Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A importancia da missa

3 participantes

Ir para baixo

A importancia da missa Empty A importancia da missa

Mensagem por Guilherme Qua Set 24, 2008 8:51 pm

Fala Alessandro

Gostaria de saber uma coisa simples.
Como vc sabe, eu ainda nao fiz a 1° comunhão, por isso eu gostaria de saber:
Qual a importancia da missa para uma pessoa q ainda nao fez a 1° comunhao?
E faz sentido ir a missa sem poder comungar?

Obrigado e até a próxima...
Guilherme
Guilherme

Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/08/2008
Idade : 35
Localização : Areal

Ir para o topo Ir para baixo

A importancia da missa Empty Re: Missa

Mensagem por Davison Qua Set 24, 2008 9:31 pm

Olá Guilherme, sua pergunta me questionou muito e por isso pensei em partilhar o que penso, depois o Alessandro nos ajuda. Quando pendo em Missa, penso não num ritual, na verdade num conjunto de ritos, mas gosto de ter em mente que é o lugar da experiência, o lugar do encontro com o Senhor, não de forma figurada, mas real, posso tocá-lo como Tomé o fez e isso é demais!!! Posso fazer uma experiência com o Amor do Senhor, que no hoje de minha existência me toca, me fala, me ama. Talvez as palavras de João Paulo II nos ajudem um pouco quando pensamos no valor da Missa:

"Não é só a sua evocação, mas presença sacramental. É o sacrifício da cruz que se perpetua através dos séculos. Esta verdade está claramente expressa nas palavras com que o povo, no rito latino, responde à proclamação « mistério da fé » feita pelo sacerdote: « Anunciamos, Senhor, a vossa morte ».
Quando a Igreja celebra a Eucaristia, memorial da morte e ressurreição do seu Senhor, este acontecimento central de salvação torna-se realmente presente e « realiza-se também a obra da nossa redenção ». Este sacrifício é tão decisivo para a salvação do género humano que Jesus Cristo realizou-o e só voltou ao Pai depois de nos ter deixado o meio para dele participarmos como se tivéssemos estado presentes. Assim cada fiel pode tomar parte nela, alimentando-se dos seus frutos inexauríveis. Esta é a fé que as gerações cristãs viveram ao longo dos séculos, e que o magistério da Igreja tem continuamente reafirmado com jubilosa gratidão por dom tão inestimável. É esta verdade que desejo recordar mais uma vez, colocando-me convosco, meus queridos irmãos e irmãs, em adoração diante deste Mistério: mistério grande, mistério de misericórdia. Que mais poderia Jesus ter feito por nós? Verdadeiramente, na Eucaristia demonstra-nos um amor levado até ao « extremo » (cf. Jo 13, 1), um amor sem medida."

Trechos da encíclica Ecclesia de Eucharistia disponívem em :

http://www.vatican.va/edocs/POR0245/__P3.HTM

Penso que a comunhão sacramental é necessária, na verdade seria um louco se pensasse o contrário, mas mesmo não podendo comungar, seja por motivos de impedimento mesmo (casais de segunda união), ou por que não deu tempo de confessar e era preciso, ou porque ainda não fiz a 1a cxomunhão, a Missa tem valor em si mesma, ela é o sacrifício do Senhor e por isso, mesmo que seja celebrada sem nenhuma pessoa ela toca toda a humanidade. Além disso há muitos momentos na Missa em que entramos em comunhão xcom o Senhor, não sacramental, mas verdadeira comunhão, quando ouvimos as leituras, quando cantamos e por aí. Outro ponto é que para nós católicos ir à Missa é um mandamento, mas creio que mais que a lei pela lei, devemos pensar no sentido de tal, no fundo o que está subentendido aqui é que particxipar da Eucxaristia é um ato de amor, de gratidão, é cxomo já disse lugar do encontro.
Bom, vc me fez pensar sobre isso... obrigado!!!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

A importancia da missa Empty Re: A importancia da missa

Mensagem por alessandro Ter Set 30, 2008 1:31 am

Muito boa a reflexão do Davison. Não tenho muito a acrescentar só quero dizer que a missa não é apenas a comunhão mesmo.

A missa é a atualização do sacrifício de Jesus. A missa traz para hoje o mistério e os frutos da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Costumo dizer que ir a missa é fazer a experiência de João que estava aos pés da Cruz e viu correr sangue e água do lado aberto...

Lembrei agora de um fato real ocorrido se não me engano no vietnã durante o regime comunista. Havia um padre clandestino no lugar e algumas pessoas da região descobriram. Um belo dia dois homens se aproximaram do padre e disseram: é o senhor que tranforma pão e vinho em corpo e sangue de Deus? O Padre respondeu que sim. Os homens então disseram: faz para nós vermos!

As vezes estamos tão acostumado com a Missa que esquecemos o mistério que presenciamos. Mesmo que não pudéssemo comungar nunca em nossa vida cada vez que fossêmos a missa encontraríamos a presença real e substancial de Jesus Cristo e sua entrega ao Pai por amor à humanidade.

abração
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A importancia da missa Empty Re: A importancia da missa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos