Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã?

3 participantes

Ir para baixo

Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã? Empty Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã?

Mensagem por Alan Qui Out 01, 2009 10:39 pm

Lendo o tópico sobre Teria Cristo realmente se sacrificado? eu pensei em criar esse tópico.

Quando uma religião pode se considerar Cristã? Vendo que temos muitas que se dizem Cristãs mas tem muitas diferenças em alguns fundamentos vamos à definição de Cristianismo:

Cristianismo (do grego Xριστός, "Cristo") é uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.

Os seguidores do cristianismo, conhecidos como cristãos, acreditam que Jesus seja o Messias profetizado na Bíblia Hebraica (a parte das escrituras comum tanto ao cristianismo quanto ao judaísmo). A teologia cristã ortodoxa alega que Jesus teria sofrido, morrido e ressuscitado para abrir o caminho para o céu aos humanos; os cristãos acreditam que Jesus teria ascendido aos céus, e a maior parte das denominações ensina que Jesus irá retornar para julgar todos os seres humanos, vivos e mortos, e conceder a imortalidade aos seus seguidores. Jesus também é considerado para os cristãos como modelo de uma vida virtuosa, e tanto como o revelador quanto a encarnação de Deus. Os cristãos chamam a mensagem de Jesus Cristo de Evangelho ("Boas Novas"), e por isto referem-se aos primeiros relatos de seu ministério como evangelhos.

Fonte : Wikipedia

Agora vamos à reflexão ( se eu escrever alguma bobeira me digam) :

Tendo em vista que é uma religião monoteísta (um só Deus) e centrada em Jesus Cristo podemos afirmar que Jesus é Deus. Porém temos religiões que não acreditam que Jesus seja Deus, e essas se dizem Cristãs. Ai vem a minha questão quando eu li isso :

são vieira escreveu:é heresia para quem deixa de seguir o verdadeiro cristianismo e os seus principios não esta ou aquela religião

Seria o verdadeiro Cristianismo aquele que aceita Jesus como um Todo segundo as Sagradas Escrituras : Nosso Deus Redentor?
Uma religião que aceita parcialmente o que o Cristianismo propõe pode ser chamar Cristã? Aliás algumas, como TJ, deixam de lado a parte mais importante do Cristianismo , no qual ele é fundamentado que é o reconhecimento total de Jesus Cristo como Deus, nosso Redentor e Senhor, poderiam reinvidicar essa denominação?

Como em Mateus 5:37
"Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno."

Ou seja não há meio termos quando se trata de Nosso Deus.

Continuo a linha de pensamento mais tarde agora tenho que ir

Paz e Bem a todos e fiquem com Deus
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã? Empty Re: Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã?

Mensagem por são vieira Sex Out 02, 2009 1:01 pm

sr.alan...é um ponto interessante... a vinda de cristo abriu um novo caminho para a humanidade... ser cristão é seguir a cristo- o modelo(1 Pedro 2:21) e não adorá-lo como sendo Deus pois cristo apesar de ser filho tb o adora e louva pois tb ele diversas vezes disse o meu Deus.( joão 20:17)portanto está ele sujeito aos mandamentos de Deus embora seja a segunda pessoa mais importante do universo.

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã? Empty Re: Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã?

Mensagem por Alan Sex Out 02, 2009 3:45 pm

Para seguir Cristo você primeiramente tem que aceita-Lo em sua totalidade no seu coração. Partindo disso, as religiões que negam algumas de suas características estariam deixando de aceitá-Lo e mesmo aceitando parcialmente estas poderiam se considerar Cristãs? Essa é a minha dúvida.

Teria outra definição para estas?

Ou seria algo como

Os que reconhecem Jesus ( Cristãos) ou os que não reconhecem (Judeus e etc)?

Paz e Bem a todos
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã? Empty Re: Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã?

Mensagem por são vieira Sex Out 02, 2009 4:01 pm

o que significa aceitar a cristo na nossa adoração?

(1 Pedro 2:21) . . .Cristo sofreu por vós, deixando-vos um modelo para seguirdes de perto os seus passos.

(João 3:36) . . .Quem exerce fé no Filho tem vida eterna; quem desobedece ao Filho não verá a vida, mas o furor de Deus permanece sobre ele.

(João 14:6) . . .“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

Jesus é o elo para termos a verdadeira vida que adão rejeitou e que Deus na sua Justiça restaurou por meio do sarificio de Jesus para os descendentes leais de Adão. alma por alma

Foi dada autoridade a Jesus por seu pai por relativo tempo, para exercer plenamente os papeis lhe designados: sumo sacerdote, Juiz e rei e depois cumprir-se á o que é descrito em corintios

(1 Coríntios 15:24-28) . . .A seguir, o fim, quando ele entregar o reino ao seu Deus e Pai, tendo reduzido a nada todo governo, e toda autoridade e poder. 25 Pois ele tem de reinar até que [Deus] lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. 26 Como último inimigo, a morte há de ser reduzida a nada. 27 Pois [Deus] “lhe sujeitou todas as coisas debaixo dos pés”. Mas, quando diz que ‘todas as coisas foram sujeitas’, é evidente que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. 28 Mas, quando todas as coisas lhe tiverem sido sujeitas, então o próprio Filho também se sujeitará Àquele que lhe sujeitou todas as coisas, para que Deus seja todas as coisas para com todos.

Ou
24 Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. 25 Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. 26 Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. 27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. 28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã? Empty Re: Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã?

Mensagem por Alan Sex Out 02, 2009 9:53 pm

são vieira escreveu:Foi dada autoridade a Jesus por seu pai por relativo tempo

Mas em Isaías 42:8

"Eu sou o SENHOR, esse é o meu nome; a outro não darei a minha glória, nem cedo aos ídolos o louvor que me pertence."

Deus nos diz que sua glória pertence unicamente a Ele, então se ele a repartiu com Jesus quer dizer que Jesus também é Deus =D

A passagem de Coríntios é realmente interessante e mereceria uma analise mais profunda, porém ja fugimos demais em relação ao tema inicialmente proposto.

Se admites que aceitas e segues Cristo, levando em consideração que és Cristã , considerá-Lo um anjo/arcanjo não seria teológicamente errado já que devemos seguir somente a Deus (monteísmo)?
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã? Empty Re: Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã?

Mensagem por são vieira Sáb Out 03, 2009 3:54 pm

alan, é importante analizar o contexto de isaias... mas de qualquer forma então medite nestes textos

(Mateus 28:18) . . .E Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: “Foi-me dada(por quem?) toda a autoridade no céu e na terra.

(João 17:4-5) . . .Eu te tenho glorificado na terra, havendo terminado a obra que me deste para fazer. 5 De modo que agora, Pai, glorifica-me junto de ti com a glória que eu tive junto de ti antes de haver o mundo.

(1 Tessalonicenses 4:16) . . .porque o próprio Senhor descerá do céu com uma chamada dominante, com voz de arcanjo . . .

e mais uma vez....(1 Coríntios 15:27-28) . . .Pois lhe sujeitou todas as coisas debaixo dos pés”( quem a quem?). Mas, quando diz que ‘todas as coisas foram sujeitas’, é evidente que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. 28 Mas, quando todas as coisas lhe tiverem sido sujeitas, então o próprio Filho também se sujeitará Àquele que lhe sujeitou todas as coisas, para que Deus seja todas as coisas para com todos.

portanto, como mostram os textos Deus glorificou o seu filho pela sua obediência e lealdade que mostrou até á morte e deu-lhe posição régia á sua direita como diz a profecia...e estar á direita é significativo pois os apostolos tiago e João tb queriam tal posição nos céus e Jesus disse que só o pai poderia dar tal lugar e sabemos que só foi a seu filho que reinará até a humanidade estar livre de todo o mal quer pecado quer criaturas angélicas e ai o próprio jesus entregará o reino que lhe foi entregue a seu Deus e Pai

(apoc. 4:11) . . .“Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.”

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã? Empty Re: Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã?

Mensagem por Alan Sáb Out 03, 2009 9:58 pm

Vou dar uma lida nos textos e volto com uma resposta.... estou meio ocupado ultimamente com a paróquia+ trabalho e com o dia de São Francisco + dia de Nossa Senhora estou realmente com a agenda lotada mas venho com uma resposta o mais rápido que puder.

Paz e Bem e fique com Deus
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã? Empty Re: Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã?

Mensagem por são vieira Dom Out 04, 2009 2:15 am

eu aguardo, alan

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã? Empty Re: Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã?

Mensagem por David Dom Out 04, 2009 9:35 pm

Aqui, vamos acabar indo novamente para o assunto sobre a divindade de Jesus, por este motivo vou criar um tópico sobe esta questão.
David
David

Mensagens : 192
Data de inscrição : 29/09/2009
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã? Empty Re: Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã?

Mensagem por Alan Ter Out 06, 2009 9:46 pm

Ok, Conceiçao

Vou continuar o nosso diálogo no topico que o David criou.

Paz e Bem e fiquem com Deus
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã? Empty Re: Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã?

Mensagem por David Sex Out 09, 2009 11:28 am

Alan Leal escreveu:
Quando uma religião pode se considerar Cristã? Vendo que temos muitas que se dizem Cristãs mas tem muitas diferenças em alguns fundamentos vamos à definição de Cristianismo:

Olá Alan, Paz do Senhor Jesus


Hoje em dia, há uma dificuldade de se saber quem realmente é cristão, e quem não é. Inclusive, para os meios de pesquisas do governo, cristão é todo aquele que admite que Cristo existiu... Assim, são classificado como cristãos, os espíritas, os mórmons, os testemunhas de Jeová, os evangélicos, os católicos e vários outros credos que confessam acreditar que Jesus veio ao mundo... Todos são postos dentro de um mesmo saco e são denominados de CRISTÃOS...


Ora, amados, o termo cristão foi designado pela primeira vez aos apóstolos:

Atos 11:26 - E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

O termo cristão era perjorativo e foi um título criado inicialmente para tentar relacionar os discípulos a algo herético... Tanto que os apóstolos disseram, certa vez:

1 Pedro 4:16
16 Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte
.

Assim, o termo "cristão" foi um título dado primeiramente aos primeiros discípulos, que eram SEGUIDORES das doutrina, que eram seguidores dos ensinamentos de Jesus Cristo. Eram pessoas que acreditavam na RESSURREIçÃO do Senhor, que O Verbo havia se feito carne...

Mas hoje em dia, qualquer "nó cego", descompromissado com os ensinamento de Jesus, seja um assassino, um bandido, um traficante de drogas, um homosexual se classifica facilmente como cristão...Serão estes, VERDADEIROS cristãos?


Que o Senhor nos Abençoe

David
David
David

Mensagens : 192
Data de inscrição : 29/09/2009
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã? Empty Re: Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã?

Mensagem por são vieira Sex Out 09, 2009 12:21 pm

bem este tipo de dialogo, sr.David, nïão é razo�vel. a sua definiïção de crist�o é muito limitado. mas tem raz�o na parte em que os que praticam coisas detest�veis aos olhos de Deus n�o podem ser considerados crist�os como por exemplo quem mantém relaïções sexuais fora do casamento sejam solteiros namorados ou em união de fato, casados adulteros ou homossexuais. quem prejudica deliberadamente o seu corpo quer seja com drogas leves e permitidas pelo governo como o tabaco ou alcool em excesso nem que seja em festas, quem pronuncia palavras ofensivas e obscenas, que se vista como as prostitutas mesmo que esteja na moda, etc. s�o estas pequenas coisas que identificam os verdadeiros crist�os e quem pisar o risco e n�o se arrepender deixa simplesmente de ser crist�o.

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã? Empty Re: Cristianismo : Quando uma religião pode se considerar Cristã?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos