Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o ritual liturgico do tempo pascal?

4 participantes

Ir para baixo

Qual o ritual liturgico do tempo pascal? Empty Qual o ritual liturgico do tempo pascal?

Mensagem por Petrus Romanus Sex Abr 15, 2011 9:27 pm

Não sei se se chama assim, mas tenho a curiosidade de saber como é a liturgia que vai do domingo de Pascoa ao domingo de pentecostes, acho mais expressiva a missa quando sei o porquê das "coisas" liturgicas que estão acontecendo debaixo do meu nariz e que são cheias de significados aos quais eu passo quase sempre sem dar a minima, pois não sei.
Petrus Romanus
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 33
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o ritual liturgico do tempo pascal? Empty Re: Qual o ritual liturgico do tempo pascal?

Mensagem por Binhokraus Sex Abr 15, 2011 11:52 pm

Não sei se essa a resposta que vc espera, mas a liturgia é a liturgia do tempo Pascal, desde a páscoa até o pentecostes, se celebra como a grande festa da páscoa que dura esses 50 dias, e celebra-se todos os dias como se fosse o próprio dia da páscoa.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o ritual liturgico do tempo pascal? Empty Re: Qual o ritual liturgico do tempo pascal?

Mensagem por Petrus Romanus Sáb Abr 16, 2011 12:25 pm

Obrigado pela resposta, mas digo quais são os rituais celibrativos, a cor, e o que os fieis fazem de diferente neste tempo!

A paz do Senhor Jesus esteja com o vosso espirito!
Petrus Romanus
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 33
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o ritual liturgico do tempo pascal? Empty Re: Qual o ritual liturgico do tempo pascal?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sáb Abr 16, 2011 1:01 pm

Caro Petrus,

O tempo pascal na liturgia católica é envolto da celebração de Jesus ressuscitado entre nós. Neste sentido, a Igreja em festa, se reveste da cor branca e inclui no rito da Palavra várias leituras que relatam as manifestações do Ressuscitado. Os cânticos são alegres, solenes e reproduzem este sentimento da presença de Jesus vivo no meio do seu povo. Estes caracteres lembram cada momento vivido pelos primeiros cristãos e nos ajudam a viver semelhantes experiências no mesmo sentido.

Certamente, alguém vai explicar tudo isso com bem mais profundidade, mas gostaria de referendar algo neste sentido no seguinte endereço:


http://www.catequistabrunovelasco.com/page_55.html


Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o ritual liturgico do tempo pascal? Empty Re: Qual o ritual liturgico do tempo pascal?

Mensagem por Pe. Anderson Qua Abr 20, 2011 12:54 pm

Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o ritual liturgico do tempo pascal? Empty Re: Qual o ritual liturgico do tempo pascal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos