Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o por quê das crises de vocações na Igreja?

3 participantes

Ir para baixo

Qual o por quê das crises de vocações na Igreja? Empty Qual o por quê das crises de vocações na Igreja?

Mensagem por Petrus Romanus Ter Jul 05, 2011 9:42 pm

Quando na minha estadia nas grades do demônio nas igrejas protestantes, não eram poucos os obreiros e os que queriam ardentemente serem feitos pastores e os que conseguiam, eu mesmo fui um dos obreiros de igrejas protestantes. Mas na Igreja Católica o que menos se ve são vocações e desejos delas, creio eu que elas estão sendo sufocadas pelo modernismo, e pela descaracterização da fé católica, e por um ensino de muito pouco nivel as catequeses de eucaristia e crisma, creio eu, na minha humilde opinião, que um catecismo menor deveria ser obrigatório na catequese de eucaristia, todo ele, com todas as suas partes e funções, do contrario se se larga nas mãos de catequistas, muitas vezes vejo e vi que proveito nenhum se tirou de tal catequese, ficando o iniciado na eucaristia com o mesmo conhecimento de alguem que não teve nenhuma catequese; e na catequese de crisma creio eu que o catecismo maior deveria ser obrigatório, forçando os catequistas a apresentarem todo o valor católico em uma das partes mais importantes da vida; pode ser também que a idade em que se ofereçam tal catequese é muito baixa, pois a criança não tem toda a capacidade para compreender. Mas estas são ideias minhas, e abro a debate as questões oferecidas aqui.
Petrus Romanus
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 33
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o por quê das crises de vocações na Igreja? Empty Re: Qual o por quê das crises de vocações na Igreja?

Mensagem por Manuel Portugal Pires Dom Jul 31, 2011 4:47 pm

Que tal:
idade do ensino espiritual: dos 3 anos aos 120 anos, e uma hora por dia pelo menos.
idade do batismo: dos 10 anos em diante
Idade para a Eucaristia: Após batismo.
Idade do Crisma depois do Batismo e dos 21 anos aproximadamente.
Idade do matrimonio após os 21 anos.
Idade da extrema unção: Após os 3 anos.
Idade da confissão pública: Após os 7 anos.
Idade da ordenação: Após os 31 anos e só depois de prova vocacional suficiente.

Isto é apenas uma sugestão ousada.

E quanto às verdadeiras vocações?!
No caso de a igreja ser de DEUS, escolheriam as verdadeiras vocações em vez de se deixarem levar por conveniências humanas. Eu sei do que estou a falar!
Assim a formação ficaria muito mais em conta porque a produção de ordenações seria muitíssimo maior e melhor.
Mas YHWH é que sabe tudo e os porquês!
A mim, resta-me observar e ver!
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o por quê das crises de vocações na Igreja? Empty Re: Qual o por quê das crises de vocações na Igreja?

Mensagem por Fabricio Seg Ago 01, 2011 7:24 am

Petrus,
Acredito que a crise vocacional (que, diga-se de passagem, é bem menor do que pinta a mídia) pode ter dois fundos. O primeiro, como você levantou, refere-se à nossa catequese, que está muito aquém do que deveria. Um segundo ponto, acho que até mais importante, está na própria alma do homem contemporâneo. Não sei se você já visitou um seminário ou um convento, ou se por acaso conhece muitos padres e freiras. Já viu como é a vida de um religioso? Sabes o tanto que é preciso do mundo abandonar para seguir a vida religiosa? Acho que hoje em dia as pessoas estão mais apegadas ao mundo. E veja como está o mundo. Resultado: Um mundo lascivo não quer fazer votos de castidade. Um mundo consumista não quer fazer votos de pobreza. Um mundo arrogante recusa-se a fazer votos de obediência.

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o por quê das crises de vocações na Igreja? Empty O exemplo que vem de cima:

Mensagem por Manuel Portugal Pires Seg Ago 01, 2011 12:48 pm

A propósito encontrei um texto curioso na Internet: http://www.soberaniadopovo.pt/portal/index.php?news=11037
Bem prega ... ... ... S. Tomás ... ... ...

Lembro-me de um dia dizer ao meu vizinho que era necessário usarmos a «energia» com moderação conforme aconselhavam os nossos governantes.
Ele respondeu prontamente:
Então que dêem eles o exemplo, pois eles são os que fazem pior.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o por quê das crises de vocações na Igreja? Empty Re: Qual o por quê das crises de vocações na Igreja?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos