Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Igreja Católica demite padre casado

+7
são vieira
Ventura
Pe. Leo
alessandro
Thales
Rafaela Botelho
Ju Maria
11 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado - Página 2 Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Binhokraus Qui Fev 17, 2011 10:37 am

experiências negativas não invalidam nada! Exigir perfeição é descabido.

Se pegarmos a quantidade de Padres existentes que vivem o celibato, e analisarmos com tratamentos estatísticos, veremos que a condição celibatária traz muito mais, mas muito mesmo, benefícios que malefícios.
Infelizmente acontecem casos terríveis, como os que o senhor faz referencia, mas a culpa não é do fato de ser celibatário. O próprio exemplo do padre que afugenta namorados de irmãs viúvas por exemplo. Existem casos de pessoas que não são sacerdotes, que não vivem e nem professam nenhuma fé, e que procedem da mesma maneira. E ai???
é como dizemos, analisar comportamentos de pessoas não serve para julgar a doutrina da igreja, mas o senhor insiste nesse erro. Desvios de comportamento são inerentes a pessoas que são falhas. Exigir perfeição de alguém só pq é padre ou bispo é incoerente. A Igreja não diz que seus padres, que seus bispos ou o Papa são isentos de erro ou de pecarem, nem mesmo quanto a castidade. Então, não vejo base lógica nos seus argumentos.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado - Página 2 Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Fabricio Qui Fev 17, 2011 11:30 am

Sr. Manuel,
Certamente que eu tenho experiências pessoais quanto ao assunto (boas e más, diga-se de passagem). Mas aqui o senhor toca diretamente no ponto central da minha colocação: de que vale a minha ou a sua experiência, com nossa curta existência, diante da experiência da Igreja, com seus 2 mil anos de história? Não posso achar que sou o primeiro a "falar no megafone". Esta "novidade" já foi debatida, vivenciada, experimentada e consolidada pela Igreja. 99,99% das ditas "novidades" não passam de idéias velhas com roupagens novas, idéias as quais a Igreja já sabe das conseqüências, porque Ela estava lá pra ver quando nem eu nem o senhor estávamos... então porque eu estaria certo e a Igreja errada? Será que minhas "experiências pessoais", sujeitas ao meu "julgo pessoal", valem mais que 2 mil anos de experiências?
Não sou entusiasta do D. Hélder Câmara, mas ele disse uma frase que cai bem no momento: "Não pensem que a Igreja é guiada pelo Espírito Santo apenas quando concorda conosco."

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado - Página 2 Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui Fev 17, 2011 12:25 pm

E o que se passa na Igreja Ortodoxa?!
Quanto ao Espírito Santo, comunica-se às pessoas humanas que Lho pedirem e aceitarem.

Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!»
(Lucas 11,33)
Penso também que o Espírito Santo não se comunica aos que O rejeitarem.

O que diz Paulo?!

1*É digna de fé esta palavra: se alguém aspira ao episcopado, deseja um excelente ofício. 2*Mas é necessário que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, ponderado, de bons costumes, hospitaleiro, capaz de ensinar; 3que não seja dado ao vinho, nem violento, mas condescendente, pacífico, desinteressado; 4que governe bem a própria casa, mantendo os filhos submissos, com toda a dignidade. 5Pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará ele da igreja de Deus?
(1ª Timóteo 3,1-5)

Mas também disse
25*A respeito de quem é solteiro, não tenho nenhum preceito do Senhor, mas dou um conselho, como homem que, pela misericórdia do Senhor, é digno de confiança. 26Julgo, pois, que essa condição é boa, por causa das angústias presentes; sim, é bom para o homem continuar assim.
27Estás comprometido com uma mulher? Não procures romper o vínculo. Não estás comprometido? Não procures mulher. 28Todavia, se te casares, não pecas; e se uma virgem se casar, também não peca. Mas estes terão de suportar as tribulações corporais e eu quisera poupar-vos a ela
(1ª Corintios 7,25-28)

A questão que se põe é bem diferente do descrito na Bíblia, mas sim «está correcto todos os presbíteros (bispos) serem OBRIGADOS a ficar solteiros?!»
Eu penso que isso é uma imposição muito violenta, principalmente quando são «ordenados» ainda muito novos.

Eu digo sinceramente que se fosse «padre» escolheria o celibato, mas há muita gente que preferiria o casamento.
Por outro lado, sabemos que há «padres» que geram filhos. Não seria melhor esses padres assumirem o casamento (matrimónio) ?! Mas como, se os não deixam! ...

Fico espantado, quando um "padre", só pelo facto de casar ser desclassificado, ao passo os que praticam crimes como a «pedofilia» (e há casos) têm sido apenas mudados de paróquia.
Também há casos de "padres" que foram forçados a mudar de paróquia porque os paroquianos os rejeitaram, mas ao falecer o bispo conseguiram voltar para a mesma, donde tinham sido tirados, pela ordem do novo bispo.
Ora isso pode criar injustiças e eu conheço pessoalmente um caso.
Será que a culpa é do «Espírito Santo»?!
Eu penso que não!
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado - Página 2 Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Fabricio Qui Fev 17, 2011 1:04 pm

Meu caro,
Não entendi bem, mas parece que o Espírito Santo ilumina o senhor, mas não ilumina a Igreja... Bem, todas as 30.000 denominações protestantes usam esses mesmos versículos para justificar as opiniões mais divergentes. Seria o Espírito Santo tão incoerente a ponto de revelar verdades totalmente divergentes para diferentes pessoas? Não seria outro espírito disfarçado de Espírito Santo que estaria por traz destas pretensas "revelações"? É nisso que dá o livre exame, mas deixa pra lá
Voltemos ao assunto...
Em primeiro lugar, nas Igrejas Ortodoxas os bispos são celibatários, apenas os padres podem contrair matrimônio.
Lembremos que o celibato na Igreja Católica é uma regra disciplinar, não um dogma. Nas Igrejas Católicas de rito oriental (em comunhão com Roma) há padres casados, a regra do celibato vale apenas para a Igreja de Rito Latino. Portanto, a Igreja Católica conhece as duas realidades, a sabe qual é a melhor delas para cada tempo e espaço. O debate bíblico é infrutífero, pois o senhor tem suas passagens e nós temos as nossas (já citadas exaustivamente neste tópico)... mas como já falei antes, a interpretação da Bíblia à margem da Tradição não passa de interpretação particular, o que é expressamente condenado nas Cartas de S. Pedro. A questão central da minha colocação é essa: sua experiência pessoal x a experiência da Igreja, qual tem mais peso?, e o senhor para desqualificar o debate fala das falhas pessoais de membros da Igreja. O código de direito canônico prevê punições para desvios de conduta sexual dos padres, se algum bispo deixa de aplicar as puniçoes cabíveis não o faz conforme a regra vigente na Igreja, e deverá prestar contas à Deus, isso não tem absolutamente nada haver com o celibato. O vínculo conjugal também pode criar situações injustas como citou o BinhoKraus, mas nem por isso devemos atacar o sagrado matrimônio. Se ocorrem injustiças, isso se deve aos pecados e desobediências das pessoas, não à Igreja. Acho que o senhor está "batendo na mesma tecla", não está trazendo nada de novo ao debate...

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado - Página 2 Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui Fev 17, 2011 2:04 pm

Já sabe qual seria a resposta:
Para mim é a minha causa pessoal.
Para a «igreja» é a sua «experiência». Aliás ela (na classe do clero) é quem decide a suas leis.
Mas então o debate não tem qualquer fundamento.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado - Página 2 Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Binhokraus Qui Fev 17, 2011 4:22 pm

Claro que não tem fundamento. Como cansei de dizer e o fabrício, que acabou de entrar no fórum, e por isso provavelmente não leu tudo que já postamos, acabou de dizer. Para atacar a igreja, ataca-se as pessoas e suas práticas, já que doutrinalmente, não há o que atacar. Infelizmente. Sempre que respondemos seus argumentos, o senhor tenta, como bem disse o fabrício, desqualificar os argumentos com exemplos de pessoas, e fazendo interpretações particulares. Como já dissemos várias vezes, seus raciocínios são incoerentes. E olha que quem disse foi um recém chegado ao fórum....
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado - Página 2 Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Pe. Anderson Qui Fev 17, 2011 5:20 pm

Caros amigos,

Só para lembrar, esse assunto já foi muito discutido no nosso fórum. Ja colocamos os textos bíblicos, que sao a base do celibato apostólico, os documentos históricos e já demonstramos que essa prática é a mesma desde a origem de Igreja, porque é uma vida que procura viver do mesmo modo de Cristo. Cristo foi celibatário, o mesmo os Apóstolos (todos eles), Sao Paulo, Joao Batista, José e Maria, o profeta Jeremias etc. etc.

Um ponto interessante é que o celibato nao é imposto a ninguem. Todos os candidatos ao sacerdócio sabem perfeitamente que a escolha pelo sacerdócio leva em si a escolha livre pelo celibato. Alguns querem dizer que o celibato deve ser opcional, mas a verdade é que sempre o celibato foi opcional. Ninguem é obrigado a fazer-se sacerdote, da mesma forma que ninguem é obrigado a se casar. O importante é que cada um seja homem suficiente para viver de maneira coerente com a própria escolha de vida. Da mesma forma que os sacerdotes devem vigilar pelo seu celibato os casados devem vigiar para serem fiéis ao seu matrimônio.

Outro ponto: é curioso o fato de que no mundo atual seja cada vez maior o número de pessoas que nao se casam e nesse mesmo mundo se quer quase "obrigar" aos padres a se casarem. Seria muito melhor cuidasse da própria vida e nao ficasse criando problemas que nao existe.

Há alguns anos o Cardeal Ratzinger dizia que, na Europa, quando ele sabia de algum congresso católico ele sempre sabia quais seriam os temas: ordenaçao de mulheres, anti-concepcionais, aboliçao do celibato. Dizia ele que sao todos problemas resolvidos e que o único problema que realmente existe na Igreja e que quase nao é posto é o seguinte: "como vamos fazer para levar Cristo a 83% da humanidade que nao o conhece?" Esse tipo de questoes, concluia o Papa, sao questoes típicas do chamado "cristianismo burgues", que se perde em questoes superficiais e já respondidas a séculos e nao tem a coragem de se colocar os problemas reais.

Para ver as respostas às questoes vejam:
https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t188-celibato-sacerdotal

Grande abraço a todos.
https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/merge

Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado - Página 2 Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Fabricio Sex Fev 18, 2011 6:31 am

Olá, Padre! Peço-lhe sua benção
Olá, Binhokraus

Não sei se esse tópico seria o espaço mais apropriado, mas gostaria de tirar uma dúvida com os amigos. Como ficará a situação dos anglicanos recém-convertidos? Eles formarão uma Igreja sui juris com adimissão de padres casados? Alguém sabe algo a respeito?
Um abraço a todos e fiquem com Deus

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado - Página 2 Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sex Fev 18, 2011 11:39 am

A migo Fabricio.
Não sei se é este o seu nome.

O padre pode-lhe responder em relação aos Anglicanos, mas eu posso testemunhar que a Igreja Católica já tem alguns «padres» casados.
Por alturas de 1969 encontrei um em Lisboa na igreja da paróquia dos Anjos. Ele era casado e era coadjutor nessa paróquia. Veio da Igreja Presbiteriana.
Assisti a algumas reuniões dele e eram relativamente bastante participadas por gente jovem.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado - Página 2 Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Pe. Anderson Qui Mar 03, 2011 5:20 pm

Caro Fabricio,

Vamos criar um novo tópico para sua questao sobre os anglicanos.

Sobre o que o senhor Manuel diz, do fato de haver sacerdotes católicos casados, que antes eram membros do clero de Igrejas protestantes, é algo bem real e existe em diversas partes do mundo, especialmente onde há muitos anglicanos. Assim ocorre no Reino Unido, na África do Sul e em outros lugares.

Nesse caso, ha uma dispensa para esses senhores que viviam como ministros dessas igrejas protestantes, que eram casados há um bom tempo e que estudaram bastante Teologia. Isso é possível sempre, mas sempre em acordo com a Igreja. Entretanto isso nao muda em nada o fato de haver o "celibato Apostolico" hoje na Igreja Católica, assim como havia na época de Cristo.

Grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado - Página 2 Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos