Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dez mandamentos

+2
Pe. Anderson
harmonia1
6 participantes

Ir para baixo

dez mandamentos Empty dez mandamentos

Mensagem por harmonia1 Qua Ago 04, 2010 10:31 pm

dez mandamentos Icon_bounce Fui católica por muitos anos, mas quando comecei investigar a Bíblia descobri que a então minha igreja está equivocada em uma série de questões, mas a minha atenção foi voltada grandemente para os dez mandamentos. Os mandamentos da bíblia diferem e muito dos mandamentos do catecismo romano. a igreja católica tirou o segundo mandamento que diz para não adorar imagem de escultura, logicamente porque faz isso e então para não ficarem apenas 9 mandamentos dividiu o décimo em dois além disso trocou o dia de guarda ou seja o sábado para o domingo pagão. Estudei que tal medida foi tomada por constantino querendo atrair os pagãos ao cristianismo. o que vcs acham?

harmonia1

Mensagens : 33
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty Re: dez mandamentos

Mensagem por Pe. Anderson Qui Ago 05, 2010 9:27 am

Caros amigos,

Sobre os mandamentos, vejam os textos bíblicos e a ordem que a Igreja Católica apresenta no Catecismo da Igreja Católica:

http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s1cap3_1949-2051_po.html#OS_DEZ_MANDAMENTOS__

Grande abraço.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty Re: dez mandamentos

Mensagem por harmonia1 Sáb Ago 07, 2010 9:06 pm

Os dez mandamentos foram foram escritos pelo dedo de Deus , portanto não é necessário que homens fazam neles adaptações para cumprirem suas vontades. Vise Deus é dono de toda sabedoria.
Vejam os mandamentos conforme a Bíblia:
A lei de Deus contém dez mandamentos. A Bíblia diz em Êxodo 20:1-1

“Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

Não terás outros deuses diante de mim.

[2]Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

[3]Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

[4]Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

[5]Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

[6]Não matarás.


[7]Não adulterarás.

[8]Não furtarás.

[9]Não dirás falso testemunho contra o teu proximo.

[10]Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Agora, consulte você mesmo os 10 mandamentos conforme o catecismo e verás que nem a Bíblia católica em Êxodo 20 contém os mandamentos dessa forma mas sim é fiel ao original. Pergunta: Por que? deus não sabia o que estava fazendo quando escreveu com seu próprio dedo os seus mandamentos? Ele ordenou que homens fizessem mudanças e substituições por que ele não foi coerente o bastante? Ora amigo seja sincero para com Deus. Perca sua batina, mas não a sua paz com Deus. fale a verdade e conduza o povo a verdade.

harmonia1

Mensagens : 33
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty Re: dez mandamentos

Mensagem por Pe. Anderson Dom Ago 08, 2010 4:04 pm

Caro (a) Harmonia (a),

Vejam com atençao o link do Catecismo da Igreja Católica e veja que nao tem nada de alterado. Na primeira coluna está o texto de Ex 20, 2-17, o mesmo texto que voce expoe aqui. No texto nao há esses números que voce coloca entre []. Voce nao apresenta o numero [1] e começa com o número [2] Esse seu número [2] é na verdade o primeiro mandamento, até a sequencia lógica do texto o diz. Esse texto está perfeitamente escrito no Catecismo da Igreja Católica, inclusive a parte que fala das imagens. Estranha-me muito que voce tenha sido católica e nao tenha conhecido nem o Catecismo nem a Bíblia.

Dessa forma, o que voce apresenta como [3] é na verdade o segundo mandamento. O [4] é o terceito e assim sucessivamente. O seu número [10] no Catecismo é dividido em novo e em décimo, pois sao duas coisas diversas: pecar contra a castidade em pensamentos e desejar os bens alheios. Nao há nenhuma alteraçao no texto de Ex no Catecismo, é o mesmo texto que voce cita aqui. A única diferença é a forma que voce o divide (as divisoes sao um elemento didático, extra-bíblico e, enquanto tal, sao opináveis).

O que realmente conta é a verdade Bíblica.

Ao final gostariamos de lembrar aqui umas palavras do Senhor: Estes dez mandamentos resumem-se em dois que são: "Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos."

Nao tem sentido em discutir por divisoes discutíveis, é muito melhor lutar por viver bem esse dois mandamentos supremos, que sao um resume de toda a Lei e os Profetas.

Grande abraço e que o Senor sempre te abençoe.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty Re: dez mandamentos

Mensagem por harmonia1 Seg Ago 09, 2010 12:02 am

Obrigada Pe. Me explique então a questão das imagens de escultura e da guarda do sábado

harmonia1

Mensagens : 33
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty NOTA DE REPÚDIO

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Seg Ago 09, 2010 6:12 am

Caríssima Harmonia,
Que a paz do Senhor Jesus esteja com você !
Permita-me, antes de qualquer coisa, repudiar o seu procedimento desrespeitoso e hostil manifestado na sua resposta ao Pe. Andrson postada às 9:06 de 07/08, na qual escreveu: "Perca a sua batina, mas não a sua paz com Deus. Fale a verdade e conduza o povo a verdade".
O nosso fórum, sendo livre, acolhe pessoas das mais diversas seitas que se denominam "evangélicas", como também acolhe ateus e membros de várias tendências religiosas, culturais e "filosóficas", concedendo a todos o direito de participação nas nossas discussões para as quais todos são bem-vindos.
Entretanto, como fórum cristão, atitudes que demonstram falta de amor e de respeito pelo próximo, não devem ser utilizadas, pois para os que se denominam cristãos, trata-se de um pecado que fere o Decálogo - tema deste tópico - e para os não cristãos, trata-se de atitude ignominiosa, imprudente e hostil, dentre os outros predicados que encerra.
Com efeito, para alguem que muda de religião e se julga perfeito em relação aos mandamentos da lei de Deus, cobrando dos outros o que lhe parece mais complexo, se torna muito mais grave a desobediência ao mais simples dos mandamentos que diz respeito ao amor ao próximo.
Como pode afirmar que ama a Deus aquele que não ama ao próximo que vê, mas o humilha, o expõe ao ridículo de suas piadas que manifestam tão horrendo desrespeito carregado de hostilidade e malícia?
Para os católicos, tal comportamento é de certa forma compreensível a partir do momento em que assimilamos as lições do proto-evangelho, mas isso não significa que o teremos que tolerar e receber com naturalidade ou sem qualquer repúdio.
A sua atitude extremamente inconveniente deixa muito claro um caráter vergonhoso e injusto que necessita de retratação e pedido de desculpas. Afinal de contas, o seu nome "Harmonia" que tem um significado envolto de bondade e nobreza, até que se prove o contrário, não me parece qualificar uma pessoa tão harmoniosa como deveria.
Espero que o significado que evoca o seu nome e o conceito de cristã com o qual se auto define sejam o suficiente para retratar-se, desculpar-se e conduzir-se com a devida descrição e correção.
Um grande abraço, e que o Senhor Deus te abençoe e te guarde!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty Re: dez mandamentos

Mensagem por harmonia1 Ter Ago 10, 2010 8:04 am

Não quiz ofender ninguém. Não creio que o verdadeiro amor aceita o erro. Quem ama diz a verdade.O estudo da palavra preocupando-se em agradar a Deus e não aos homens é sinal de sabedoria. A igreja católica está cheia de misticismo e tradições que nada tem a ver acom a bíblia. sãooo atos de pagãos que adentraram a igreja no decorrer dos séculos. A igreja apóstolica não colocaria quem não concorda com ela nas fogueiras e nem cobraria indulgencias para remissão de pecados muito menos penitências. Acordem povo de Deus. ?Estudem a bíblia

harmonia1

Mensagens : 33
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty Re: dez mandamentos

Mensagem por Pe. Anderson Ter Ago 10, 2010 8:19 am

Caros amigos,

A questao das imagens já foi respondida por nós aqui:

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/cristianismo-hoje-f4/icones-e-seu-uso-t443.htm?highlight=%edcones

A questao do sábado tambem:

p://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/questoes-disputadas-f7/questao-adventista-ii-sabado-ou-domingo-t310.htm?highlight=s%e1bado

Tudo foi respondido de acordo com a Palavra de Deus, base segura da nossa fé, que é uma fé 100% bíblica, como nós demonstramos em todos os tópicos do nosso fórum. Só basta um pouco de sinceridade e de boa vontade para reconhecê-lo.

A igreja católica está cheia de misticismo e tradições que nada tem a ver acom a bíblia. sãooo atos de pagãos que adentraram a igreja no decorrer dos séculos.

Mostre-nos o que a Igreja segue e que nao está previsto na Bíblia. Nós nao a conhecemos, mas talvez, os nao católicos conhecam a doutrina católica melhor do que os próprios católicos. Mostre-nos com textos oficiais da Igreja e assim poderemos discutir.

Grande abraço.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty Re: dez mandamentos

Mensagem por harmonia1 Qua Ago 11, 2010 10:33 am

AGUARDE. ESTOU PEGANDOOS DOCUMENTOS DA IGREJA E CONFRONTANDO COM A BÍBLIA

harmonia1

Mensagens : 33
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty Re: dez mandamentos

Mensagem por Binhokraus Sáb Set 18, 2010 10:52 am

pegando documentos da igreja e confrontando com a bíblia... humm....

Agora até eu estou aguardando ansioso....
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty Re: dez mandamentos

Mensagem por Binhokraus Ter Out 19, 2010 8:42 am

Poxa, essa que seria uma discussão interessante foi abandonada. Estou esperando a confrontação de Documentos oficiais da Santa Madre Igreja com a Bíblia para que vejamos "nossos erros"...
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty a lei de Deus

Mensagem por quemtembocadizaverdade Sáb Nov 20, 2010 2:57 pm

A lei de Deus contém dez mandamentos. A Bíblia diz em Êxodo 20:1-1

“Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

[1]Não terás outros deuses diante de mim.

[2]Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

[3]Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

[4]Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

[5]Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

[6]Não matarás.

[7]Não adulterarás.

[8]Não furtarás.

[9]Não dirás falso testemunho contra o teu proximo.

[10]Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Qual é princípio básico da lei de Deus? A Bíblia diz em Romanos 13:10 “O que ama ao seu próximo não lhe faz nenhum mal. Pois o amor é o cumprimento total da lei.”
A lei de Deus resume-se em amor. A Bíblia diz em Mateus 22:37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”

Jesus ajuda-nos a clarificar a nossa relação com a lei de Deus. A Bíblia diz em Mateus 5:17-18 “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.”

A lei de Deus oferece direcção na vida, não justificação. A Bíblia diz em Gálatas 2:15-16 “Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.”
É nosso dever obedecer a lei de Deus. A Bíblia diz em Eclesiastes 12:13 “Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem.”

Qual é a relação entre a lei e o pecado? A Bíblia diz em 1 João 3:4 “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.”
É necessário guardar todos os mandamentos? A Bíblia diz em Tiago 2:10-11 “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.”

Podemos conhecer a Deus sem guardar os mandamentos? A Bíblia diz em 1 João 2:4-6 “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.”

Qual é o propósito da lei? A Bíblia diz em Romanos 3:20 “Porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.”

Podemo-nos salvar observando a lei? A Bíblia diz em Romanos 3:27-31 “Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão. Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei.”

quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty Re: dez mandamentos

Mensagem por Manuel Portugal Pires Ter Fev 08, 2011 2:13 pm

Na verdade, embora o catecismo em que eu aprendi era um resumo, pois nunca tive nas minhas mãos o catecismo saído do Vaticano, eu aprendi o mesmo que está na coluna da fórmula catequética.
http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s1cap3_1949-2051_po.html#OS_DEZ_MANDAMENTOS__

Contudo, logo que li a Bíblia, e sem saber o que era o protestantismo, os Adventistas, os Sabatistas, etc. etc. ... eu apercebi-me perfeitamente da mudança e lembro-me do que eu pensei o que estaria em jogo.
É talvez por isso que a Igreja Católica Apostólica Romana sofra de um certo desapontamento por quem notar a diferença.

Mas é tempo de se meditar acerca da verdade. Por isso devo frisar que nas traduções Católicas (em todas elas) não houve alterações a esse respeito.

Por isso deixo aqui dois links para consulta numa das traduções Católicas dos Capuchinhos que gentilmente está à disposição de quem a quiser consultar e que possui importantes mecanismos de busca. Eles não estão todos nas instruções, mas eu com o uso apercebi-me de muitos.
(Exodo cap. 20)
(Deuteronómioo cap 5, começa no verso 6)

Se as pessoas conseguirem a ajuda de outras, quando têm dificuldades, muito bem, mas se persistirem na dúvida, deixo aqui o meu conselho:

Dirijam-se a YHWH (DEUS) em oração no mais profundo intimo do seu ânimo. Podem ter a certeza que não vão ficar sem resposta.
(Consulte em especial o ev. seg. João, cap 14)
(Veja também em especial-.João 15, 16 e João 16,23 e 26)

26Nesse dia, apresentareis em meu nome os vossos pedidos ao Pai, e não vos digo que rogarei por vós ao Pai, 27pois é o próprio Pai que vos ama, porque vós já me tendes amor e já credes que Eu saí de Deus. 28Saí do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e vou para o Pai.»
29Disseram-lhe os seus discípulos: «Agora, sim, falas claramente e não usas nenhuma comparação. 30Agora vemos que sabes tudo e não precisas de que ninguém te faça perguntas. Por isso, cremos que saíste de Deus!»
(João 16,26-30)
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty Re: dez mandamentos

Mensagem por Binhokraus Ter Fev 08, 2011 2:46 pm

Até hoje aguardo a confrontação dos documentos da Igreja com a Bíblia....
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty Re: dez mandamentos

Mensagem por Manuel Portugal Pires Ter Fev 08, 2011 2:58 pm


A respeito dos 10 Mandamentos (Decálogo) e aquilo que eu conheço, a confrontação está neste link do próprio site do Vaticano, já indicado várias vezes, neste tópico.
http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s1cap3_1949-2051_po.html#OS_DEZ_MANDAMENTOS__
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty Re: dez mandamentos

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qua Fev 09, 2011 1:22 pm

As diferenças que encontro são no que diz respeito às imagens, que a Igreja Católica Apostólica Romana autoriza porque pensa que tem poderes para isso, e assim incluiu esse mandamento no 1º mandamento generalizando:
«Adorar a Deus e amá-Lo sobre todas as coisas.»
Eu fiz a minha intervenção no lugar próprio: https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t443p15-icones-e-seu-uso#7861

Também quanto ao facto de a Igreja Católica Apostólica Romana ter substituído no catecismo a guarda e a santificação do Sábado por «Santificar os domingos e festas de guarda. » eu também já fiz a minha intervenção muito oportuna no link seguinte:
https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t776p120-o-sabado-no-novo-testamento#7822
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty Re: dez mandamentos

Mensagem por Pe. Anderson Qui Fev 10, 2011 6:26 pm

Caros amigos,

É necessário nao saber ler ou muita má vontade para se afirmar que a Igreja Católica mudou os mandamentos. Qualquer um pode consultar o Catecismo (que é vendido em qualquer livraria católica de todo o mundo e que está todo disponível na internet):

http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s1cap3_1949-2051_po.html#OS_DEZ_MANDAMENTOS__

Para poupar vosso trabalho, colocamos aqui o que está no Catecismo, os dois textos bíblicos e a forma reduzida do Catecismo, chamada catequetica somente para que seja mais facilmente memorizada (principalmente pelas crianças):

Primeiro:
Êxodo 20, 2-17
Eu sou o Senhor teu Deus,
Que te tirei da terra do Egipto,
dessa casa da escravidão.

Não terás outros deuses perante Mim.
Não farás de ti nenhuma imagem esculpida,
nem figura que existe lá no alto do céu ou cá em baixo na terra
ou nas águas debaixo da terra.
Não te prostrarás diante delas
nem lhes prestarás culto porque eu,
o Senhor teu Deus, sou um Deus cios:
castigo a ofensa dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração
daqueles que Me ofendem;
mas uso de misericórdia até à milésima geração
com aqueles que Me amam
e guardam os meus mandamentos.

Deuteronómio 5, 6-21
Eu sou o Senhor teu Deus,
que te fiz tirei da terra do Egipto dessa da casa da escravidão.
Não terás outros deuses diante de Mim...

Fórmula Catequética:
Primeiro: Adorar a Deus e amá-Lo sobre todas as coisas.

Segundo:
Êxodo 20, 2-17:
Não invocarás em vão
o Nome do Senhor teu Deus,
porque o Senhor não deixa sem castigo
quem invocar o seu Nome em vão.

Deuteronómio 5, 6-21:
Não invocarás em vão o Nome do Senhor teu Deus...

Fórmula Catequética:
Segundo: Não invocar o santo nome de Deus em vão.

Terço:
Êxodo 20, 2-17:
Lembrar-te do dia do Sábado
para o santificar.
Durante seis dias trabalharás
e farás todos os trabalhos.
Mas o sétimo dia é sábado do Senhor teu Deus.
Não farás nele nenhum trabalho,
nem tu, nem teu filho ou tua filha,
nem o teu servo nem a tua serva,
nem o teu gado, nem o estrangeiro que vive em tua cidade.
Porque em seis dias o Senhor fez o céu e a terra,
o mar e tudo o que eles contêm:
mas ao sétimo diz descansou.
Por isso o Senhor abençoou
o dia de sábado e o consagrou.

Deuteronómio 5, 6-21:
Guarda o dia do sábado para o santificar

Fórmula Catequética:
Terceiro: Santificar os domingos e festas de guarda.

Quarto:
Êxodo 20, 2-17:
Honra pai mãe,
a fim de prolongares os teus dias
na terra que o Senhor teu Deus te vai dar.

Deuteronómio 5, 6-21:
Honra teu pai e tua mãe...

Fórmula Catequética:
Quarto: Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).

Quinto:
Êxodo 20, 2-17
Não matarás.

Deuteronómio 5, 6-21:
Não matarás.

Fórmula Catequética:
Quinto: Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).

Sexto:
Êxodo 20, 2-17
Não cometerás adultério.

Deuteronómio 5, 6-21:
Não cometerás adultério.

Fórmula Catequética:
Sexto: Guardar castidade nas palavras e nas obras.

Sétimo:
Êxodo 20, 2-17
Não roubarás.

Deuteronómio 5, 6-21
Não roubarás.

Fórmula Catequética:
Sétimo: Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).

Oitavo:
Êxodo 20, 2-17
Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo.

Deuteronómio 5, 6-21:
Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo.

Fórmula Catequética:
Oitavo: Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo).

Nono:
Êxodo 20, 2-17
Não cobiçarás a casa do teu próximo.

Fórmula Catequética:
Nono: Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.

Décimo:
Êxodo 20, 2-17
Não desejarás a mulher do próximo, nem o seu servo nem a sua serva,
o seu boi ou o seu jumento, nem nada que lhe pertença.

Deuteronómio 5, 6-21
Não desejarás a mulher do teu próximo;
Não cobiçarás ... nada que pertença ao teu próximo.

Fórmula Catequética:
Décimo: Não cobiçar as coisas alheias.
Estes dez mandamentos resumem-se em dois que são:

Amar a Deus sobre todas as coisas,
e ao próximo como a nós mesmos.

SOBRE AS SANTAS IMAGENS:

1159. A imagem sagrada, o «ícone» litúrgico, representa principalmente Cristo. Não pode representar o Deus invisível e incompreensível: foi a Encarnação do Filho de Deus que inaugurou uma nova «economia» das imagens:

«Outrora Deus, que não tem nem corpo nem figura, não podia de modo algum, ser representado por uma imagem. Mas agora, que Ele se fez ver na carne e viveu no meio dos homens, eu posso fazer uma imagem daquilo que vi de Deus [...] Contemplamos a glória do Senhor com o rosto descoberto» (33).

1160. A iconografia cristã transpõe para a imagem a mensagem evangélica que a Sagrada Escritura transmite pela palavra. Imagem e palavra esclarecem-se mutuamente:

«Para dizer brevemente a nossa profissão de fé, nós conservamos todas as tradições da Igreja, escritas ou não, que nos foram transmitidas intactas. Uma delas é a representação pictórica das imagens, que está de acordo com a pregação da história evangélica, acreditando que, de verdade e não só de modo aparente, o Deus Verbo Se fez homem, o que é tão útil como proveitoso, pois as coisas que mutuamente se esclarecem têm indubitavelmente uma significação recíproca» (34).

1161. Todos os sinais da celebração litúrgica fazem referência a Cristo: também as imagens sagradas da Mãe de Deus e dos santos. De facto, elas significam Cristo que nelas é glorificado; manifestam «a nuvem de testemunhas» (Heb 12, 1) que continuam a participar na salvação do mundo e às quais estamos unidos, sobretudo na celebração sacramental. Através dos seus ícones, é o homem «à imagem de Deus», finalmente transfigurado «à sua semelhança» (35), que se revela à nossa fé – como ainda os anjos, também eles recapitulados em Cristo:

«Seguindo a doutrina divinamente inspirada dos nossos santos Padres e a tradição da Igreja Católica, que nós sabemos ser a tradição do Espírito Santo que nela habita, definimos com toda a certeza e cuidado que as veneráveis e santas imagens, bem como as representações da Cruz preciosa e vivificante, pintadas, representadas em mosaico ou de qualquer outra matéria apropriada, devem ser colocadas nas santas igrejas de Deus, sobre as alfaias e vestes sagradas, nos muros e em quadros, nas casas e nos caminhos: e tanto a imagem de nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, como a de nossa Senhora, a puríssima e santa Mãe de Deus, a dos santos anjos e de todos os santos e justos» (36).

1162. «A beleza e a cor das imagens estimulam a minha oração. É uma festa para os meus olhos, e, tal como o espectáculo do campo, impele o meu coração a dar glória a Deus» (37). A contemplação dos sagrados ícones, unida à meditação da Palavra de Deus e ao canto dos hinos litúrgicos, entra na harmonia dos sinais da celebração, para que o mistério celebrado se imprima na memória do coração e se exprima depois na vida nova dos fiéis.

SOBRE O DIA DO SENHOR:

1166. «Por tradição apostólica, que remonta ao próprio dia da ressurreição de Cristo, a Igreja celebra o mistério pascal todos os oito dias, no dia que bem se denomina dia do Senhor ou Domingo» (42). O dia da ressurreição de Cristo é, ao mesmo tempo, o «primeiro dia da semana», memorial do primeiro dia da criação, e o «oitavo dia» em que Cristo, após o seu «repouso» do grande sábado, inaugura o «dia que o Senhor fez», o «dia que não conhece ocaso» (43). A «Ceia do Senhor» é o seu centro, porque é nela que toda a comunidade dos fiéis encontra o Senhor ressuscitado, que os convida para o seu banquete (44):

«O dia do Senhor, o dia da ressurreição, o dia dos cristãos é o nosso dia. Chama-se dia do Senhor por isso mesmo: porque foi nesse dia que o Senhor subiu vitorioso para junto do Pai. Se os pagãos lhe chamam dia do Sol, também nós, de bom grado o confessamos: porque hoje se ergueu a luz do mundo, hoje apareceu o sol da justiça, cujos raios nos trazem a salvação» (45).

1167. O Domingo é o dia por excelência da assembleia litúrgica, em que os fiéis se reúnem «para, ouvindo a Palavra de Deus e participando na Eucaristia, fazerem memória da paixão, ressurreição e glória do Senhor Jesus, e darem graças a Deus, que os "regenerou para uma esperança viva pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos"» (46):

«Quando meditamos, ó Cristo, nas maravilhas que tiveram lugar neste dia de domingo da tua santa ressurreição, dizemos: Bendito o dia de Domingo, porque nele teve início a criação [...] a salvação do mundo [...] a renovação do género humano [...]. Foi nesse dia que o céu e a terra se congratularam e que todo o universo se encheu de luz. Bendito o dia de Domingo, porque nele foram abertas as portas do paraíso, para que Adão e todos os deportados nele entrassem sem temor» (47).

Fonte: http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s1cap2_1135-1209_po.html

Grande abraço e que Deus abençoe a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

dez mandamentos Empty Re: dez mandamentos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos