Morte de Maria
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Quem tem boca vai a Roma! :: Doutrina Católica :: Questões bíblicas: “O Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós”.
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Morte de Maria
GOSTARIA DE TER ALGUM DEPOIMENTO OU ALGUMA ANALISE SOBRE A MORTE DE NOSSA SENHORA
leo- Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/10/2008
Idade : 38
Localização : São Bento do Una/PE
Re: Morte de Maria
Oi Léo,
Tudo bem?
Bom, vou tentar...
Morte de N. Sra...
Na verdade não se sabe se Maria passou/conheceu a morte como nós devemos passar por ela.
A dúvida é se ela morreu e conheceu mesmo a morte porque todos devem passar por ela ou se não precisou conhece-la.
A maioria dos estudiosos dizem que Maria morreu...
Temos a opinião imortalista, que surgiu a questão a partir do dogma da Imacula, eles apoiam as seguintes razões: O silêncio nos primeiros séculos sobre a morte de Maria; As dúvidas de alguns padres (S. Epifânio, S. Isidoro de Sevilha, etc.); O apoio teológico dado pelo dogma da Imaculada Conceição, pois se Maria não teve pecado original e sendo a morte o salário do pecado, ela -concluem- não teve que morrer; a perfeita virgindade de Maria pede a incorrupção essencial da morte (separação alma-corpo); a vitória plena de Maria sobre o pecado exigiria a imortalidade.
E a opinião mortalista, que se fundamenta nas seguintes razões: (Argumento histórico) Por mais de mil anos prevaleceu na Igreja a crença pacífica e quase unânime na morte de Maria, unanimidade moral que inclina a pensar que se remonta a uma primitiva tradição oral apostólica; (Argumento Litúrgico) A antiquissima festa da Assunção entendeu-se e celebrou-se com o sentido morte-ressurreição; (Argumento Teológico) Se Cristo chegou à glorificação através da morte, assim também tinha que chegar Maria: assimilada em tudo a seu Filho.
Agora se ela conheceu a morte ou não, para a Igreja isso não é o essencial, não a diminui. O que é dogma é sua Assunção.
Se quiser, podemos continuar...
Fique com Deus
(não aprofundei muito, tentei responder exatamente ao que vc solicitou)
Tudo bem?
Bom, vou tentar...
Morte de N. Sra...
Na verdade não se sabe se Maria passou/conheceu a morte como nós devemos passar por ela.
A dúvida é se ela morreu e conheceu mesmo a morte porque todos devem passar por ela ou se não precisou conhece-la.
A maioria dos estudiosos dizem que Maria morreu...
Temos a opinião imortalista, que surgiu a questão a partir do dogma da Imacula, eles apoiam as seguintes razões: O silêncio nos primeiros séculos sobre a morte de Maria; As dúvidas de alguns padres (S. Epifânio, S. Isidoro de Sevilha, etc.); O apoio teológico dado pelo dogma da Imaculada Conceição, pois se Maria não teve pecado original e sendo a morte o salário do pecado, ela -concluem- não teve que morrer; a perfeita virgindade de Maria pede a incorrupção essencial da morte (separação alma-corpo); a vitória plena de Maria sobre o pecado exigiria a imortalidade.
E a opinião mortalista, que se fundamenta nas seguintes razões: (Argumento histórico) Por mais de mil anos prevaleceu na Igreja a crença pacífica e quase unânime na morte de Maria, unanimidade moral que inclina a pensar que se remonta a uma primitiva tradição oral apostólica; (Argumento Litúrgico) A antiquissima festa da Assunção entendeu-se e celebrou-se com o sentido morte-ressurreição; (Argumento Teológico) Se Cristo chegou à glorificação através da morte, assim também tinha que chegar Maria: assimilada em tudo a seu Filho.
Agora se ela conheceu a morte ou não, para a Igreja isso não é o essencial, não a diminui. O que é dogma é sua Assunção.
Se quiser, podemos continuar...
Fique com Deus
(não aprofundei muito, tentei responder exatamente ao que vc solicitou)
Rafaela Botelho- Acolhedora
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008
Re: Morte de Maria
Confirmando a resposta da Rafaela.
O que professamos é que Maria foi Assunta, ou seja, levada aos céus. As circunstâncias de sua assunção, entretanto, são um mistério para nós. Conferir o Catecismo § 966.
O que professamos é que Maria foi Assunta, ou seja, levada aos céus. As circunstâncias de sua assunção, entretanto, são um mistério para nós. Conferir o Catecismo § 966.
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