Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

3 participantes

Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Pe. Anderson Sex Jan 14, 2011 1:21 pm

Caros amigos,

Há distância estou acompanhando as notícias tristes das chuvas na regiao serrana do Rio. Como a maioria dos membros do nosso fórum vive nessa regiao (eu mesmo sou nascido em Petrópolis) creio que aqui devemos nos mover para fazer alguma coisa.

Creio que esse é o momento para pormos em prática a nossa fé na comunhao dos santos. Cada um de nós se sente membro um do outro, como membros do único corpo de Cristo (a Igreja). Por isso vejamos o que podemos fazer de concreto para superar essa triste situaçao.

Estou certo que o primeiro que podemos e devemos fazer é rezar muito. Pelos falecidos, pelos desaparecidos, pelos que estao sofrendo, pelos desabrigados. Estou rezando sempre por eles, especialmente na Santa Missa e estou oferecendo um duro sacrifício: o de estar longe dos meus amados amigos e familiares nesse momento de tanta tristeza. Convido aos demais usuários do nosso fórum (independente da própria religiao) a rezarem todos na mesma intençao.

Outra coisa que podemos e devemos fazer é praticar a solidariedade material. Aos brasileiros que puderem, enviem ajudas a esse povo que está sofrendo tanto. Graças a Deus, a Igreja Católica nesses lugares está na linha de frente na luta em favor da vida dos que agora estao sofrendo. Estou falando com várias pessoas nesses dias (padres e outros da diocese) e todos afirmam o mesmo.

Além disso a Diocese de Petrópolis criou conta para ajudar as vítimas. Podemos também ajudar de outras formas:
1- DEPÓSITO MITRA DIOCESANA DE PETRÓPOLIS- BRADESCO(237) AGÊNCIA: 0401-4 CC: 114134-1

Pedem tambem, com urgencia, DOAÇÃO DE SANGUE no HOSPITAL SANTA TERESA.

Por fim, devo dizer que, se os amigos da diocese quiserem, coloquem aqui notícias, informaçoes de como está a situaçao por aí. Há muitas coisas que nao sao faladas nos meios de comunicaçao e o nosso forum pode ajudar a muitas pessoas.

Por fim, peço novamente, rezemos muito por todos e peçamos com confiança ao Senhor para nos ajudar a superar todas as tribulaçoes. Que Deus abençoe a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Pe. Anderson Sex Jan 14, 2011 1:45 pm

DOM FILIPPO SANTORO FALA À RÁDIO VATICANO E PEDE SOLIDARIEDADE AOS BRASILIEROS

Petrópolis, 14 jan (RV) - As chuvas intensas que assolam a região serrana do estado do Rio de Janeiro já causaram mais de 510 mortes, em Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis. Cerca de 13 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas. O bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, descreve a situação como dramática. Silvonei José conversou com Dom Santoro na manhã desta sexta-feira.

Fonte com a entrevista:
http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=454123
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Pe. Anderson Sáb Jan 15, 2011 12:33 pm

Caros amigos,

Cidade do Vaticano, 15 jan (RV) - O Papa Bento XVI enviou ao Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, uma mensagem de solidariedade às vítimas e a toda a população dos municípios atingidos pelas intensas chuvas destes últimos dias.

A mensagem – enviada pelo Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone – diz, textualmente: “Consternado com as trágicas consequências das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana do Estado do Rio, particularmente as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, Sua Santidade o Papa Bento XVI pede a Vossa Excelência que transmita sua solidariedade espiritual ao querido povo fluminense, nesta hora difícil. Recomenda as vítimas a Deus misericordioso e implora a assistência e consolação divina para os desalojados e quantos sofrem física e moralmente, enviando-lhes uma propiciadora Benção Apostólica.”

Dom Filippo Santoro informou que a Diocese está recebendo manifestações de apoio de vários bispos, mencionando, entre outros, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri. (SP)

http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=454457

Grande abraço e peçamos a intercessao do Beato Joao Paulo II para todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Pe. Anderson Sáb Jan 15, 2011 12:36 pm

TRAGÉDIA NO ESTADO DO RIO: DOM ORANI FALA À RÁDIO VATICANO SOBRE A SOLIDARIEDADE DA IGREJA CATÓLICA

Rio de Janeiro, 15 jan (RV) - Diante do momento preocupante que vive a Região Serrana do Rio de Janeiro, muitos têm se mobilizado para ajudar os desabrigados pelas enchentes e deslizamentos decorrentes das fortes chuvas que começaram no domingo, dia 9. Mais de 550 mortes já foram confirmadas, num balanço divulgado pelas prefeituras, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, e que continua a crescer a cada hora que passa.

Juntamente com a Caritas brasileira, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta quinta-feira, a campanha “SOS SUDESTE”, com o objetivo de arrecadar fundos que serão destinados às regiões atingidas pelas chuvas. O presidente da Caritas, Dom Demétrio Valentini, sugere que no dia 30 de janeiro, todas as dioceses façam uma coleta em favor das vítimas das chuvas.

Da mesma forma, o cardeal-arcebispo de São Paulo, Odilo Pedro Scherer, deu início à campanha “Apelo à solidariedade em favor das vítimas da catástrofe na Região Serrana do Rio de Janeiro”, através da Caritas-São Paulo. As ajudas serão encaminhadas às Caritas das dioceses de Petrópolis e Nova Friburgo, localizadas nas áreas atingidas pela tragédia.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, salientou, na quinta-feira, que as dioceses de Petrópolis e Nova Friburgo, e também a Caritas Metropolitana estão-se mobilizando para atender as vítimas das chuvas. Através da Caritas arquidiocesana, a Arquidiocese do Rio já enviou R$ 20 mil para as dioceses de Nova Friburgo e Petrópolis, e uma tonelada de roupas para Teresópolis.

Silvonei José conversou, na manhã deste sábado, com o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

A Cruz Vermelha do Rio está recebendo donativos para os desabrigados na sede da entidade, na Praça Cruz Vermelha, nº 10, no Centro do Rio. Os itens de maior necessidade são: água mineral, alimentos de pronto consumo (massas e sopas desidratadas, biscoitos e cereais), leite em pó, colchões, roupa de cama e de banho e cobertores. (SP)

Para doações em dinheiro:

Campanha “SOS Sudeste”(CNBB e Caritas Brasileira)
Caixa Econômica Federal (CEF)
Agência 1041 – OP. 003
Conta Corrente 1490-8

ou

Banco do Brasil
Agência 3475-4
Conta Corrente 32.000-5.
Caritas da arquidiocese de São Paulo

Banco Itaú
Agência 7657
Conta Corrente 10.834-1
Caritas da arquidiocese do Rio de Janeiro

Banco Bradesco
Agência 0814-1
Conta Corrente 48500-4
“SOS Serra” (Diocese de Petrópolis)

Banco Bradesco
Agência 4014
Conta Corrente 11.4134-1

http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=454438
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Jan 16, 2011 6:42 am

Caro Pe. Anderson,

Foi muito bom você nos lembrar dessa questão. Confesso que estou sofrendo muito mesmo que de longe, como também tenho rezado principalmente quando me deparo com as notícias, vendo a aflição e flagelo dos nossos irmãos do Rio de Janeiro.

Ainda hoje, escrevendo para a Rafaela, fiz ver o quanto no nosso fórum agente se envolve com as idéias e esquece um pouco das pessoas a quem amamos e com quem partilhamos das nossas idéias.

Quero pedir desculpas a cada um do nosso fórum por não os ter colocado à frente das idéias. Confesso que rezo por todos no meu cotidiano, pois é um compromisso que assumi desde quando entrei no fórum. Mas não tinha me lembrado em qualquer momento que a grande maioria está no foco da tragédia que acontece no Rio de Janeiro.

Um grande abraço a todos !!!

Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Pe. Anderson Seg Jan 17, 2011 5:14 am

Caros amigos,

Vejam isso:

Brejal, minha antiga paroquia:
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/01/16/instabilidade-continua-na-regiao-serrana-deslizamento-deixa-tres-soterrados-em-itaipava-923515137.asp

Padres Tiago e Jorge Luis, meus companheiros de Ordenaçao:
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/nunca+tinha+visto+corpos+em+caminhao+frigorifico+diz+padre/n1237955293849.html

O que pode ter acontecido com os desaparecidos (podem ser milhares!):
http://oglobo.globo.com/rio/arquivos/ChuvasSerra.pdf

Bairros isolados, onde ainda nem chegou o socorro:
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/01/16/comandante-do-batalhao-da-pm-de-friburgo-diz-que-ha-pelo-menos-20-bairros-da-regiao-serrana-completamente-isolados-923514561.asp

Motoqueiros e jipeiros da minha antiga paroquia, no resgate:
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/01/16/jipeiros-motociclistas-distribuem-produtos-923516543.asp

Relato do pe Alan Rodrigues (outro padre ordenado comigo), vigario numa das paroquias mais atingidas pelas chuvas:

"Chamam-nos muito a atencao a sobrevivencia de tres capelas que se sobressaem diante da catastrofica paisagem desoladora. Suas torres apontam para onde deve se dirigir o nosso olhar neste momento. A capelinha de Sao Sebastiao (Posse) que roda o mundo inteiro, e as capelas de N. Sra. da Paz (Caleme) e N. Sra. Aparecida (Campo Grande), comunidades que nao existem mais...
Diante da dor e destruicao, a casa da Mae permanece intacta e nos remonta o Evangelho de Sao Joao: " junto a Cruz de Jesus, estava sua Mae, de pe".
O milagre da resistencia das capelas gritam como sinal e epifania divina diante do caos. Maria nos mostra hoje qual deve ser a postura do cristao diante da cruz, diante da dor inconsolavel e diante das contradicoes e do silencio de Deus: permanecer de pe...mesmo sem entender...
Mais uma vez, o milagre de Aparecida chama a atencao dos filhos da Terra de Santa Cruz: sua imagem aparece novamente das aguas!!!
Como ha um ano aproximadamente, diante da tragedia do Haiti, um crucifixo ereto recebe de bracos abertos a suplicas do povo e aparece como sinal, agora, mais uma vez, Cristo nos mostra sua presenca e demonstra seu nome Emanuel, Deus Conosco, por meio da presenca de sua Mae. A forca das aguas e a multidao de pedregulhos gigantescos, os quais nao sabemos de onde sairam, fizeram a curva diante da casa da Virgem recentemente construida no local mais atingido pela tragedia.
Tudo isso deve servir para nos de sinal!! Estejamos atentos!
Oremos para que Deus se compadeca de nos e nos livre do merecido castigo e nos ajude na arte de recomecar: recomecar nossa vida e historia, agora nao mais divorciados da fe, mas unidos ao Senhor e Governador da Historia.
Deus nos abencoe!
Pe. Alan Rodrigues

Fotos e outro texto:
http://www.padrealanpalavraviva.blogspot.com/

Grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Pe. Anderson Seg Jan 17, 2011 1:14 pm

Videos de Teresopolis e a visita de Dom Filippo Santoro:

http://www.diocesepetropolis.org.br/index.php?pg=noticiasdet&id=1291

http://www.diocesepetropolis.org.br/index.php?pg=noticiasdet&id=1292

Grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Rafaela Botelho Seg Jan 17, 2011 2:10 pm

Além de tudo que temos visto uma coisa que me impressionou:
No Pedrão, em Teresópolis, um médico falava que a tragédia se medida em linha reta teria uma distância igual ou maior como de Teresópolis ao Rio.

As pessoas estão com fome, precisando de absolutamente TUDO.
Crianças mortas... Isso é demais, demais mesmo. Meu Deus!

Vou tentar conseguir mais informações de como ajudar além do envio de mantimentos e da ajuda espiritual. Quando souber mais sobre ser voluntário na distribuição ou qualquer coisa posto aqui.

Oração e ação!

Parece que há um padre morto, de Friburgo. Peço as orações unidas as do Pe. Moura também... Ele também está muito abalado com tudo isso, com a siuação em sua paróquia (em São José do Vale do Rio Preto), as pessoas o procuram o tempo todo e é triste as vezes não ter como ajudar, uma Igreja caiu... Enfim, rezar e agir, rezar e agir. Não dá pra pensar muito não porque parece que é pior.

Fiquem com Deus
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Rafaela Botelho Seg Jan 17, 2011 3:32 pm

Corrigindo uma informação: Hoje consegui falar com pe. Moura e me passaram a informação errada, a Igreja não caiu. Encheu bastante, mas não caiu.

Parece que aconteceu até uma cena muito bonita pois o Santíssimo estava lá e um rapaz foi nadando dentro do Rio e consegiu pegar. Veio nadando com um braço só e no outro segurando-o... Todos ficaram muito emocionados.
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Rafaela Botelho Sex Jan 21, 2011 1:07 am

Olá pessoal,

Parece que hoje no jornal O DIA será publicada uma entrevista com padre Alan, de Teresópolis, sobre as capelas que ficaram de pé como sinais.

Confiram e divulguem!

Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sex Jan 21, 2011 6:41 am

Ok, Rafaela,

Gostaria que fosse transcrito no nosso fórum, já que aqui não podemos ter acesso ao jornal.

Está havendo, aqui em Pernambuco, por parte da Arquidiocese de Olinda e Recife e das Dioceses do interior do estado, uma grande movimentação que se estende de paróquia em paróquia, no sentido de angariar donativos para ajudar os nossos irmãos da serra fluminense.

Também, a partir da próxima rodada, o mesmo movimento estará sendo feito nos estádios de futebol do campeonato pernambucano, valendo salientar que a média de púiblico do nosso campeonato é a melhor do Brasil, inclusive no interior, sem se falar no meu glorioso SANTA CRUZ, que apesar de raramente vencer um jogo e estar na quarta divisão do futebol brasileiro pelo terceiro ano consecutivo, tem a melhor média de público das quatro divisões do futebol do Brasil.

O mais importante neste momento é que não somente rezemos como temos feito, mas que nos engajemos nas campanhas para podermos ajudar a suprir o sofrimento dos nossos irmãos.

Um grande abraço a todos !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Rafaela Botelho Sex Jan 21, 2011 10:14 am

Pois é Flávio...

Quanto a matéria no jornal, não encontrei. Mandei uma mensagem para o padre Alan perguntando, quando ele responder informo a vcs.

Com certeza, vamos a Petrópolis, Teresópolis, doar sangue... E tudo o que for possível.
Tememos que apareça outra notícia "em foco" e esqueçam das enchentes, cessem as doações... Cada dia o número de pessoas para ajudar nos abrigos é menor. Na semana foi uma multidão, agora vai reduzindo... Parece que as pessoas esquecem muito rápido..

Bom dia!
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sex Jan 21, 2011 11:03 am

É verdade, Rafaela,

No início, são muitas as campanhas para doações, mas rapidamente elas acabam. Aqui em Pernambuco, recentemente houve uma tragédia muito grande que vitimou muitas cidades do vale do rio Una, algumas chegando até a desaparecerem do mapa. No início houve muita solidariedade, mas ainda hoje há muitos desabrigados e a solidariedade das pessoas praticamente cessou, como se não bastasse a morosidade do poder público e os constantes desvios de dinheiro destinado a obras de reconstrução e toneladas de donativos desviados para comerciantes e supermercados. Por esta razão, sempre oriento as pessoas a fazerem suas doações nas igrejas, pois acho que é mais difícil de acontecerem estes desvios a que me reporto. Acho que a Igreja deveria fazer uma campanha de cunho mediato de diocese para diocese, já que o trabalho imediato já vem sendo feito por orgãos do governo, ONGS e outras entidades, reduzindo esses problemas e cuidando dos irmãozinhos que sofrem muito mais do que pensamos.

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Rafaela Botelho Sex Jan 21, 2011 1:55 pm

Oi Flávio,

Bom, essa tragédia de modo especial mexeu bastante comigo. Sabe, poderia ter sido aqui, foi bem perto.
Já aconteceram esses desvios como vcs sabem, teve o absurdo do sr. que cobrava o galão de água R$40,00 (foi preso!), enfim, e tantas outras coisas.
As doações de roupas e sapatos também, ao mesmo tempo que a gente vê roupas com etiqueta, algumas também estão perfeitas para irem diretamente ao lixo. Isso é até uma falta de respeito com esses que estão em tamanha necessidade! Sapatos sujos, parece que os doados foram os que ficaram soterrados... Eles precisam de chinelos, tênis, sandálias baixas e doam sapatos com saltos absurdos... Na verdade isso não é solidariedade, é limpeza de armário. É até uma vantagem para o "doador". O melhor tem que ser para o irmão. O que não necessito no meu guarda-roupas não me pertence, pertence ao irmão que precisa.

Quanto a Igreja está ajudando sim DIRETAMENTE. Muitas ações partem da paróquia. É muito legal ver gente que nem é cristão se empenhando em ajudar, muito legal mesmo. Ricos, pobres, credos diferentes, todos unidos por um único objetivo. Os padres também se empenham muito para que tudo funcione bem. Acho que a maior ajuda tem sido da Igreja mesmo.

Sabe Flávio, a enchente do ano passado em São Gonçalo que destruiu também muita coisa ficou esquecida, morro do bumba ninguém fala mais, Angra só na memória de quem perdeu alguém... E até hoje muitas dessas pessoas ainda estão na casa de parentes e tudo mais. Essa tragédia foi de proporção muito maior, imagina quanto isso vai demorar para voltar ao normal. Só que em "off", né?

Um padre comentava que a enchente de 2008 em Itaipava fez com que se movimentasse toda essa coisa de doação, abrigo por mais ou menos um mês: pessoas trabalhando nas Igrejas para separar alimentos, roupas, calçados, levando tudo aos abrigos... Um mês... Essa então, mais ou menos uns 3 meses!!!

Muita gente está indo embora de Itaipava, vai desvalorizar o local, muitos empresários perderam tudo... As consequências serão sérias: Desemprego, aumento dos preços, desvalorização do local...

Fiquei sabendo que são mais ou menos 3000 (isso mesmo! 3 mil!) mortos, só que as autoridades escondem...
Três mil...

Acho que as pessoas são sim solidárias mas depois de um tempo parece que esse impacto passa, o trabalho e a vida normal voltam e vão deixando de lado... Bom, não sei.
Vamos rezar e agir.

Fique com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Pe. Anderson Sex Jan 21, 2011 6:21 pm

Caros amigos,

Vejam isso, um exemplo de fé e de esperança para todos.

AS FERIDAS ABERTAS

Dom Filippo Santoro - Bispo de Petrópolis

A realidade desta catástrofe é mais dura de quanto aparece nas imagens da TV e na imprensa. A destruição é dramática como se um terremoto tivesse passado no Vale de Cuiabá em Petrópolis, em São José do Vale do Rio Preto, Areal, em Teresópolis (Caleme, Campo Grande, Pessegueiros Cruzeiro, Santa Rita, Bonsucesso, Vieira) e Nova Friburgo. Mais de 750 pessoas, até este momento, perderam a vida; muitos são os desabrigados e os dispersos e a natureza ficou destruída.

As analises mais imediatas acusam a ocupação irresponsável das encostas e a falta de planejamento urbano para a moradia de pessoas pobres que moram em lugares de risco.

È evidente também a agressão à natureza ao longo dos anos. Estamos diante do maior desastre ocorrido na história do Brasil. Mas estas observações não nos consolam nem nos satisfazem. È fácil identificar os réus do momento e ficar com a consciência acomodada, voltando à rotina quotidiana sem uma verdadeira mudança.

O drama é mais a fundo e nos coloca diante do mistério da nossa existência e da nossa fragilidade, do limite e do mal. O drama nos sacode, provoca a solidariedade e levanta as perguntas mais radicais que a nossa sociedade normalmente censura.

Durante o desastre todas as igrejas e igrejinhas da região ficaram de pé, mesmo sendo invadidas pela lama. È um sinal simples da cruz de Cristo que vive no meio do drama dos homens participando do seu sofrimento. Com efeito, Jesus entrou no abismo da morte tornando-se companheiro de todos os que perdem a vida, abrindo as portas da esperança. È preciso mesmo alguém que entre no âmago da morte e da vida para sustentar a esperança; e este é Jesus nosso Salvador, morto e ressuscitado.

“Nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potências, nem a altura, nem a profundeza, nem outra criatura qualquer será capaz de nos separar do amor de Deus que está no Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8, 38-39).

Na noite, na lama, na chuva Ele não nos abandona. Na ferida dolorosa deste dias Ele está presente como balsamo de infinito amor que sustenta a disponibilidade a servir e o ímpeto grandioso da solidariedade que se está manifestando nestes dias. Visitando os sobreviventes desta região é visível a sua fé que sustenta a dor e acolhe a ajuda generosa de amigos e desconhecidos.

Uma igreja, perto de São José do Vale do Rio Preto, foi invadida pela água que havia chegado ate o sacrário; um jovem ministro da eucaristia foi nadando, recuperou o Santíssimo e segurando-o com uma mão, enquanto com a outra nadava, o colocou em salvo. Junto com a graça de Deus é necessária a nossa iniciativa em reconhecer o Senhor e em trabalhar na solidariedade com todos, sem discriminar ninguém, dando um novo sentido à normalidade da vida. O dever da reconstrução cabe a todos nós em parceria com o Estado e os poderes públicos para prevenir outros desastres e providenciar um planejamento urbano responsável.

Mas a ferida dos mortos quem a curará? Exatamente esta ferida é abraçada pelo amor de Cristo que vive no sacrário como no seu corpo que é a Igreja e nos ensina a deixar-nos tocar pelos fatos, a ser solidários, a anunciar a sua presença. Seria triste deixar-se arrastar pela avalanche da rotina e virar página, talvez esperando o próximo carnaval! A grande provação destes dias nos ensina a reconstruir as cidades devastadas e a retomar com um significado novo o quotidiano, especialmente quando os holofotes serão apagados.

Grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sex Jan 21, 2011 6:32 pm

É tudo muito triste, Rafaela.

Cada vez que nos deparamos com situações como esta, diante dos absurdos que vemos dos que roubam, que exploram aqueles que nada mais possuem além da vida e da esperança que nem sempre é mais a mesma, me recordo das Sagradas Escrituras que afirmam que chegaremos a um tempo no qual a caridade resfriará. Só nos resta mesmo rezar e agir, consagrando este agir como oração.

Em uma das suas postagens você se referiu, se não me engano, a possível morte de um padre da cidade de Friburgo. Isso foi confirmado ?

Vamos permanecer unidos na ação e na oração !

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Rafaela Botelho Sex Jan 21, 2011 10:43 pm

Oi Flávio,

Procurei saber mas não consegui a resposta. Sei que estava desaparecido. Alguém disse que viu anunciar a morte de um padre por causa das enchentes, mas não sei se a informação está correta.

Se alguém souber e puder postar...
Fiquei sabendo que estava desaparecido quando fui a Rio das Ostras, semana passada. O padre de lá comentou durante a homilia.

Quanto ao padre Alan, a entrevista sai no jornal O DIA de amanhã...
Ele disse que como enviou tarde a matéria (por volta das 22h) não dava mais. Daí sai amanhã.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Pe. Anderson Sáb Jan 22, 2011 7:01 am

Caros amigos,

Falei com um amigo meu, diacono de Friburgo, (estudamos juntos atàe 2 anos atràs) e ele me disse que nao sabia de nenhum padre morto de là. Mas confirma que a situaçao la è muito triste.

Rezemos,
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Pe. Anderson Sáb Jan 22, 2011 6:30 pm

Vejam isso:

Sao umas fotos do trabalho da diocese nesses dias:

http://picasaweb.google.com/diocesedepetropolis/FotosDaDiocese?feat=directlink#5565082349005549714

Grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade. Empty Re: Chuvas na Regiao Serrana do Rio de Janeiro: momento de solidariedade.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos