Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Antes de que alguma coisa viesse a existir.....

+2
Rafaela Botelho
Binhokraus
6 participantes

Ir para baixo

Antes de que alguma coisa viesse a existir..... Empty Antes de que alguma coisa viesse a existir.....

Mensagem por Binhokraus Seg Dez 22, 2008 12:16 pm

Relendo alguns tópicos, e lendo alguns pela primeira vez fiquei tentado a criar este tópico.
Dicutimos em outro tópico a onipresença, onipotencia, e oniciencia de DEUS. Discutimos também sobre destino, predestinação, que acabam voltando ao tópico anterior, também a ação de Deus no meio do povo e tudo mais.

Bom, sabemos, que Deus está fora do tempo, então todas as coisas acontecem com um eterno presente, vou repetir o que eu disse em outro tópico:

"Deus está fora do espaço tempo e por isso Todas as Coisas acontecem ao Mesmo tempo como se fosse um Eterno Presente. Quando se fala da ação divina tem que se excluir o tempo, pq a sarça ardente, a passagem pelo mar vermelho, a anunciação, a crucificação, pentecostes, a Morte de João Paulo II, a Jornada Mundial da Juventude na Austrália, a JMV da Espanha, a Eleição do próximo Papa, a Segunda vinda de Nosso Senhor, acontecem Agora pra Deus!!! Então não há tempo. Exatamente como a Bárbara disse, Deus só sabia do Sim de Nossa Senhora pq ela o disse, porém, e ai que está a questão, só Deus sabe das consequências que o não geraria. Justamente porque ele é Oniciente, ele sabe de tudo o que aconteceu, acontece e acontecerá, e de todas as variantes possíveis imagináveis e inimaginaveis, se os eventos que ocorreram, ocorrem e ocorrerão, ocorrecem de maneira diferente!"

Ok, mas antes de tudo existir.... antes que tudo acontecesse, antes de se formar qualquer coisa, antes do início da criação,Aonde Deus estaria antes de tudo existir e como ele arquitetou tudo? Deus teria planejado tudo antes? ou a medida em que ele pensava as coisas aconteceram e ai Ele foi tomando ciência?

Entenderam em que se baseia a discussão?! Antes de TUDO, Antes de a Terra ser informe e vazia, Antes de qualquer coisa. Sabemos ser Deus Eterno, porém sabemos que tudo o que existe não o é, e portanto excetuando-se Deus, tudo teve uma origem. antes que se originasse a primeira coisa, seja lá que coisa for essa, o que Deus estaria fazendo? Planejando?!!? hehehehe como sempre é meio viagem.... ehehehe


Última edição por Binhokraus em Seg Dez 22, 2008 12:26 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : o nome do tópico)
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Antes de que alguma coisa viesse a existir..... Empty Re: Antes de que alguma coisa viesse a existir.....

Mensagem por Rafaela Botelho Seg Dez 22, 2008 12:29 pm

Oi Binho.
Tudo bem?

Acho que isso aí vai além da nossa capacidade mental, rs.

Deus teria planejado tudo antes? ou a medida em que ele pensava as coisas aconteceram e ai Ele foi tomando ciência?

Mas o Tudo é algo, se é algo, também disso ele já saberia antes.
Certo ou errado?

Gosto de me conformar pensando na aliança. O fogo derrete o ouro e numa forma é feita, porém depois de pronta não se vê uma emenda, não se sabe onde começou nem onde termina.
Também tem uma música que diz: "Há particular a respeito dEle..."

Como diria um padre que passou um tempo aqui numa paróquia vizinha: "Até onde dá nós vamos... Quando não dá mais, a gente mergulha no Mistério"

É isso aí, rs..
Mergulha no Mistério
Bom, se tiver resposta vamos lá filosofar...
Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Antes de que alguma coisa viesse a existir..... Empty Exatamente...

Mensagem por Binhokraus Seg Dez 22, 2008 12:34 pm

Very Happy:D:D A intenção é justamente forçar a mente além daquilo que teoricamente somos capazes. Aqui não da pra falar em coisas concretas, só de especulações, e para isso é preciso forçar o pensamento, meditar... como fazia Santo Agostinho tentando compreender a Trindade.... Talvez um anjo se cadastre no fórum e nos de uma resposta semelhante a que deu a Santo Agostinho, ou talvez seja desenvolvido alguns pensamentos interessantes... Então a quem interessar, é só começar a pensar a respeito... hehehehehe Very Happy:D:D:D

Eu já estou pensando.... e isso não vai ser um coisa que vai se desenvolver em uma semana, nem em um ano.... hehehe Very Happy:D:D:D:D
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Antes de que alguma coisa viesse a existir..... Empty Re: Antes de que alguma coisa viesse a existir.....

Mensagem por Rafaela Botelho Seg Dez 22, 2008 12:38 pm

Pôe forçar nisso.
(rs)

Eu ia falar a parada do anjo, aí vc colocou.
Bom o mar no buraco na areia...

O Mistério num tópico..

rs
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Antes de que alguma coisa viesse a existir..... Empty Re: Antes de que alguma coisa viesse a existir.....

Mensagem por Pe. Anderson Seg Dez 22, 2008 10:35 pm

Caros amigos,

Essas questoes sao excelentes, que já dava muita dor de cabeça aos primeiros teólogos cristaos. Tentarei contribuir com algo. Voces perguntam: o que Deus fazia antes do início de todas coisas? o que ele fazia antes do tempo? Essa pergunta é bem divertida porque se nao havia tempo, nao podia haver antes ou depois. Estao de acordo? Antes da criaçao nao passou nem uma eternidade, nem um só instante, porque nao havia tempo.
Que podemos dizer do tempo? Creio que a melhor definiçao de tempo é a de Aristóteles (que me desculpem os físicos modernos). Ele dizia: "o tempo é a medida do movimento segundo o antes e o depois". Se isso é assim, antes das coisas existirem, nada se movia, nao havia tempo.

Deus é eterno, porque é simples, porque nao pode ser dividido, e por isso nao pode mover-se. Sendo assim, em Deus nao há tempo. "Eu sou aquele que sou" (Ex 3,14), esse é o melhor nome de Deus.

Dizer que em Deus nao há movimento nao quer dizer que nele nao há vida. Muito pelo contrário. Ele é a plenitude da Vida, de Vida Trinitária. Dessa forma, desde toda a eternidade o Pai ama o Filho e se entrega ao Filho; o Filho ama ao Pai, e se entrega totalmente ao Pai; e o Amor entre o Pai e o Filho é um Amor Pessoal, é a pessoa do Espírito Santo. Pai, Filho e Espírito Santo sao 3 pessoas que vivem na plenitude de vida divina.

Sao de fato mistérios superiores à nossa razao. Nao podemos entender o que Deus é em si (no seu mistério mais profundo), mas podemos tentar entender o que os grandes teólogos disseram sobre Deus. Esse é o objetivo do nosso humilde fórum. Espero ter contribuido com algo. Se nao posso esclarecer melhor. Um abraçao a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Antes de que alguma coisa viesse a existir..... Empty legal....

Mensagem por Binhokraus Qua Dez 24, 2008 11:43 pm

é mesmo, me escapou esse detalhe.... o tempo só passou a existir quando Deus criou alguma coisa... hehehe.. antes disso havia somente Deus, imutável, imóvel....
Claro, não tenho a intenção de desvendar o mistério de Deus, até porque isso é impossível... hehehehehe
mas pensar nessas coisas é interessante... Origado pelo seu esclarecimento, vou meditar sobre ele, e em breve volto aqui.... fiquei muito intrigado... hehehehe e estigado também....

Ps.: Ainda bem que existiam pessoas antes de mim que já pensavam nisso, e melhor ainda serem filósofos e teólogos, hehehehe pensei que estava ficando louco! KKKKKKKK

Permaneçam em Deus! Paz, unção e música!!!
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Antes de que alguma coisa viesse a existir..... Empty Re: Antes de que alguma coisa viesse a existir.....

Mensagem por são vieira Ter Jul 21, 2009 9:55 am

é muito interessante esta questão... mas vai para além do nosso senso humano limitado e ás vezes a especulação nesses assuntos só cria ainda mais confusão... mas foi interessante mencionar que o nome de Deus é " sou o que sou" ou " mostrarei ser o que mostrar ser"... mas isso não é nome, isso é significado do nome dele... assim como Moisés e todos os outros nomes hebraicos têm significado... exemplo...

Moisés- Retirado [isto é: salvo da água

isto é o que representa o nome de Moisés mas não deixa de ser chamado por Moisés

Deus tem nome pessoal embora a maior parte das religiões ditas cristãs tenham, retirado progressivamente o seu nome original das escrituras...
mas as escrituras mencionam a importância de se usar o nome próprio de Deus... Deus, senhor são apenas titulo e não nome próprio

romanos 10: 13... quem invocar o nome de Deus será salvo... qual nome? e este texto está ligado a um livro hebraico por tanto não seria jesus, filho de Deus

pai nosso( de Jesus e nosso) santificado o seu nome... qual nome e como o podemos santificar?

No hebraico original, idioma em que grande parte da Bíblia foi escrita, aparece ali um nome pessoal ímpar. É escrito em letras hebraicas: הוהי (YHWH). Em português, a tradução comum desse nome é “Jeová”. mas existem traduções que vertem para Iavé ou Javé mas o amplamente conhecido é Jeová...Será que esse nome aparece em apenas um versículo bíblico? Não. Ele aparece no texto original das Escrituras Hebraicas cerca de 7 mil vezes!

portanto este nome significa que tudo o que se propor a fazer o fará concerteza... isaías 55: 11

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Antes de que alguma coisa viesse a existir..... Empty Re: Antes de que alguma coisa viesse a existir.....

Mensagem por Binhokraus Qui Ago 06, 2009 7:36 pm

Ok, mas a questão nesse tópico não é o nome de Deus... peço por favor que se concentre no que o tópico diz para evitar confusões e também para manter a ordem. Interessante essa sua visão, peço que crie um outro tópico no lugar que seja pertinente a essa discussão e deixemos esse espaço para o tema principal que é, antes da criação o que existia? O que faria Deus antes de criar tudo?

Pode parecer loucura, mas continuo pensando na questão.... oaohaoiuahaoiuah.... ok, ok, ok... eu sou maluco... fazer oq? kkkk
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Antes de que alguma coisa viesse a existir..... Empty Re: Antes de que alguma coisa viesse a existir.....

Mensagem por são vieira Sex Ago 07, 2009 3:09 am

olá,peguei apenas num ponto mencionado mas não era para criar confusão...a biblia nos salmos diz que ele não tem principio nem fim... ou seja sempre existiu.. mas nós somos muito limitados porque tudo o que existe teve um principio mas é uma questão que não interfere na nossa felicidade ou espiritualidade e não mata a curiosidade...eh

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Antes de que alguma coisa viesse a existir..... Empty Re: Antes de que alguma coisa viesse a existir.....

Mensagem por Binhokraus Qua Ago 19, 2009 9:48 pm

Bom, peço desculpas são vieira, mas isso afeta a minha espiritualidade sim. Estou falando de maneira bem pessoal agora, a mim, interessa muito questões como essa, não é pelo fato de não ter uma resposta que satisfaça a nossa inteligência ou que ainda, por mais elaboradas que sejam, não alcancem a totalidade da questão, que elas deixam de ser relevantes para a minha espiritualidade.

Para mim, refletir em questões como estas aumentam o meu entendimento das coisas espirituais, e abre ainda mais a minha mente para a compreensão do poder de DEUS. Porém, por mais que eu compreenda eu nunca vou alcançar a totalidade do entendimento, mas aos poucos eu consigo acrescentar, aumentar o entendimento a respeito das coisas espirituais a partir de reflexões como essas.
Por mais estranho que seja, comigo funciona assim... hehehe
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Antes de que alguma coisa viesse a existir..... Empty Re: Antes de que alguma coisa viesse a existir.....

Mensagem por são vieira Ter Ago 25, 2009 12:01 pm

entendo, mas a biblia em eclesiastes é clara quando diz que nunca vamos conhecer todos os trabalhos de Deus nem entender plenamente todas as coisas como nos diz isaías mas dai entender a nossa pequenês entra algo maravilhoso aos olhos de nosso Deus- a humildade e modéstia

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Antes de que alguma coisa viesse a existir..... Empty Re: Antes de que alguma coisa viesse a existir.....

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Seg Dez 28, 2009 6:08 am

Como é instigante adentrar no mistério de Deus, se é que assim o podemos!
Como compreender a essência de Deus, o seu ser em si mesmo, na nossa nossa condição de matéria por Ele criada ? Considerando que possuimos também espírito, como responder a esta mesma questão, se no presente a nossa matéria é mais forte que o nosso espírito ?
Penso que a compreensão deste mistério somente nos será possível quando o tempo para nós não mais existir, da mesma forma que para Deus não existe. Desta forma, sendo o tempo para o homem e, sendo Deus a eternidade, é necessário que o homem abra mão do tempo para adentrar na eternidade de Deus. Assim, o homem será semelhante a Deus porque o verá como Ele o é, e então, quem sabe, compreenderemos tão grande mistério !
Grande abraço !
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Antes de que alguma coisa viesse a existir..... Empty Re: Antes de que alguma coisa viesse a existir.....

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qua Jun 02, 2010 3:19 pm

Acho que cabe neste tema o seguinte versículo da Bíblia:

Foi assim que Ele nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis na sua presença, no amor.
(Efésios 1,4)

Jo 17, 5 *
E agora Tu, ó Pai, manifesta a minha glória junto de ti, aquela glória que Eu tinha junto de ti, antes de o mundo existir.

(João 17)
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Antes de que alguma coisa viesse a existir..... Empty Re: Antes de que alguma coisa viesse a existir.....

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos