Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comunhão do Vinho

3 participantes

Ir para baixo

Comunhão do Vinho Empty Comunhão do Vinho

Mensagem por Alan Qui Out 22, 2009 6:41 pm

Ocorre algo interessante na minha paróquia, no qual eu tenho uma dúvida se é correto ou não. Na hora da comunhão alguns padres ao ministrar a comunhão para os ministros da eucaristia/diáconos/frades , ele entrega a hóstia e oferece o vinho para que eles molhem a hóstia. Isto é correto ou não? Pois não são todos os padres que o fazem. Eu entendo que para o povo ministrar a eucaristia por meio do vinho é razoavelmente inviável por questões higiênicas e porque dependendo da quantidade de fiéis na missa seria necessário uma grande quantidade de vinho a ser consagrado fora outros questões. Mas e ai para os que estão participando da missa ali no altar é errado ou não ministrar a eucaristia via vinho?

Paz e Bem

Alan
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão do Vinho Empty Re: Comunhão do Vinho

Mensagem por roberson_cmvd Seg Out 26, 2009 7:11 pm

Oi Alan, paz e bem.

Apesar de não ser muito comum (pois normalmente faz-se por intinção), é permitida sim a comunhão do Sangue do Senhor diretamente do cálice. Confesso que me assustei na primeira vez que um sacerdote chamou os fiéis (pois erámos poucos na missa) para comungarmos no presbitério, diretamente do cálice.

A Introdução Geral ao Missal Romano diz o seguinte nos nrs 286 e 287:

286. Se a Comunhão do Sangue se faz bebendo do cálice, o comungante, depois de receber o Corpo de Cristo, passa para o lado do ministro do cálice e fica de pé diante dele. O ministro diz: O Sangue de Cristo (Sanguis Christi); o comungante responde: Amen, e o ministro entrega-lhe o cálice, que o próprio comungante leva à boca por suas mãos. O comungante bebe um pouco do cálice, entrega-o ao ministro e afasta-se; então o ministro limpa com o sanguinho o bordo do cálice.

287. Se a Comunhão do cálice se faz por intinção, o comungante, segurando a patena por baixo da boca, aproxima-se do sacerdote, que segura o cálice, e ao lado do qual está o ministro que segura o vaso com as sagradas partículas. O sacerdote toma a hóstia, embebe-a parcialmente no cálice e, mostrando-a, diz: O Corpo e o Sangue de Cristo (Corpus et Sanguis Christi); o comungante responde: Amen, recebe do sacerdote o Sacramento na boca, e retira-se."
Além disso, Alan, o Dicionário de Liturgia nos ajuda da seguinte forma:

Chama-se intinção, na Eucaristia, a uma das formas para participar do Sangue do Senhor; não bebendo diretamente, mas molhando, no cálice que o ministro correspondente oferece, um fragmento do pão consagrado. Os orientais, normalmente, utilizam uma colherzinha para realizar esta intinção.
Nos primeiros séculos, não se fazia uso desta maneira de comungar sob as duas espécies, simplesmente, bebia-se do cálice. Por exemplo, o Concílio de Braga (de 675), em Portugal, proibia a intinção, por ser pouco expressiva. Com efeito, a intinção é mais prática, mas torna-se menos expressiva. O gesto de beber do cálice é mais expressivo, mas pode tornar-se menos prático. Por vezes, por razões pastorais, pode ser oportuna a comunhão sob as duas espécies, a realizar com o máximo de cuidado e delicadeza, pelo próprio ministro ou pelos fiéis.
Um abraço.
E até a próxima Eucaristia.
roberson_cmvd
roberson_cmvd

Mensagens : 33
Data de inscrição : 09/09/2008
Localização : Teresópolis

http://www.cmvd.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão do Vinho Empty Re: Comunhão do Vinho

Mensagem por Alan Seg Out 26, 2009 7:25 pm

Olá Roberson

Obrigado pela sua resposta.

Tenho outra pergunta.. no caso do método da intinção pelo que eu entendi quem deve molhar o pão consagrado é o ministro, então é errado o comungante receber o pão consagrado e em seguida o molhar no vinho consagrado, pois quando se recebe o pão consagrado deve-se consumi-lo imediatamente certo?

Paz e Bem

Alan
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão do Vinho Empty Re: Comunhão do Vinho

Mensagem por roberson_cmvd Qui Out 29, 2009 6:57 pm

Alan, é exatamente essa a orientação da Igreja.

Ou o comungante bebe o Sangue do Senhor diretamente do cálice ou o Sacerdote mergulha a hóstia no cálice e ele mesmo leva à boca do comungante.

Abração.
roberson_cmvd
roberson_cmvd

Mensagens : 33
Data de inscrição : 09/09/2008
Localização : Teresópolis

http://www.cmvd.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão do Vinho Empty Re: Comunhão do Vinho

Mensagem por alessandro Qui Out 29, 2009 10:13 pm

passando para confirmar e trancar o tópico, visto que a questão está resolvida.

abraços
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Comunhão do Vinho Empty Re: Comunhão do Vinho

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos