Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Resolvido]O rosto de Jesus

5 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]O rosto de Jesus Empty O rosto de Jesus

Mensagem por Rafaela Botelho Seg Abr 20, 2009 4:45 pm

Olá

Esta semana a dúvida de uma colega também me deixou em dúvida.
Reparem que em algumas passagens como as que falam de Maria Madalena chegando ao túmulo e a dos Discípulos de Emaús (e mais) relatam que estes não reconheceram Jesus de imediato.

Ora, os apóstolos (por ex) conviviam com Ele... Como não reconheceriam seu rosto?

Seu corpo glorioso teria modificado seu rosto?

Alguém pode fazer uma reflexão sobre isso?

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]O rosto de Jesus Empty Re: [Resolvido]O rosto de Jesus

Mensagem por Convidad Qui Abr 30, 2009 5:39 pm

Rafaela Botelho escreveu:Olá

Esta semana a dúvida de uma colega também me deixou em dúvida.
Reparem que em algumas passagens como as que falam de Maria Madalena chegando ao túmulo e a dos Discípulos de Emaús (e mais) relatam que estes não reconheceram Jesus de imediato.


Paz do Senhor a todos...



Me chamo David e sou evangélico. Como não vi nenhuma objeção a participação de não católicos, me cadastrei. Mas se os colegas moderadores acharem que minha permanencia aqui é equivocada, deixarei de participar.

Com relação a sua dúvida, Rafaela, vamos aos textos:

João 20:1
1 No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro.


Veja que MAria Madalena foi ao sepulcro de madrugada e ainda era escuro.


João 20:15-16
15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, julgando que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre.

Ao chegar ao sepulcro, ela o encontrou vazio e chorou por isso. Na passagem acima, o escritor usa o termo que negritei, "ela virando-se", para talvez mostrar que ela estivesse de costas ou prostrada, com o rosto em terra chorando. Assim, acredito que ela não reconheceu Jesus de imediato por isso... Estava escuro e, na mente dela, JEsus não iria aparecer ali. De forma que quando apareceu, ela achou que se tratava do jardineiro, e nem ligou para uma identificação mais apurada...

Ora, os apóstolos (por ex) conviviam com Ele... Como não reconheceriam seu rosto?

Lucas 24:31-33
31 Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles.
32 E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
33 E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles,


A passagem em que os discípulos não o reconhecem é esta acima. Acredito que não o reconheceram porque Jesus não quis se deixar reconhecer! Veja que o início do verso 31 nos mostra que os "olhos deles" deles foram abertos para reconhecerem que era Jesus... Assim, antes disso estavam impedidos de O reconhecerem.

Seu corpo glorioso teria modificado seu rosto?

A Escritura parece realmente descrever que o "Jesus" ressurreto é diferente do Jesus de antes da crucificação. Agora estou sem tempo, mas depois posso complementar essa informação

Em Cristo

David

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]O rosto de Jesus Empty Re: [Resolvido]O rosto de Jesus

Mensagem por alessandro Qui Abr 30, 2009 9:08 pm

ola david
não há nenhum objeção a participação ne não-católicos nessa nossa comunidade virtual
ao contrário, acreditamos que o diálogo, quando feito em espírito de caridade e cortesia, é uma experiência frutífera.

seja bem vindo!
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]O rosto de Jesus Empty Re: [Resolvido]O rosto de Jesus

Mensagem por Convidad Qui Abr 30, 2009 10:56 pm

Olá, colegas... Paz do Senhor a todos.


Obrigado, Alessando, pela acolhida...

Como É Jesus, hoje?

João, quando estava preso na ilha de Patmos viu a Jesus... E o esplendor da Sua Glória foi tanta, que João teve medo e deitou-se ao chão, fingindo-se morto.

Apocalipse 1:17-18
17 E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua
destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
João viu Jesus com toda Sua Glória e teve medo. Vejam o que João viu:

Apocalipse 1:13-15
13 E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
14 E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
15 E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido
refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
João tenta usar as palavras para conseguir descrever algo que, nos parece, é desconhecido a ele. Não sabemos ao certo como ele viu, mas notamos uma tentativa de tentar descrever algo que demonstrava tanto esplendor que lhes causou medo.

Assim, Jesus é descrito como tendo olhos de fogo. Mostrando que Ele a tudo vê, mesmo lá no íntimo do homem, e nada escapa aos Seus Olhos. Os cabelos brancos denotam a natureza eterna de Cristo, tanto que Ele diz no verso 17 que é o "primeiro e o último", se identificando assim, com YHWH do Antigo Testamento, que também disse:

Isaias 44:6
6 Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu
sou o primeiro, e eu sou o último,
e fora de mim não há Deus.

Assim, o Jesus ressurreto é Todo Poderoso. Não estou a dizer que haja "dois Jesus", de forma alguma. Mas que, quando esteve aqui, antes da Sua morte, Jesus havia se esvaziado de seu poder.

Flp 2:7
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

Assim, Jesus, antes de morrer era homem e, como tal, cansava, tinha sede e fome. O Jesus ressurreto É Todo Poderoso, não se cansa nem é limitado como era quando esteve aqui na terra.

Em Cristo e na Sua Paz

David

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]O rosto de Jesus Empty Re: [Resolvido]O rosto de Jesus

Mensagem por Rafaela Botelho Qui Abr 30, 2009 11:45 pm

Olá David.
Como vai?

Obrigada pela resposta!
Vim reforças as boas-vindas dadas pelo Alessandro.
Sinta-se a vontade para postar, questionar, etc.
Tudo é construído com diálogo, respeito e cortesia... Então, é isso:
Seja bem-vindo!

Obrigada pela participação e contribuição nas respostas.

Fique com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]O rosto de Jesus Empty O rosto do Senhor

Mensagem por Pe. Leo Sex maio 01, 2009 10:13 am

Olá Rafaela....

Sobre a questao de Maria madalena, o Davi já colocou mt bem a passagem. Mas nós nao podemos nos esquecer de um fato, que está por trás de todas estas confusoes diante do Ressuscitado:

Jo. 20, 9: " Pois ainda nao tinham compreendido que, conforme a Escritura, ele deveria Ressuscitar dos mortos".

A grande questao está em q, ainda q posa parecer chocante, mas é real, os discípulos nao acreditavam na Ressurreiçao, ou pelo menos nao tinham claroo q isso significa.....podemos ver q Maria Madalena se preocupa com o corpo roubado, e nao lhe passa pela cabeça o fato da Ressirreiçao..... veja tb o fato de Tomé....a reaçao dos discipulos de Emaús....Por isso que a Páscoa representa um recomeçar para todos eles.
Se quiser mai sdesenvolvimento, é só falar. Um abraço a todos.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]O rosto de Jesus Empty Re: [Resolvido]O rosto de Jesus

Mensagem por Convidad Sex maio 01, 2009 10:33 am

Pe. Leo escreveu:Olá Rafaela....

Sobre a questao de Maria madalena, o Davi já colocou mt bem a passagem. Mas nós nao podemos nos esquecer de um fato, que está por trás de todas estas confusoes diante do Ressuscitado:

Jo. 20, 9: " Pois ainda nao tinham compreendido que, conforme a Escritura, ele deveria Ressuscitar dos mortos".

A grande questao está em q, ainda q posa parecer chocante, mas é real, os discípulos nao acreditavam na Ressurreiçao, ou pelo menos nao tinham claroo q isso significa.....podemos ver q Maria Madalena se preocupa com o corpo roubado, e nao lhe passa pela cabeça o fato da Ressirreiçao..... veja tb o fato de Tomé....a reaçao dos discipulos de Emaús....Por isso que a Páscoa representa um recomeçar para todos eles.
Se quiser mai sdesenvolvimento, é só falar. Um abraço a todos.

Olá Padre Léo, Paz do Senhor seja contigo...


É verdade... Os discípulos não lembravam da promessa de Jesus, de que ressuscitaria... Vejam mais um texto que mostra isso:

João 2:19-22
19 Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei.
20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias?
21 Mas ele falava do santuário do seu corpo.
22 Quando, pois ressurgiu dentre os mortos, seus discípulos se lembraram de que dissera isto, e creram na Escritura, e na palavra que Jesus havia dito.


Veja, acima, que os discípulo só lembraram a promessa de Jesus, após ele ter ressuscitado, após encontrarem-se com Ele.

Assim, Maria ao chegar ao sepulcro esperava encontrar o Corpo dEle, esperava ver Jesus ainda morto. E não lembrava nem esperava que Ele tivesse ressuscitado. COmo era ainda de madrugada, ainda escuro, ela não o reconheceu... Talvez ela estivesse prostrada chorando ou de costas para o Mestre, quando Este se aproximou dela... Assim, é uma combinação de elementos que nos mostra o porque de Maria não O ter reconhecido.

Que o Senhor nos abençoe e nos dê, a cada dia, mais conhecimento da Sua Palavra

David

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]O rosto de Jesus Empty Re: [Resolvido]O rosto de Jesus

Mensagem por Pe. Leo Sex maio 01, 2009 10:50 am

Passando para confirmar a resposta do Davi. Mt abrigado. A paz estaja contg tb.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]O rosto de Jesus Empty Re: [Resolvido]O rosto de Jesus

Mensagem por thiago_coutinho Ter Jun 02, 2009 11:14 pm

por que fazem a imagem de jesus com cabelos grande e barba?
nao existe nenhuma prova que o rosto dele fosse assim ou existe?
e como essa imagem de jesus que nós conhecemos hoje surgiu?

thiago_coutinho

Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/06/2009
Idade : 35
Localização : teresopolis

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]O rosto de Jesus Empty Re: [Resolvido]O rosto de Jesus

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Jun 03, 2009 10:55 am

Olá Thiago
Como vai?

Saber exatamente o certo acho que não vamos saber. Mas vai se deduzindo muita coisa, e tem também o Sudário...

Mas se Ele tinha a sobrancelha (e não soMbrancelha, rs) mais para a direita ou mais para a esquerda não influencia nossa fé. Certo?

Bom, segue abaixo uma descrição redigida pelo concidadão contemporâneo de Jesus, Publius Lentulus, governador da Judéia, antecessor e Pôncio Pilatos. Extrato de uma missiva a Tibério César, imperador Romano (14-37). Não se pode provar sua autenticidade, mas é no mínimo interessante a título de curiosidade:

"A pessoa de Jesus é de nobre estirpe. Sua aparência é de uma beleza fora do comum, que jaz em sua majestosa maneira de ser.

Usa seus brilhantes cabelos de cor castanha à moda nazarena, divididos ao meio, cobrindo os ombros. A tez de seu rosto é alva e sem rugas; sua fronte é lisa e bela. Nada a acrescentar sobre o formato de seu nariz e sua boca. Sua barba curta e espessa, usa-a exatamente ao estilo nazareno, sem apresentar qualquer cunho excêntrico. Os olhos são semelhantes aos raios do Sol e, por motivo de seu intenso brilho, é impossível fitar seu rosto por tempo prolongado. Suas mãos e seus braços são bem formados. É amado por todos; é austero, contudo alegre. Usa sandálias e anda sempre com a cabeça descoberta.

Na conversação é muito amável; porém, raríssimas vezes deixa-se levar por uma palestra, e, quando Ele está com a palavra, mantém-se em atitude discreta. Sua aparência é a mais bela possível de imaginar-se. Semelhante à sua Mãe, que é a mais formosa das mulheres vistas aqui nesta região.

É considerado um prodígio em sabedoria por todos os habitantes da cidade de Jerusalém. Nunca estudou; no entanto, conhece toda a ciência. Comenta-se que nunca se ouviu falar, neste país, sobre outra pessoa que o igualasse. Na verdade, os hebreus informaram que jamais ouviram conselhos semelhantes, instruções tão elevadas como as que são ensinadas por este Cristo.

Muitos judeus o consideram divino e crêem nEle, enquanto outros vêm a mim para condená-lo, por estar em contradição com Vossa Majestade.

É notório que jamais infligiu qualquer mal a quem quer que seja, e que somente pratica o bem. Todos os que o conhecem e com Ele mantêm relações, dizem que dEle receberam curas e benefícios.

Publius Lentulus"

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]O rosto de Jesus Empty Re: [Resolvido]O rosto de Jesus

Mensagem por Ju Maria Sex Jun 12, 2009 1:07 pm

Oi Rafaela!

Onde podemos encontrar esse texto que você citou? É uma fonte confiável??
Achei ele muito bonito!! Principalmente na parte que fala de Nossa Senhora...
...é a mais formosa das mulheres vistas aqui nesta região.

Very Happy

Fique com Deus!!

Beijos
Ju Maria
Ju Maria

Mensagens : 81
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 38
Localização : Magé - RJ

http://twitter.com/jumariarj

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]O rosto de Jesus Empty Re: [Resolvido]O rosto de Jesus

Mensagem por Rafaela Botelho Sex Jun 12, 2009 11:29 pm

Oi Juliana Maria,
Como vai?

Pois é, eu também achei muito interessante.
Mas, como disse, não se pode provar sua autenticidade.
Eu a retirei de uma apostila de Cristologia (D. Estevão Bettencourt).
Fiz uma pesquisa rápida na internet e não encontrei mais nada a respeito.
Enfim, por isso que eu disse que pelo menos a nível de curiosidade era bem interessante.
Me parece que esta "carta" foi encontrada há um certo tempo. Mas não se pode provar se as informações nela contidas são verdadeiras.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]O rosto de Jesus Empty Re: [Resolvido]O rosto de Jesus

Mensagem por Pe. Leo Qui Ago 06, 2009 11:12 am

Olá todos. O texto é interessante, mas nao de autoria deste senador. A arqueologia mostra que este texto é de mais ou menos 120 anos de pois da existencia deste senador. Mas o fato de se utilizar o pseudo-epigrafía nao nega o fato da antiguidade do texto.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]O rosto de Jesus Empty Re: [Resolvido]O rosto de Jesus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos