Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Deuses pagãos e Festa junina

2 participantes

Ir para baixo

Deuses pagãos e Festa junina Empty Deuses pagãos e Festa junina

Mensagem por Caritas Sex Abr 13, 2012 10:37 pm

Boa noite Paz e Bem! Gostaria de uma explicação. Essa semana meu prof. de português do pré-vestibular comentou que a Igreja católica em algum mommento (não lembro ao certo o séc) "aderiu" a cultura de deuses pagãos. Isso foi verdade?? Tudo isso para dizer que a festa junina está relacionada ao deus juno para "agradece-lo" pela boa colheita. E que dizer festa de São João é devido ao que aconteceu sec. atras. Não tive argumentos para debater, pois não sabia. Proucurei em alguns sites, porém não ajudaram não. Desde já muito obrigada.
Caritas
Caritas

Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Deuses pagãos e Festa junina Empty Re: Deuses pagãos e Festa junina

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sáb Abr 14, 2012 9:27 pm

Caro(a?) Caritas,

Que a paz de Jesus esteja no seu coração!

Antes de responder ao seu questionamento, sinto-me no dever de fazer um alerta a respeito de afirmações dessa natureza, cuja oigem nós sabemeos que está no protestantismo, no sentido de, denegrindo a imagem da Verdadeira Igreja, roubar-lhe alguns fiés para engrossarem as suas fileiras. Esta é uma dentre tantas outras afirmações desprovidas de verdade que são criadas para, como afirmei anteriormente, denegrindo a imagem da verdadeira Igreja, legitimarem as que não são verdadeiras.

Sinto-me também no dever de afirmar que a única e verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, possuindo-o como tesouro supremo, não funadamenta seus cultos e as suas festas associando-os a culturas não cristãs, muito embora possam ocorrer algumas coincidências de datas, épocas, etc.. Assim, precisamos ser sóbrios no momento em que nos deparamos com afirmações como esta que moveu esta sua postagem.

Respondendo ao seu questionamento, sirvo-me das Sagradas Escrituras para situar a festa de São João no calendário da Igreja e de acordo com a Palavra de Deus.

Observe que, por ocasião da anunciação do Anjo Gabriel a Maria de que ela seria a Mãe do Salvador, Santa Izabel, a mãe de São João Batista, estava no sexto mes de sua gravidez (Lc 1,36).

No calendário litúrgico, a Igreja celebra a festa da anunciação no dia 25 de março, ou seja, nove meses antes da celebração do nascimento de Jesus, tempo este que corresponde ao período de gravidez de Nossa Senhora.

De maneira óbvia, se quando Jesus foi gerado no ventre de Maria, São João tinha seis meses de gerado no ventree de Santa Izabel, a Igreja está correta em determinar a festa de São João três meses depois da festa da Anunciação e seis meses antes da festa do Natal, o que ficou definido a partir do ano 506 por ocasião do Concílio de Agde.

Um grande abraço !!!

Como afirmei anteriormente, pode existir alguma coincidência em relação a data, mas isso não justifica que a Igreja tenha se servido de uma festa pagã para determinar qualquer de suas celebrações. Em suma, não há verdade nesta afirmação do seu professor.
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Deuses pagãos e Festa junina Empty Re: Deuses pagãos e Festa junina

Mensagem por Caritas Sex Abr 20, 2012 2:25 pm

Obrigada pelas resposta. É bom quando podemos ter por base a Sagrada Escritura também! Abraço e que Deus os abençoem!! Smile
Caritas
Caritas

Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Deuses pagãos e Festa junina Empty Re: Deuses pagãos e Festa junina

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos