Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regras Liturgicas para ministros, leitores e coroinha

Ir para baixo

Regras Liturgicas para ministros, leitores e coroinha Empty Regras Liturgicas para ministros, leitores e coroinha

Mensagem por Gustavo Ter Dez 22, 2009 2:31 am

Olá,
Gostaria de saber, se existe algo oficial, em algum documento da igreja, sobre a equipe da liturgia (ministros, coroinhas, leitores).
O que eu sei, (se estiver errado, corrijam), é que:
1-Procissão de entrada, entram o Padre, Diacono, e os Coroinhas, seminaristas, ou seja lá que vai ajudar efetivamente na missa (ofertorio, turibulo, lanternas, e o manuseio de todos os outros objetos, como missal, etc)
2-Os Leitores, ficariam sentados na assembleia, num lugar conveniente (pra não desfilar pela igreja), com roupas decentes, e iriam para a mesa da palavra, na hora de sua respectiva leitura, e voltariam pro seu lugar.
3-Os Ministros da Eucaristia, ficariam com suas roupas nos braços, e só colocariam no Cordeiro de Deus, iriam buscar a Eucaristia na Capela do Santissimo, se necessário, distribuiriam a comunhão, guardariam a Eucaristia, e retirariam a roupa novamente.
4-Os Ministros da Eucaristia, receberiam uma "provisão", de 2 anos, para atuar como tal. Depois, esta deveria ser renovada ou suspensa.

O que tenho duvidas, é sobre todas essas "equipes paramentadas" que tem na missa.
Tem roupa pra passar recolhendo o ofertório, pra fazer leitura, pra tudo!
Isso acaba, criando uma procissão de entrada, colorida, cheia, e ao meu ver, sem necessidade.

Não estou criticando nenhuma das equipes citadas, pelo contrário, adimiro muito todas elas, longe de mim criticar!
Mas acho, que muita coisa que tem na missa, são invenções, ou costumes, que retiram o foco, as vezes, do principal.
Resumindo: Acho que quanto menos gente estiver no presbitério, melhor!

Peço que se alguem tiver alguma posição oficial, me ajude!
Obrigado, fiquem com Deus!

Gustavo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/02/2009
Idade : 30
Localização : Paróquia Nsa. Sra. do Amor Divino - Corrêas

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos