Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Credo

3 participantes

Ir para baixo

O Credo Empty O Credo

Mensagem por larissa Qua Set 10, 2008 1:54 pm

Por que não estão contidos no "Credo" a Instituição da Eucaristia, os outros sacramentos e também o primado de Pedro, por exemplo? Já que é o símbolo da nossa fé... Eles estão subentendidos em alguma parte?

Um abraço.
larissa
larissa

Mensagens : 41
Data de inscrição : 10/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Credo Empty Re: O Credo

Mensagem por alessandro Qua Set 10, 2008 5:27 pm

vou responder rapidamente e depois desenvolvo melhor.
O credo é um resumo bem sucinto. Vários pontos estão sintetizados em uma única setença. Os que vc afirmou por exemplo estão contidos no "creio na santa Igreja Católica".
Uma abraço
Alessandro
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Credo Empty credo.

Mensagem por Pe. Leo Qui Set 11, 2008 8:09 pm

Estimada Larissa:para complemntar a resposta do Alessandro, vale também a pena ressaltar um fator histórico ao se tratar dos temas contidos no credo: as proposiçoes de fé nele contidas tem como pano de fundo situaçoes concretas da história a que a Igreja teve que responder. Nao quero dizer que o credo tenha nascido somente com a intençao de se defender, mas as proposiçoes que temos respondem a objeçoes a que a Igreja teve que responder no início, como sao por exemplo a Divindade do Filho, a pessoa do Espírito Santo, o fato de que Maria é mae de Deus, o fato de que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem,etc.
As questoes que vc coloca nao apresentaram nenhuma exigência de especificaçao neste momento determinado.
Partindo do fato de que sao afirmaçoes sucintas, as questoes dos sacramentos devem ser entendidas dentro da afirmaçao CREIO EM JESUS CRISTO E CREIO NA IGREJA.
A afirmaçao sobre Jesus Cristo leva implícito o fato de que os sacramentos sao, em primeiro lugar, atos de Cristo, e que ao mesmo tempo sao a dispensaçao dos mistérios da vida de Cristo. Sao sinais sensíveis eeficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é concedida a Graça.
Da mesma forma a afirmaçao sobre a Igreja. Nos atos de Cristo em ordem à constituiçao da Igreja se encontra o fato de que foi conferido o primado a Pedro, como conhecemos bem as passagens dos Evangelhos.

Espero ter esclarecido algo. Qualquer dúvida, é só falar.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O Credo Empty Re: O Credo

Mensagem por larissa Qui Set 11, 2008 8:20 pm

Obrigada, padre. ajudou bastante.

...mas então no começo do cristiamismo não houve nenhum problema em relação à eucaristia?

quem começou realmente a duvidar da "presença real" ?

um abraço,

larissa.
larissa
larissa

Mensagens : 41
Data de inscrição : 10/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Credo Empty Eucaristia.

Mensagem por Pe. Leo Sex Set 12, 2008 11:33 am

Estimada Larissa : é uma grande alegria ter que constatar que nao. Um fato curioso é que S Justino, Padre Apologista, por volta do ano de 140, em seu livro chamado APOLOGIA, dentre as questoes que tem que defender, uma delas é que o cristianismo era acusado de canibalismo, por comer da carne de um homem. Sao varios os testemunhos que temos tanto no Novo Testamento, como dos primeiros escritos nao sagrados sobre a Eucaristía, como por exemplo a DIDAKÉ, do ano 90 mais ou menos, já fala do caráter sacrificial da Eucaristia, tratado como fraçao do pao. Sem contar nas outras passagens dos santos padres que sao fantásticas.
Vale ressaltar que a noçao de sacramento que tinham os Padres era mais profunda que a nossa. O proprio nome sacramento á a traduçao ao Latim do que os Padres tratavam como os MISTÉRIOS. Ou seja, sempre se teve em vista que algo de misterioso, e que escapa aos nossos olhos e compreensao acontecia sobre o altar.
A primeira contróvérsia Eucarristica acontece só no século IX, com dois monges chamados Pascasio Radberto e Ratramnio, numa discussao que é mais terminológica do que substancial. O primeiro erro doutrinal grave aparece com Berengário de Tours no ano 1059, aproximadamente, que chega a negar a conversao eucarística, a transubstanciaçao, se aproximando da doutrina que Lutero tomará depois sobre a empanaçao e atribui a presença real a mero símbolo.

Espero ter ajudado. Se algo nao ficou claro, aqui estamos.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O Credo Empty Re: O Credo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos