Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Orações em Línguas

5 participantes

Ir para baixo

Orações em Línguas Empty Orações em Línguas

Mensagem por Michael Bodão Seg Set 22, 2008 11:54 pm

Olá!
Tem mt tempo q eu não passo por aqui, mais "tô" retornando com
uma pergunta q ainda me deixa algumas dúvidas...
A Oração em Línguas, sem dúvidas é um dom Divino sem nenhuma dúvida. Mais como e quando sabemos q essas orações fluem do Espírito de Deus?
Temos q fazer algum "gesto" pra q isso aconteça?
Quando sabemos q sabemos q são verdadeiras essas orações?
Abraços!!! Very Happy
Michael Bodão
Michael Bodão

Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/08/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Orações em Línguas Empty Re: Orações em Línguas

Mensagem por alessandro Ter Set 23, 2008 1:00 am

Ola caro amigo...
Fico feliz que esteja de volta.

Vamos tentar sanar suas dúvidas. Antes de mais nada a "oração em línguas" não faz parte do depósito de fé, ou seja, não é um ponto essencial da fé católica. Tanto aqueles que creem quanto aqueles que não creem são católicos, afinal não há aqui um dogma de fé.

Para tornar mais precisa a resposta precisamos fazer uma distinção entre dois "dons de línguas": xenoglossia e glossolalia. O primeiro é o dom de falar um língua que se desconhece, por exemplo inglês ou aramaico. Há relatos que dizem que São Francisco Xavier tinha esse dom. Já a glossolalia é o que comumente chamamos oração em línguas.
Há ainda uma distinção feita pela renovação carismática (que tem certa base na Escritura) que é entre falar em línguas e orar em línguas. Quando alguém fala em línguas está se dirigindo à comunidade. Sendo assim tal dom não deve ser posto em prática a não ser que haja alguém que interprete a mensagem. Já o dom de orar em línguas seria um dom para a edificação pessoal do fiel no qual o Espírito Santo ora nele e através dele.

Não acredito que exista algum "gesto que ative" o dom de línguas, embora ele não deva ser visto como uma espécie de transe. Há liberdade da pessoa que se vê movida a orar em línguas. Ela pode fazê-lo ou não.
Quanto a um critério para discernir se tal oração em línguas é verdadeira ou não confesso que acho isso uma dificuldade. Afinal são sons que qualquer um pode simular e um momento de exaltação sentimental poderia muito bem ser confundido com uma inspiração do Espírito Santo.
Há alguns anos perguntei isso a um líder da renovação carismática e ele me deu uma resposta que achei interessante: reconhecemos a veracidade de um dom de línguas pelos frutos na vida do fiel.

Sei que a resposta não foi tão precisa, mas este é uma assunto por natureza polêmico. Alguns crêem e outros não. Acho fundamental o respeito às duas opiniões. Acredito que outros amigos do fórum possam contribuir mais.
abração


Última edição por alessandro em Dom Set 28, 2008 10:01 pm, editado 1 vez(es)
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Orações em Línguas Empty ótima a resposta do Alessandro

Mensagem por PJ Qua Out 29, 2008 10:01 am

A resposta do Alessandro está ótima, mas gostaria de acrescentar algo em uma questão quando ele diz :
"Quanto a um critério para discernir se tal oração em línguas é verdadeira ou não confesso que acho isso uma dificuldade. Afinal são sons que qualquer um pode simular e um momento de exaltação sentimental poderia muito bem ser confundido com uma inspiração do Espírito Santo.
Há alguns anos perguntei isso a um líder da renovação carismática e ele me deu uma resposta que achei interessante: reconhecemos a veracidade de um dom de línguas pelos frutos na vida do fiel"
.

Bom essa resposta foi exelente, mas além dos frutos na vida do fiel, por mais que a oração seja de edificação pessoal, ela gera frutos para todos. Não há um gesto para que a oração em linguas aconteça, é como todos os dons, acontece a hora que for e onde precisar (dentro do grupo de oração ou fora dele). Ela pode acontecer se você (uma vez aberto a esse dom) precisa orar por um amigo, irmão ou alguém que você nem conhece, mas ele por algum motivo encontra-se necessitado de oração, e naquele momento Deus usa-se de você para isso, pode ser na rua, na escola, no trabalho onde for... E esse dom ele nos abre a outros dons. Como logo após você pode receber o dom da sabedoria falar algo á pessoa que a confortre. E para finalizar gostaria de lembrar o que São Paulo diz (e o Alessandro comentou na resposta dele). Que o dom da glossolalia é o menor de todos, é preferivél uma palavra de profecia pois ela edifica a comunidade. Lembremos sempre disso para que a oração em línguas (que tem a sua grande importância) não seja motivo de sensacionalismo e exibisionismo de alguns, mas que sendo o dom menor possa na sua pequenez edificar a nós e aos outros.
Abs
PJ
PJ

Mensagens : 35
Data de inscrição : 28/10/2008
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Orações em Línguas Empty Re: Orações em Línguas

Mensagem por Fernanda Qua Nov 05, 2008 2:42 pm

Vou aproveiar esse tópico, pois este é um assunto que também me gera várias dúvidas.

Já havia ouvido que este dom é a "porta de entrada aos outros dons de serviço", mas afirmar isso significa que este é um dom à que todos teriam direito, caso contrário se uma pessoa não o possui, não poderia desenvolver mais nenhum.
Está certo afirmar isso? Pois nós vemos "setores" (não sei se está certo utilizar esta palavra) da Igreja onde não é comum encontrar esta prática..

Não sei se consegui ser clara...

Desde já agradeço,


Fiquem com Deus
Fernanda
Fernanda

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/09/2008
Idade : 33
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Orações em Línguas Empty Re: Orações em Línguas

Mensagem por alessandro Qua Nov 05, 2008 2:55 pm

esta frase é bastante comum mesmo na RCC, visto que o dom de línguas é considerado prioritariamente um dom de edificação pessoal, enquanto os demais dons são para o serviço da comunidade.

Esta frase pode realmente gerar bastante mal-entendidos. Primeiro pq não há fundamentação bíblica para ela, sendo apenas uma espécie de jargão. Deus não está limitado nem aos sacramentos (que são os meios ordinários de comunicação da graça) qto mais à prática da glosssolalia.

Uma forma interessante de ler esta frase é que no contexto da renovação carismática percebe-se um desabrochar maior de outros dons a partir do dom de línguas. Isso, acredito, deve ser uma verdade. No entanto não se constitui uma lei. A grande maioria das pessoas tem dons de serviço maravilhosos sem nunca terem olhado em línguas.

No fórum temos bastante pessoas da RCC que podem explicar melhor a questão, no entanto em linhas gerais acredito ser por aí.

abração e fique com Deus
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Orações em Línguas Empty Querida amiga Fernanda!

Mensagem por PJ Qua Nov 12, 2008 10:27 am

Bom, quando eu disse que o dom de linguas (glossolalia) é o dom que nos abre aos outros dons, não disse que é o único caminho de abertura aos dons, apenas que uma das "funções" desse dom (quando usado) é nos abrir a outros dons. Mas claro que Deus pode dar qualquer outro dom, sem primeiro dar o dom da oração em línguas, até mesmo pra quem tem o dom da oração em línguas.
Sobre o que disse não é fundamento bíblico, e nem em documento da Igreja. O que disse aqui é o que diz a RCC. E gostaria de deixar claro que a espiritualidade da RCC não é a única forma e nem a mais eficaz de se relacionar com Deus. Quem a segue, segue porque é a forma que se sente mais a vontade de estar na presença de Deus, e dessa forma buscar a santidade. Sei que nem todos que participam da RCC pensam assim, mas esses pensam por si só, e não em comunhão com o que diz o movimento.
PJ
PJ

Mensagens : 35
Data de inscrição : 28/10/2008
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Orações em Línguas Empty Re: Orações em Línguas

Mensagem por Thales Sáb maio 09, 2009 1:44 am

Confirmo.
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Orações em Línguas Empty Re: Orações em Línguas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos