Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Onisciência de Deus

+13
Alann Cabral
Thales Grillo
João
Rafaela Botelho
Rebeca
Bárbara
cloverfield
Binhokraus
roberson_cmvd
pedro
Thales
alessandro
Helô
17 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por alessandro Seg Out 06, 2008 1:06 am

A resposta do binho, embora interessante, padece de um erro filosófico: ela pressupõe que Deus está no tempo, o que claramente não se enquadra na doutrina cristão, uma vez que para esta o tempo é uma criação Dele. Sendo assim, Deus não sabe possibilidades, mas conhece realidades. Se fosse igual o binho diz ele não seria realmente onisciente. Pelo menos é isto podemos deduzir da revelação e que filosofia tomista confirma. O Thales desenvolveu algumas reflexões que recomendo bastante.

um abraço fraterno a todos
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Sim Exatamente!

Mensagem por Binhokraus Seg Out 06, 2008 1:11 am

Very Happy Very Happy O alessandro disse bem, mas, foi um erro proposital, eu citei que Deus É a-temporal!
E disse que isso é difícil de entender... e para facilitar o entendimento o tomariamos com sendo temporal... e a partir daí construir um conceito temporal de onisciência de onde ficaria mais fácil tentar conceber o mesmo conceito em um ser a-temporal como Deus É! hehehe Very Happy Very Happy
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty nobre propósito

Mensagem por alessandro Seg Out 06, 2008 1:21 am

Todo conhecimento que possuimos de Deus passa pela analogia, uma vez que só podemos compreendê-lo a partir de nossa humanidade. Só sublinhei o equívoco pq acho que o caminho traçado não dá conta da questão proposta, uma vez que desconsidera o fator que é principal para a questão.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por João Seg Out 06, 2008 12:48 pm

Olá!!!

Duas coisas:

A primeira é indignação! Por que tem sempre um Joãozinho nas histórias!??!? (sejam boas ou ruins) rsrsrsrs


A segunda é um resumo meu (corrijam se estiver errado, por favor)

- Deus está fora do tempo;
- Deus sabe de tudo, pois já viu tudo, já que está fora do tempo;
- Isso não significa que vamos seguir um caminho apenas, pois temos o livre-arbítrio, logo podemos seguir por outro caminho.

abraços
João
João

Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/09/2008
Idade : 32
Localização : Petrópolis, RJ (São Cristóvão)

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty João

Mensagem por Rafaela Botelho Seg Out 06, 2008 3:04 pm

Pois é, sempre tem um Joãozinho.
E todo cantor famoso faz música com algum nome de pessoa, não tem nenhuma música com o nome "Rafaela", rs.

Acho que seu resumo está correto. Deus sabe de tudo porque como não está no tempo vê todas as hipóteses de suas possíveis escolhas, Ele sabe de todas as consequências de qualquer decisão.
É isso mesmo? [Duvido o Alessandro responder a essa simples pergunta sem mandar um texto grandão, alguma coisa ele vai completar.. rs.]
Também aguardo correções.

Fiquem com Deus.
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty ...voltando....

Mensagem por Binhokraus Sáb Out 11, 2008 10:23 am

Seguindo a "recomendação" do Alessandro, Smile hehehehe vamos tentar mais uma vez elucidar isso, mas levando em conta agora o Deus A-Temporal....
Vamos partir novamente do príncipido, e da história que eu fiz acima, aqueles que quiserem troquem o nome joãozinho por carinha, coisinha ou qualquer outra coisa... hehehehe Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Então temos as possibilidades que convergem na realidade que se forma, isso para nós, seres humanos, presos ao espaço tempo contínuo. Se quiserem ter uma visão disso assistam o filme O Vidente, com Nicolas Cage. Então para nós o futuro é um oceano de possibilidade, um emaranhado de caminhos, alguns serão seguidos e por isso mesmo outros serão deixados para trás sem que nunca siabamos o que poderia ter acontecido se tivessemos tomado uma decisão diferente, se tivessemos tomado outro caminho. Isso para nós enquanto seres presos ao tempo é assim que acontece... por isso que cientificamente, é impossivel uma viagem ao futuro, pelo menos por agora, pq o futuro simplesmente não existe, ele é um emaranhado de possibilidades que se torna presente a medida que traçamos e definimos os caminhos que queremos seguir descartamos todos os outros. A escolha de cada um determina o que será o futuro, e foi o que determinou o presente! Isso olhando as coisas dentro do espaço tempo continuo ao qual estamos presos! E Deus?!!
Deus é a-temporal, ele não está preso no tempo! Como o Thales já bem disse, as coisas acontecem ao mesmo tempo para Deus! Ele tem diante dos olhos Dele passado, presente e futuro com um eterno presente!!! Não temos como conceber uma coisa dessas, nossa mente não nos permite ainda... justamente por estarmos presos ao tempo, qualquer tentativa de compreensão seria erronea, pq levariamos o fator tempo. Ex.: Deus sabe que eu vou para o inferno, então pq me criou? Argumentação levando em consideração o fator tempo continuo... para Deus não é assim...!!! Então já que Deus sabe tudo o destino de fato existe, já que tudo já pré-determinado e não temos como muda-lo, ou seja, não há livre arbitrio. Outro conceito baseado dentro da noção de tempo continuo. Conversando com meu diretor espiritual sobre essa questão, ele me disse o seguinte: "Deus tem diante de si todas as coisas como um eterno presente. Ele nos fez para um propósito específico, que no meu caso é ser padre, por exemplo, mas Ele também conhece todas as outras possibilidades, caso eu, dentro do meu livre árbitrio, não escolhece ser padre." Tudo fica mais claro. Então para tentar de uma forma muito pobre conceber um ser a-temporal, DEUS, imagina o seguinte. Imagina se vc pudesse se dividir em outros 5 bilhões de vc! que vc tivesse 5 bilhões de clones seus, e cada um tivesse uma máquina do tempo, e cada um viajasse no tempo para um futuro diferente dentro das muitas possibilidades que o futuro possui. e ao mesmo tempo que seus 5 bilhões de clones contemplassem o futuro a ligação que existe entre vc e seus clones te permitiriam contemplar esses 5 bilhões de possibilidades ao mesmo tempo... consegue imaginar isso... e ainda sim, é uma imgem presa dentro do tempo continuo... Deus está além dessa realidade de tempo continuo... por isso dizemos ele é onisciente, e onipresente, pq se Ele tem tudo diante dos seus olhos como um eterno presente, por estar fora do espaço tempo continuo, Ele está presente em todos os tempos ao mesmo tempo, que para ele é um eterno presente.... !!!! Deus pra entender mais ou menos? hehehehe Very Happy Very Happy Very Happy
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Thales Seg Out 13, 2008 5:06 pm

Olá pessoal,

Essa tem sido uma ótima discussão! Parabéns pelo desenvolvimento!

Mas temos que deixar claro algumas coisas em relação à esse problema.

Não vamos nunca entender a questão de forma plena, exatamente porque Deus não cabe na nossa cabeça. Tudo o que falamos da Essência de Deus (como a Onisciência Divina), é dito de forma análoga... Não podemos ter a pretensão de encaixar plenamente Deus no nosso entendimento, mesmo que a analogia seja boa.

Portanto, a analogia feita pelo Binho do emaranhado de possibilidades pode ser boa, mas é apenas uma analogia. Deus conhece as possibilidades (ou futuros contingentes), mas elas só são possibilidades em relação a nós, e não para ele. Não é o homem que dá realidade às possibilidades na medida em que vai fazendo escolhas, pois Deus conhece todas as coisas futuras e passadas como presentes e reais. Ou seja, Ele desde sempre conhece as possibilidades que serão -- "antes" que nós as escolhamos.

Abraços,
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Concerteza! Foi como eu disse...

Mensagem por Binhokraus Seg Out 13, 2008 7:36 pm

Binhokraus escreveu:... Conversando com meu diretor espiritual sobre essa questão, ele me disse o seguinte: "Deus tem diante de si todas as coisas como um eterno presente. Ele nos fez para um propósito específico, que no meu caso é ser padre, por exemplo, mas Ele também conhece todas as outras possibilidades, caso eu, dentro do meu livre árbitrio, não escolhece ser padre." Tudo fica mais claro. ...Imagina se vc pudesse se dividir em outros 5 bilhões de vc! que vc tivesse 5 bilhões de clones seus, e cada um tivesse uma máquina do tempo, e cada um viajasse no tempo para um futuro diferente dentro das muitas possibilidades que o futuro possui. e ao mesmo tempo que seus 5 bilhões de clones contemplassem o futuro a ligação que existe entre vc e seus clones te permitiriam contemplar esses 5 bilhões de possibilidades ao mesmo tempo... ... Deus está além dessa realidade de tempo continuo... por isso dizemos ele é onisciente, e onipresente, pq se Ele tem tudo diante dos seus olhos como um eterno presente, por estar fora do espaço tempo continuo, Ele está presente em todos os tempos ao mesmo tempo, que para ele é um eterno presente.... !!!!

Mas como bem disse o Thales, essas coisas sobre a essência de DEUS, nunca as compreenderemos plenamente!!! Por mais que nos esforcemos!!! Very Happy Very Happy
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Thales Grillo Seg Jan 05, 2009 2:24 pm

Apos ter lido esse tópco ainda me restaram dúvidas pois nele tem vários pontos de vista.
A minha duvida é a seguinte:

Afinal, Deus sabe a partir de minhas escolhas ou ele sabe até mesmo as minhas escolhas?
Por exemplo: Estou num precipicio, posso continuar andando ou valtar. Deus sabe o que vai acontecer comigo se eu continuar andando e o que vai acontecer comigo se eu voltar, ou seja de acordo com a minha decisão ele sabe o que vai acontecer comigo ou ele ja sabe que decisão eu vou tomar e o que acontecerá comigo?

Por favor, me esclareçam essa dúvida!
Thales Grillo
Thales Grillo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/11/2008
Idade : 33
Localização : Magé

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Thales Sáb Jan 10, 2009 1:49 am

Bom, para responder a sua pergunta e resumir a questão, podemos dizer que Deus conhece tudo aquilo que aconteceu, que acontece, que acontecerá, que poderia ter acontecido (mas não aconteceu), que poderia estar acontecendo (mas não está) e que poderia acontecer (mas não acontecerá).

Pegando o seu exemplo:
Digamos que você foi até o precipício, está lá agora e depois voltará. Deus sabe:

1. Que você foi até o precipício.
2. Que você está lá.
3. Que você voltará de lá.
4. Que você poderia não ter ido ao precipício (e todas as possibilidades de onde você poderia ter ido).
5. Que você poderia não estar lá (e todas as possibilidades de onde você poderia estar).
6. Que você poderia não voltar (e todas as possibilidades do que você poderia fazer, mas não fará).

É isso. Espero não ter enrolado mais a situação. Como já disse aqui, sou péssimo para exemplos. ^^

Abraços,

--
Thales
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Oniciência de Deus

Mensagem por Alann Cabral Dom Abr 19, 2009 4:37 pm

Olá pessoal.

Deixa ver se eu consigo contribuir com vocês
"Porque o nosso Deus é um fogo consumidor" - Hb 12,29.
"Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?" - Gn 18.25
Quando falamos da oniciência de Deus esquecemo-nos de que ele é o Senhor e Juiz de toda a terra. E que tudo que acontece estar sobre o seu dominio. Ou seja nada acontece por um acaso, Daniel declara: "E [size=12]ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos.Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz." - Daniel 2.21,22
E quando Deus criou Adão e Eva, ele não os criou para que pecassem. Mas como criador ele queria provar o amor deles, ou seja, se eles permaneceriam fieis a ele ou não. Então Ele disse:[size=12] "E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." - Gn 2.16,17
Assim como uma cozinheira que prepara uma comida e experimenta antes de servir para saber se estar bom, assim fez Deus com o homem antes de os torna-los eternos.
Então pergunta-se. E Deus sabia que o homem iria pecar quando ele resolveu prova-lo? A resposta é:
Ef 1.4 - "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;"
Ap 13.8 - "E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo."
1Mt 13.34 - "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;"
Sl 139.16 - "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia."
Se considerar-mos que Deus havia planejado todas as coisas desde a "fundação do mundo" então entenderemos que Ele já sabia o que iria acontecer com o futuro de todos os homens. Quer para salvação ou quer para a condenação. E se alguém não compreender esta ciência de Deus, fico com o que diz o salmista: "Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir." - Sl 139.6
Espero que tenha ajudado na compreensão do assunto.
Fiquem com Deus
Alann Cabral
Alann Cabral

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Alann Cabral Dom Abr 19, 2009 5:39 pm

1. Esse paralelo entre crer e ir para o inferno é impreciso. A fé não é condição necessária nem suficiente para a salvação de um indivíduo. Acreditamos que a fé é que salva, mas àqueles que não a têm podem ser salvos pela fé manifestada pela Igreja, desde que tenham vivido uma vida de acordo com a consciência e com a razão, instrumentos os quais todos os seres humanos possuem.


Thales não pude de deixar de notar esta sua esplicação sobre a fé salvivica. E vejo que a sua compreensão é diferente da minha. Não quero aqui criar um debate em torno deste assunto mas apenas deixar o meu comentário a respeito da mesma.
Creio que a salvação só é feito por meio da fé, pois a escritura declara que:
Hb 11.6 - "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."
E quanto ao papel da Igreja com relação a salvação dos não salvos é proclamar o evangelho da Salvação, é a unica maneira pela qual a Igreja pode interfirir na salvação de um individuo apoiado pelas Escrituras, o mais depende de nós. A salvação é para quem a aceita por fé.
Rm 10.13-17 - "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo."

A paz seja convosco
Alann Cabral
Alann Cabral

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Rafaela Botelho Dom Abr 19, 2009 11:23 pm

Olá Alann
Que bom vê-lo por aqui, postando!

Bom, deixo então uma perguntinha para que você reflita...
Então com sua colocação você afirma que muitos índios e pessoas que moravam distantes de comunidades cristãs NÃO estão salvos?

Ora, Deus é justo e como tal não seria justo condenar alguém que não teve a oportunidade de conhecê-Lo. Certo?

(O que é a fé em si?)

O que me diz? Essas pessoas que não puderam conhecê-Lo estariam condenadas?

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Oniciência de Deus

Mensagem por Alann Cabral Ter Abr 21, 2009 2:03 pm

Olá Rafaela
Que bom vê-la aqui também!

Bom, este tema já foi motivo de grande discussão em nossa E. B. D. (Escola Bíblica Dominical). E o que concluímos, é o seguinte. Como diz o Senhor em Deuteronômio cap. 29.29: "As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei."

Então eu não posso simplesmente afirmar que essas pessoas vão simplesmente perder a salvação, uma vez que o nosso Deus é um Deus de mistério e que nem tudo ainda foi revelado ao homem. E até o prórprio Jesus afirma o seguinte a respeito de Sodoma e Gomorra: Mateus 11:24 - Contudo, eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti.

O apostólo Paulo também afirma que: "Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei (porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei. pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os), no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho." Rm 2.12-15

O apostólo Paulo deixa claro que todos seremos julgados independente do conhecimento intelectual ou praticas religiosas padronizadas ou prédefinidas por alguns. E que por natureza a consciência e os pensamentos servirá de paramentro para o julgamento de Deus. Ou seja eles nos acusarão ou nos defenderão.
Por isso eu digo que o julgamento divino é um mistério.
Mas aí vemos a importancia e a urgência da missão da Igreja de cumprir o Ide de Jesus; "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." Mc 16.15,16

Inclusive o fim, para que se revele depende da pregação do Evangelho a todas as nações; Mateus 24:14 - E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Concluindo. Espero que tenha sido claro. O meu conhecimento limita-se a revelação que há nas Escrituras Sagradas, afirmar alguma coisa que não esteja contida nelas julgo para mim saber mais do que me convém. Não me esquecendo que Deus é bom, misericordioso e justo.

Que a paz esteja convosco. Idea
Alann Cabral
Alann Cabral

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Rafaela Botelho Ter Abr 21, 2009 10:25 pm

A salvação é para quem a aceita por fé.

Com certeza quando não podemos mais chegar com a razão deve-se "mergulhar" no mistério (como um padre diz).
Minha pergunta para você foi para que você refletisse no que disse respondendo ao Thales.
Deus é justo e se fosse ao contrário seria um tipo de imperfeição e Deus é perfeito. Portanto não se pode cobrar o que não foi dado.
Por isso citei ali em cima o que você respondeu ao Thales. Creio que não podemos (nós), limitar a salvação nem fazer seleção de salvos. O que fazemos é ter uma noção em alguns casos por conhecermos o que Deus quer de nós enquanto Igreja, filhos dEle.

O meu conhecimento limita-se a revelação que há nas Escrituras Sagradas, afirmar alguma coisa que não esteja contida nelas julgo para mim saber mais do que me convém.

Pois é, já nós levamos em consideração a Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Magistério da Igreja.
Nós não consideramos 'saber demais' se isso significar saber o que o Magistério da Igreja diz. Deus não se limita ao tempo nem às letras, Ele agiu ontem, age hoje e agirá amanhã. E se os apóstolos de hoje (Magistério, por ex) nos ensinam (como na Redemptoris Missio) nós concordamos.
=) (Mas, é claro, esse é um ponto em que nossa doutrina diverge - Magistério, S. E. e S. Tradição)


Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Oniciência de Deus

Mensagem por Alann Cabral Sáb Abr 25, 2009 10:44 pm


Minha pergunta para você foi para que você refletisse no que disse respondendo ao Thales.

Bom! A principio a minha intenção é só colocar a minha compreensão a respeito da salvação que é um tanto diferente da de vocês. Não questionei o Thales, mais coloquei a minha compreenção acerca da salvação pela fé e de que maneira a Igreja segundo as Escrituras pode interfirir na salvação dos perdidos.

[quote]
Pois é, já nós levamos em consideração a Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Magistério da Igreja.
Nós não consideramos 'saber demais' se isso significar saber o que o Magistério da Igreja diz. Deus não se limita ao tempo nem às letras, Ele agiu ontem, age hoje e agirá amanhã. E se os apóstolos de hoje (Magistério, por ex) nos ensinam (como na Redemptoris Missio) nós concordamos.
(Mas, é claro, esse é um ponto em que nossa doutrina diverge - Magistério, S. E. e S. Tradição)
Em parte eu diria que sim, a nossa doutrina diverge. Mas se eu negar que a revelação parou nos primeiro apostólos, então eu estou dizendo que não creio no Espírito Santo que Deus nos deu como consolador.

Res: 4 - João 14:26

Mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.

Porém devo dizer que: II Pedro 1:20 "sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação."

[size=9]E desde quando o Magistrado e a Tradição não anulem a palavra de Deus, até então dar credito a eles não vejo mal nem um nisso. Agora devemos agir como os irmãos da Beréia que; "...receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim." Atos 17.11

Jesus no seu ministério terreno quando ensinava o povo, falou a respeito dos seus lideres religioso a seguinte palavra; "Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus. Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras...", o mais interessante deste texto é que Jesus não mandou as pessoas sairem da Sinagoga ou mudar de religião, mas sim, que fosse prudente na observação da palavra. Pois no dia do julgamento ninguém poderá dizer. Ah! Eu fiz isso por que o meu lider mandou ou me ensinou. A responsabilidade é pessoal e intransferível.
Disse Jesus: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;" Jo 5.39

Então ainda que eu tenha um lider religioso como um pastor, cabe a mim conferir tudo que ele ensina, pois nem todos falam segundo a doutrina de Cristo. Pois vejo que as maiores heresias surgiram de dentro do cristianismo por aqueles que não temem a Deus que trabalham para o seu proprio ventre, os quais João Batista chamam de "raça de viboras".

Espero me ter feito entender.

A paz seja convosco. Razz
Alann Cabral
Alann Cabral

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Rafaela Botelho Seg Abr 27, 2009 9:44 am

Olá Alann,
Como vai?

O ponto que nossa doutrina diverge a qual eu me referi foi sobre a Sagrada Escritua, Tradição e Magistério.
Diverge porque protestantes não levam em consideração estes dois últimos.

Mas já que o assunto da salvação ficou resolvido, então tá bom.

"Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e
fariseus. Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas
não façais conforme as suas obras..."

Já compreendo que aqui Jesus quis dizer que não devemos julgar aqueles que falam para nós. Devemos fazer o correto, o que é ensinado, e não cair no erro quando um deles caem.
Me desculpe, mas não consegui ver neste versículo um 'mandamento' de Jesus para que 'obedecêssemos' conforme nossa interpretação.
Como eu disse, nós católicos, confiamos no Magistério da Igreja, e se eles, Igreja de Cristo, homens de profunda comunhão e intimidade com Deus (e ungidos por Ele), inspirados pelo Espírito Santo (além de ter estudado muito mais que eu...) me dizem algo... Quem sou eu para duvidar? Posso sim (e devo) procurar estudar e conhecer os fundamentos, para que conhecendo ame mais ainda minha Santa Igreja. É bem mais seguro confia-los a interpretação para que eu não caia em heresia.

Mas, não se preocupe, eu te entendi sim!
=)

Fique com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Milene Guimarães Seg Abr 27, 2009 12:20 pm

Thales escreveu:


Não vamos nunca entender a questão de forma plena, exatamente porque Deus não cabe na nossa cabeça.

Abraços,


Bom, resolvi escrever para destacar a colocação do Thales. Temos mesmo que procurar entender o que vivemos, nossa doutrina, a Bíblia e entre outros. Devemos buscar formação sempre! Só não podemos esquecer que nem tudo chegaremos ao entendimento completo agora. Muitos de nossos questionamentos nos levam a questionar demais e, às vezes, até nos afastam de Deus.Isso porque não compreenderemos tudo enquanto militantes aqui na terra.
Deus ultrapassa nossa compreensão! E é por isso que muitas vezes devemos apenas nos deixar guiar pelo Espírito Santo.

"Põe amorosa atenção em Deus, sem desejo de querer sentir ou entender
Coisa particular a respeito dEle."
(São João da Cruz)

Deus abençoe!!!
Milene Guimarães
Milene Guimarães

Mensagens : 45
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 37
Localização : Magé

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Oi

Mensagem por Do Carmo Qui Jun 04, 2009 12:42 pm

Rafaela Botelho escreveu:Olá Alann,
Como vai?

O ponto que nossa doutrina diverge a qual eu me referi foi sobre a Sagrada Escritua, Tradição e Magistério.
Diverge porque protestantes não levam em consideração estes dois últimos.

Mas já que o assunto da salvação ficou resolvido, então tá bom.

"Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e
fariseus. Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas
não façais conforme as suas obras..."

Já compreendo que aqui Jesus quis dizer que não devemos julgar aqueles que falam para nós. Devemos fazer o correto, o que é ensinado, e não cair no erro quando um deles caem.
Me desculpe, mas não consegui ver neste versículo um 'mandamento' de Jesus para que 'obedecêssemos' conforme nossa interpretação.
Como eu disse, nós católicos, confiamos no Magistério da Igreja, e se eles, Igreja de Cristo, homens de profunda comunhão e intimidade com Deus (e ungidos por Ele), inspirados pelo Espírito Santo (além de ter estudado muito mais que eu...) me dizem algo... Quem sou eu para duvidar? Posso sim (e devo) procurar estudar e conhecer os fundamentos, para que conhecendo ame mais ainda minha Santa Igreja. É bem mais seguro confia-los a interpretação para que eu não caia em heresia.

Mas, não se preocupe, eu te entendi sim!
=)

Fique com Deus
Very Happy


Rafaela, lendo sobre este tópico, não pude deixar de te perguntar!

Você acredita em tudo que Jesus fez?
Do Carmo
Do Carmo

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/05/2009
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Rafaela Botelho Qui Jun 04, 2009 1:26 pm

Olá Eduardo
Como vai?

Se eu não acreditasse não me atreveria dizer que sou cristã.
Jesus é Deus e o que Ele fez tem poder para isso.
Como a pergunta é pessoal vou responder em tom pessoal:
Para mim Jesus não é um personagem apenas histórico que me prometeu algo se eu seguisse Sua filosofia e vou por ter medo do contrário. Mas, é alguém que vive e caminha comigo. Ele está presente no meu dia e não é apenas uma lembrança, é de verdade a razão de muitas coisas que faço.

E repito: Se eu não acreditasse não me atreveria dizer que sou cristã.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Do Carmo Qui Jun 04, 2009 1:53 pm

Rafaela,

Logico que eu sei que vc é cristã, a minha pergunta é:

Você acredita que você tem o mesmo poder de Jesus para curar e mudar por completo a vida de alguem.

Um abraço.
Do Carmo
Do Carmo

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/05/2009
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Rafaela Botelho Qui Jun 04, 2009 2:07 pm

Eduardo,

Já entendi onde você quer chegar.
Mas essa discussão é lá no tópico "Santos".

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por são vieira Ter Jul 21, 2009 8:40 am

Deus é omnisciente?...

Será que Deus está em toda a parte?

DEUS é descrito apropriadamente como omnipotente e omnisciente — todo-poderoso e todo-sábio. Contudo, tentando descrever ainda mais a grandeza de Deus, alguns acrescentam um terceiro termo — omnipresente. Acreditam que Deus está presente em toda a parte simultaneamente.

Embora nenhum desses termos descritivos se encontrem na Bíblia, os dois primeiros têm claro apoio nos ensinamentos bíblicos. (Génesis 17:1; Hebreus 4:13; [Apocalipse] 11:17) Deus é realmente omnipotente e é omnisciente no sentido de que nada pode ser escondido dele. Mas será que ele é omnipresente? Será que Deus está em toda a parte, ou ele é uma pessoa que tem um lugar específico de morada?

Onde está Deus?

Em diversos versículos da Bíblia, “os céus” são mencionados como o “lugar estabelecido de morada” de Deus. (1 Reis 8:39, 43, 49; 2 Crónicas 6:33, 39) Entretanto, um relato bíblico descreve a magnitude de Jeová Deus nos seguintes termos: “Morará Deus verdadeiramente com a humanidade na terra? Eis que o céu, sim, o céu dos próprios céus não te pode conter.” — 2 Crónicas 6:18.

“Deus é Espírito”, diz a Bíblia. (João 4:24) Portanto, ele reside num domínio espiritual independente do Universo físico. Quando a Bíblia menciona os “céus” como lugar de morada de Deus, refere-se ao lugar elevado onde ele reside, em contraste com o ambiente material em que nós residimos. De qualquer forma, a Bíblia ensina que, na realidade, a morada de Deus é claramente diferente do Universo físico, mas, ao mesmo tempo, um lugar bem definido. — Jó 2:1-2.

Deus é uma pessoa

Jesus tinha em mente o lugar de morada de Jeová quando disse a seus discípulos: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. . . . Vou embora para vos preparar um lugar.” (João 14:2) Para onde foi Jesus? Por fim, ele “entrou . . . no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus”. (Hebreus 9:24) Esse relato nos ensina dois fatos importantes sobre Jeová Deus. Primeiro, ele tem um lugar literal de morada e, segundo, ele é uma pessoa, não uma mera força indefinível que reside em toda a parte.

Foi por isso que Jesus ensinou seus seguidores a orar assim: “Nosso Pai nos céus”, dirigindo a oração a uma pessoa, Jeová, que está em um lugar, a saber, nos céus espirituais. (Mateus 6:9; 12:50) Esse ensinamento estava em harmonia com o modo como o povo de Deus havia sido ensinado a orar por mais de 1.500 anos. Os mais antigos escritos inspirados por Deus contêm a seguinte oração: “Olha deveras para baixo desde a tua santa habitação, os céus, e abençoa teu povo.” — Deuteronómio 26:15.

O espírito santo de Deus é de alcance ilimitado

Embora a Bíblia sempre se refira a Deus como tendo um lugar específico de morada, com frequência fala de seu espírito santo como estando em toda a parte. “Para onde posso ir do teu espírito e para onde posso fugir da tua face?”, perguntou o salmista Davi. (Salmo 139:7) Alguns têm ficado confusos com tais referências e talvez concluam que Deus é omnipresente. Contudo, ao considerarmos o contexto desse e de outros textos bíblicos, fica evidente que o espírito santo de Jeová — ou seu poder em ação — pode ser estendido do local fixo em que Ele está para qualquer lugar no Universo material.

Como um pai estende a mão para baixo para consolar e amparar seus filhos, Deus pode estender a mão — ou o espírito santo — a qualquer parte do domínio espiritual ou Universo físico, a fim de cumprir o Seu propósito. Por conseguinte, o salmista podia dizer: “Se eu tomasse as asas da alva para residir no mar mais remoto, também ali me guiaria a tua própria mão e me seguraria a tua direita.” — Salmo 139:9, 10.

Podemos tornar-nos amigos de Deus

Jeová Deus, de modo humilde e amoroso, permite que ele e seu lugar de morada sejam descritos em termos humanos que transmitem-nos a idéia da melhor forma. Dessa e de outras maneiras, é como se ele ‘se inclinasse para ver o que há no céu e na terra’. (Salmo 113:6, Bíblia na Linguagem de Hoje) Entretanto, os humanos não podem ter total compreensão da natureza de Deus.

Jeová é simplesmente magnífico demais, grande demais e maravilhoso demais para ser descrito de forma total em meros termos humanos. Portanto, embora a Bíblia fale a respeito de sua morada celeste como um lugar com localização específica, a plena compreensão de tal dimensão espiritual é simplesmente impossível aos humanos. — Salmo 139:6.

Ainda assim, é uma grande satisfação termos, até certo ponto, entendimento da verdadeira natureza de Deus, compreendendo que ele não é uma força indefinível e impessoal que está presente em todo o Universo. Em vez disso, ele é uma pessoa, com lugar específico de morada e personalidade definida, caracterizada pelo amor e pela ternura. Esse conhecimento abre aos humanos a maior oportunidade possível — a de ter uma amizade pessoal por toda a vida com o Todo-Poderoso Soberano do Universo. — Tiago 4:8.

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por são vieira Ter Jul 21, 2009 8:47 am

ah... por outro lado temos a presciência de Deus...A presciência significa conhecimento de algo antes que aconteça ou exista. Na Bíblia, relaciona-se primariamente, embora não de forma exclusiva, com Deus, o Criador, e seus propósitos. Predeterminação significa a ordenação, decretação ou determinação de algo de antemão; ou a qualidade ou a condição de ser predeterminado.

um factor a ser considerado é o livre-arbítrio usufruído pelas criaturas inteligentes de Deus. As Escrituras mostram que Deus estende a tais criaturas o privilégio e a responsabilidade de livre escolha, de exercerem o livre-arbítrio (De 30:19, 20; Jos 24:15), tornando-as assim responsáveis por seus atos. (Gên 2:16, 17; 3:11-19; Ro 14:10-12; He 4:13) Portanto, não são meros autómatos ou robôs. O homem não teria sido realmente criado à “imagem de Deus” se não tivesse livre-arbítrio. (Gên 1:26, 27) Logicamente, não devia haver nenhum conflito entre a presciência (bem como a predeterminação) de Deus e o livre-arbítrio de suas criaturas inteligentes

Sabe Deus de antemão tudo o que as pessoas farão?

Surge então a pergunta: É o seu exercício da presciência infinito, sem limites? Prevê e sabe ele, de antemão, todas as ações futuras de todas as suas criaturas, espirituais e humanas? E predetermina ele tais ações, ou até mesmo predestina qual será o destino final de todas as suas criaturas, fazendo isso até mesmo antes de elas terem vindo a existir?

Ou é Deus selectivo e criterioso ao exercer a presciência, de modo que, seja o que for que Ele resolva prever e saber de antemão, ele o faz, mas aquilo que ele resolve não prever nem saber de antemão, ele não o faz? E, em vez de preceder à existência de suas criaturas, será que a determinação do destino eterno delas, por parte de Deus, aguarda o julgamento Dele do proceder de vida delas e a atitude comprovada delas sob teste? As respostas a essas perguntas têm necessariamente que proceder das próprias Escrituras e das informações que estas fornecem sobre as ações e os tratos de Deus com suas criaturas, inclusive o que foi revelado por intermédio do seu Filho, Cristo Jesus.

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Pe. Anderson Qua Ago 05, 2009 7:24 pm

Caros amigos,

Segundo a fé cristã, o Espírito Santo é Deus. O único Deus é pessoal, mas nao unipessoal, sim é uma comunidade de pessoas. A fé cristã afirma que o único Deus é Pai, Filho e Esprírito Santo.

A onipresença divina é consequência da natureza própria de Deus. "Deus é espírito", e o que é espiritual não está ligado a um espaço e tempo. A natureza de Deus é absolutamente simples "eu sou aquele que sou" (Ex 3,14), isso é, indiviso, não composto por partes e senhor de todas as coisas.

Supor que Deus está isolado em algum lugar é absurdo. Supoe que Deus tem limites no seu poder, limites na sua presença em todas as coisas. Deus é onipresente porque é o único ser Absoluto, enquanto que todos os demais seres sao contingentes, tem o seu ser recebido de Deus, que é o único Criador e Senhor de toda a Criação.

Um grande abraço, em breve continuaremos esclarecendo essa questão.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus - Página 2 Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos