Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Igreja Católica demite padre casado

+7
são vieira
Ventura
Pe. Leo
alessandro
Thales
Rafaela Botelho
Ju Maria
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Ju Maria Ter Nov 11, 2008 12:40 am

Olá, amigos Exclamation Exclamation

No "Jornal Hoje" de ontem, dia 10/11, passou a seguinte reportagem:



Igreja Católica demite padre casado

"O padre Osiel Luiz dos Santos trabalhou em quatro paróquias de Goiânia e cidades do interior do estado. Depois de oito anos de celibato, padre Osiel conheceu Clédma e os dois decidiram viver juntos. O casal tem hoje cinco filhas.

A escolha afastou o padre da Igreja, mas não dos casamentos e batizados, que ele continuou celebrando em casas e espaços para eventos. Em 20 anos, já foram mais de 400 casamentos e centenas de batizados, segundo ele. “Eu faço aquilo que o povo me pede, mas antes de administrar qualquer sacramento eu sempre explico que sou casado e que o que faço não é com ordem da Diocese”, diz Osiel.

A dona de casa Geralda Miran sabia que padre Osiel era casado, mas mesmo assim pediu para que ele celebrasse a comemoração de bodas de ouro do casamento dela e o batizado de quatro netos. “Ele nunca enganou ninguém. Todas as vezes em que vai celebrar um casamento, um batizado, sempre conta que é casado, apresenta a esposa e os filhos”, ela conta.

O tribunal eclesiástico da Arquidiocese de Goiânia demitiu o padre em maio deste ano, mas só agora a decisão foi divulgada. A Igreja Católica não explicou por que demorou tanto tempo para avaliar o caso.

Padre Osiel fornecia uma espécie de registro para casamentos e batizados. Segundo a Igreja, os registros de casamento não têm validade; estão nulos.

A decisão está na página da arquidiocese na Internet, que considerou o comportamento do religioso “arbitrário” e o caso, “um escândalo”.

O religioso diz que é um defensor do fim da proibição de casamento para padres. “Eu sempre lutei pelo celibato opcional e pela ordenação de mulheres”, diz Osiel.

Segundo a Arquidiocese, a nota da demissão de Osie Luiz dos Santos vai ser lida por três domingos durante as missas em todas as capelas, comunidades e paróquias de Goiânia. A primeira leitura aconteceu neste fim de semana."

Fonte: http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL856615-16022,00-IGREJA+CATOLICA+DEMITE+PADRE+CASADO.html, última atualização 10/11/08 - 14h17

Uma coisa que eu não entendi foi essa questão da demissão do padre. Quando um padre resolve viver junto a uma mulher, ele não é afastado da ordem, não podendo mais ministrar nenhum sacramento? Então, por que essa história de demissão 20 anos depois?
Outra dúvida é: os batizados realizados por ele foram válidos?

Ficarei aguardando a resposta.

Fiquem com Deus Exclamation Exclamation

Beijinhos
Ju Maria
Ju Maria

Mensagens : 81
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 38
Localização : Magé - RJ

http://twitter.com/jumariarj

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Rafaela Botelho Ter Nov 11, 2008 1:49 pm

rsrsrs
Nossa! Nós estávamos mesmo conversando que esse assunto iria chegar ao fórum...

Bom, as famílias sabiam - já que ele explicava - que ele estava sendo contrário às ordens da diocese. Se mesmo assim o chamaram para tal ocasião, então acho que não podem reclamar quanto a invalidade do sacramento.

(Ordenação de mulheres? Ele deveria ir então pra Igreja Anglicana, rs...)

A "mulher" dele é ministra da eucaristia, né?! De certo também foi afastada, né???

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Rafaela Botelho Qui Nov 13, 2008 10:48 pm

Acho que essa questão da 'demissão' é mais um truque da mídia. Ele era sacerdote, conheceu uma mulher e resolveu ir viver junto com ela. (ponto)
Ele mesmo já se afastou e sabia que não podia mais realizar batizados, casamentos, etc.
(digo como sacerdote, é claro)
Só que como essa história veio à tona agora, daí eles querem jogar a idéia de que a Igreja escondeu isso.

Sacerdote ele sempre vai ser, mas (segundo explicações do padre) ele pode ser reduzido ao estado laico, ou seja, ficar como um leigo (sem as obrigações de um sacerdote).
Mas em casos de emergência, como por ex. alguém morrendo na frente dele, ele pode ouvir a confissão e tal.

Quanto aos batizados e casamentos, são inválidos!
E sinceramente, (agora opinião minha) acho que os "fiéis" não têm nem do que reclamar. O tal sacerdote avisava que estava indo contra as ordens da diocese, e mesmo assim eles queriam. Aliás, nos depoimentos eles falavam que sabiam que "não podia".
Por mais que eles usassem o argumento da ignorância, nem teria como. Mesmo que o "fiel" dissesse: "Ah eu não sabia que ele não podia...". É só ir pela lógica: "Será que é normal, é comum eu ver um padre casado?"..

Ai, ai...

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Thales Qui Nov 13, 2008 11:56 pm

Eu acho difícil a Igreja ter decidido anular os batizados ein.
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por alessandro Sex Nov 14, 2008 11:25 am

os casamentos são nulos. o batismo desde que tenha sido feito de acordo com as intençoes da Igreja não. se forem cumpridas certas exigências até os batismo ministrados por hereges são válidos. (essa foi uma questão muito discutida dentro da Igreja nos primeiros séculos, vide a questão dos donatistas).

uma coisa é ser valido, outra coisa é ter sido ministrado licitamente.

de qq forma algum dos padres do fórum pode explicar melhor a questão.

abração e fiquem com Deus
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Rafaela Botelho Sex Nov 14, 2008 11:28 am

É foi erro meu mesmo, como a pergunta foi destinada ao batismo e na minha cabeça tava a coisa do casamento, daí eu respondi meio "automaticamente" me referindo aos dois.
Desculpem, dei mole.

Vou procurar saber melhor e depois posto.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty nao-anulaç do batismo

Mensagem por Pe. Leo Ter Nov 18, 2008 1:52 pm

Só para complementar o q disseram o Alessandro e o Thales, e respondendo à Juliana e à Rafaela, a nulidade do casamento sim pode ser declarada, pois o matrimônio cristao hoje exige a forma canônica para a sua validade, mas o a do batismo, nao, baseando-se nos mesmos exemplos colocados pelo Alessandro na Igreja Antiga. Coloco abaixo a resposta dada pelo Arcebispo de Goiania:


"Os batizados, no entanto, ainda valem --apesar de terem sido feitos por quem comportou em "persistente escândalo" e "gravíssima ofensa a Deus", segundo a carta assinada pelo arcebispodom Washington Cruz, que ainda será lida nas missas por duas semanas.
Em nota, a arquidiocese disse que nenhum outro sacramento recebido por meio de Santos terá validade e "o fiel que o procurar com esse propósito torna-se cúmplice de seu ato irregular diante da igreja",


Última edição por Pe. Leo em Sáb Nov 29, 2008 2:49 pm, editado 1 vez(es)
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Nov 19, 2008 11:50 pm

Pe. Léo,
Se esse padre celebrou Missa nesse meio tempo... Então a comunhão não valeu para os fiéis?

(Porque eu já ouvi dizer que o padre pode ser o mais errado do mundo, se ele consagrou, tá consagrado!)

Como fica?

Fica com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Se esse padre celebrou....

Mensagem por Ventura Sáb Nov 22, 2008 9:26 am

Oi, Rafaela...desculpe responder antes do Pe. Leo, mas o sacramento da Eucaristia, se talvez celebrado por este sacerdote neste meio tempo foi sim válido.
1°: Pq ele è sacerdote (In persona Christi, ou seja foi-lhe concedido o poder de agir na pessoa de Cristo, em toda sua profundidade);
2°: Na Igreja se usa o termo "EX OPERE OPERATO", significando que a graça do sacramento "age por si" (Per Ipsum, cum Ipso et in Ipso, isto é, por ELE - com ELE e nELE), independente da fé dos fiéis e até do próprio sacerdote (veja história dos milagres eucarísticos).
É claro que se ele foi proibido pelo bispo de celebrar a Eucaristia, o seu ato é ilícito.

Não sei se eclareceu, a minha resposta, pois não sei a metade do sabe Pe Leo...rsrsrs!

Caso esteja algo errado acredito que serei corrigido pelo Pe Leo.....rsrsrs!!!
Mas até onde sei é isto.

Paz e Bem!!!!
Ventura
Ventura

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/11/2008
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Rafaela Botelho Sáb Nov 22, 2008 10:02 am

Oi Ventura.
Tudo bem?

Obrigada pela resposta!

Sobre a história dos milagres eucarísticos eu conheço.
Esses dias o Pe. tava dizendo que só é Corpo de Cristo se existir a intenção do sacerdote. Não basta apenas falar a fórmula, tem de haver a intenção de consagrar.
Bom, isso, o padre da polêmica devia ter.
Então, acho que se conclui que valeu mesmo, né?!

Mas....

Em nota, a arquidiocese disse que nenhum outro sacramento recebido por meio de Santos terá validade...
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Pe. Leo Sáb Nov 29, 2008 7:57 am

Só para confirmar a resposta do Rodrigo Ventura. Um acoisa é a validade e a outra é q seja lícita a sua realizaçao.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por são vieira Sex Jul 17, 2009 4:16 pm

interessante... mas a bíblia EM PARTE ALGUMA CONDENA O CASAMENTO DE QUEM SE DEDICA AO SERVIÇO DE DEUS...
Pedro tinha sogra... e foi apostolo de jesus... antes o casamento do que andar inflamado de paixão e cometer actos sexuais reprováveis
o apóstolo Paulo disse em 1 cor.7:9... casem-se
mas 1 tim.4:1-4 mostram que haveria alguns que proibiriam o casamento mas isso não seria de acordo com os princípios e Deus e ainda mais nas traduções católicas da biblia diz em 1tim.3:2 que o bispo deve ser marido de uma só esposa não diz que tem de ser solteiro... portanto é uma regra ue vai contra a natureza humana em geral e que Deus amoroso não exige tal

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por alessandro Seg Jul 20, 2009 3:10 pm

o casamento não é condenado caro amigo.

qto a Bíblia aconselhar o celibato, convido-o a uma leitura atenta do capítulo 7 de Coríntios e a meditação da seguinte passagem do Evangelho:

há eunucos que se fazem eunucos pelo reino dos céus!

ah, o próprio Jesus tb foi celibatário.


abraços
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por são vieira Seg Jul 20, 2009 4:15 pm

mas apenas para quem o consegue dominando sua natureza nesse aspecto. O apóstolo Paulo considerou os benefícios do estado de solteiro, desde que a pessoa não estivesse sob excessiva pressão, que não estivesse ‘inflamada de paixão’ e assim em perigo de cometer fornicação. O estado de solteiro é o “melhor” proceder, por permitir à pessoa servir a Deus “sem distracção”. (1Co 7:1, 2, 8, 9, 29-38; 9:5) Não se declara se as quatro filhas de Filipe, o evangelizador, se casaram mais adiante na vida, mas na época em que Lucas escreveu seu relato elas foram mencionadas como “virgens, que profetizavam”. — At 21:8, 9.

Cristo Jesus, igual a Jeremias, permaneceu sem se casar. Numa conversa com seus discípulos sobre a questão de o estado de solteiro ser preferível ao de casado, Jesus disse: “Nem todos os homens dão lugar a esta palavra, mas somente os a quem é dado . . . e há eunucos que se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Dê lugar a isso aquele que pode dar lugar a isso.” — Mt 19:10-12.

O estado de solteiro, portanto, é um dom que tem por vantagem básica dar liberdade ao que está nesta condição. Jesus usou neste texto linguagem figurada. Homens ‘dão lugar a isso’, não por uma emasculação literal, mas sim no coração, por voluntariamente resolverem manter-se fisicamente no estado de solteiro, quer por toda a vida, quer por um período mais limitado, mantendo este estado pelo exercício do autodomínio.

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por alessandro Seg Jul 20, 2009 9:32 pm

concordo que Jesus usou linguagem figurada. não é para que os homens se tornem eunucos (castrados), mas que vivam o celibato.

concordo que o celibato é um dom que faz parte de uma vocação específica, como tb o é matrimônio.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por são vieira Ter Jul 21, 2009 3:38 am

portanto a conclusão é: ser solteiro é opção pessoal e não deve ser exigido a ninguém que queira dedicar a sua vida a Deus como mostra 1 tim.3: 1-3 entre outros textos

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por alessandro Ter Jul 21, 2009 1:07 pm

a Igreja católica não diz qu alguém que queira dedicar sua vida a Deus deve ser celibatário. Eu dedico e não o sou.

o celibato para os padres é um norma eclesiástica com uma base bíblica bastante sólida, apenas isso.
não é um mandamento tal qual os que estão no decálogo.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por são vieira Ter Jul 21, 2009 2:19 pm

mas então um bispo pode casar e continuar no cargo? quero entender o assunto...

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por alessandro Ter Jul 21, 2009 3:05 pm

eu não disse isso...

eu disse que a Igreja acolheu o conselho de Paulo para seus ministros, mas que ela toma isso como uma norma eclesiástica, não como um mandamento.

além disso existem ritos na Igreja católica nos quais os padres são casados.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por são vieira Ter Jul 21, 2009 3:22 pm

bem sendo assim não entendo porque ás vezes á tanta polémica quando um padre se casa ou um bispo se não é mandamento...portanto

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por alessandro Ter Jul 21, 2009 3:47 pm

eu só disse que o celibato sacerdotal não tem o mesmo peso do decálogo, não disse que não tem importância.

qdo um padre do rito romano casa está quebrando um voto o que é algo realmente muito grave.

a norma do celibato é uma forma Igreja propor o caminho mais perfeito de vivência o ministério sacerdotal.


de qq forma não vamos mais discutir esse assunto aqui pq não o tema direto do tópico. há um tópico sobre o celibato sacerdotal.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sex Fev 04, 2011 3:52 pm

A "igreja Católica Apostólica ROMANA" impõe o celibato aos «padres» e exige votos.
Contudo isso é uma solução ERRADA que pode trazer (e geralmente traz) consequências graves. Conheço pessoas que sofreram e foram alvo desses consequências.
Por exemplo, «um padre» que tenha irmãs solteiras, pode convidá-las a servirem-no como donas de casa, e depois de aceitarem (que podem ser logo duas ou mais) o irmão faz tudo para desmotivar os possíveis namorados. Não estou a falar de cor.
Depois, as criticas dessas terríveis consequências que podem afectar (e afectam) também os filhos quando as mães têm um casamento tardio e até ficam viúvas cedo, caem todas (erradamente) sobre o PADRE, quando é à igreja que providenciou uma solução ERRADA (a do celibato OBRIGATÓRIO: só és «padre» se aceitares o celibato) é na verdade a maior culpada. A minha intenção não é julgar ninguém (nem pessoas nem instituições), mas ver as coisas racionalmente.
Portanto, o celibato dum «padre» não joga apenas com a renúncia aos apetites carnais, que levaram um padre a casar (ou a viver com uma concubina, noutros casos), mas pode ter um alcance muito mais vasto.
Ora isto é um motivo mais que suficiente para as autoridades da Igreja Católica Apostólica Romana reverem essas leis que não são imutáveis.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qua Fev 09, 2011 3:47 pm

Hoje, por acaso fiz uma consulta no google e deparei-me com uma noticia:
Lá dizia que "padre" é na verdade um título, como podem observar neste link católico, e que é retirado aos que se afastaram do estado clerical.
http://www.arquidiocesedegoiania.org.br/site/component/content/article/64-noticias/1134-igreja-alerta-sobre-forma-indevida-de-usar-titulo-de-padre.html

O facto de muitos continuarem a usar esse título mostra que é muito mais que uma chamada de responsabilidade, mas um simples título honorífico.

Por este motivo a minha interpretação de o enquadrar esse título honorífico na repreensão de Yeshua mencionada no cap 23 de Mateus tem muito fundamento.
Nem Paulo nem João usaram este título, embora se tenham expressado em seus escritos usando a palavra «pai» e «mãe» com o sentido de serviço. Nunca ouvi dizer «o padre Paulo» nem «o padre João», mas sim «o Apóstolo Paulo" e «João, o Presbítero» apesar de eles, assim como outros cristãos mais maduros, se comportarem para com os mais novos como autênticos pais ou mães.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Fabricio Qui Fev 17, 2011 7:17 am

Olá a todos!
Há um texto do Chesterton muito interessante, em que ele diz porque se tornou católico. Neste texto ele dá uma pequena amostra da dimensão da Igreja, uma instituição que existe há 2 mil anos, que já presenciou as mais diversas experiências da humanidade, sabe muito mais do que eu ou você quais delas foram boas e quais foram ruins, afinal de contas, a Igreja simplesmente presenciou 2 mil anos de história... A Igreja já conheceu bem a experiência da padres casados (e vive esta experiência até hoje nas comunidades orientais), sabe o que ela pode trazer de bom e de ruim, e baseada em todo seu conhecimento de causa, e acima de tudo guiada pelo Espírito Santo, entende que no momento a condição celibatária é melhor para o clero da Igreja ocidental. Todas as decisões teológicas e disciplinares mais importantes da Igreja são tomadas através de Concílios, Sínodos etc. sempre baseada nas Escrituas, na Tradição e no Magistério. Enfim, a Igreja, guiada pelo Espírito Santo, simplesmente sabe qual a melhor condição para exercício do sacerdócio, mesmo porque ela conhece ambas as condições (casado ou celibatário) muito melhor que qualquer um de nós. Daí surgem algumas pessoas que têm algumas opiniões pessoais a cerca de alguns versículos bíblicos, ou algumas teorias antropológicas, ou alguns achados da psicologia, acusando que a Igreja estar errada. Seria cômico se não fosse trágico. A interpretação particular é condenada pela própria Escritura, e a interpretação à margem da Tradição não passa de opinião pessoal. Já as teorias científicas são efêmeras. Entre a opinião do mundo (seja baseada em interpretações pessoais da Escritura ou nas últimas conclusões de estudos bio-psico-sociais) e a opinião da Igreja (baseada em 2 mil anos de história e, acima de tubo, na assistência do Espírito Santo), fico com a Igreja.

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui Fev 17, 2011 9:16 am

Desculpe!
Tem alguma experiência pessoal acerca do que afirma quanto a casamento e celibato imposto (nos «padres»?!
Eu tenho, infelizmente!
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja Católica demite padre casado Empty Re: Igreja Católica demite padre casado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos