Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Deus também está no purgatório e no inferno?

+4
Rafaela Botelho
Thales
Pe. Anderson
João
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por João Seg Out 06, 2008 1:52 pm

Olá!


Bem...

- O inferno existe!
- O purgatório também existe!
- Deus é onipresente!

Porém...

- Deus também está no inferno e no purgatório, uma vez que é onipresente?

- O crer que Deus não esteja em algum, ou nesses lugares, exclui a onipresença de Deus???

Se for muita viagem minha pode apagar...

abraços
João
João

Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/09/2008
Idade : 32
Localização : Petrópolis, RJ (São Cristóvão)

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Onipresença divina

Mensagem por Pe. Anderson Seg Out 06, 2008 7:13 pm

Caro Joao,

Sua pergunta nao é nenhuma viagem, mas é uma excelente pergunta. É uma
pergunta clássica da Metafísica, que até mesmo Santo Tomás de Aquino
respondeu.

Como voce muito bem disse, Deus é onipresente e tem que estar em todos
os "lugares". Uma vez que o inferno existe e o purgatório existem, Deus
também deve estar lá.

Temos que precisar isso melhor. Deus está no purgatório, no inferno
(também nos demonios!) enquanto essas criaturas tem ser. Tudo o que é
criado, só existe porque participa no ser de Deus. Logo, mesmo o
inferno tem o seu ser recebido por Deus, que os criou e os conserva! Até
aí vai a misericórdia de Deus, que jamais abandona suas criaturas.

Deus está no Inferno (nos "condenados") na medida em que eles tem o seu
ser recebido de Deus. Esses nao possuem a Deus enquanto participaçao na
graça divina (presença de Deus Trino na alma humana). Um terrível
sofrimento dos "condenados" é que eles dependem de Deus para existir,
mas esses estao rebelados contra Deus. Esses estao em imizade com Deus,
mas dependem sempre dele para existir, e o dependerao por toda a
eternidade. Logo, no inferno há bem, enquanto há ser, já que, o ser e o
bem sao convertíveis (assim nos diz a Metafísica).

Portanto, a onipresença de Deus nao significa tanto que Deus está em
todos os lugares, mas sim que tudo o que existe está em Deus, quer
dizer, tudo o que existe tem o seu ser recebido de Deus, que criou a
tudo e tudo conserva no ser. Espero ter sido claro, se nao, pode
perguntar que tentarei esclarecer melhor.

Um grande abraço e que Deus te abençoe!
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por Thales Ter Out 07, 2008 12:44 am

Na filosofia e na doutrina católica, quando dizemos que "Deus está em todos os lugares" ou que "Deus é onipresente", queremos dizer que Deus está, de alguma forma, em todas as coisas. Como muito bem disse o Anderson, Deus está presente até nos condenados, humanos e anjos, pelo simples fato de eles existirem. O ser (a existência) de cada um deles foi a eles dado por Deus, e por ser o próprio Ser, Deus se faz presente em todas as coisas que tem o ser causado por Ele, ou seja, que existem.

Além desta forma de estar nas coisas, chamada de "por essência", Deus também está em tudo por presença e por poder. Cabe aqui citar São Tomás (Summa I, q8, a3) novamente:

Tomás de Aquino escreveu:Portanto, Deus está em todas as coisas pelo Seu poder, na medida em que todas as coisas são sujeitas ao Seu poder; Ele está por Sua presença em toda as coisas, pois todas as coisas são nuas e abertas aos seus olhos; Ele está em todas as coisas por Sua essência, na medida me que Ele está presente nelas como causa do seu ser.
Não tenho mais nada a acrescentar. A resposta do Anderson está excelente. =D

Qualquer dúvida é só falar.

Abraços,
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por João Qui Out 09, 2008 9:54 pm

Olá!

Tudo entendido, pelo menos eu acho...

abraços
João
João

Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/09/2008
Idade : 32
Localização : Petrópolis, RJ (São Cristóvão)

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty ...

Mensagem por Rafaela Botelho Sáb Out 18, 2008 12:09 am

Oi,
tudo bem?

[Essa saudação me lembrou uma bonequinha que tinha na minha época que a gente apertava a barriga dela e ela dizia: "Oi. Tudo bem? Vamos brincar de boneca?".. rsrs]

Bom, a explicação mais simples e objetiva que já ouvi sobre isso foi a seguinte:
Deus é onipresente, o que significa que está em todos os lugares.
Mas o inferno não é um lugar, é um estado de espírito.
E, que desde a eternidade [posso dizer assim?] Deus já o teria criado sem o propósito de estar lá..

Foi isso que ouvi.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por alessandro Sáb Out 18, 2008 12:19 am

ola rafaela

de qq forma Deus está presente naqueles que estão condenados ao inferno na medida em que é Ele que os sustenta no ser. Afinal Deus não apenas cria, mas mantém (conserva)a existência a existência daqueles que criou.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty ...

Mensagem por Rafaela Botelho Sáb Out 18, 2008 12:46 am

Sim. Ok!

Smile
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por são vieira Ter Jul 21, 2009 10:35 am

tenho um ponto de vista diferente sobre esse assunto pois não acredito no inferno de fogo e no purgatório...pois as escrituras harmoniosamente com o modo de pensar de Deus não explicam tais condições... há sim textos mal interpretados sem análise do contexto...que poderei mostrar de forma lógica e concisa numa próxima altura...

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por David_Macêdo Ter Jul 21, 2009 6:56 pm

Ouvi falar que o inferno não é um lugar, mas a falta total de Deus em si.
Ainda assim um rebelado do inferno teria alguma ligação com Deus?
abraço

David_Macêdo

Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/07/2009
Idade : 33
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por Pe. Anderson Ter Jul 21, 2009 8:05 pm

Caro David,

Seja muito bem-vindo ao nosso fórum. O Inferno é um estado no qual a alma nao goza de Deus, mas se rebela, gostaria de nao existir, mas nao pode. A alma no inferno está incessantemente recebendo o seu ser de Deus, e está em rebeldia com isso. O "fogo" do Inferno é uma imagem usada por Cristo nos Evangelhos que mostram esse estado de rebeldia no próprio ser contra aquele que dá o ser a todos os seres.

Depois temos que afirmar que tudo o que existe, existe porque tem o seu ser recebido por Deus. Sendo assim, Deus está nos condenados enquanto esses tem o ser. Há pois uma ligaçao ontológica dos condenados com Deus, que jamais pode cessar. Se isso cessasse, seria uma aniquilaçao (eliminaçao radical do ser), algo que Deus nao o faz nunca. Deus é fiel e nos quer vivos, ainda que estejamos separados com nossa vontade dele.

Espero que isso responda à sua questao. Se nao, podemos esclarecer melhor depois. Um grande abraço e que Deus o abençoe.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por são vieira Qua Jul 22, 2009 3:33 am

bem, mas isso é sádico...Deus é um Deus de amor não traz sofrimento a ninguém , aliás, tiago 1: 13 diz: "por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém".

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por Pe. Anderson Qua Jul 22, 2009 10:57 am

Caro Vieira,

Deus nao traz o sofrimento para ninguém e certamente nao quer o sofrimento para ninguém. Mas, ao mesmo tempo, Deus deu a liberdade a todos e a quer com todas as suas forças. Dessa forma, ele dá ao homem a opçao de escolher entre uma vida eterna com Ele e uma eterna sem Ele. O homem livremente escolhe e Deus respeita.

Vale lembrar aqui: "uma vida eterna sem Deus, isso é o Inferno". Um abraço.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por são vieira Qua Jul 22, 2009 1:05 pm

sim, sem Deus não somos nada mas o inferno que ensinam traz sempre sofrimento e é atribuído pela justiça de Deus o que não faz sentido é Deus consentir tal sofrimento consciente de alguém que pecou meia dúzia de anos e pagar por uma eternidade sem fim...

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por Pe. Anderson Qua Jul 22, 2009 1:13 pm

Faz sentido se nós conhecermos o valor da nossa liberdade. Deus quer com todas as suas forças a nossa liberdade, juntamente com suas consequencias.

Lembramos aqui: "um só pensamento de soberba transformou a melhor criatura de Deus no pior dos demônios" (Sao Bernardo de Claraval).

O que leva as criaturas ao inferno é a soberba, o fechar-se a Deus. Parece que isso é uma possibilidade terrível da liberdade humana, ao menos isso é o ensinamento bíblico. Eu também rezo para que o Inferno nao tenha nenhum homem, pois nao podemos dizer com certeza que alguem está condenado. A Igreja Católica só tem um catálogo dos santos, nao tem nenhum dos condenados. Espero que no final todos se arrependam, mas nao sei se isso aconteceu de fato com todos os falecidos. Um dia saberemos a resposta. Espero que nos encontremos no Céu. Lá nos daremos um grande abraço!

Fique com Deus!
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por são vieira Qua Jul 22, 2009 1:28 pm

pois mas eu não tenho esperança de ir para um lugar que não conheço... tanto que jesus disse que os mansos iam herdar a terra e em salmos diz que depois dos iniquos serem destruídos os justos iriam viver na terra para sempre... e tem mais lógica os maus deixarem simplesmente de existir, extinguir-se e não mais voltar do que vê los sofrer por uma eternidade

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por Pe. Anderson Qua Jul 22, 2009 1:35 pm

Caro amigo,

A aniquilaçao é muito pior que a vida no Inferno. Podemos perguntar: no Inferno há algum bem? Resposta: sim! No inferno há a bondade do ser, que Deus nao cessa de comunicar às pessoas. Deus é fiel, ainda que nós nao sejamos fiéis a ele. No Inferno há ainda a bondade de um Deus que sempre respeita a liberdade humana. Os condenados estao no Inferno (se é que há alguma pessoa humana lá) por vontade própria e nao por um limite na bondade de Deus.

Nós também cremos que no final toda a Criaçao será renovada. Isso está em Rom 8. Mas enquanto nao chega a renovaçao universal da criaçao, os santos já gozam de Deus. Isso é o que chamamos de Céu, de eternidade, ou em palavras de Boécio: "interminabilis vitae tota simul et perfecta posessio" (uma posse total e simulânea da vida). Tudo isso porque "Deus é um Deus dos vivos", como dizia Jesus.

Um abraço.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por são vieira Qua Jul 22, 2009 1:40 pm

então responda-me ao seguinte... o que vai acontecer á terra se todos os bons forem para o céu e os maus para uma condição infernal...?

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por Pe. Anderson Qua Jul 22, 2009 1:56 pm

No final a Terra será renovada. Os filhos de Deus herdarao essa Nova Terra. Mas nessa época haverá a manifestaçao dos filhos de Deus. Deus estará para sempre em comunhao íntima com o homem. Essa Comunhao íntima de Deus e o homem (verdadeira filiaçao) é o Céu. Ao final haverá o Céu na Terra. Vamos ler o texto bíblico: Rom 8.

O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus.
17. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.
18. Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada.
19. Por isso, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus.
20. Pois a criação foi sujeita à vaidade (não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou),
21. todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus.
22. Pois sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia.
23. Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção do nosso corpo.

24. Porque pela esperança é que fomos salvos. Ora, ver o objeto da esperança já não é esperança; porque o que alguém vê, como é que ainda o espera?
25. Nós que esperamos o que não vemos, é em paciência que o aguardamos.

O mesmo nos diz o final do Livro do Apocalipse:

Mostrou-me então o anjo um rio de água viva resplandecente como cristal de rocha, saindo do trono de Deus e do Cordeiro.
2. No meio da avenida e às duas margens do rio, achava-se uma árvore da vida, que produz doze frutos, dando cada mês um fruto, servindo as folhas da árvore para curar as nações.
3. Não haverá aí nada de execrável, mas nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Seus servos lhe prestarão um culto.
4. Verão a sua face e o seu nome estará nas suas frontes.
5. Já não haverá noite, nem se precisará da luz de lâmpada ou do sol, porque o Senhor Deus a iluminará, e hão de reinar pelos séculos dos séculos.
6. Ele me disse: Estas palavras são fiéis e verdadeiras, e o Senhor Deus dos espíritos dos profetas enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos o que deve acontecer em breve.
7. Eis que venho em breve! Felizes aqueles que põem em prática as palavras da profecia deste livro.

Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim.
14. Felizes aqueles que lavam as suas vestes para ter direito à árvore da vida e poder entrar na cidade pelas portas.
15. Fora os cães, os envenenadores, os impudicos, os homicidas, os idólatras e todos aqueles que amam e praticam a mentira!
16. Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã.
17. O Espírito e a Esposa dizem: Vem! Possa aquele que ouve dizer também: Vem! Aquele que tem sede, venha! E que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida!
18. Eu declaro a todos aqueles que ouvirem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhes ajuntar alguma coisa, Deus ajuntará sobre ele as pragas descritas neste livro;
19. e se alguém dele tirar qualquer coisa, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, descritas neste livro.
20. Aquele que atesta estas coisas diz: Sim! Eu venho depressa! Amém. Vem, Senhor Jesus!
21. A graça do Senhor Jesus esteja com todos.

Um abraço.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por são vieira Qua Jul 22, 2009 2:09 pm

então concordam que o paraíso original vai ser restabelecido e o propósito de encher a terra literal com pessoas justas é uma realidade?

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por Pe. Anderson Qua Jul 22, 2009 2:55 pm

Segundo Sao Paulo, "onde abundou o pecado, super-abundou a graça". Quer dizer, nós ganhamos mais com Cristo do que o homem tinha no paraíso original. O Paraíso no final da História será muito melhor do que o paraíso de Adao e Eva.

Nessa nova Criaçao habitarao os justos e os condenados estarao para sempre isolados em si mesmos, fechados a Deus.

No final haverá a justiça divina perfeita: Deus dará a cada um aquilo que cada um quiser: a vida eterna junto dele, na Terra renovada; ou uma vida eterna sem Deus.

Um abraço.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por são vieira Qua Jul 22, 2009 3:03 pm

pois mas não me esclareceram o que vai acontecer com a terra literal se a terra vai ser celestial segundo percebi...

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por Pe. Anderson Qua Jul 22, 2009 3:05 pm

A terra será a mesma terra, mas renovada. Nela habitará Deus e os seus santos, os seus filhos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por são vieira Qua Jul 22, 2009 3:11 pm

ok... vamos lá ver se percebi... a terra que estamos com os pés bem assentes na terra vai ser habitada por Deus? mas a biblia diz que a terra é o escabelo dos seus pés e a sua morada é nos céus...como passa a ser morada de Deus.. não percebo

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por Pe. Anderson Qua Jul 22, 2009 3:25 pm

Deus habita em todo o mundo já pelo seu ser, pois tudo o que existe tem o seu ser recebido de Deus. Na nova criaçao, Deus habitará plenamente nas almas dos justos, pela glória. Agora a vida de Deus nas almas se chama graça, que é uma nova forma de Deus nas almas. "Pela graça Deus está nas almas como o amante está no amado". A plenitude da graça é a glória, que será perfeita na outra vida.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Jul 22, 2009 4:35 pm

Olá

A questão não é sofrer eternamente por "meia dúzia de pecados".

Se como cristãos acreditamos que Deus existe e suas promessas são verdadeiras... Por que Deus obrigaria uma pessoa que livremente o negou a estar com Ele durante toda a eternidade?

Se você tem consciência do que é o pecado e o que é a liberdade... Não há muito o que questionar.

Mas se acha realmente que os maus serão aniquilados você nega a eternidade da alma. E, se a alma não é eterna a essência do cristianismo perde o sentido.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Deus também está no purgatório e no inferno? Empty Re: Deus também está no purgatório e no inferno?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos