Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dinossauros

+6
João
Antônio Seixas
nemehx
pedro
alessandro
jrfcoelho
10 participantes

Ir para baixo

dinossauros Empty dinossauros

Mensagem por jrfcoelho Dom Set 07, 2008 5:45 pm

Eu tenho uma duvida referente aos dinossauros.
Quando Deus criou o mundo falam apenas que ele criou os animais e o homem e a mulher.
Aonde entram os dinossauros nessa história ?

Obrigado e fé em Deus

jrfcoelho

Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty Re: dinossauros

Mensagem por alessandro Dom Set 07, 2008 8:52 pm

Ola caro amigo...
Como já foi dito em outro tópico o livro do Gênesis é escrito numa espécie de chave simbólica. Por exemplo, quando diz que o Deus criou o mundo em sete dias quer transmitir alguns ensinamentos religiosos como a necessidade de guardar um dia para o descanso e para o culto ao senhor. Deus não está no tempo por isso não faz sentido falar em dias para ele.

Logo Deus também é responsável pela criação dos dinossauros e todo e qualquer animal que já tenha sido extinto. O livro do Gênesis visa dizer o que Deus fez não como Deus fez. Também não busca nos dar uma lista exaustiva de todos os seres criados por ele. A resposta a estas duas últimas questões é dever da ciência.
É belo ver como Deus nos valoriza e permite que utilizemos a razão para descobrir os seus mistérios.
Espero ter ajudado
Um abraço
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty Re: dinossauros

Mensagem por pedro Ter Set 16, 2008 9:37 am

até porque os autores sagrados do genesis nunca tinham visto fosseis e, se tivessem visto, teriam mencionado
pedro
pedro

Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 39
Localização : petrópols

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty Re: dinossauros

Mensagem por nemehx Dom Nov 02, 2008 12:47 pm

Este estudo se trata de uma teoria e não de uma doutrina, porém minha teoria terá base bíblica.
Existem alguns fatos que não podemos desmentir a ciência, pois a mesma comprova alguns fatos impossíveis de serem ignorados.

Os dinossauros existiram a mais de 65 milhões de anos atrás e na sua existência tiveram 160 milhões de anos de reinado no planeta terra.

A ciência por seus estudos afirma que a terra tem 4 bilhões e 600 milhões de anos, outro fato que devemos analizar é de que se afirmarmos que os dinossauros foram criados na mesma época que o homem é o mesmo que afirmar que o homem já existe a mais de 200 milhões de anos, sendo assim estaríamos contrariando a bíblia e a ciência.
Se deixarmos sem qualquer resposta seria chamar os cientistas ou a bíblia de mentirosa, os cientistas já provaram a veracidade deste fato, então se deixarmos a resposta vaga estaríamos chamando a bíblia de mentirosa, e como a bíblia ela não é mentirosa então existe sim uma explicação para os milhares de anos de existência do planeta terra.

Gn 1:1 e 2
vs 1 No princípio criou Deus os céus e a terra.
vs 2 E a terra era sem forma e vazia.

A terra de gn 1:1, não é a mesma terra de gn 1:2, Deus não criaria a terra sem forma e vazia, então vemos que algo aconteceu entre gn 1:1 e entre gn 1:2.
Existe milhões de anos separando o período de gn 1:1 e gn 1:2, a principio esta história esta meia confusa mas explicarei esta minha teoria dentro da bíblia.
Quando você ler na Bíblia que Deus fez a terra em 7 dias, entenda que ele a reconstruiu em 7 dias, porque na verdade a terra foi criada e aperfeiçoada em milhões de anos.

Alguns podem estar se perguntando: Como você provaria que a terra foi criada com perfeição em gn 1:1 ?

Muito simples, no livro de Ezequiel fala de Lúcifer andando sobre a terra no jardim do éden, ou melhor dizendo, este fato é antes que Lúcifer fosse jogado do céu por causa de sua rebelião, neste tempo citado em ezequiel o homem não tinha sido criado quando Lúcifer andava no jardim do éden, vamos a base bíblica?

Ezequiel 28:13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os
teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.

Com isto já consegui provar que a terra não era sem forma e vazia em gn 1:1 pois já existia o jardim do éden e lúcifer andava sobre ela antes mesmo de Deus criar o homem. Lúcifer foi expulso do jardim após ter traído a Deus Ezequiel 28:16

Baseado nisto posso dizer que entre gn 1:1 e entre gn 1:2 aconteceu algo que destruiu a terra e a deixou sem forma e vazia. Sem duvida foi neste período de tempo em que existiam os gigantes na terra, se a ciência prova a existência dos dinossauros a milhões de anos atrás este período foi entre gn 1:1 até gn 1:2

A ciência também já provou que a terra sofreu uma grande destruíção, aconteceu algo na terra que a destruiu completamente, isto ocorreu a milhões de anos atrás, e a ciência prova isto. A ciência explica e prova que por causa desta explosão (provocada provavelmente por um meteoro) os dinossauros morreram em sua maioria e os que sobraram foram morrendo pouco a pouco pelo fato de toda a erva e seus frutos terem sido destruídos por esta explosão no planeta terra. Não existia meios de os dinossauros prosseguirem com sua vida sem alimentação, a seguir estarei explicando este fato com maiores detalhes.[/size]

A TERRA DE GN 1:2
Uma enorme cratera de vários quilômetros de diâmetro encontrado no Golfo do México evidência que há 65 milhões de anos um enorme meteoro caiu na Terra, provocando uma explosão de impacto com potência maior que o de todas as armas nucleares juntas. A própria explosão em si matou milhares de animais não só onde houve a queda como também por milhares de quilômetros de distância. O impacto também causou um enorme maremoto que varreu todas as áreas costeiras do planeta.
Causou ainda inúmeros terremotos e erupções vulcânicas que expeliram lava ( que destruiu extensas áreas do planeta) e gases tóxicos. Esses gases, juntamente com a poeira levantada pelo impacto formaram uma espessa camada ao redor de todo o planeta, que impediu a entrada de luz solar, talvez por alguns meses ou até anos. Sem a luz as plantas não podiam fazer fotossíntese e acabaram morrendo. Os dinossauros herbívoros, que necessitavam de enormes quantidades de plantas para se sustentarem acabarem morrendo de fome. Com tantas carcaças os carnívoros fizeram a festa. Só que o que é bom dura pouco. As carcaças acabaram e até eles sucumbiram. É o fim dos dinossauros e ai entra a terra de gn 1:2, a terra sem forma e vazia.

UMA GRANDE DESTRUIÇÃO PODE TER SIDO PROVOCADA PELA QUEDA DE SATANÁS E SEUS ANJOS.

Isto não posso provar, mas também há a possibilidade de que a morte dos dinossauros e destruição da terra tenham sido provodos pela queda dos anjos.
Lc.10:18. "Eu via Satanás, como raio cair do céu".

Is. 14:12."Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado na terra tu que prostravas as nações!"
Imagine uma enorme queda de milhares e milhares de anjos jogadas do céu sobre a terra? Não poderia ter esta queda de milhares de anjos a destruição de toda a terra deixando-a sem forma e vazia?
nemehx
nemehx

Mensagens : 10
Data de inscrição : 31/10/2008
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty Re: dinossauros

Mensagem por Antônio Seixas Dom Nov 02, 2008 7:22 pm

Essa tese apresentada pelo é Nemehx bem romanceada.

Nemehx, por que todas as suas citações bíblicas atendem a fórmula protestante? Nós católicos citamos assim: Gn 1,2.

Caro Nemehxm, vc já ouviu falar de estilo literário? O livro do gênese nada mais é que uma alegoria. Nada ali deve ser levado ao pé da letras, salvo se vc for um fundamentalisma neo-pentecostal.

Sugiro um pouco de estudo de Introdução da Sagrada Escritura antes de continuar desenvolvendo seu racionício. Será mais proveitoso para todos.

Se quiser, posso indicar alguns livros sobre o assunto.
Antônio Seixas
Antônio Seixas

Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty RELIGIÃO???????? OPS......

Mensagem por nemehx Qua Nov 05, 2008 7:25 pm

Querido amigo Antonio.......
eu não sabía que neste tópico o tema era a "diferença religiosa" e eu tenho as minha fontes, e eu não citei simplesmente o livro de gênesis no meu comentario......
se vc está com esse problema de peconceito religioso sinto muito eu não posso ajudá-lo e vc tbm não vai se ajudar nem ajudar aos outros, vc não acha que sair dessa "diferença religiosa" seria mais proveitoso para todos???????
ahhhhh eu não sou protestante se isso tranquiliza a sua vida......
abraço e bençãos de Deus pra sua vida........
nemehx
nemehx

Mensagens : 10
Data de inscrição : 31/10/2008
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty Re: dinossauros

Mensagem por João Qua Nov 05, 2008 7:49 pm

Olá!

Concordo com o fato de ser bem romanceada essa versão...

----------
(Minha versão)

Não adiantaria nada falar no livro o seguinte:

"Deus criou os dinossauros"...

quem escreveria ou leria, iria pensar:

"Mas o que são dinossauros???"

---

O gênese é um livro escrito por pessoas que tinham pouco conhecimento e escrito para pessoas que também tinham pouco conhecimento.
Por exemplo, naquela época as pessoas sabiam trabalhar com barro que era uma maravilha, tanto que, segundo o gênese, Deus fez os homens a partir do barro. E não, que houve uma evolução de um primata ou seja lá o que for...


(Entrou um bom tanto nas questões de interpretações da bíblia, sugiro que junte este tópico ao criado pelo Sardinha)

abraços
João
João

Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/09/2008
Idade : 32
Localização : Petrópolis, RJ (São Cristóvão)

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty Re: dinossauros

Mensagem por alessandro Qua Nov 05, 2008 9:29 pm

ola nemex...
não acho que o antônio tenha sido preconceituoso...
é que como a maioria dos membros do fórum são católicos, provavelmente ele julgou que vc tb fosse, por isso a supresa com a forma de citar.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty não pude evitar.....

Mensagem por Binhokraus Qua Nov 05, 2008 11:51 pm

poxa, todo dia no fórum e só agora vi esse tópico, e como futuro biologo, falta só mais 1 mes... hehehehe, não poderia ficar de fora dessa!

Bom, eu também tenho a minha teoria! hehehe alias, todos nós temos alguma né?! na verdade não é bem uma teoria e também não minha totalmente, mas vamos ao que interessa. O livro do Genesis começa assim: No principio Deus Criou os Céus e a Terra. A Terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espirito de Deus pairava sobre as águas.
Deus disse: "Faça-se a luz! E a luz foi feita. (Gn 1,1-3)
Bom vamos lá! só para ressaltar, não tinha mesmo como citarem os dinossauros na Biblia, pelo menos não diretamente, mas nem indiretamente encontramos citações que possam nos remeter aos dinossauros. Mas o mais interessante nisso tudo não é a questão dos dinossauros em si, e aqui eu fujo um pouco do tema, mas se pergarmos a criação do universo segundo a ciência vamos encontrar uma explicação mais ou menos assim:
No começo toda a matéria estava condensada em um único lugar no espaço até que ouve uma grande explosão, mais conhecida como Big-Bang, que expandiu o universo, desde então galáxias se formaram, e dentro dessas galáxias exitem centenas de milhões de estrelas e orbitando algumas dessas estrelas existem planetas, dentre os quais o nosso planeta Terra. Bom, reduzir a criação ao planeta Terra, é reduzir o tamanho de Deus. Na época em que o livro de Genesis foi escrito, não se sabia que existiam outros planetas, alias, não se sabia nem que a Terra era um planeta, só existia o céu e o inferno, e entre os dois, o lugar aonde todos viviam. Como o nemex disse, exitem coisas que não se podem refutar na ciência, porque a ciência tem fatos, e provas empiricas e concretas daquilo que ela afirma, como por exemplo não se pode negar a existencia dos dinossauros, seria loucura, pq temos os fósseis que comprovam! A igreja recentemente se pronunciou oficialmente sobre a Evolução das espécies, para alguns pode ter sido um espanto, mas para mim, e para muitos não, a igreja entende que a evolução das espécies é um fato inegável, ocorreu! Não como Darwin formulou, ou como na maioria das vezes a população entende, mas que a evolução existe isso é inegável também, pq também para isso existem provas irrefutáveis. mas essa não é a questão! voltando as origens para concluir, se vc´s repararem o que diz os 3 primeiros versículos, com a teoria do big bang, vamos encontrar muitas semelhanças, o que não é surpresa, apesar de o livro do genesis ser alegorico, a igreja o considera como sendo um livro inspirado, e por isso faz parte do Canon, bom se é inspirado, mesmo sendo alegórico ele nos da algumas pistas interessantes para algumas questões. Veja a terra era informe e vazia, a palavra informe significa sem forma e vazio sem nada, mas continha água aonde o Espirito de Deus pairava, e existia trevas, e a primeira obra da criação o primeiro faça-se foi para a luz, na teoria do big-bang, toda a massa do universo estava concentrada em um único lugar, o que provavelmente formava um aglomerado de alguma coisa sem forma definida e altamente instável, poderia até arriscar dizer um aspecto liquido viscoso sei lá, se ainda não existiam estrelas, galáxias toda essa matéria era envolta por trevas, pq não existia um astro luminoso sequer para iluminar, e antes que qualquer galáxia ou planeta viesse a existir o que houve foi uma grande explosão, de tamanha intensidade e magnitude que deu origem ao universo, não só ao planeta terra, não só ao nosso sistema solar, mas a milhões e milhões de sistemas solares e de galáxias... entendem... reduzir a criação somente a terra é reduzir o poder de Deus! não to dizendo que alguem fez isso, to só fazendo um comentário. Deus é muito maior que o universo, é a causa não causada, é a consciência que permite que todas as coisas possam existir pq todas as coisas provem dele e por isso Ele está em todos os lugares pq tudo vem dele, mas todas as coisas não São Ele! Entenderam o que eu quis dizer ou ficou confuso?!?! hehehehe sério podem falar!
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty desculpa esqueci de um comentario importante

Mensagem por Binhokraus Qui Nov 06, 2008 12:04 am

apesar de ter comparado um teoria cientifica com um livro biblico, é importante saber que a Biblia não é um livro de ciências, e não deve ser tratada como tal, ela é um livro de fé! Mas, não é difícil encontrar na própria Biblia algumas pistas, como eu disse, sobre algumas questões cientificas, o que também não significa que essas pistas sejam propositais, se bem que o podem ser uma vez que acreditamos ser a Biblia composta por livros inspirados por Deus, e como bem sabemos Ele é oniciente, onipotente e onipresente.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty Re: dinossauros

Mensagem por alessandro Qui Nov 06, 2008 9:36 am

A igreja recentemente se pronunciou oficialmente sobre a Evolução das espécies, para alguns pode ter sido um espanto, mas para mim, e para muitos não, a igreja entende que a evolução das espécies é um fato inegável, ocorreu!


Só uma pequena correção. Não existe pronunciamento oficial da Igreja que afirme que a evolução é um fato inegável. é uma teoria científica e, por princípio, toda teoria científica pode ser questionada. (aqui vale a leitura do filósofo Karl Popper) Daqui a 50 anos pode surgir alguém que surja com uma teoria melhor. Hoje mesmo já há debates em torno, por exemplo, da teoria do design inteligente.

O que a Igreja afirma é que evolução dos corpos não é, se bem entendida, contraditória a fé cristã.

abraço fraterno
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty desculpem-me

Mensagem por Binhokraus Qui Nov 06, 2008 3:15 pm

O Alessandro está certo!!! Eu reli e não tinha percebido a conotação que eu tinha dado. Peço desculpa pela falha e agradeço a correção!
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty dinossauros

Mensagem por nemehx Qui Nov 06, 2008 9:49 pm

A biblia menciona de dois animais gigantes não quero dizer precisamente que se trata dos dinossauros, mais são animais indomaveis que bem poderiam ser, a descripção na Biblia é como uma lembrança dos dois monstruos.....
O Leviatã O Livro de Jó, capítulos 40 e 41, aponta a imagem mais impressionante do Leviatã, descrevendo-o como o maior (ou o mais poderoso) dos monstros aquáticos. No diálogo entre Deus e Jó, o primeiro procede a uma série de indagações que revelam as características do monstro, tais como “ninguém é bastante ousado para provocá-lo; quem o resistiria face a face? Quem pôde afrontá-lo e sair com vida debaixo de toda a extensão do céu? ....Quem lhe abriu os dois batentes da goela, em que seus dentes fazem reinar o terror?...... Quando se levanta, tremem as ondas do mar, as vagas do mar se afastam. Se uma espada o toca, ela não resiste, nem a lança, nem a azagaia, nem o dardo. O ferro para ele é palha, o bronze pau podre”.
Ao lado do Leviatã, no capítulo 40 do livro de Jó, aparece o behemoth, vigoroso e musculoso animal terrestre, “sua força reside nos rins e seu vigor no músculo do ventre. Levanta sua cauda como (um ramo) de cedro, os nervos de suas coxas são entrelaçados; seus ossos são tubos de bronze, sua estrutura é feita de barras de ferro”.
Contemplas agora o behemoth, que eu fiz contigo, que come a erva como o boi. Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre. Quando quer, move a sua cauda como cedro; os nervos das suas coxas estão entretecidos. Os seus ossos são como tubos de bronze; a sua ossada é como barras de ferro. Ele é obra-prima dos caminhos de Deus; o que o fez o proveu da sua espada.
Em verdade os montes lhe produzem pastos, onde todos os animais do campo folgam. Deita-se debaixo das árvores sombrias, no esconderijo das canas e da lama. As árvores sombrias o cobrem, com sua sombra; os salgueiros do ribeiro o cercam.
Eis que um rio transborda, e ele não se apressa, confiando ainda que o Jordão se levante até à sua boca. Podê-lo-iam porventura caçar à vista de seus olhos, ou com laços lhe furar o nariz?
ahhh e todos os fósiles dos dinossauros sempre datan de milhões de anos e não de miles de anos, se entenderia que a primeira parte do Gn.1:1 (No principio Deus Criou os Céus e a Terra) dataria de milhões de anos. bom é só uma teoría...... aquilo que eu penso, agora que seja ou não seja romanceada, isso não importa.
nemehx
nemehx

Mensagens : 10
Data de inscrição : 31/10/2008
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty Re: dinossauros

Mensagem por Rafaela Botelho Qui Nov 06, 2008 9:59 pm

Olá nemehx

Parece que Jó é um personagem e que nem existiu na realidade...

Desculpe se for invasão, não é minha intenção, é que bem... Nós aqui já tratamos sobre os livros da bíblia num outro tópico e tal, queria te fazer uma pergunta: vc é católico? (como disse, se for o caso, desculpe..)

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty com muito respeito

Mensagem por nemehx Qui Nov 06, 2008 10:41 pm

ola Rafaela...... não é invasão nenhuma, eu sou novo neste forum que achei procurando nos diferentes sites da internet...... bom com respeito a sua pergunta eu não sou católico..... foi um prazer.....
paz de Deus na sua vida
nemehx
nemehx

Mensagens : 10
Data de inscrição : 31/10/2008
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty Re: dinossauros

Mensagem por Rafaela Botelho Qui Nov 06, 2008 10:45 pm

Oi nemehx

Obrigada pela delicadeza.

Fique com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty Re: dinossauros

Mensagem por nemehx Qui Nov 06, 2008 10:57 pm

É simplesmente o resumo daquilo que resta de mim......
Que deus te abençõe.......
nemehx
nemehx

Mensagens : 10
Data de inscrição : 31/10/2008
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty Re: dinossauros

Mensagem por são vieira Ter Out 06, 2009 10:03 am

jó não existiu?

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty Re: dinossauros

Mensagem por Alan Ter Out 06, 2009 2:54 pm

são vieira escreveu:jó não existiu?

Acho que você entendeu errado o que a Rafaela quis dizer....

Creio que quando ela falou "Parece que Jó é um personagem e que nem existiu na realidade..." foi porque ao ver o modo de como o nemehx descreveu as passagens parecia um "conto de fadas"

Me perdoe se eu estiver errado Rafaela

Paz e Bem a todos e fiquem com Deus
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

dinossauros Empty Re: dinossauros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos