Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terço da Misericórdia

4 participantes

Ir para baixo

Terço da Misericórdia Empty Terço da Misericórdia

Mensagem por Vera Ter Abr 28, 2009 4:29 pm

Olá,

Puxa, muito bom esse forum...
Gostaria de colocar aqui uma questão sobre o terço da misericórdia.

"Deus é eterno", isto é, não tem princípio nem fim. Este é um dos dogmas da Igreja Católica.
A minha dúvida é confused por que no terço da misericórdia rezamos: DEUS SANTO, DEUS FORTE, DEUS IMORTAL. Não está errado essa colocação "Deus Imortal"?

Abraços,

Vera

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Terço da Misericórdia Empty Terço da Misericórdia

Mensagem por sabina Qui Abr 30, 2009 8:55 am

Olá Vera,

Tanto quanto sei, a Imortalidade faz parte dos atributos de DEUS. Um atributo (do latim «attribuo») é a "qualidade própria e inerente". Segundo o Teólogo Berkhof “os atributos de Deus podem ser definidos como as perfeições que constituem predicativos do Ser Divino na Escritura, ou que são visivelmente exercidas por ele em Suas obras de criação, providência e redenção”.

Na Contemplação de Deus encontramos (1Timóteo 1:17): "Ora ao Rei dos séculos, IMORTAL, invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre."Ámen Like a Star @ heaven

sabina

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Terço da Misericórdia Empty Re: Terço da Misericórdia

Mensagem por Thales Sáb maio 09, 2009 3:11 am

Dizer que Deus é imortal é apenas dizer que ele não pode morrer, pois morrer é contraditório com a idéia mesma de Deus. Daí conclui-se que podemos chamar Deus de imortal sim. Talvez esta não seja uma palavra que revele tanto da essência de Deus, mas com certeza é coerente com ela.

De resto, confirmo a resposta da Sabina.

Abraços.
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Terço da Misericórdia Empty Re: Terço da Misericórdia

Mensagem por Pe. Anderson Seg maio 18, 2009 12:46 pm

Caros amigos,

Confirmo as respostas dadas e gostaria de acrescentar outro texto bíblico que afirma ser Deus Imorta:

Habacuc 1,12: "Não sois vós, Senhor, desde o princípio, o meu Deus, o meu Santo, o Imortal? Senhor, vós destinastes este povo para fazer justiça, o Rochedo, vós o designastes para aplicar castigos."

Certamente, podemos chamar a Deus de Imortal porque é um título bíblico. Temos que lembrar que todas as palavras da Teologia sao usadas analogicamente.

Um abraço.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Terço da Misericórdia Empty Re: Terço da Misericórdia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos