me ajudou bastante...
Obrigadaaaa
Bri Pinho
Bri Pinho

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/10/2008
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Antes da missa... Empty eu concordo com o Davison

Mensagem por frei anderson Qua Dez 24, 2008 6:06 pm

A resposta é está mesmo.
frei anderson
frei anderson

Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/12/2008
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Antes da missa... Empty Re: Antes da missa...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos