Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Intercessão dos Santos

3 participantes

Ir para baixo

Intercessão dos Santos Empty Re: Intercessão dos Santos

Mensagem por Helô Seg Set 15, 2008 10:59 pm

É verdade sim!

Quanto aquela pergunta que fizeram ao Roberson certa vez, sobre a intercessão dos santos:

pra que a intercessão dos Santos, já que antes mesmo de fazermos nosso pedido Ele já sabe de tudo?

Deixe-me ver se entendi:
Deus está fora do tempo, para Ele todas as coisas acontecem agora. Então como os santos participam da ciência de Deus eles também "ficam sabendo" no tempo agora e intercedem por nós.

Acho que minha colocação ficou meio confusa.. Por favor, se preciso me corrijam!
Mas enfim, é algo desse tipo?! Ou falei muita besteira?! Embarassed
Helô
Helô

Mensagens : 37
Data de inscrição : 28/08/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Intercessão dos Santos Empty Re: Intercessão dos Santos

Mensagem por Thales Qua Set 17, 2008 11:09 pm

Tópico divido e movido.

Bom, essa questão é bem complexa e é bem difícil falar dela sem usar analogia. O texto talvez fique um pouco truncado e pressuponha algumas coisas que não estão explícitas. Qualquer confusão, digam as dúvidas.

É verdade que os Santos não têm conhecimento natural das coisas deste mundo, pois o conhecimento humano depende da percepção sensível no tempo (ou seja, do corpo). Mas os santos conhecem nossas orações graças àquilo que chamamos visão beatífica.

A visão beatífica seria uma "visão" imediata (sem mediação) de Deus que os anjos e as almas dos justos têm. Conhecer Deus desta forma é condição suficiente para o conhecimento de todas as coisas, pois Deus está presente por sua essência em todas as coisas existentes.

Porém, isso não significa que os santos conheçam todas as coisas, pois o simples conhecimento de um princípio não revela tudo o que decorre dele. Um exemplo: sabemos que a água ferve quando aquecida a 100º, porém não sabemos todas as conseqüências que este fato possa ter. Os santos conhecem nossas orações, pois a visão beatífica confere felicidade plena e perfeita. Faz parte desta felicidade ser cooperador de Deus na obra de salvação e ter o conhecimento necessário para isso. Este conhecimento são as nossas orações.

Resumindo, os santos conhecem nossa orações pois conhecem a Deus e é necessário para a felicidade dos santos que eles intercedam por nós.

Essa resposta é baseada no suplemento da Suma Teológica. Tenho certeza que essa questão pode ser muito muito aprofundada (não que eu tenha muita capacidade para isso ^^). Qualquer dúvida é só falar.

Abraços,
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Intercessão dos Santos Empty Re: Intercessão dos Santos

Mensagem por Helô Seg Set 22, 2008 10:46 am

Entendi sim..

Mas uma outra questão que irmãos protestantes me fizeram uma vez e não soube exatamente dar uma resposta aceitável pra eles é sobre a passagem em que São Paulo diz que Jesus “é o único mediador entre Deus e os homens”...

Como poderia explicar a intercessão dos santos mediante essa passagem?!
confused
Helô
Helô

Mensagens : 37
Data de inscrição : 28/08/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Intercessão dos Santos Empty Re: Intercessão dos Santos

Mensagem por alessandro Ter Set 23, 2008 1:17 am

Nossos irmão protestantes citam com frequência esta passagem. Nós católicos não a negamos, apenas, com base num contexto mais amplo baseado na Bíblia e na tradição afirmamos que mediação de Jesus única de Jesus diz respeito principalmente à ordem da salvação, ou seja nenhum santo nos salva. Além disso encaramos os santos como mediadores secundários, ou seja, eles são intercessores unto junto a Jesus. Os santos participam da única mediação de Cristo, não consituem um mediação paralela. Pense bem: se a passagem citada fosse levada ao extremo nenhum de nós poderia intererceder por uma outra pessoa sem contrariar a própria Bíblia.

abração
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Intercessão dos Santos Empty Re: Intercessão dos Santos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
» Santos

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos