Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Onisciência de Deus

+13
Alann Cabral
Thales Grillo
João
Rafaela Botelho
Rebeca
Bárbara
cloverfield
Binhokraus
roberson_cmvd
pedro
Thales
alessandro
Helô
17 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Onisciência de Deus

Mensagem por Helô Qui Ago 28, 2008 11:12 am

Olá! Andei pensando na questão da onisciência de Deus esses dias...
Se Deus é onisciente, ele sabe de todas as coisas em todos os lugares, em todo o tempo, infinitamente, certo?!... Então Deus sabe como será o futuro, quais serão as minhas decisões também? Se isso for verdade, então ele sabia desde que começou a criar o mundo que Adão e Eva iriam "comer do fruto proibido"? Se for assim, então porque Ele fez tudo? Acabei ficando confusa... Por favor, se alguém puder esclarecer meus pensamentos, agradeço!
Helô
Helô

Mensagens : 37
Data de inscrição : 28/08/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por alessandro Qui Ago 28, 2008 8:24 pm

Ola Helô

Movi seu tópico para esta pasta, tudo bem?

Quanto a sua pergunta, devo reconhecer que é uma questão difícil. Tô meio ocupado agora e terei que gastar um tempinho maior para responder. Até o fim de semana postarei minha resposta.

Mas eqto isso, só para não encerrar sem dizer nada sobre o assunto vale lembrar que saber não é causar. ou seja o fato de Deus conhecer minhas ações não significa que é ele que as causa ou é responsável por elas.

Sei que isso não dá conta da questão, mas prometo desenvolver mais depois.
Além disso temos o Thales que tem muito mais propriedade que eu nestes assuntos.

Até breve
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Thales Qui Ago 28, 2008 11:39 pm

Oi Helô!

Essa questão me deixa confuso também! Todas as questões relacionadas com a intencionalidade das ações divinas são particularmente complexas, porque, ao tentar uma resposta, entramos no misterioso tema da elucidação do que Deus é. Deus é um cara realmente difícil de entender né? ^^

O problema de dizer que Deus "sabia" que os homens iriam pecar antes de Deus os criá-los é que dizendo isso consideramos Deus como algo que está no tempo, como nós. É verdade que Deus é onisciente, mas ele o é porque é Eterno (ou, mais propriamente, "A Eternidade"). Na verdade, ele só saberia que o homem iria pecar porque ele os fez. Fazer e saber, em Deus, é o mesmo, pois esses dois atos acontecem ao mesmo "tempo", justamente porque não acontecem em tempo nenhum!

Mas isso não responde totalmente a questão (então porque Ele fez tudo?). Ao mesmo tempo que as razões da "mente" divina serão sempre um mistério para nós, podemos nos aproximar de uma resposta mais ou menos plausível para algumas questões que as envolvem. Se entendermos Deus como um ser perfeito em todos os sentidos, teremos que concluir que Deus só faz aquilo que é mais perfeito dentro de tudo que é possível para ele (o que é muita coisa já que ele é onipotente* ^^). Portanto, criar o homem, mesmo com a liberdade de pecar, seria o mais perfeito possível para Deus. Criar é mais perfeito que não criar, mesmo que estejamos falando de algo muito ínfimo, como uma árvore. Uma árvore torta é mais perfeita do que aquela que não existe.

Para finalizar, e entrando um pouco nas águas mais profundas da teologia, temos que ter sempre em mente que o homem é um ser criado para glorificar a Deus amando e conhecendo. Para amar (e também para conhecer, embora por uma razão mais complexa) é necessário correr o risco de pecar, pois temos que ser verdadeiramente livres para amar -- e isso significa também ser verdadeiramente livre para não amar. Portanto, podemos dizer que Deus "arriscou" ao criar o homem, mas esse "risco" é em função de um ideal maior: amá-Lo! Eu diria, então, que se Deus sabia de algo "antes" de criar o homem, Ele não pensou "este vai pecar", mas sim "este vai amar!!!".

Ufa... espero ter ajudado!

"Tudo é nu e descoberto aos Seus olhos". Heb 4:13

*Acabei de ver que tem uma questão sobre a onipotência divina! Se quiser saber mais sobre o assunto, dá uma passada lá. =D

Abraços,
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por alessandro Sex Ago 29, 2008 9:30 am

Não tenho praticamente nada a acrescentar o que ao Thales disse (é bom ter um estudante de filosofia respondendo dúvidasd!!!!).

Só quero lembrar que a doutrina cristã nos diz que Deus só permite um mal se dele puder tirar um bem maior. Em outras palavras "Deus só correu o risco do pecado humano porque era logicamente impossível fazê-lo livre sem tal risco".

Há um texto muito bonito de Santo Agostinho que diz : Ó Feliz culpa que nos fez merecer tão grande Redentor!" Ou seja, do pecado Deus tirou um bem enorme que foi a obra realizada em Jesus Cristo. Ou como diz São Paulo: onde abundou o pecado superabundou a graça!

Acho que este tópico vai crescer muito ainda... Wink
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Helô Sex Ago 29, 2008 9:17 pm

Realmente, o tema é bastante complexo e confuso... Tive que ler 3 vezes a explicação do Thales, mas agora as coisas estão mais esclarecidas! Obrigada meninos! Smile
Helô
Helô

Mensagens : 37
Data de inscrição : 28/08/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Helô Dom Ago 31, 2008 2:16 pm

Ontem conversava com o Moco e a Bárbara na ida pro show do Walmir Alencar (que, diga-se de passagem, foi mto bom!) e mais dúvidas surgiram sobre este assunto...

Deus sabe de todas as minhas decisões até o fim de minha vida ou não? Ele sabe se hoje vou me decidir entre participar ou não da missa, por exemplo?

Se Ele não sabe, então Ele continua sendo onisciente mesmo assim?
E se Ele sabe, então não existiria o destino?
confused

Enfim, não sei se consegui me fazer entender.. mas é isso aí!
Helô
Helô

Mensagens : 37
Data de inscrição : 28/08/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por alessandro Dom Ago 31, 2008 8:33 pm

Deus sabe, logo é onisciente, mas não causa, logo não existe destino. Essas questões sobre tempo e eternidade são difíceis, prefiro deixar para nosso filósofo.... Laughing
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Thales Seg Set 01, 2008 2:46 pm

Oi Helô,

Para Deus não há "o que vai acontecer". Deus conhece todas as coisas no presente, inclusive as coisas futuras.

Em relação às suas escolhas futuras, Deus as conhece sim, pois elas são "futuras" apenas em relação à nós, que vivemos e conhecemos no tempo. Fazendo uma analogia, para Deus todas as coisas acontecem agora.

Mas isso, como disse o Alessandro, não significa que Deus as determina. Na verdade, Deus só conhece as suas escolhas, porque você as faz. Ou seja, a escolha é sua: depende da adesão da sua vontade e pressupõe o livre-arbítrio.

Deu para entender?

Abraços,
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por pedro Ter Set 09, 2008 3:17 pm

esquecemos da providencia de Deus que caminha junto com a nossa vida.
pedro
pedro

Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 39
Localização : petrópols

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por roberson_cmvd Qua Set 10, 2008 5:53 pm

Oi Helô,

essa questão que vc colocou é realmente muito interessante (e difícil para entendermos, visto nossa condição humana). Certa vez, num FIJ que passamos em Juiz de Fora, uma pessoa me fez essa mesma pergunta, mas relacionada aos Santos, ou seja, se Deus é mesmo onisciente, pra que a interceção dos Santos, já que antes mesmo de fazermos nosso pedido Ele já sabe de tudo. É interessante, né!?

Se os irmãos (Alessandro e Thales) me permitissem juntar suas próprias palavras, em outras poucas, diria o seguinte: Deus sabe de todas as coisas, sem execeção. Mas como o Alessandro disse, isso não significa a existência do que chamamos destino. Destino é a existência de algo já definido em nossas vidas, fechado, acabado. E não há nada assim. Então como Deus sabe o que vai acontecer comigo se tenho livre-arbítrio para agir? Aí entra o que o Thales falou. Ele sabe porque eu faço. Pra Ele só existe o hoje, ou melhor, o agora. O tempo de Deus é totalmente diferente do nosso. E é isso que, naturalmente, dificulta nosso raciocínio.
roberson_cmvd
roberson_cmvd

Mensagens : 33
Data de inscrição : 09/09/2008
Localização : Teresópolis

http://www.cmvd.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty legal...

Mensagem por Binhokraus Sáb Set 27, 2008 2:47 am

cara, entrei no fórum hj, já to viciado... são 02:38 da manhã... kkkk e to aqui lendo e pensando e respondendo... sobre essas questões talvez seja melhor mover meu super tópico da pasta de papo cabeça para essa aqui... hehehe

Tentando trazer mais clareza ao nosso racicinio limitado.
Na física quântica, tudo é possibilidades que convergem em um acontecimento, ou seja, antes de vc tomar uma decisão vc está tomando todas ao mesmo tempo, até que se decide por uma que se torna pra vc a realidade. Exemplo: Vc vai caminhando por uma estrada, e derrepente vc encontra um cruzamento, no futuro, vc está indo pelos dois caminhos ao mesmo tempo, desencadeando duas realidades diferentes que vão dar origens a uma sequencia diferentes de acontecimentos dependendo do caminho que vc tome. Até que vc decide ir para a direita e todas as possibilidades que exisitiam antes dessa decisão convergem para essa realidade, o caminho da direita! Antes de vc tomar a decisão de seguir pela direita, vc poderia seguir por qualquer caminho e tudo isso acontecendo ao mesmo tempo...
Tá mas e ai?
Deus está fora do nosso tempo, ele é onisciente, pq com sua "mente superior" não consigo imagina outra definição, me desculpe, mas com sua "mente superior" ele consegue, estando fora do espaço tempo continuo, ver todas as possibilidades e saber tudo o que vai acontecer, independente de que posição vc tome, ai entra o livre arbítrio, vc escolhe um caminho, e a partir dessa escolha feita, um universo inteiro de possibilidades desaparece, até que vc encontre outro cruzamento e tenha que toma a mesma decisão.
então Deus sabe ou não que decisão eu vou tomar?
Se eu falar besteira me corrijam! Em principio ele não sabe, ele sabe de todas as possibilidade de qualquer decisão que vc possa vir a tomar, pq ele está fora do tempo e consegue saber tudo o que vai acontecer, mas o que de fato vai virar realidade isso depende de nós! ai está o livre arbitrio. Pq se Deus sabe de todas as possibilidades, ele sabia por exemplo, que ao descobrir o átomo isso levaria a descoberta da bomba atômica que mataria milhares de pessoas, então ao saber disso, ele poderia intervir, impedindo a descoberta do átomo, mas não. como temos liberdade, esse foi o caminho que escolhemos, e todas as possibilidades que existiriam se até hj o átomo não tivesse sido descoberto desaparecem no ato da descoberta do átomo!
Ficou claro? ou confundiu mais?
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty putz lembrei de um exemplo que pode ajudar

Mensagem por Binhokraus Sáb Set 27, 2008 3:12 am

Na série de filmes premonição
uma pessoa ve uma das possibilidade decorrente de uma escolha, ela ve que se tomar aquela decisão, ela estará no meio de uma catastrofe. lembra do dois caminhos? a pessoa intervém e se salva, sempre com mais algumas pessoas, da catastrofe. A pessoa que ve a catastrofe, caso eles escolham fazer determinada ação é como se fosse Deus, a diferença é que Deus não intervém para evitar, pq temos a liberdade. Acho que com isso fica um pouco mais clara a ideia que eu quis passar. Claro o filme é cheio de outras ideologias e tudo mais é só para elucidar o que disse acima!
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty onisciencia

Mensagem por cloverfield Sáb Set 27, 2008 3:56 pm

Se Deus é onisciente porque houve o dilúvio? Ele nao sabia que os homens iam se corromper de novo? Ele matou toda aquela gente à toa, por pura raiva? Porque ele perguntou a Caim: "onde está teu irmão" se ele já deveria saber? Que onisciência é essa?

Evil or Very Mad Twisted Evil Evil or Very Mad Twisted Evil Evil or Very Mad Twisted Evil


Sem lógica.
cloverfield
cloverfield

Mensagens : 37
Data de inscrição : 27/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty no meu entender

Mensagem por Binhokraus Sáb Set 27, 2008 4:08 pm

Não, Ele não sabia! Ele sabia da possibilidade! Dizemos Deus é Amor! Mas também dizemos, Somo livres!
como eu descrevi acima, Deus sabe de todas as possibilidades, Ele sabia que os homens poderiam se corromper, mas também sabia que se ele não se corrompessem oq eles poderiam vir a ser, aquela história de uma infinidade de possibilidades que convergem em uma realidade que é definida por nós, pq a nós foi dado o direito de escolha. E é ai que está a beleza do Livre Arbitrio. Deus sabendo da possibilidade de fazermos ou o bem ou o mal, concede-nos o direito de escolha, sendo que somos responsáveis pelos nossos atos, somos seres sociais, o que fazemos afeta o todo. Ele poderia nos obrigar a fazer o bem, pq sabe que se trilharmos tal caminho seremos felizes, mas não o faz, pq nos deu o direito de escolher oq queremos fazer, então ELE é consciente de todas as possibilidades, que uma decisão pode gerar, mas qual dessas possibilidades se tornará realidade Ele não sabe, pq nós é quem definimos.... Por isso a escolha por Deus tem que ser uma escolha sincera, por amor, e não por medo do inferno ou condenação. É por isso que dizemos que há uma alegria no céu quando um pecador se converte, é como se ele tivesse feito a escolha certa.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty A falha de planejamento divino: Chefe, estourou o orçamento.

Mensagem por cloverfield Sáb Set 27, 2008 4:19 pm

Entao, binho, levando o que voce diz em consideração, eu também posso ser onisciente pois eu posso ver um fato e especular sobre os desdobramentos dele.

Parece um pouco com a cigana que me falou: "estou vendo que voce no futuro deve ter cuidado com carros" eu ri e disse que isso nao é uma previsão e sim uma possibilidade pois posso ser atropelado, ter meu carro roubado, bater, comprar minha BMW( hehehehehe), ser abduzido por transformes e etc.

Até porque, se posso fazer uma previsao posso errar e muito (leia a Lógica do cisne negro, voce vai gostar), assim devo presumir que Deus errou no planejamento. pois sua obra saiu totalmente de rota.

Agradeça a Napoleao e ao Iluminismo,pois se nao fosse por eles nos dois estariamos agora na fogueira.

uma definição de dicionário (nao o Aurelio, preciso comprar um):
s.f. Saber absoluto; conhecimento de tudo. / Ciência universal, um dos atributos de Deus nas religiões monoteístas. (Var.: omnisciência.)
Nada a ver com possibilidades.

Very Happy
cloverfield
cloverfield

Mensagens : 37
Data de inscrição : 27/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty ja ia me esquecendo!!

Mensagem por cloverfield Sáb Set 27, 2008 4:21 pm

Não existe no cristianismo esse negócio de livre-arbitrio.

Só existe isso: ou acredita ou vai para o Inferno.

Que livre-arbitrio é esse que nao me dá uma escolha, so punição?
cloverfield
cloverfield

Mensagens : 37
Data de inscrição : 27/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty complicado....

Mensagem por Binhokraus Sáb Set 27, 2008 4:33 pm

vc pode sim especular, mas saber concerteza oq vai acontecer se vc tomar uma decisão, isso vc não tem como. Eis pois outro exemplo que me ocorre para explicar, de maneira mais cientifica, sempre ressaltando, que o que digo, não é a opnião formal da igreja! Só trago para cá, o que a ciência, no caso mais específico da quântica tem estudado, que de certa forma nos ajuda e muito a elucidar certos conceitos que a muito já temos e que de maneira cientifica, começam a ser constados, tudo muito no começo, mas começam a ser constados! Os fatos, como muitos querem... ... provavelmente a igreja já tem gente estudando isso... mas vamos lá....
Ex.: Em um jogo de xadrez, sei que vc gosta, vc arma a jogada e ve todas as possibilidades, se o cara for muito bom, ele consegue ver todas as possibilidades mesmo, de maneira a terminar rapidamente com o jogo!
Extrapole isso! Imagina vc ter a consciência de todas as possibilidades que todas as pessoas podem tomar e aonde aquilo vai levar. Extrapole de novo. Vamos supor, que existam em outros planetas seres dotados de inteligencia, então vc conhece todas as possibilidades de tudo o que pode acontecer no universo inteiro decorrente da escolha ou não, de um determinado caminho.... meu caro, pra mim isso é ser onisciente!
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty errado!!

Mensagem por cloverfield Sáb Set 27, 2008 5:58 pm

Por favor, nao desvie do assunto. O caso é que onisciencia divina pressupoe que ele sabe tudo (Papai sabe tudo rsrsrsr), o que nao fica evidenciado nesses episodios. Se ele nao sabe o que vai acontecer ele nao é mt diferente de mim, mas devia ser.

Ainda assim, sabendo APENAS de todas as possibilidades e nao podendo se decidir sobre qual a melhor ele simplesmente "desceu" água no pessoal. Ele nao sabia que nao ia dar certo?

A proposito, pergunte ao padre local se deus sabe de tudo ou so das possibilidades rsrrssrsr
cloverfield
cloverfield

Mensagens : 37
Data de inscrição : 27/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Bárbara Dom Set 28, 2008 12:20 am

Boa noite pessoal!!
Procurei a definição da palavra onisciente no Aurélio e é simplesmente a seguinte: que sabe tudo.
Para esclarecer a dúvida se Deus sabe somente das possibilidades ou se sabe também das escolhas, segue uma resposta dada anteriormente pelo Thales que esclarece a questão.

Thales escreveu:

Para Deus não há "o que vai acontecer". Deus conhece todas as coisas no presente, inclusive as coisas futuras.

Em relação às suas escolhas futuras, Deus as conhece sim, pois elas são "futuras" apenas em relação à nós, que vivemos e conhecemos no tempo. Fazendo uma analogia, para Deus todas as coisas acontecem agora.

Mas isso, como disse o Alessandro, não significa que Deus as determina. Na verdade, Deus só conhece as suas escolhas, porque você as faz. Ou seja, a escolha é sua: depende da adesão da sua vontade e pressupõe o livre-arbítrio.


Um abraço e fiquem com Deus!
Boa discussão! Smile
Bárbara
Bárbara

Mensagens : 49
Data de inscrição : 13/08/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Thales Dom Set 28, 2008 12:44 am

Se Deus é onisciente porque houve o dilúvio? Ele nao sabia que os homens iam se corromper de novo? Ele matou toda aquela gente à toa, por pura raiva?
Nós católicos, não defendemos uma interpretação sempre literal da bíblia (leia este tópico se quiser saber mais). O castigo divino é realmente incompatível com a essência de Deus, incapaz de fazer o mal. Por isso, entendemos o dilúvio e outras passagens da escritura em dois sentidos alegóricos principais:

a) Conseqüência do pecado, pois, pelo pecado, o mal entrou no mundo. Daí concluiremos que o dilúvio teria sido uma espécie de catástrofe que aconteceu com um povo que dava as costas para Deus. Mas não no sentido de que Deus a teria causado diretamente, mas sim o próprio homem, na sua busca por si mesmo, acabaria encontrando com o pecado, a dor e a morte. Culpar a Deus neste caso seria o mesmo que dizer que ele é o culpado quando alguém mata uma outra pessoa.

b) Um desastre natural que Deus usa para ensinar algo sobre a sua lei e, conseqüentemente, revelar-se ao homem. Neste sentido diríamos que o dilúvio faria parte de uma certa pedagogia divina que procura dar um sentido novo à algo. Deus teria permitido um mal menor para dar ao homem um grande bem maior. Culpar a Deus neste caso seria o mesmo que culpar sua mãe pela sua dor de barriga, alegando que ela não impediu que você comesse chocolate demais.

Porque ele perguntou a Caim: "onde está teu irmão" se ele já deveria saber? Que onisciência é essa
Novamente, fica claro que a passagem não pode ser entendida literalmente. Deus realmente sabia onde estava o irmão de Caim, tanto que é que Caim não fala para Deus que matou Abel, mas Deus mostra que sabia. Vejamos o diálogo no contexto:

O Senhor disse a Caim: "Onde está teu irmão Abel?" -- Caim respondeu: "Não sei! Sou porventura eu o guarda de meu irmão?" O Senhor disse-lhe: "Que fizeste! Eis que a voz do sangue do teu irmão clama por mim desde à terra!"

Fica bem claro no texto que Deus já sabia o que perguntava. E mesmo assim, temos que entender que a passagem não é literal, mas sim alegórica. Caim cometeu um mal tão grande que dá a impressão que surpreendeu até mesmo a Deus.

PS: Aconselho uma leitura mais atenciosa deste tópico inteiro. Qualquer dúvida posterior, só falar.
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Thales Dom Set 28, 2008 1:24 am

Não existe no cristianismo esse negócio de livre-arbitrio.
Só existe isso: ou acredita ou vai para o Inferno.
Que livre-arbitrio é esse que nao me dá uma escolha, so punição?
Bom, sobre isso tenho a dizer duas coisas:

1. Esse paralelo entre crer e ir para o inferno é impreciso. A fé não é condição necessária nem suficiente para a salvação de um indivíduo. Acreditamos que a fé é que salva, mas àqueles que não a têm podem ser salvos pela fé manifestada pela Igreja, desde que tenham vivido uma vida de acordo com a consciência e com a razão, instrumentos os quais todos os seres humanos possuem.

2. O inferno não é nem uma escolha, nem uma punição. O inferno é uma conseqüência. A verdadeira escolha está entre amar ou não amar, fazer ou não o bem, onde uma vida de escolhas pelo mal leva a uma morte de uma escolha eterna por ele. Portanto, há o livre-arbítrio sim. Tanto é que mesmo aqueles que acreditam no infernam pecam, escolhem fazer o mal. O importante é saber que a nossa ação não deve ter nem a busca pelo céu nem a fuga do inferno como meta única e principal; devemos querer fazer o bem não por interesse, mas sim porque é a nossa realização e o nosso dever enquanto seres-humanos.

Qualquer questão, por favor, diga.

Abraços,
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Esclarecendo....

Mensagem por Binhokraus Dom Set 28, 2008 1:38 am

Barbara. Quanto as verdades da fé... não as nego... as entendo....e as que ainda não entendo as aceito mesmo assim.

Minha intenção neste tópico, e em muitos outros, é mostrar como o mundo atual, vem caminhando num sentido a confirmar algo que já sabiamos... por isso gosto um pouco da quântica. Claro é uma ciência, e não se pode leva-la como fé. Eu sei bem disso! Mas é interessante perceber como as teorias quânticas de certa forma vão de encontro ao que a igreja já fala a muito tempo. Tenho pra mim, que de maneira lenta, o homem começa a descobrir caminhos, para provas mais empiricas da existência de Deus! Ou não! hehehe enfim. Vou procurar sempre trazer questões como essas, que como disse, são mais ciência que religião, mas que de certa forma vão de encontro a algumas verdades de fé!
Cloverfield, Por isso, no meu entender, quando a quântica fala que antes de qualquer coisa acontecer tudo é uma mar de possibilidades, se pararmos para pensar saber aonde tais possibilidades podem levar é de fato um coisa impressionante.... é uma consciência superior, muito além de nossas capacidades humanas e portanto diferente. No filme, o vidente, pelo simples fato de o cara saber o que vai acontecer 2 minutos a frente ele consegue saber o que precisa fazer para: evitar acidentes, não ser pego pela policia, desviar até mesmo de tiros, pq antes que aconteça, ele já vislumbrou todas as possibilidades. isso Pq ele encherga dois minutos na frente. Imagina um ser com o mesmo dom, mas que consiga ver infinitamente na frente? E o que definiria quais de todas as possibilidades se tornarão realidade seriamos nós na nossa livre escolha, de fazermos o que quisermos. Quando fazemos uma escolha, nós podemos projetar o que vai acontecer. Mas nunca ter certeza, por mais certo que pareça! Deus sabe exatamente o que vai acontecer decorrente das escolhas que fazemos. Não fugi do assunto, só levei por um caminho diferente do tradicional...
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Onisciência Divina...

Mensagem por Rebeca Sáb Out 04, 2008 2:33 pm

Deus sabe de todas as coisas. Sabe todas as possibilidades de caminho que tomamos, tomaremos e nunca iremos tomar. Por que, então, podemos ser condenados eternamente? Não seria contraditório, já que Deus é Bondade e quer que todos se salvem?

Aguardo anciosamente a resposta!
Paz e Bem! Razz


Última edição por Rebeca em Sáb Out 04, 2008 2:36 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Dúvida pessoal)
Rebeca
Rebeca

Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/10/2008
Idade : 33
Localização : Mauá - Magé

http://www.angelusdomini.gratix.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty ...

Mensagem por Rafaela Botelho Dom Out 05, 2008 6:11 pm

Olá.

Eu ia dizer uma coisa, mas o Thales já disse..
Sobre o dilúvio, Caim e mais dúvidas sobre essas coisas, devemos levar em consideração os gêneros literários. Como o Thales disse, nem tudo deve ser interpretado ao pé da letra, isso seria uma alienação. Cada livro tem um estilo de escrita, e nós, a mais de dois mil anos depois não podemos querer "debater" com a Bíblia em relação aos conhecimentos que temos hoje em dia.
É legal lembrar que a Bíblia não é um livro científico.
Mas, voltando, é isso, o jeito de saber interpretar também, de se colocar na época e tal.
E, claro, é difícil pra caramba. Mas, pra interpretar pra mim eu tenho o Magistério da Igreja que com certeza vai fazer isso bem melhor que eu.

Fiquem com Deus.
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Binhokraus Seg Out 06, 2008 12:57 am

Rebeca escreveu:Deus sabe de todas as coisas. Sabe todas as possibilidades de caminho que tomamos, tomaremos e nunca iremos tomar. Por que, então, podemos ser condenados eternamente? Não seria contraditório, já que Deus é Bondade e quer que todos se salvem?

Aguardo anciosamente a resposta!
Paz e Bem! Razz

Então Rebeca, voltando ao assunto, da possibilidades. Ve se vc consegue entender....
Deus sabe de todas as possibilidades e escolhas que fizemos, faremos e as que nunca faremos ou poderiamos ter feito, e sabe as consquências de cada uma delas! ponto.! Levando em consideração o que já postei acima, voltando a lembrar que o que trago não é a palavra oficial da igreja, mas um pensamento para tentar trazer luz a um tema tão difícil! Então levando em consideração o que postei acima, Deus sabe o que pode acontecer em cada uma das decisões que tomamos.... qual decisão iremos tomar é a nossa parte...
O Thales disse algo muito interessante logo no começo desse tópico, nós procuramos colocar Deus dentro do nosso tempo, e espaço continuo, sendo que Deus está fora do tempo a-temporal, e é difícil conceber uma coisa dessas... pq não sabemos o que é ser a-temporal?!?! então o que tento mostrar é... dentro do espaço temporal como se pode explicar essa oniciência??? Simples, possibilidades que convergem em uma realidade.... Se Deus fosse temporal, Ele, dentro do espaço de tempo, saberia de todas as consequências de qualquer escolha que poderiamos vir a fazer, no momento são só possibilidades, mas Deus já consegue enxergar o fim em que cada uma das milhares de possibilidade pode levar, isso para cada pessoa, podendo inclusive saber, de acordo com a escolha que cada um fizer, quais pessoas se encontraram com quais pessoas, quem será amigo de quem, quem brigará com quem, então ele consegue vislumbrar TODAS as possibilidades de TODAS as pessoas e TODOS os seres de TODO o universo! Então se Deus fosse temporal, ao invés de a-temporal, acredito que seria assim sua onisciência.... e ela o é, só que ainda maior de uma forma que não consegueriamos explicar com perfeição por mais que nos esforecemos, pq Deus faz parte de uma realidade que não conhecemos, que é estar fora do espaço tempo continuo! Então Deus, temporal, tem o conhecimento de onde, cada escolha de cada pessoa pode leva-la. Tem o conhecimento até de que, em função de cada escolha feita, dentro das milhares de possibilidades diárias, quais delas se cruzarão ao longo do dia.
Ex.: Joãozinho sai de cas e vai caminhando, até que chega a um cruzamento, ele pode ir em frente, virar a direita ou virar a esquerda. Se ele seguir em frente ele vai encontrar com Joaquim que estava caminhando por outro caminho e ao chegar em um cruzamento fez a opção de virar a direita, que o impediu de encontrar mariazinha que passaria por ele caso ele tivesse tomado o caminho da esquerda, como mariazinha não encontrou Joaquim ela seguiu o caminho sozinha até que no cruzamento seguinte dobrou a esquerda, enquanto isso, no encontro entre joão e joaquim nasceu uma amizade, mas ambos continuaram seus caminhos, e no próximo cruzamento joãozinho dobrou a esquerda e joaquim a direita, o que fez que joãozinho encontrasse mariazinha e se apaixonasse por ela, e joaquim continuasse sozinho.... e por ai vai....
Isso com tres personagens, com apenas três possibilidades por vez.... imagina isso com centenas de milhares de pessoas.... quantas variantes são possíveis.... eu só ilustrei um caminho mas se nos cruzamentos os personagens acima escolhessem outro caminho diferente dos descritos o que poderia acontecer?! Deus Sabe!!! Isso é a onisciência!!!! Quais caminhos foram escolhidos e quais as conequências dessas escolhas!!! Deus espera.... sabe aonde cada caminho pode levar, sabe qual é o melhor.... mas espera.... não intervem e cada personagem sozinho faz a sua escolha e colhe os frutos dessa escolha! Livre Arbítrio!!! Entendeu? Agora é só estrapolar o exemplo!!!
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Onisciência de Deus Empty Re: Onisciência de Deus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos