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O Espírito Santo é Deus, ou é uma "força"?

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Mensagem por Paulo Henrique Viana Qua Fev 02, 2011 3:27 pm

GOSTARIA DE PARTICIPAR DO DEBATE SUGERINDO A SEGUINTE LEITURA DOS TEXTOS BÍBLICOS E FAZENDO AS SEGUINTES PERGUNTAS

1 - APOCALIPSE 2,7 - JESUS DISSE QUE DEVEMOS OUVIR O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS. QUEM É ESTE ESPÍRITO CITADO POR JESUS? SE ELE ESTÁ FALANDO ÀS IGREJAS, NÃO É ESTE ESPÍRITO UMA PESSOA? POIS SE FALA, FALA ALGO, E SE FALA ALGO A QUEM DEVE OUVIR, SUA MENSAGEM É CLARA E OBJETIVA, NÃO ACHAM?

2 - APOCALIPSE 3,1 - O QUE SIGNIFICA OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS? E ESTES SETE ESPÍRITOS DE DEUS TEM ALGO A VER COM O ESPÍRITO QUE FALA EM 2,7

3 - APOCALIPSE 22,17 - JOÃO ESCREVE QUE O ESPÍRITO E A NOIVA DIZEM. A MENSAGEM É DO ESPÍRITO E DA NOIVA, AMBOS FALAM. ESTE É O MESMO ESPÍRITO CITADO EM 2,7?

PORTANTO O QUE TEMOS AQUI É UM SER QUE FALA CUJO NOME É ESPÍRITO, E AQUELE QUE TEM OS SETE ESPÍRITOS.

Paulo Henrique Viana

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Mensagem por Manuel Portugal Pires Qua Fev 02, 2011 4:20 pm

1) Apoc.2,7: Para mim aqui o Espírito é a própria voz de YHWH/Yeshua.
2) Apoc. 3,1: Para mim os se7e espíritos, representam a totalidade espiritual que Yeshua recebeu do PAI, isto é o Pai deu-Lhe todo o Seu Espírito. Está claro que o Pai, que é Espírito não ficou sem Espírito, mas ambos comungam do mesmo Espírito na totalidade.
Se7e em linguagem bíblica representa totalidade e significa infinito, completo.
3) Em Apoc. 22,17, O Espírito, continua a ser a voz de YHWH/Yeshua.
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Mensagem por Binhokraus Qua Fev 02, 2011 4:32 pm

Catecismo da Igreja Católica Nº152 - Não se pode crer em Jesus Cristo sem participar de seu Espírito. E o Espírito Santo que revela aos homens quem é Jesus. Pois "ninguém pode dizer 'Jesus é Senhor' a não ser no Espírito Santo" (1 Cor 12,3). "O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundidades de Deus... O que está em Deus, ninguém o conhece a não ser o Espírito de Deus" (1 Cor 2,10-11). Só Deus conhece a Deus por inteiro.
Cremos no Espírito Santo porque Ele é Deus.
A Igreja não cessa de confessar sua fé em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

Continua no número 238) A invocação de Deus como "Pai" é conhecida em muitas religiões. A divindade é muitas vezes considerada "pai dos deuses e dos homens". Em Israel, Deus é chamado de Pai enquanto Criador do mundo[fca10] . Deus é Pai, mais ainda, em razão da Aliança, e do dom da Lei a Israel, seu "filho primogênito" (Ex 4,22). E também chamado de Pai do rei de Israel. Muito particularmente Ele é "o Pai dos pobres", do órfão e da viúva que estão sob sua proteção de amor.
239) Ao designar a Deus com o nome de "Pai", a linguagem da fé indica principalmente dois aspectos: que Deus é origem primeira de tudo autoridade transcendente, e que ao mesmo tempo é bondade e solicitude de amor para todos os seus filhos. Esta ternura paterna de Deus pode também ser expressa pela imagem da maternidade, que indica mais imanência de Deus, a intimidade entre Deus e sua criatura. A linguagem da fé inspira-se, assim, na experiência humana dos pais (genitores), que são de certo modo os primeiros representantes de Deus para o homem. Mas esta experiência humana ensina também que os pais humanos são falíveis e que podem desfigurar o rosto da paternidade e da maternidade. Convém então lembrar que Deus transcende a distinção humana dos sexos. Ele não é nem homem nem mulher, é Deus.
Transcende também a paternidade e a maternidade humanas embora seja a sua origem e a medida: ninguém é pai como Deus o é.
240) Jesus revelou que Deus é "Pai" num sentido inaudito: não o é somente enquanto Criador, mas é eternamente Pai em relação a seu Filho único, que só é eternamente Filho em relação a seu Pai: "Ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece O Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar" (Mt 11,27.241) E por isso que Os apóstolos confessam Jesus como "o Verbo" que "no início estava junto deDeus" e que "é Deus" (Jo 1,1), como "a imagem do Deus invisível" (Cl 1,15), como "o resplendor de sua glória e a expressão do seu ser" (Hb 1,3).
242) Na esteira deles, seguindo a Tradição apostólica, a Igreja, no ano de 325, no primeiro Concílio Ecumênico de Nicéia, confessou que o Filho é "consubstancial" ao Pai, isto é, um só Deus com Ele. O segundo Concílio Ecumênico, reunido em Constantinopla em 381, conservou esta expressão em sua formulação do Credo de Nicéia e confessou "o Filho Único de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai” O PAI E O FILHO REVELADOS PELO ESPÍRITO
243) Antes de sua Páscoa, Jesus anuncia o envio de "outro Paráclito" (Defensor), o Espírito Santo Em ação desde a criação, depois de ter outrora "falado pelos profetas [fca23] ele estar agora junto dos discípulos e neles, a fim de ensiná-1os e conduzi-los "a verdade inteira" (Jo 16,13). O Espírito Santo é assim revelado como outra pessoa divina em relação a Jesus e ao Pai.
244) A origem eterna do Espírito revela-se em sua missão tem temporal. O Espírito Santo é enviado aos apóstolos e à Igreja tanto pelo Pai, em nome do Filho, como pelo Filho em pessoa, depois que este tiver voltado para junto do Pai. O envio da pessoa do Espírito após a glorificação de Jesus revela em plenitude o mistério da Santíssima Trindade.
245) A fé apostólica no tocante ao Espírito foi confessada pelo segundo Concílio Ecumênico, em 381, em Constantinopla: "Cremos no Espírito Santo, que é Senhor e que dá a vida; ele procede do Pai". Com isso a Igreja reconhece o Pai como "a fonte e a origem de toda a divindade". Mas a origem eterna do Espírito Santo não deixa de estar vinculada à do Filho: "O Espírito Santo que é a Terceira Pessoa da Trindade, é Deus, uno e igual ao Pai e ao Filho, da mesma substância e também da mesma natureza....Contudo, não se diz que Ele é somente o Espírito do Pai, mas ao mesmo tempo o Espírito do Pai e do Filho[fca32] ". O Credo da Igreja do Concilio de Constantinopla, confessa: "Com o Pai e o Filho ele recebe a mesma adoração e a mesma glória "
246) A tradição latina do Credo confessa que o Espírito "procede do Pai e do Filho (Filio que)". O Concílio de Florença, em 1438, explicita: "O Espírito Santo tem sua essência e seu ser subsistente ao mesmo tempo do Pai e do Filho e procede eternamente de Ambos como de um só Princípio e por uma única expiração...E uma vez que tudo O que é do Pai o Pai mesmo o deu ao seu Filho Único ao gerá-lo, excetuado seu ser de Pai, esta própria processão do Espírito Santo a partir do Filho, ele a tem eternamente de Seu Pai que o gerou eternamente".
247) A afirmação do filioque não figurava no símbolo professado em 381 em Constantinopla. Mas,
com base em uma antiga tradição latina e alexandrina, o papa São Leão o havia já confessado
dogmaticamente e em 447, antes que Roma conhecesse e recebesse, em 451, no Concílio de Calcedônia, o
símbolo de 381. O uso desta fórmula no Credo foi sendo admitido pouco a pouco na liturgia latina (entre os
séculos VIII e XI). Todavia, a introdução do filioque no Símbolo niceno-constantinopolitano pela liturgia latina
constitui, ainda hoje, um ponto de discórdia em relação ás Igrejas ortodoxas.
248) A tradição oriental põe primeiramente em relevo o caráter de origem primeira do Pai em
relação ao Espírito. Ao confessar o Espírito como "procedente do Pai" (Jo 15,26), ela afirma que o Espírito
procede do Pai pelo Filho. A tradição ocidental põe primeiramente em relevo a comunhão consubstancial
entre o Pai e o Filho, afirmando que o Espírito procede do Pai e do Filho (Filioque). Ela o afirma "de forma
legítima e racional", pois a ordem eterna das pessoas divinas em sua comunhão consubstancial implica não só
que o Pai seja a origem primeira do Espírito enquanto "princípio sem princípio, mas também, enquanto Pai
do Filho Único, que seja com ele "o único princípio do qual procede o Espírito Santo". Esta legítima
complementaridade, se não for radicalizada, não afeta a identidade da fé na realidade do mesmo mistério
confessado.
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Mensagem por Binhokraus Qua Fev 02, 2011 4:43 pm

A FORMAÇÃO DO DOGMA TRINITÁRIO

249) A verdade revelada da Santíssima Trindade esteve desde as origens na raiz da fé viva da Igreja, principalmente por meio do Batismo. Ela encontra sua expressão na regra da fé batismal, formulada na pregação, na catequese e na oração da Igreja. Tais formulações encontram-se já nos escritos apostólicos, como na seguinte saudação, retomada na liturgia eucarística: "A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós" (2Cor 13,13).

250) No decurso dos primeiros séculos, a Igreja procurou formular mais explicitamente sua fé trinitária, tanto para aprofundar sua própria compreensão da fé como para defendê-la de erros que a estavam deformando. Isso foi obra dos Concílios antigos, ajudados pelo trabalho teológico dos Padres da Igreja e apoiados pelo senso da fé do povo cristão.

251) Para a formulação do dogma da Trindade, a Igreja teve de desenvolver uma terminologia própria, recorrendo a noções de origem filosófica: "substância", "pessoa" ou "hipóstase", "relação" etc. Ao fazer isso, não submeteu a fé a uma sabedoria humana, mas imprimiu um sentido novo, inaudito, a esses termos, chamados a significar a partir daí também um Mistério inefável, que "supera infinitamente tudo o que nó podemos compreender dentro do limite humano".

252) A Igreja utiliza o termo "substância" (traduzido também, às vezes, por "essência" ou por "natureza") para designar ser divino em sua unidade, o termo "pessoa" ou "hipóstase” para designar o Pai, o Filho e o Espírito Santo em sua distinção real entre si, e o termo "relação" para designar o fato de a distinção entre eles residir na referência de uns aos outros.

DOGMA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

253) A Trindade é Una. Não professamos três deuses, mas só Deus em três pessoas: "a Trindade consubstancial". As pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro: "O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, O Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza". "Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina".

254) As pessoas divinas são realmente distintas entre si. "Deus é único, mas não solitário". "Pai", "Filho", "Espírito Santo” não são simplesmente nomes que designam modalidades do ser divino, pois são realmente distintos entre si: "Aquele que é o Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho". São distintos entre si por suas relações de origem: "E o Pai que gera, o Filho que é gerado, o Espírito Santo que procede".

A UNIDADE DIVINA É TRINA.

255) As pessoas divinas são relativas umas às outras. Por não dividir a unidade divina, a distinção real das pessoas entre si reside unicamente nas relações que as referem umas às outras: "Nos nomes relativos das pessoas, o Pai é referido ao Filho, o filho ao Pai, o Espírito Santo aos dois; quando se fala destas três pessoas considerando as relações, crê-se todavia em uma só natureza ou substância'. Pois "tudo é uno [neles] l onde não se encontra a oposição de relação. "Por causa desta unidade, o Pai está todo inteiro no Filho, todo inteiro no Espírito Santo; o Filho está todo inteiro no Pai, todo inteiro no Espírito Santo; o Espírito Santo, todo inteiro no Pai, todo inteiro no Filho”.

256) Aos Catecúmenos de Constantinopla, São Gregório Nazianzeno, denominado também "o Teólogo", confia o seguinte resumo da fé trinitária :
Antes de todas as coisas, conservai-me este bom depósito, pelo qual vivo e combato, com o qual quero morrer, que me faz suportar todos os males e desprezar todos os prazeres: refiro-me à profissão de fé no Pai e no Filho e no Espírito Santo Eu vo-la confio hoje. É por ela que daqui a pouco vou mergulhar-vos na água e vos tirar dela. Eu vo-la dou como companheira e dona de toda a vossa vida. Dou-vos uma só Divindade e Poder, que existe Una nos Três, e que contém os Três de maneira distinta. Divindade sem diferença de substância ou de natureza, sem grau superior que eleve ou grau inferior que rebaixe... A infinita conaturalidade é de três infinitos. Cada um considerado em si mesmo é Deus todo inteiro... Deus os Três considerados juntos. Nem comecei a pensar na Unidade, e a Trindade me banha em seu esplendor. Nem comecei a pensar na Trindade, e a unidade toma conta de mim.

O que pretendo com tudo isso?
Por favor, antes de criticar a igreja, busquem saber o que a igreja diz, e ai sim, em cima daquilo que ela diz, façam a crítica que quiserem.

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Mensagem por Binhokraus Qui Fev 03, 2011 8:39 am

Acredito que com o que o Catecismo nos diz, e eu transcrevi acima, as perguntas feitas pelo Paulo Henrique foram respondidas.

Vamos só tentar amarrar as pontas.

Começamos dizendo que o espírito é o mesmo. E vamos lembrar o que nos diz o catecismo, o Espírito procede do Pai e do Filho, e foi chamado Paráclito. Quando o Filho foi para o Pai, deixou seu Espírito.
Então, Jesus nos deixou, a Igreja fundada sobre Pedro, e o seu Espírito, derramado em plenitude em pentecostes. Sabemos que a Noiva é a igreja, então, a Noiva (Igreja) e o Espírito, que foram deixados por Jesus para guiar o seu povo, dizem, VEM!

A alegoria dos 7 espíritos é uma forma bíblica de dizer perfeição. O número 7 na bíblia é associado alegoricamente a perfeição. Então aquele possuí os 7 espíritos de Deus, é aquele que é Deus também, ou seja, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vamos ver o que diz o trecho:

Apo 3, 1-3

1. Ao anjo da igreja de Sardes, escreve: Eis o que diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as tuas obras: és considerado vivo, mas estás morto.
2. Sê vigilante e consolida o resto que ia morrer, pois não achei tuas obras perfeitas diante de meu Deus.
3. Lembra-te de como recebeste e ouviste a doutrina. Observa-a e arrepende-te. Se não vigiares, virei a ti como um ladrão, e não saberás a que horas te surpreenderei.

Ora, quem é aquele que transmitiu a doutrina? Sabemos que é Jesus, e que a doutrina é o Evangelho, a boa nova da salvação. Quem foi que disse nos Evangelhos, que o dia do Senhor virá como um ladrão? Também foi Jesus. O que ele faz aqui é lembrar. Aqueles que estão no caminho certo, o dia do Senhor não os surpreenderá como um ladrão. Mas para aqueles que ainda não se converteram, ou se desviaram do caminho, para estes o dia do Senhor virá e os surpreenderá com um ladrão.

Acredito que assim respondemos todas as questões. A luz das escrituras, do magistério e da tradição.

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Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui Fev 03, 2011 12:02 pm

Amigo Cleber
Fez uma exposição pormenorizada da doutrina da «igreja católica apostólica romana», sem se esquecer de mencionar os artigos. Eu nunca tive tal compêndio nem a maioria dos católicos tem.
Quanto a isso, devo dar-lhe os parabéns porque nem todos os teólogos seriam mais explícitos.
Mas quanto às suas conclusões que eu respeito, pois cada um acredita no que quiser têm um senão:
E se a «Igreja Católica Apostólica Romana» (tal como eu acredito firmemente) não for nem a esposa de Cristo nem a Sua Igreja?!

O amigo pode-me dizer eu não disse explicitamente que a Noiva era a «Igreja Católica Apostólica Romana», mas apenas «Sabemos que a Noiva é a igreja, então, a Noiva (Igreja) e o Espírito,... dizem, VEM!».
É verdade, não o diz explicitamente mas di-lo implicitamente, tendo em conta muitas das suas palavras ditas noutras intervenções.

É um pequenino senão que faz toda a diferença entre saber (ou não saber) e apenas estar convencido que se sabe.

Eu poderia opor outras hipóteses muito conhecidas (e muito possíveis) mas não o faço por ter respeito para com o amigo, porque já sei que ficaria muito ofendido.
Lembre-se que Judas foi um dos 12 e resvalou para a traição e o suicídio.
Pedro foi o maior dos Apóstolos e negou o «Mestre».
Na verdade a carne é mesmo débil: (Mat.26,41; Marcos 14,38)

Acerca do que significa «Aliança Eterna», eu tive a consideração de fazer para si uma pesquisa na tradução dos Capuchinhos da Biblia que poderá aceder e consultar clicando aqui.
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Mensagem por Binhokraus Qui Fev 03, 2011 12:18 pm

"Amigo Cleber
Fez uma exposição pormenorizada da doutrina da «igreja católica apostólica romana», sem se esquecer de mencionar os artigos. Eu nunca tive tal compêndio nem a maioria dos católicos tem."

Tirei isso do Catecismo da Igreja Católica, qualquer um pode adquirir o catecismo em qualquer livraria católica. O problema é que as pessoas não querem, não o lêem e depois se colocam a falar mal da doutrina católica com argumentos falsos e até mesmo fantasiosos, simplesmente porque tem preguiça de estudar a fé que dizem professar. Como o senhor mesmo percebeu, o catecismo é em uma linguagem simples e pormenorizada, e portanto acessível a qualquer pessoa.

Quanto a questão da igreja, o senhor tem razão, não preciso citar que acredito que a igreja católica é a mesma fundada sobre pedro e os apóstolos. E o senhor tem razão quando diz que os homens são falhos, e ai está a afirmação de que a igreja é santa e pecadora, é santa porque a cabeça é Cristo, e quem a sustenta é o seu Espírito que por ser consubstâncial ao pai e ao filho também é santo, porém é pecadora, pq os homens que a dirigem são e sempre foram pecadores, como o Pedro o primeiro papa. Mesmo sendo a pedra na qual Cristo quis edificar a sua igreja negou o mestre. Nem o papa é excluído da condição de pecador, ele erra e peca como qualquer pessoa. Mas já temos um tópico que trata dessas questões...

E para terminar não entendi o porque do senhor se referir ao significado de Aliança Eterna. Mas agradeço pela consideração.

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Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui Fev 03, 2011 12:49 pm

Um erro seu é dizer que Pedro foi o 1º papa.
Pedro nunca foi «papa» nem «PAPA».
Ele foi Apóstolo em primeiro lugar.
É possível que também fosse presbítero (= ancião) e bispo (=superintendente).
Na altura de Pedro ainda não havia esta hierarquia na cristandade que agora nos é tão familiar. Na igreja de Jeruaalem (a 1ª igreja = ou comunidade Cristã) tinha como 1º superintendente (= bispo) Tiago, irmão de Yeshua e não Pedro (Cefas ou Kefas em hebraico, que quer dizer Pedro=Pedra). Nessa altura Pedro era uma das 3 colunas, mas Tiago era mencionado antes de Pedro.:

e tendo reconhecido a graça que me havia sido dada, Tiago, Cefas e João, que eram considerados as colunas, deram-nos a mão direita, a mim e a Barnabé, em sinal de comunhão, para irmos, nós aos gentios e eles aos circuncisos.
(Gálatas 2,9)
Tem toda a razão o amigo ao admitir que agora Pedro é considerado o 1º papa, mas se conseguir andar no tempo e chegar ao tempo dos Apóstolos e perguntar a algum deles se Pedro era «papa» a resposta a esperar é um NÃO.

Não entendeu porque me referi à Aliança Eterna,?! É porque a Igreja Católica Apostólica Romana baseia-se no último versículo de Mateus para concluir que ela é a Igreja de Cristo (como sucessão Apostólica). Ora devo lembrar que a Aliança, qualquer Aliança de YHWH é eterna, mas isso não implica que os sucessores daqueles a quem foi feita essa aliança não sejam rejeitados. Quanto à eternidade YHWH sabe como consertar as pontas. A sua aliança mantêm-se eterna (não as instituições).
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Mensagem por Binhokraus Qui Fev 03, 2011 1:02 pm

Este não é o tópico para discutirmos isso... então não vou responder a essas questões aqui. Até porque tudo isso já foi muito bem respondido nos tópicos correspondentes.

Permaneçam em Deus.
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O Espírito Santo é Deus, ou é uma "força"? - Página 2 Empty Uma sugestão:

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui Fev 03, 2011 1:10 pm

Uma sugestão.
Seria muito útil dizer o nome dos tópicos a que se refere e melhor ainda colocar os respectivos links, porque para mim embora haja temas, estes não podem ter compartimentos estanques de forma a excluírmos os outros na argumentação.
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Mensagem por Paulo Henrique Viana Qui Fev 03, 2011 1:55 pm

OLÁ, boa tarde a todos
Estou lendo agora a 1ª carta de João e encontrei três textos que falam acerca do Espírito.
O primeiro deles é 1 João 3.24, que nos diz que conhecemos que Deus permanece em nós, pelo Espírito que nos foi dado. Pergunto que Espírito é este? É apenas um poder, ou um companheiro.

O segundo deles é 1 João 4.2, que nos diz que há uma forma de reconhecermos o Espirito de Deus que todo espiríto que reconhece que Jesus veio em carne é de Deus. Então, como reconhecer o Espírito de Deus em alguém que confessa que Jesus veio em carne?

O terceiro deles é 1 João 5.6-7, que nos diz que o Espírito é o que dá testemunho, e que no céu o Pai, a Palavra e o Espírito Santo dão testemunho. Pergunto: O Espírito do versículo 6 é o mesmo do versículo 7? Como o Espírito dá testemunho, de que forma, e o qual é o seu testemunho?

um abraço a todos

Paulo Henrique Viana

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Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui Fev 03, 2011 2:13 pm

Meu caro Paulo..
Nas duas primeiras passagens devemos ter em conta:
O Espírito de Deus, esse está em DEUS e tem a sua personalidade.
Mas tal como o «sol» (estrela) emite «sol» (luz solar) também o «Espírito Santo de DEUS que está em DEUS emite espírito (força, poder, ajuda etc.). Pelo contexto sabemos se o espírito de que fala a Bíblia é a força que vem de DEUS ou se é o próprio Deus.

Quanto à 3ª passagem devo informar que fazia parte das traduções antigas quer Católicas quer protestantes, como a tradução JFA (protestante), mas já não consta nas traduções mais modernas porque se chegou à conclusão que foi uma adenda que não fazia parte dos textos originais.
Chamam a esses antigos versículos de «coma joanino».
Eis o texto actual na tradução dos Capuchinhos:

(1ª de João 5,6-8)
6*Este, Jesus Cristo, é aquele que veio com água e com sangue; e não só com a água, mas com a água e com o sangue. E é o Espírito quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.
7Pois são três os que dão testemunho: 8o Espírito, a água e o sangue; e os três coincidem no mesmo testemunho.
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Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui Fev 03, 2011 2:27 pm

Consulte também esta tradução protestante: NASB
http://translate.google.com/translate?hl=pt-PT&langpair=en|pt&u=http://www.biblegateway.com/versions/New-American-Standard-Bible-NASB/
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Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui Fev 03, 2011 3:39 pm

Como consegui mais tempo de «internet» vou dizer o que penso dos dois primeirtos versos apontados por Paulo Henrique Viana.
Em 1ª João 4,2
(1ª João 4)
1*Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, pois muitos falsos profetas apareceram no mundo. 2Reconheceis que o espírito é de Deus por isto: todo o espírito que confessa Jesus Cristo que veio em carne mortal é de Deus; 3*e todo o espírito que não faz esta confissão de fé acerca de Jesus não é de Deus. Esse é o espírito do Anticristo, do qual ouvistes dizer que tem de vir; pois bem, ele já está no mundo.
Ora aqui o espirito refere-se tanto a pessoas espirituais (anjos ou o próprio DEUS) como humanas que nos falam. Há quem diga a verdade e há quem propositadamente nos está a enganar. Neste caso trata-se da humanidade de Yeshua (na carne).
Assim quem disser que Cristo veio na carne mortal fala de acordo com a verdade de DEUS.
Ao passo o que disse que Yeshua não veio na carne está a fazer o trabalho do «Anti Cristo».

Agora em relação (1ª João 3,24)
24*Aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele; e é por isto que reconhecemos que Ele permanece em nós: graças ao Espírito que nos deu.
Espírito aqui é o poder de discernimento que Deus nos deu, em ter guardado os mandamentos de Deus.
O mandamento que João estava a destacar é o mandamento do amor (agape), como podemos verificar nos versos anteriores.
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Mensagem por Paulo Henrique Viana Qua Fev 09, 2011 7:24 am

Olá, bom dia para todos

agora estou lendo a carta de Pedro e enccontrei um texto que fala sobre a atuação do Espirito Santo na vida dos homens. Veja, 2 Pedro 1,21.

o texto diz que esses homens foram inspirados pelo Espírito Santo, a pergunta é: Como se dá essa inspiração? É um poder que vem sobre eles e que ilumina a mente, ou é a pessoa do Espírito Santo que atua sobre a vida do homem, falando em seus corações a mensagem revelada?

Por enquanto é só,
um abraço a todos.

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Mensagem por Manuel Portugal Pires Qua Fev 09, 2011 9:16 am

19*E temos assim mais confirmada a palavra dos profetas, à qual fazeis bem em prestar atenção como a uma lâmpada que brilha num lugar escuro, até que o dia desponte e a estrela da manhã nasça nos vossos corações.
20*Mas, antes de tudo, tende presente que ninguém pode interpretar por si mesmo uma profecia da Escritura, 21porque jamais uma profecia foi proferida pela vontade de um homem; mas, sendo movidos pelo Espírito Santo é que certos homens falaram da parte de Deus.
(2ª Pedro 1,19-21)
Em primeiro lugar, Deus é a fonte de inspiração. Ele é o Espírito Santo.
Ora esse Espírito emite conhecimento que chega aos homens de Deus: os profetas.
Fazendo uma analogia temos a rádio, a televisão e o telemóvel que emitem ondas electromagnéticas que são recebidas por um receptor.
Deus é o emissor e o profeta é o receptor. Ora a energia de YHWH tem uma dimensão diferente das ondas de rádio, mas a analogia pode fazer-nos compreender.

Mas se o seu problema é procurar definir «o que é uma pessoa não humana», este trabalho fica para a discussão dos teólogos.
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Mensagem por Paulo Henrique Viana Qua Fev 09, 2011 11:42 am

OLÁ, Manuel

Primeiro, digo com toda sinceridade no coração: "Bom, falar com você"
Tenho acompanhado também as suas participações, e sei que o irmão é direto em suas palavras. Por isso fico à vontade de falar-lhe.

Segundo, o objetivo de levantar textos, o que tenho feito, é porque acredito que a Escritura é poderosa para nos ajudar a compreender e ter a percepção das coisas de Deus, principalmente pelo tópico que estamos agora.

Terceiro, pelo fato de textos colocarem o Espírito Santo como pessoa e outros textos como força, vejo que é importante analisar todos os textos para não corrermos o risco de falar pela nossa própria sabedoria, mas sermos usados por Deus para trazer à tona a verdade já revelada.

Quarto, acredito que o meu problema não é tentar definir "o que é uma pessoa não humana" mas ter esperança que todos podemos chegar apenas a uma conclusão depois de tantos debates, que o Espírito Santo ou Ele é uma pessoa ou uma força. que problemão que arrumei, hein. Mas esta é a minha esperança e acredito também que este assunto não é somente para os teólogos e também para nós que procuramos na palavra de Deus, o conselho verdadeiro.

um abraço, vou mandar mais textos

Paulo Henrique Viana

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Mensagem por Paulo Henrique Viana Qua Fev 09, 2011 11:45 am

correção: "... acredito também que este assunto não é somente para os teólogos, mas é também para nós, os que procuram na Palavra de Deus o conselho verdadeiro

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Mensagem por Manuel Portugal Pires Qua Fev 09, 2011 12:47 pm

Olá amigo Paulo.
Tive a liberdade de fazer uma procura na Biblia dos Capuchinhos todos os versículos que tem as palavras «Espirito Santo"
Se quiser fazer uma análise exaustiva eis aqui o link:
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?pl=Espirito%20Santo&lv=&cl=BIB&lg=AND&pg=2

Contudo ao analixar na última página dei com o seguinte versículo-. Jd 1, 20 *
Vós, porém, caríssimos, edificando-vos uns aos outros sobre o fundamento da vossa santíssima fé e orando ao Espírito Santo,
(Judas 1,20)
Eu achei estranha a tradução deste versículo, pois já li a Bíblia várias vezes de capa a capa. Assim fui consultar esse verso em muitas outras traduções católicas da Bíblia que podem consultar no link a seguir:
http://www.bibliacatolica.com.br/19/72/1.php
Na verdade a tradução nas que consultei é « e orando no Espírito Santo,» o que não é bem a mesma coisa.
Eu sei que para a maior parte dos cristãos orar ao Espírito Santo pode ser uma coisa muito aceitável, mas não é isso que recomenda o Espírito segundo a Bíblia.
Podemos e devemos orar NO Espírito Santo e o Espírito Santo pode orar por nós, mas achei estranha aquela tradução.

É assim que também o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois não sabemos o que havemos de pedir, para rezarmos como deve ser; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis.
(Romanos 8,26)

Segundo a Biblia Yeshua aconselha ORAR AO PAI em NOME DE Yeshua:

Jo 14,13 e o que pedirdes em meu nome Eu o farei, de modo que, no Filho, se manifeste a glória do Pai. (João 14,13)

Jo 15, 16 Não fostes vós que me escolhestes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá.(João 15,16)

Jo 16, 23 * Nesse dia, já não me perguntareis nada. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai em meu nome, Ele vo-la dará.(João 16,23)

Jo 16, 26 Nesse dia, apresentareis em meu nome os vossos pedidos ao Pai, e não vos digo que rogarei por vós ao Pai, (João 16,26)


Quanto a entrar em disputas teológicas, isso não é para mim, porque as palavras têm os significado que lhes atribuirmos, e assim ao darmos um significado diferente a um vocábulo, para nos justificarmos, podemos andar à volta da questão sem tirarmos disso nenhum proveito espiritual. Isso é ainda mais verdade quando falamos daquilo que os teólogos chamam a essência de Deus.
Esse problema de definir o Espírito Santo como uma pessoa diferente do Pai e do Filho (que faz parte do dogma católico) e dizer como as T.J. que é apenas uma força, penso que embora se possam acertar agulhas nunca se vai chegar a um consenso, precisamente por causa da defesa de dogmas que foram considerados infalíveis. Eu prefiro analisar a Escritura caso a caso de forma a compreendê-la sem ter a audácia de me intrometer nos segredos de DEUS que não compreendo, como diz a Biblia:
As coisas ocultas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, mas aquilo que Ele revelou é para nós e para os nossos filhos eternamente, a fim de cumprirmos todas as palavras desta Lei.»
(Deuteronómio 29,28)
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Mensagem por Binhokraus Qua Fev 09, 2011 1:33 pm

Bom, eu penso que a resposta a todas essas questões estão no que já citei do catecismo, então, resumidamente respondo.

O Espírito Santo é Deus, e é também A Força. Não uma força, ou uma energia como os cristais e amuletos pagãos, mas A Força que vem do alto, o paráclito o consolador, guardião dos fracos, vento impetuoso, e tantos outros nomes. Fato esse que já mencionado na minha colocação.

Quanto a tradução que diz orar ao Espírito Santo, não vejo problema algum, embora concorde que no contexto da passagem orar No Espírito é o mais adequado.

O Espírito Santo É Deus com o Pai e o Filho. Terceira pessoa da trindade. Adorando a Deus Pai, adoramos ao Filho e ao Espírito. Adorando ao Filho, Adoramos ao Pai e ao Espírito. Adorando ao Espírito, Adoramos ao Pai e ao Filho. São todos consubstanciais. Por isso não há problemas rogar ao Pai, ao Filho ou ao Espírito. Embora a missão de cada um seja específica, O Pai cria, O Filho Salva, e O Espírito Santifica, um não completa sua missão sem a presença dos outros dois, pois são A Trindade Santa.

Claro que é difícil de compreender a totalidade dessas afirmações, não vamos conseguir nunca, por mais que debatamos e discutamos ao longo desse fórum, NUNCA vamos chegar ao entendimento de como Deus é Pai, Filho e Espírito, sendo UM ÚNICO DEUS.

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Mensagem por Manuel Portugal Pires Qua Fev 09, 2011 2:11 pm

Mas já que fala na Trindade há pontos revelados por Yeshua que para mim não deixam de ter muito valor.

Eis os mais importantes:

17*Jesus disse-lhe: «Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes: 'Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus.'»
(João 20,17)

Isto quer dizer que o PAI é O DEUS de Yeshua, donde Yeshua provem.

* Ouvistes o que Eu vos disse: 'Eu vou, mas voltarei a vós.' Se me tivésseis amor, havíeis de alegrar-vos por Eu ir para o Pai, pois o Pai é mais do que Eu.
(João 14,28)

Portanto, o PAI é MAIS que o FILHO.

27pois Deus tudo submeteu debaixo dos pés dele. Mas quando diz: «Tudo foi submetido», é claro que se exclui aquele que lhe submeteu tudo. 28E quando todas as coisas lhe tiverem sido submetidas, então o próprio Filho se submeterá àquele que tudo lhe submeteu, a fim de que Deus seja tudo em todos.
(1ª Corintios 15,27-28)

Assim, o Filho submete-se ao PAI e não o PAI ao Filho.

«Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, mas a tua.» (Lucas 22,42)
E dizia: «Abbá, Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice! Mas não se faça o que Eu quero, e sim o que Tu queres.» (Marcos 14,36)

Assim o Filho faz a vontade do Pai que é diferente da sua.

Mas Yeshua também disse:

Eu e o Pai somos Um.» (João 30,10)

Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, 'mostra-nos o Pai'? (João 14,9)

Na verdade, não podemos pôr as coisas de uma forma simples.
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Mensagem por Binhokraus Qua Fev 09, 2011 4:54 pm

Mas eu não pus. E fui bem claro no final ao dizer que o mistério da trindade é um assunto que por mais que tentemos nunca vamos compreender totalmente. Tudo o que as passagens disseram está explicado no post em que eu coloquei a doutrina católica, é só voltar e ler com atenção que você vai perceber. E volto a dizer, o mistério da trindade é inexplicável, e por isso mesmo um mistério.

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Mensagem por Paulo Henrique Viana Qui Fev 10, 2011 7:58 am

BoM DIA, Manuel e Binho

o texto a seguir que fala sobre o Espírito Santo é o de Tiago 4.5 vejamos:

"... É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?" Almeida Revista e Atualizada

"... ou pensais que a Escritura diz em vão: O Espírito que habita em nós ama-nos com ciúme?" Bíblia dos Capuchinhos

" ... É com a tendência de invejar que o espírito que estabeleceu residência em nós está ansiando?" Tradução do Novo Mundo das Sagradas Escrituras
"... Sois amados até o ciúme pelo espírito que habita em vós" Bíblia Ave Maria

Pela tradução de Almeida, podemos entender que Deus (ele) fez o Espírito habitar em nós (Espírito em maiúsculo para enfatizar a pessoa do Espírito Santo) e este Espírito ( com letra maiúscula) sente ciúmes por nós.

Pela tradução dos Capuchinhos, a mesma idéia da tradução do Almeida, somente com a troca da palavra anseio por ama-nos e a ausência do (ele fez habitar) traduzindo assim que "O Espírito que habita..."

Pela tradução do Novo Mundo, o "espírito" se encontra com letra minúscula, descaracterizando a idéia de pessoa e dando a importância de força, segundo a doutrina dos Testemunhas de Jeová

Pela tradução da Ave Maria, encontra-se também a palavra "espírito" em letra minúscula, mas não com a visão doutrinária da Testemunha de Jeová, mas talvez pelo fato de que no original esta palavra não se encontra em maiúsculo.

Portanto vendo algumas pequenas diferenças de tradução, o texto sempre irá apresentar que o "Espírito" ou "espírito" está sentindo algo, que seja conforme as traduções acima: ciúmes, inveja ou anseio, amor.

Não seria estranho afirmar que aqui é uma força que está sentindo ciúmes, amor, inveja e anseio? Se Tiago quisesse falar deste sentimento vindo de Deus, não deveria falar que Deus anseia por nós com ciúmes ou ama-nos com ciúmes, como Tiago sempre fala acerca de Deus e não de sua força quando expressa os seus atos? Seria tão fácil Tiago falar que Deus tem ciúmes de nós do que falar que a força que Deus fez habitar em nós tem ciúmes, não acham?

vamos pensar sobre o assunto
até mais...

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Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui Fev 10, 2011 9:29 am

Esta passagem é deveras difícil.
Mas quando a leio, penso no Espírito que YHWH nos deu (por isso habita em nós) que nos ama com ciúme.
Mas se uma pessoa tiver não o espirito de YHWH, mas o espírito do maligno?! ...
Na verdade, nós podemos ter um Espirito Santo vindo de YHWH. Este espirito é nosso e que Deus nos deu. Mas quem não tem o espírito de YHWH, por o ter repudiado, fica com o espírito do maligno.
Também podemos ter muito espírito (bom ou mau) ou ter pouco espírito.
Podemos ainda ter parte do espírito que estava em outra pessoa, como no caso de Moisés de quem YHWH retirou parte do seu espírito para os repartir por 70 anciãos.
(NÚMEROS 11,16)
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Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui Fev 10, 2011 12:29 pm

Quando terminei a minha intervenção anterior eram já 12H29 e tive que ir almoçar.
Em casa consultei as traduções «Biblia de Jerusalém» e a «Bíblia Pastoral» e fiquei com a impressão que o ciúme é de YHWH, mas o espírito é nosso (o que Deus nos dá).
Desta forma como fala da Escritura, refere-se ao ciúme (ou zelo) de YHWH mencionado no Decálogo quando fala a respeito de sermos levados pelos ídolos. (Exodo 20,5 e Deuteronómio 5,9)
Para melhor esclarecimento, se alguém souber grego deveria analisar esse versículo no grego coiné (eu não o posso fazer pois não sei grego)

ἢ δοκεῖτε ὅτι κενῶς ἡ γραφὴ λέγει, Πρὸς φθόνον ἐπιποθεῖ τὸ πνεῦμα ὃ κατῴκισεν ἐν ἡμῖν;
(James 4,5)
No entanto, também podemos raciocinar em que é YHWH o emissor com o qual está sintonizado o Espírito que ELE nos deu e que nos ama com ciúme. As pessoas a que se refere esse espírito, somos nós mesmos.

Ora como a tradição de «Espirito Santo» (Ruach HaKodesh: em Hebreu: רוח הקודש ) já vem do judaísmo, interessa saber o que é que um judeu pensa sobre isto e qual a interpretação que lhe dá. Para procurarmos ser imparciais devemos procurar outras fontes dentro do monoteísmo, em especial nas origens.
Para tal encontrei este link escrito por um judeu (não cristão): http://www.adventistas.com/trindade/judeus/resposta_judeu_es.htm
Mais um link com a opinião de judeus cristãos : http://israelitas.com.br/institucional/cremos.php
Mais uma outra opinião judaico-cristã sobre o «Espirito Santo» = Ruach HaKodesh: em Hebreu: רוח הקודש http://www.yahwehsword.org/holy-spirit/holy-spirit-3.htm
Mais um link de cristãos pro-judaicos: http://judeu-autonomo.blogspot.com/2010/10/seria-ruach-hakodesh-espirito-santo.html
Veja também na Wikipédia com espírito trinitário cristão: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%ADrito_Santo

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