Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ícones, e seu uso!

+4
Ralão
Pe. Anderson
são vieira
Milene Guimarães
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Ícones, e seu uso! - Página 2 Empty Re: Ícones, e seu uso!

Mensagem por Binhokraus Seg Fev 21, 2011 8:49 am

O problema é que hoje em dia, é mais fácil, e até está na moda, se revoltar e sair defendendo opiniões pessoais, do que se envolver e lutar pelo que é certo.

O problema de Lutero não foi ter criado as 95 teses, mas sim ter usado isso para fazer um Cisma. São Francisco de Assis conviveu com uma realidade eclesiástica bastante complicada, e também não abandonou, mas antes, ouviu a voz de Deus que lhe dizia "Reconstrói a minha igreja". Ele poderia ter interpretado que era pra fundar uma nova religião, aonde os ensinamentos apostólicos fossem preservados e seguidos a risca, mas não. Ele entendeu claramente a mensagem, RECONSTRÓI, e não CONSTRÓI UMA NOVA.

Mas não adianta, eu cheguei a conclusão que em alguns momentos no fórum, jogamos PÉROLAS aos porcos...

Quando as pessoas não querem ouvir, agente pode falar e argumentar uma vida inteira que elas não vão se endireitar, ou dar o braço a torcer.

É triste ver que a igreja católica tem que ser uma igreja cujos os membros tem que ser perfeitos e o clero mais perfeito ainda. Infelizmente, quem assim pensa, não tem um espírito muito cristão. E isso fica provado quando usam os maus exemplos dos membros da igreja, que incansavelmente afirmamos e confirmamos aqui no fórum, que são falhos. Desde o PAPA até um recém convertido, todos pecam, todos erram, simplesmente porque TODOS são humanos. Mas, isso é mais uma vez jogar pérolas aos porcos... vão sempre falar da inquisição, vão sempre falar da pedofilia, vão sempre falar isso e aquilo de ruim que se faz. E de fato, e infelizmente essas coisas acontecem, enfim... não sei nem pq to me alongando, acho que é um desabafo. É triste ver certas coisas...

Permaneçam em Deus!!!
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ícones, e seu uso! - Página 2 Empty Re: Ícones, e seu uso!

Mensagem por Manuel Portugal Pires Seg Fev 21, 2011 9:22 am

Olá Sr Fabricio.
(É mesmo este o seu nome?!)
Não há igreja sem pessoas.
São precisamente as pessoas que fazem a igreja (=congregação).
Israel contaminou-se com os Ídolos e apesar da «ALIANÇA ETERNA» que YHWH celebrou com essa nação, foi dissiminada por toda a terra e subjugada pelos pagãos.
Veja aqui que a aliança com Israel é ETERNA:
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?pl=Eterna%20Alian%E7a&lv=&cl=ANT&lg=AND&pg=1

Quanto à que chamam de «Santa» Rita, há aqui, em Ermesinde uma Igreja em sua honra. Está integrada num colégio masculino que antes era um seminário menor.
Por isso comentei isso com pessoas naturais desta cidade, que me disseram que ela é considerada a «PADROEIRA DAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS».
Pelo que sei só YHWH é que pode resolver as coisas impossíveis.
Confira neste link: http://www.paroquias.org/biblia/index.php?pl=poss%EDvel%20a%20DEUS%20homens&lv=&cl=NOV&lg=AND&pg=1

São os pescadores de Matosinhos os grandes devotos dela que fazem romarias a pé e nunca vão de mãos vazias, apesar de ela não precisar das suas ofertas.

Curioso, li na InterNet a vida desta senhora que os homens a homenageiam como «santa».
Confira neste link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Rita_de_C%C3%A1ssia

Fiquei tristemente impressionado:
1º pelo facto de ser tão mal tratada pelo marido.
2º pelo facto de ela gostar de sofrer.

Na verdade YHWH não quer que nós amemos o sofrimento mas que suportemos com coragem o que nos aparecer na vida (contra a nossa vontade).
Deus não quer que sejamos «masoquistas», mas que vençamos o sofrimento com a SUA ajuda.
A pregação durante a Quaresma do ano 1443, do pregador chamado Santiago de Monte Brandone, que deu um sermão sobre a paixão de Cristo, em Cássia foi maléfica para a Senhora.
Porquê?! Só Deus o sabe, mas não posso ser cúmplice dessas coisas, aprovando-as.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Ícones, e seu uso! - Página 2 Empty Re: Ícones, e seu uso!

Mensagem por Fabricio Seg Fev 21, 2011 5:39 pm

O mundo moderno aceita q eu sofra por algumas causas, como me submeter a exercícios físicos torturantes para obter um corpo bonito, passar por mesas cirúrgicas para ganhar um nariz empinado, fazer dietas restritivas para emagrecer, trabalhar exaustivamente para ganhar uma promoção, estudar ininterruptamente para ser o melhor...
Mas quando o sofrimento é livremente abraçado por amor a Deus, isso o mundo não aceita! Se pauta ou no ateísmo, ou no cristianismo morno, baseado em opiniões pessoais sobre alguns versículos da Escritura. Os cristãos da antiguidade abraçaram o sofrimento e o martírio de bom grado. Muitos procuraram o martírio, e foram admirados por isso. Será q aqueles q conheceram os apóstolos (como Santo Inácio, São Policarpo) estavam todos errados, e o mundo atual, com suas "opiniões pessoais", é q está certo? Estaria a Igreja no caminho errado durante 1.500 anos? Com certeza a vida daquela que chamamos de Santa Rita de Cássia é uma ofença ao hedonismo vigente. Valores como obediência, humildade e castidade não estão na moda... Ah se eu fosse 1/10 do cristão q foi Santa Rita... se eu tivesse a coragem dela para seguir com tanta radicalidade o Evangelho de Nosso Senhor... Ah! Se eu tivesse sua capacidade de dirigir minha vida unicamente para Deus... Santa Rita de Cássia, rogai por nós!

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Ícones, e seu uso! - Página 2 Empty Re: Ícones, e seu uso!

Mensagem por Pe. Anderson Seg Fev 21, 2011 6:22 pm

Caro Fabricio,

Impressionantes suas palavras. Que Deus sempre o abencoe.

Na verdade temos duas opcoes: ou aceitar as palavras de Cristo ou a superficialidade da "saboria wikipedia".

"Quem quiser ser meu discipulo, renuncie a si mesmo, tome sus cruz cada dia e siga-me. Quem quiser salvar a sua vida a perders. E quem a perder por mim a salvara para a vida eterna"."Completo na minha carne os sofrimentos da Paixao de Cristo."

Gracas a Deus os santos compreenderam e viveram essas palavras e sao exemplos para nos. Sta Rita a viveu como mae de familia e como religiosa.

E necessario ser onisciente ou extremamente superficial para confundir essa entrega dos santos (semelhante a de Cristo na Cruz), para julgar essa entrega heroica de "masoquismo."

Um grande abraco a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Ícones, e seu uso! - Página 2 Empty Re: Ícones, e seu uso!

Mensagem por Manuel Portugal Pires Ter Fev 22, 2011 9:29 am

Cristo não queria sofrer, mas teve que ser:
«Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, mas a tua.»
(Lucas 22,42 ...)

28«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. 29*Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.»
(Mateus 11,28-30)
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Ícones, e seu uso! - Página 2 Empty Re: Ícones, e seu uso!

Mensagem por Fabricio Ter Fev 22, 2011 1:52 pm

Nosso Senhor recomenda penitência (São Mateus 11,21), Ele mesmo jejuou 40 dias no deserto (São Mateus 4,2). O que dizer então do penitente São João Batista (São Marcos 1,6), o qual Nosso Senhor chamou de "maior dos profetas". Com certeza o sr tem interpretações diferentes para estas passagens, mas há também quem entenda de outra forma suas citações, quem estaria certo? Como já falei várias vezes, as interpretação das Escrituras à margem da Tradição não passam de opinião pessoal, o que é expressamente condenado nas cartas de São Pedro. A Tradiçaõ cristã reconhece o valor da Penitência desde os tempos mais remotos (vide São Jerônimo, Santo Atanásio e tantos outros santos e mártires). Estaria o cristianismo errado durante estes 2 mil anos? Será que nenhum dos santos e mártires da rica história cristã conhecia essas passagens que o sr. citou? Será que todos eles interpretaram errado? Estaria a Igreja errada e o sr. certo? Enquanto eu te falo da fé que sempre foi praticada pela Igreja desde o princípio do cristianismo, o senhor insiste em contrapor suas experiências e opiniões pessoais. Está claro que cada um de nós escolheu o que acha ter mais peso (no meu caso escolho a Igreja, no seu caso escolhes a si mesmo). Acho q este debate já não vai render mais nada. Retiro-me. Que o Senhor Nosso Deus lhe abençoe, rezo para q um todos sejamos um, reunidos na Igreja conforme a vontade de Nosso Senhor.

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Ícones, e seu uso! - Página 2 Empty Re: Ícones, e seu uso!

Mensagem por Manuel Portugal Pires Ter Fev 22, 2011 2:52 pm

A verdade é que as suas citações bíblicas não me causam estranheza.
Mas há coisas nas tradições que sim.
Até à próxima sr. Fabricio. Chama-se mesmo Fabricio?!. Se não, peço desculpa!
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Ícones, e seu uso! - Página 2 Empty Re: Ícones, e seu uso!

Mensagem por Pe. Anderson Sáb Fev 26, 2011 5:39 pm

Caros amigos,

Só para esclarecer: os santos sao exemplos para nós na medida em que imitaram Cristo. "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo", nos dizia SAO PAULO.

Nesse sentido, é evidente que os santos sao modelo para nós em muitos aspectos. O que aqui estamos tocando é quando esses seguiram o Senhor carregando sua Cruz cada dia, assim como o Senhor mesmo disse a todos os seus discipulos.

Evidentemente os católicos nao amam o sofrimento pelo sofrimento, mas sim imitam a Cristo. Cristo salvou a todos no seu Sacrifício da Cruz. O que foi causa da nossa salvaçao nao foi seu sofrimento, mas sim o amor com que Ele sofreu por nós. Os santos, Santa Rita de Cassia e todos os outros, sao modelos enquanto amaram Cristo sobre todas as coisas e por ele suportaram todos os sofrimentos.

Afirmar que os santos amam o sofrimento dó demonstra uma grande ignorância do que realmente é ensinado na Igreja Católica, que é, como sempre, 100% bíblico.

Um grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Ícones, e seu uso! - Página 2 Empty Re: Ícones, e seu uso!

Mensagem por RenatoPaulo Sáb maio 07, 2011 12:22 pm

Milene Guimarães escreveu:Gostaria de saber por que não é tão usado por aqui no Brasil as figuras dos Santos na forma de Ícones?
Acho tão belo a devoção e utilização dos ícones nas Igrejas, ou em centros de evangelização...
No Brasil, conheço apenas uma Comunidade católica, que ainda preserva a cultura dos ícones, é a Comunidade Shalom. Por que é tão difícil de se ver???

Penso que isso é uma questao de cultura.Melhor dizendo...com a Arte,tradicao,costumes e historia de diversos Paises.
Arte sempre foi "abstracta"no meu ver.
O melhor sera ler assuntos sobre a historia da arte e a Arte Ícone.Tambem ela se encaixa dentro dos padroes da Arte.



RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ícones, e seu uso! - Página 2 Empty Re: Ícones, e seu uso!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos