Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É CÔMICO...NÃO É PIADA... ACONTECEU DE FATO !!!

3 participantes

Ir para baixo

É CÔMICO...NÃO É PIADA... ACONTECEU DE FATO !!! Empty É CÔMICO...NÃO É PIADA... ACONTECEU DE FATO !!!

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Seg Jul 23, 2012 10:01 am

Eu era coroinha aqui na minha cidade aqui em Pernambuco, no início dos anos 70, quando os ministros da Eucaristia começaram a distribuir a comunhão nas missas, o meu tio padre percebeu que um senhor bastante idoso sempre comungava na fila onde estava o padre, e depois comungava nas outras duas filas. Assim, ele comuingava três vezes na mesma missa. Um certo domingo, depois de dar-lhe a comunhão, meu tio me pediu para chamar aquele senhor para uma conversa na sacristia da igreja, o que fiz de imediato. Quando terminou a missa, lá foi o velhinho conversar com o padre...

O padre perguntou: por que é que o senhor sempre comunga em cada fila na mesma missa ?

Respondeu o velhinho: É pecado, seu vigário ?

O padre respondeu: Não. Não é um pecado, mas basta comungar um vez. Não há necessidade de comungar três vezes na mesma missa.

E o velhinmho respondeu: Seu vigário, a minha mãe me ensinou que AS COISAS DE DEUS QUANTO MAIS MELHOR !!!

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

É CÔMICO...NÃO É PIADA... ACONTECEU DE FATO !!! Empty Re: É CÔMICO...NÃO É PIADA... ACONTECEU DE FATO !!!

Mensagem por Rafael Monteiro Qui Jul 26, 2012 12:42 pm

Não gosto de responder perguntas que não têm o objetivo de entendimento, mas de causar confusão/irritação, mas vamos lá...

O peso de uma hóstia é de alguns gramas... A eucaristia é uma representação fiel de uma ceia - que equivalia a uma refeição noturna?

A eucaristia não é apenas uma representação... É o próprio Jesus em Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

Para os Judeus:

O pão ázimo, sem fermento, comemora a páscoa do êxodo do Egito. O cálice, comemora a páscoa da Aliança do Sinai.

O rito não era apenas uma recordação dos fatos acontecidos, mas uma renovação. Eles recordavam a libertação do povo que estava escravizado no Egito e a aliança com Deus.

Deste modo, para nós cristãos:

A eucaristia é o permanente sacrifício da Nova Lei, que mantém viva a Aliança que Deus fez com a Humanidade, é um alimento espiritual para a alma, uma perpétua celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, um testemunho do amor infinito de Deus por todos nós, e é também a garantia da Vida Eterna pois “Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue permanece em Mim e Eu nele”. (Jo 6, 56).

As coisas de Deus que devem ser acumuladas são as invisíveis, as eternas.

Sim, mas cuidado para que esse seu discurso não se torne um pensamento Gnóstico. O próprio Jesus se tornou carne, visível para a construção do Seu Reino. Nós ainda não estamos participando da vida eterna junto de Deus, por isso Jesus para perpetuar sua passagem pelo mundo, para que a humanidade de todos os tempos pudesse participar de sua Obra, instituiu a Eucaristia:

“Fazei isto em memória de Mim”. (Lc 22, 19) Ou segundo São Paulo: “Pois todas as vezes que comerdes este pão e beberdes deste cálice, vós anunciarão a morte do Senhor até que Ele venha”. (1 Cor 11, 26)

Gostaria de saber sobre o prazo de validade das hóstias, suas condições de armazenamento (segurança alimentar) e dicas de higiene para comungar na missa. Por que o pão do sacerdote é maior? Abraço.

As hóstias têm prazo de validade indeterminado, pois não possuem fermento. As hóstias ficam em embalagens vedadas, quando ainda não se transubstanciaram no Corpo de Cristo. Após a transubstanciação, caso um pequeno número das partículas "sobrem", elas são guardadas com toda a dignidade em um sacrário, e brevemente serão comungadas pelos fiéis na próxima celebração eucarística.

As dicas de higiene são as mesmas que sua mamãe deve ter ensinado para você antes das refeições.

A hóstia do celebrante é maior porque o ideal seria que todos comungassem de uma fração da hóstia maior, o que acontece em celebrações mais reservadas. Por causa da impossibilidade disso acontecer em celebrações com grande número de fiéis, geralmente o sacerdote distribui as frações da hóstia maior para quem está servindo ao altar, (acólitos, ministros extraordinários, sacerdotes concelebrantes, etc.)

Fique com Deus!

Rafael.
Rafael Monteiro
Rafael Monteiro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 13/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

É CÔMICO...NÃO É PIADA... ACONTECEU DE FATO !!! Empty Re: É CÔMICO...NÃO É PIADA... ACONTECEU DE FATO !!!

Mensagem por Rafael Monteiro Sáb Jul 28, 2012 1:50 am

Se as hóstias não têm prazo de validade estabelecido, então podemos estar tomando um pão fabricado há anos atrás? O sacrário é um local livre de contaminação por bactérias e outros microorganismos vivos causadores de doenças? Falo em termos de vigilância sanitária, pois minha mãe ensinou-me a lavar as mãos antes das refeições - lembra que, durante o surto de gripe A, foi recomendado aos fiéis não se saudarem nas missas, apertando as mãos uns dos outros? Sei que o que contamina o homem é o que sai de sua boca, como ensinou Jesus. Mas uma pessoa gripada não pode transmitir o vírus aos demais recebendo a comunhão diretamente na boca?

O assunto do tópico se desviou completamente, depois dessa mensagem abaixo a seguir só postarei nesse tópico o assunto referente ao propósito dele.

Fiquei sabendo que geralmente as hóstias são descartadas há cada 8 meses contados após sua fabricação, apesar de não necessariamente elas "estragarem". Mesmo assim acredito que é improvável hóstias ficarem tanto tempo sem serem consumidas, porque não se encomendam enormes quantidades de hóstias e graças a Deus ainda há muitas pessoas nas missas.

O único jeito que a ciência encontrou de eliminar 100% dos microrganismos é com um autoclave que mantém seu interior em temperaturas mais elevadas do que no fundo de um vulcão.

Nem todos os microrganismos são prejudiciais, sem vários tipos bactérias não sobreviveríamos, há bactérias criadas em nossos próprios organismos. O Iogurte é feito com bactérias.

Os sacrários são limpos devidamente, tanto eles quanto os recipientes que comportam as partículas consagradas (âmbulas), afinal portam Jesus Sacramentado em seu interior.

Os vírus e bactérias que causam doenças necessitam de células vivas para sobreviver e se proliferarem. Fisicamente falando, não há células vivas dentro de um sacrário, então é mais que improvável que a hóstia se contamine por estar no sacrário.

O vírus da gripe (Influenza) na maioria esmagadora das vezes é transmitido pelo ar. A não ser que você cumprimente uma pessoa com a mão melecada. Mesmo assim, nós interagimos com pessoas a todo instante no nosso cotidiano, não seria melhor prender todo mundo em casa para evitar a gripe?

A todo momento estamos sujeitos a sermos contaminados, de diversas formas, por isso nós temos anticorpos no nosso organismo, eles não são enfeites, a chance de se contaminar comungando na boca é a mesma que fazendo QUALQUER COISA cotidiana, depende apenas de como nosso corpo está preparado para combater microrganismos prejudiciais à nossa saúde que nos rodeiam a todo tempo, incessantemente, assim como devemos estar preparados espiritualmente para o mal e para as tentações que nos rodeiam também à todo tempo.
Rafael Monteiro
Rafael Monteiro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 13/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

É CÔMICO...NÃO É PIADA... ACONTECEU DE FATO !!! Empty Re: É CÔMICO...NÃO É PIADA... ACONTECEU DE FATO !!!

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Jul 29, 2012 4:10 pm

Caro Ricardo,

Parece-me que entendeu mal as sábias palavras daquele velhinho que recebia a Eucaristia várias vezes na mesma missa: "AS COISAS DE DEUS, QUANTO MAIS MELHOR".

Observe que a citação dos Provérbios que você nos apresenta se refere à gula (comer em excesso o mel), da mesma forma que a citação de Eclesiastes se refere a sentimentos humanos (auto-honradez e auto-sabedoria). Em nenhum momento estas citações se referem a Deus, a excesso de Deus.

Muito ao contrário dessa interpretação equivocada, São Paulo nos ensina: "PORTANTO, QUER COMAIS OU BEBAIS OU FAÇAIS QUALQUER OUTRA COISA, FAZEI TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS" (1Cor 10,31).

Este é só um exemplo de como se viver em Deus cada momento, independente daquilo que possamos fazer, glorificando-O, tendo-O sempre comosco mais e mais. E isso não é excesso de Deus, mas se o for para alguns, oxalá que todos tivessem esse "escesso".

Assim, o meu ver, quando você afirma que "Isso contradiz o senso de que tudo em excesso é prejudicial", se referindo a tudo o que foi criado, reduz, de forma automática, o Criador à condição de suas criaturas, à condição das coisas criadas, TORNANDO DEUS ALGO PREJUDICIAL. Afinal de contas, SE NESSA SUA LINHA DE RACIOCÍNIO O CRIADOR É EQUIPARADO A QUALQUER DAS SUAS CRIATURAS, em que consiste o mandamento AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS ?

Enfim, buscar a Deus nunca foi e nunca será excesso.

Pense nisso !!!

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

É CÔMICO...NÃO É PIADA... ACONTECEU DE FATO !!! Empty Re: É CÔMICO...NÃO É PIADA... ACONTECEU DE FATO !!!

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Seg Jul 30, 2012 8:02 am

Caro Ricardo,

Que a paz de Jesus esteja no seu coração !

Quando você, fundamentado na citação do livro dos Provérbios, afirma que "Aqui eu entendo que tudo o que nos apetece, nos atrai e nos alimenta pode ser comparado com o mel", assim o entendo também, ME REFERINDO AOS BENS TERRENOS.

O que você cita em relação a São Pedro no sentido de, USANDO SUAS PALAVRAS: "Querer Deus demais é não querer reparti-lo com os semelhantes, como S. Pedro fez em S. Mateus 17,4", SE TRATA DE OUTRO EQUÍVOCO, pois ao contrário do que você afirma "NÃO QUERER REPARTÍ-LO", tal sentimento não se configura na posição de São Pedro. Ele, ao contrário de uma posição egoista, ao sugerir armar três tendas, para Jesus, para Moisés e para Elias, ESQUECEU-SE DE SI MESMO, de maneira que essa atitude de querer Jesus só para si que você afirma, não se configura neste caso.

Em relação à citação 1Cor 11,20-22, retrocedendo ao versículo 18, contextualizado o pecado da falta de unidade entre os corintios, trata de uma afirmação categórica e vigorosa que retrrata que há uma reunião comunitária, mas que não é ainda "banquete do Senhor". São Paulo se detém a mostrar o que precede e o que se segue, explicando a existência de uma refeição profana e de uma celebração litúrgica. A Ceia do Senhor era celebrada em casas comuns e costumava ser precedida de uma ceia em comum, à qual os abastados levavam suas provisões. Sem esperar que chegassem os mais necessitados e atrasados, comiam e bebiam, de modo que aos pobres restavam as sobras. Neste ponto, com uns satisfeitos e até ébrios e outros famintos, precedia-se a celebração da Eucaristia. Assim, o momento que precedia a Eucaristia era uma ocasião onde se caracterizava a discriminação entre pobres e abastados, uma divisão grave (Ver 1,10-17; 6,1-11). Assim, o ensino de São Paulo aponta para uma disciplina que se detenha a acabar com a discriminação, seguindo-se duas possíveis hipóteses: na primeira, cada um comeria na sua casa e somente depois viria para a celebração da Eucaristia; e na segunda, se manteria a tradição da ceia comum antes da Eucaristia, mas que "todos esperassem pelos outros" (11,33).

Não nos compete aqui julgar a atitude daquele velhinho no sentido de afirmar querer Jesus mais dos que os outros. O cômico que aqui apresento, está na simplicidade manifestada na atitude daquele homem. Não se trata de egoismo, mais se trata de querer sempre mais e nunca mais que os outros, até mesmo porque enquanto mais temos a Jesus, mais amamos ao próximo como Ele amou.

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

É CÔMICO...NÃO É PIADA... ACONTECEU DE FATO !!! Empty Re: É CÔMICO...NÃO É PIADA... ACONTECEU DE FATO !!!

Mensagem por MSPP Ter Set 25, 2012 12:32 pm

Agora, usemos a nossa imaginação para fazermos a analogia entre a forma atual da chamada «Eucaristia» e a forma como era feita nos tempos Apostólicos quando era chamada de «partir o pão» (Actos 20:7).
Com certeza, ali não havia filas, mas juntavam-se como na «última ceia» de Yeshua para comer uma refeição. Mesmo assim havia abusos como Paulo narrou em 1ª corintios cap 11

17*Feitas estas advertências, não posso louvar-vos: reunis-vos, não para vosso proveito, mas para vosso dano. 18Em primeiro lugar, ouço dizer que, quando vos reunis em assembleia, há divisões entre vós, e em parte eu acredito. 19É mesmo necessário que haja divisões entre vós, para que se tornem conhecidos aqueles que de entre vós resistem a esta provação.
20Quando, pois, vos reunis, não é a ceia do Senhor que comeis, 21pois cada um se apressa a tomar a sua própria ceia; e enquanto um passa fome, outro fica embriagado. 22Porventura não tendes casas para comer e beber? Ou desprezais a Igreja de Deus e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Hei-de louvar-vos? Nisto, não vos louvo.
23*Com efeito, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus na noite em que era entregue, tomou pão 24e, tendo dado graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim». 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; fazei isto sempre que o beberdes, em memória de mim.» 26*Porque, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha.
27*Assim, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. 28Portanto, examine-se cada um a si próprio e só então coma deste pão e beba deste vinho; 29pois aquele que come e bebe, sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a própria condenação. 30Por isso, há entre vós muitos débeis e enfermos e muitos morrem. 31Se nos examinássemos a nós mesmos, não seríamos julgados; 32mas, quando somos julgados pelo Senhor, Ele corrige-nos, para não sermos condenados com o mundo.
33Por isso, meus irmãos, quando vos reunirdes para comer, esperai uns pelos outros. 34*Se algum tem fome, coma em casa, a fim de não vos reunirdes para vossa condenação. .... (1ª Corintios 11)

Agora eu pergunto, pedindo que usem a sua imaginação:

O que faria esse senhor idoso se vivesse nos tempos Apostólicos? ...
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

É CÔMICO...NÃO É PIADA... ACONTECEU DE FATO !!! Empty Re: É CÔMICO...NÃO É PIADA... ACONTECEU DE FATO !!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos