Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Movimentos da Igreja

2 participantes

Ir para baixo

Movimentos da Igreja Empty Movimentos da Igreja

Mensagem por Rafaela Botelho Ter Dez 21, 2010 10:22 am

Olá,

Queria saber mais e acho que seria interessante conversarmos um pouquinho sobre alguns movimentos da Igreja.
Será que tem alguém aqui no fórum que participa do Focolare (ou alguém que conheça) e poderia contar como é, como funciona, objetivos e tudo mais?

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentos da Igreja Empty Re: Movimentos da Igreja

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Ter Dez 21, 2010 5:46 pm

Que bom Rafaela,

Não faço parte do movimento, mas conheço alguma coisa, pois dos meus quatro irmãos, três fazem parte. O movimento Focolare surgiu na Itália e se espalhou pelo mundo. Dentre outras, tem duas características que admiro muito: a devoção a Nossa Senhora e a preservação da unidade da Igreja. As pessoas são inseridas a partir de qualquer idade, havendo vários subgrupos denominados GEN-1, GEN-2, GEN-3, e daí por diante. GEN significa Geração Nova. Dentre os participantes do movimento há alguns que são consagrados e vários deles celibatários que são chmados FOCOLARINOS. Os encontros vão dos mais simples, que são as pequenas reuniões nas quais fazem orações e partilham como viveram a Palavra de Vida de cada mês. A Palavra de Vida é um pequeno texto elaborado a partir de um versículo bíblico e adaptado às experiências do cotidiano dos cristãos. Há também os encontros conhecidos como JORNADAS, onde entre orações e a celebração da Eucaristia, há muitos testemunhos, palestras, danças e muita música. O encontro maior é conhecido como MARIÁPOLIS (cidade de Maria). As músicas do movimento são lindas e atraem muita gente, de modo particular a juventude. Há uma revista do movimento, a revista Cidade Nova. O movimento prega A CIVILIZAÇÃO DO AMOR, tendo como meta fazer a sociedade mais cristã.

Aqui em Pernambuco o movimento mantém duas casas de formação em Recife, sendo uma masculina e outra feminina, além de uma grande casa de comunidade e de encontros na cidade de Igaraçu.

Recentemente, Bento XVI abriu o processo de Beatificação do Chiara, a fundadora do movimento.

Por enquanto, estas são as informações que posso passar. Mas agora no Natal, estarei reunido com os meus irmãos e vou tentar trazer mais alguma contribuição.

Um grande abraço, e que a paz de Jesus esteja sempre no seu coração !!!!


Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentos da Igreja Empty Re: Movimentos da Igreja

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Dez 22, 2010 9:43 am

Oi Flávio,

Pois é, uma coisa que fiquei sabendo também e achei interessante é a questão das cores. Cada cor simboliza uma área e todas devem estar em equilíbrio.
Sabe explicar sobre elas?

Obrigada!

Fiquem com Deus
Very Happy

Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentos da Igreja Empty Re: Movimentos da Igreja

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qua Dez 22, 2010 11:37 am

Olá, Rafaela,

Sobre as cores, por enquanto não posso dizer qualquer coisa.
Mas é interessante o trabalho voltado para o ecumenismo, inclusive com religiões que não são cristãs.

Depois eu coloco mais alguma coisa !

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentos da Igreja Empty Re: Movimentos da Igreja

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Jan 16, 2011 6:23 am

Voltei, Rafaela,

Pedi para alguns focolarinos se inscreverem no nosso fórum, pois acho que as respostas ao seu questionamento seriam bem mais consistentes se fossem feitas por eles, além de enriquecer muito o nosso fórum com a participação de pessoas do movimento. Dentre estas pessoas, uma é minha irmã mais velha, Mônica Maria, que está se recuperando de uma cirurgia de grande porte na mão, razão pela qual não podendo digitar, me cedeu dois livros que têm muita coisa interessante e que estou dando uma estudadazinha e aos poucos agente vai trocando idéias a partir de amanhã, pois hoje estou levando minha família para tomar um banho de mar.


Até amanha, então !

Um grande abraço prá Tu, Tá ?
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentos da Igreja Empty Re: Movimentos da Igreja

Mensagem por Rafaela Botelho Dom Jan 16, 2011 10:54 pm

Olá Flávio,

Tudo certinho, espero então vc terminar.
Obrigada! Very Happy

Um abraço

Fiquem com Deus
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentos da Igreja Empty Re: Movimentos da Igreja

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Seg Jan 17, 2011 5:03 pm

Oi, Rafaela,

Voltei...

Focolare é uma palavra italiana que quer dizer morada, lar, casa, lareira.

O movimento dos Focolares surgiu em Trento (Itália), a partir de um grupo de cinco jovens (moças), entre elas, Chiara Lubich, a fundadora do movimento. Tudo começou em 1946, diante do medo das bombas, da insegurança, das mortes e do sentimento de indignação com a barbárie que surgia entre os escombros durante a segunda grande guerra mundial. Nas reflexões do grupo que estava reunido em oração, surgiu o seguinte questionamento:

"EXISTIRÁ UM IDEAL QUE NÃO PASSE ? UM IDEAL QUE NENHUMA BOMBA CONSIGA DESTRUIR ? (...) HAVERÁ UMA SUA VONTADE QUE AGRADE PARTICULARMENTE A JESUS, DE MODO QUE SE DE REPENTE FORMOS CHAMADAS À SUA PRESENÇA ELE FIQUE SATISFEITO CONOSCO ?"

A resposta à primeira questão foi:

"SIM, EXISTE ESSE IDEAL: É DEUS ! DEUS PERMANECE PARA SEMPRE !"

A resposta à segunda questão veio do Evangelho:

"EU VOS DOU UM MANDAMENTO NOVO: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI."

A partir de então, aquelas conco moças, percebendo-se a si mesmas de um novo modo, decidiram ser, naquele pequeno grupo, a realização daquele mandamento que Jesus tinha chamado "SEU". Assim, quando iam para os abrigos (até onze vezes por dia), sempre levavam o Evangelho, e antes de qualquer coisa que fizessem, antes de irem à escola, ao escritório e até mesmo antes de deitarem, estava o amor-caridade que, gradativamente, se tornou de forma mútua e contínua, como lhes revelava a liturgia: "onde existe a caridade e o amor - aí está Deus".

Na experiência que passaram a viver no cotidiano, as palavras: "AMA O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO" e "TUDO O QUE FIZESTES AO MENOR DOS MEUS IRMÃOS, A MIM O FIZESTES" tornaram-se como "PALAVRAS DE VIDA", palavras únicas que não raras vezes tornavam as demais palavras, mesmo aquelas dos livros espirituais, quase que insípidas quando comparadas quando comparadas a estas.

Esta foi a primeira experiência dos que iniciaram o movimento dos Focolare. Sobre a segunda, discorrerei na próxima postagem.

Um grande abraço !!!






Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentos da Igreja Empty Re: Movimentos da Igreja

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Ter Jan 18, 2011 5:44 am

Cara Rafaela,

Ói eu aqui de novo !!!

A segunda experiência foi uma decorrência da primeira, e foi surgindo ainda em Trento, quando o grupo já não era mais um pequeno grupo, mas uma comunidade de mais de quinhentas pessoas para as quais todo o Evangelho se tornou objeto de meditação para aquela nova vida.

Esta experiência foi além do que já marcara o movimento a partir do amor a Deus e ao próximo. Uma outra palavra de Jesus se tornou uma determinante na vida do movimento: "PAI, QUE TODOS SEJAM UM". A aplicação dessa Palavra de Vida na vida de cada um, impelia a todos a um amor sem qualquer condição e a submissão incondicional ao Santo Padre, cujo resultado, foi o surgimento de muitas vocações sacerdotais, religiosas e leigas, o retorno de muitos católicos que estavam desviados da Igreja e, sobretudo, muitas conversões que confirmavam a Palavra de Jesus: "QUE TODOS SEJAM UM... PARA QUE O MUNDO CREIA" e "ONDE DOIS OU MAIS ESTIVEREM REUNIDOS EM MEU NOME, AÍ ESTOU NO MEIO DELES". Esta presença de Jesus no meio deles, fez da Eucaristia o principal ponto de encontro do movimento. O encontro com Cristo na Eucaristia se tornou a alegria maior do movimento, uma vez que que levava a todos uma experiência ainda mais forte que a percepção da presença de Jesus apenas pelo fato de estarem reunidos: "QUEM COME A MINHA CARNE E BEBE O MEU SANGUE PERMANECE EM MIM E EU NELE". Assim, a presença de Jesus se tornou muito mais marcante, fazendo-se comunhão, fazendo-se UNIDADE.

Continuo mais tarde !!!

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentos da Igreja Empty Re: Movimentos da Igreja

Mensagem por Rafaela Botelho Ter Jan 18, 2011 10:08 pm

Olá Flávio,

Obrigada!

Se souber das cores escreve aqui, por favor.

Smile
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentos da Igreja Empty Re: Movimentos da Igreja

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qua Jan 19, 2011 8:37 am

Ok, Rafaela,

Estou tentando resumir ao máximo o que está escrito. As cores são uma representação do arco-iris, da primeira aliança de Deus (ver história de Noé).

O vermelho representa a partilha de todas as coisas, o colocar tudo em comum.

O alaranjado representa a conquista das almas para Jesus.

O amarelo representa a oração, a união mais íntima com Deus.

O verde representa a saúde do corpo místico.

O azul representa a assembléia, o encontro na Igreja.

O anil representa a sabedoria como um dom de Deus que é dado ao homem.

O violeta representa o maior desejo de Jesus: Que todos Sejam Um !


Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentos da Igreja Empty Re: Movimentos da Igreja

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Jan 19, 2011 3:40 pm

Ué, eu tinha escutado sobre o vermelhor ser a área financeira da pessoa, o verde o lazer, etc.

Mas obrigada! Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentos da Igreja Empty Re: Movimentos da Igreja

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qui Jan 20, 2011 8:44 am

Cara Rafaela,

Que a paz de Jesus esteja sempre no seu coração !!!

As informações que eu passei estão contidas em alguns livros de Chiara Lubich, fundadora do movimento dos Focolare, entre os quais estou citando alguns que tive zcesso:

1.Espiritualidade GEN
2.Que todos sejam um: Temas de Espiritualidade
3.Passos GEN
4.Revolução Arcó-íris

Todos são da Editora Cidade Nova.

Qualquer coisa, estarei à disposição !

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentos da Igreja Empty Re: Movimentos da Igreja

Mensagem por Rafaela Botelho Qui Jan 20, 2011 10:32 am

Ok Flávio, obrigada mesmo!

Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentos da Igreja Empty Re: Movimentos da Igreja

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos