Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Erros da Igreja

+4
Thales
alessandro
M.Levi
Bernardo
8 participantes

Ir para baixo

Erros da Igreja Empty Erros da Igreja

Mensagem por Bernardo Sáb Ago 30, 2008 5:26 pm

A Igreja nunca errou em termos de fé e moral, certo??

Em que áreas a Igreja já errou?

Poderiam me dar exemplos?? A inquisição é um deles?
Bernardo
Bernardo

Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Erros da Igreja Empty Re: Erros da Igreja

Mensagem por M.Levi Sáb Ago 30, 2008 11:12 pm

Então, acredito que precisamos definir que nós também somos Igreja, Bernardo por que quero chamar a atenção nesse item, se nos somos humanos e passiveis de erro somos nos que erramos, não passa pela minha cabeça imiscuir a Igreja de culpa porque enquanto temporal ela erra porque nos erramos, quanto em relação ao que vc diz ” A Igreja nunca errou em termos de fé e moral, certo?” provavelmente está se referido ao dogma da infalibilidade papal, que é uma Graça Divina, ou seja, é um Dogma e o Papa o faz de forma solene ” ex cathedra” .
Em relação a Inquisição que foi oficializada em 1231, todavia que de forma indireta e popular já vinha pelo menos desde 1184, imagine que aquele que verti a ordem no Mundo Medievo era considerado “turpis”, ou seja, indecente, então como próprio nome diz “inquisição” vem do verbo inquirir, investigar e era assim que se dava, quando alguém era acusado de manchar a fé de alguma forma havia a preocupação com resto da cristandade que pudesse se contaminar, é nesse ínterim que as heresias poderiam se espalhar, então se o acusado fosse chamado a prestar contas, e mesmo havendo culpa se essa fosse assumida e negada obtinha-se a liberdade, vale ressaltar que o problema mais sério com a Inquisição foi a espanhola utilizada com fins políticos, não afirmei que foi um erro entretanto negligencia também é um pecado que pela “comunhão dos santos” estamos inseridos.
Em relação a erros da Igreja entendo que o primeiro parágrafo exemplifica como devemos pensar nos erros que aconteceram.
Grato e qualquer coisa é só mandar que juntos podemos chegar a um lugar.


Última edição por M.Levi em Dom Set 07, 2008 4:45 pm, editado 1 vez(es)
M.Levi
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 41
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Erros da Igreja Empty Re: Erros da Igreja

Mensagem por alessandro Sáb Ago 30, 2008 11:27 pm

Só complementado...

Acredito que os membros da Igreja já erraram em todas as áreas... afinal não existe esfera na qual o homem seja protegido quanto ao erro.

Qdo dizemos que a "Igreja não erra no que tange a fé e a moral" estamos apenas dizendo que quando o magistério se pronuncia sobre estes pontos o faz movido pelo Espírito Santo (o que faz com o pronunciamento seja desprovido de erro).
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Erros da Igreja Empty Re: Erros da Igreja

Mensagem por Thales Dom Ago 31, 2008 2:20 am

Acho que na verdade a Igreja, enquanto instituição, só tem autoridade sobre temas relacionados com doutrina e moral mesmo. Sempre que ela se envolve com outras coisas, acho que quando ela o faz (ou fez), deixa de ser propriamente Igreja para se tornar "feudo", "Estado", essas coisas... Ou estou errado? Neutral
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Erros da Igreja Empty Re: Erros da Igreja

Mensagem por Vinny Seg Set 01, 2008 3:51 am

A minha dúvida sobre isso sempre foi mais ou menos o que o Thales abrangeu na ultima resposta...
Tenho um colega q sempre me indaga questões como: "A Igreja queimava gente viva! A Igreja vendia ossos de galinha dizendo q era de Cristo! etc..."
A minha resposta sempre foi: "Os homens estavam a frente da Igreja puderam até ter errado, mas a partir do momento q a Igreja faz algo desse tipo, deixa de ser Igreja e se torna instituição, então não pode mais ser "julgada" como Igreja"

E me é estranho pq isso é muito falado nos livros de história (da 6º ou 7º série, não sei ao certo)

Alguém poderia esclarecer minha dúvida e dar uma desinvolvida no assunto?!

Abraços!!


PS.: O fórum tah crescendo numa velocidade Shocked... q manero! ^^
Vinny
Vinny

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2008
Idade : 35
Localização : Areal (as piadinhas já tão manjadas! ¬¬')

http://meadiciona.com/vinnyareal

Ir para o topo Ir para baixo

Erros da Igreja Empty Re: Erros da Igreja

Mensagem por M.Levi Seg Set 01, 2008 6:03 pm

Fala Vinny, não ache estranho não, é pela importância da Igreja mesmo, há uma tendência geral marxista na escrita dos livros didáticos e eles refletem o autor, lógico que há erros tanta na escrita quanto na interpretação, quando se tenta pormenorizar determinado assunto é bem possível que ocorra erros, em relação aos assuntos polêmicos esses são abordados realmente nos livros do sétimo e oitavos anos e depois no primeiro ano, logo de cara eu desmitifico um tema recorrente “ Reforma Protestante e Contra - Reforma Católica” Não houve reforma protestante, pense só reformamos aquilo que existe, pra ser sincero nunca encontrei um livro didático que tratasse dessa forma, não havia Igreja Protestante então não houve reforma, e continuando algumas das medidas tomadas pela Igreja católica durante a turbulência protestante já viam a certo tempo.
Abraço
M.Levi
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 41
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Erros da Igreja Empty Re: Erros da Igreja

Mensagem por Vinny Qui Set 04, 2008 3:33 am

Valeu por tirar a dúvida Levi!

Abraço!
Vinny
Vinny

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2008
Idade : 35
Localização : Areal (as piadinhas já tão manjadas! ¬¬')

http://meadiciona.com/vinnyareal

Ir para o topo Ir para baixo

Erros da Igreja Empty Re: Erros da Igreja

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Out 22, 2008 12:44 pm

A Igreja vendia ossos de galinha dizendo q era de Cristo!

Isso se deu em que época? Que tema/assunto?
Esse assunto aí eu não conhecia não...
Quando aconteceu?
Aconteceu mesmo?
Se não aconteceu de verdade, em que época os livros dizem isso? A respeito do quê?

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Erros da Igreja Empty Re: Erros da Igreja

Mensagem por Breno Qui Out 23, 2008 8:53 pm

Desculpa Levi mas não entendi a questão da reforma protestante e a refutação de que na verdade não existiu igreja protestante!se não existiu igreja protestante o que se fundou foi uma nova corrente teologica ou algo do tipo?
Breno
Breno

Mensagens : 22
Data de inscrição : 27/09/2008
Localização : petropolis

Ir para o topo Ir para baixo

Erros da Igreja Empty Re: Erros da Igreja

Mensagem por Binhokraus Qui Out 23, 2008 10:54 pm

Po cara, acho que vc não entendeu. O Levi disse que não pode ter acontecido uma reforma protestante, pq simplesmente não existia a igreja protestante antes, ela estava surgindo, então como se vai reformar alguma coisa que ainda não se estabeleceu? Já a Igreja Católica já tinha seus 1500 anos de exitência, e passava por uma reforma, mas veja, a Igreja Católica tinha 1500 anos, a igreja protestante estava nascendo.... o que houve não foi uma reforma protestante, mas sim uma estruturação das igrejas protestantes enquanto religião, pq não da pra reformar o que não existe! Acredito ser isso, se eu estiver errado o Levi vai me corrigir Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Entendeu agora
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Erros da Igreja Empty Re: Erros da Igreja

Mensagem por M.Levi Sáb Out 25, 2008 11:58 am

Olá Rafaela tudo bem ?
Vc se refere a questão das relíquias, a banalização dessas era uma coisa assustadora, vendia –se espinhos verdes como se fossem os da coroa do Cristo ( Isso eu até vi em uma novela certa vez, não lembro, sei que essa cena ficou marcada, sei que nessa época já tinha parado de ver novela) vendia- se pedaçinho de madeira da Cruz de Cristo, se juntasse toda os pedaçinhos da Cruz faria umas 500 cruzes, esse ossinhos eram comuns, era o dedinho da mão esquerda de tal santo, outro se fosse contar os ossinhos da mão esquerda de tal santo, ele não só santo mas alienígena pela quantidade de ossinhos da mão esquerda, o auge da crítica as relíquias acredito que tenha sido no começo da Era Moderna, vale ressaltar que havia relíquias reais, mas essas não eram fáceis de serem encontradas, outro detalhe é que esse comércio era laico, não era praticado pela Igreja e sim por pessoas do povo.

Fala Breno, tudo na boa ?
Então, agradecendo ao comentário do Binho e exatamente o que ele escreveu, se acaso ainda não tenha compreendido é só dar um toque a gente tenta ajudar, só para finalizar essa questão é mais de ordem burocrática e funcional do que algo que mude os rumos da História, é pra gente ter consciência ao avaliar determinado assunto dos seus erros e do seu alcance.

Abraço e Fiquem com Deus.
M.Levi
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 41
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Erros da Igreja Empty Re: Erros da Igreja

Mensagem por Rafaela Botelho Seg Out 27, 2008 11:54 am

Oi Levi,
tudo bem sim graças a Deus.
E contigo?

Aaaaaaaaaaaaaaaaaah tá, uffa!

se fosse contar os ossinhos da mão esquerda de tal santo, ele não só santo mas alienígena pela quantidade de ossinhos da mão esquerda
rsrsrsrsrs

Ahn: Comércio laico!

Mas então isso é apresentado nos livros como se fosse comercializado pela Igreja?
Por isso a dúvida do "Vinny", né?!

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Erros da Igreja Empty Re: Erros da Igreja

Mensagem por M.Levi Qua Out 29, 2008 10:24 pm

Que havia o comércio havia isso é um fato, que ele não é mais praticado tb é verdade, hoje quem quiser qualquer pessoa pode conseguir uma peça de um santo, ou pelo menos tentar, a maior parte do comércio era feito por burgueses.
M.Levi
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 41
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Erros da Igreja Empty Re: Erros da Igreja

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos