Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gestos durante a Santa Missa

+6
Ju Maria
Camila Tatagiba
Rafaela Botelho
Pe. Leo
Davison
Helô
10 participantes

Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Helô Seg Mar 30, 2009 10:56 am

Olá!
Lendo o tópico que fala sobre o Pai Nosso na missa e as dúvidas que surgiram sobre dar as mãos ou elevá-las ao alto, lembrei de fazer esse tópico que há tempos já queria ter feito, mas não tinha tido tempo até agora. E além disso, jovens do grupo onde participo vieram me perguntar sobre isso esse dias também e prefiri esperar um esclarecimento para dar uma resposta mais segura né! Aí não teve jeito, tô eu aqui! Very Happy

Durante toda a Santa Missa existem muitos momentos que, variando de pessoa para pessoa ou paróquia para paróquia, acabam gerando confusão em alguns fiéis sobre o que deve ser feito ou poderia ser feito caso o fiel queira. Não sei se consegui me explicar direito, mas com esses exemplos acho que vão entender o que quiz dizer:

* No momento em que o celebrante diz "Por Cristo, com Cristo e em Cristo..." -> algumas pessoas, inclusive eu, elevamos nossas mãos em direção ao Corpo e Sangue já consagrados nesse momento, outras pessoas nada fazem.
* Durante a oração eucarística, quando o celebrante fala "dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus" -> Alguns se inclinam, outros não.
* No momento em que intercedemos pela Igreja: "Que ela cresça na caridade com o papa Bento" -> Alguns fazem também aqui a inclinação, outros não.
* Antes da Proclamação do Evangelho fazemos o sinal da cruz sobre a testa, a boca e o peito certo? Mas logo em seguida alguns ainda traçam sobre si o sinal da cruz (Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo) e outros param por aí mesmo. E ainda nesse momento, enquanto fazem os sinais sobre a testa, a boca, e o peito, alguns dizem "Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, de nossos inimigos", enquanto outros nada dizem.

Minha dúvida é a seguinte, todos esses momentos são de escolha do fiel fazer/não fazer ou existem indicações sobre o certo a ser feito?
Acho importante sabermos desses considerados detalhes por alguns, mas que nos possibilitam viver melhor a Santa Missa né!
Abraço e fiquem com Deus.
Smile
Helô
Helô

Mensagens : 37
Data de inscrição : 28/08/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Davison Seg Abr 13, 2009 7:38 pm

Minha dúvida é a seguinte, todos esses momentos são de escolha do fiel fazer/não fazer ou existem indicações sobre o certo a ser feito?
Acho importante sabermos desses considerados detalhes por alguns, mas que nos possibilitam viver melhor a Santa Missa né!

Olá, desculpem a demora em responder as questões.

A questão é muito boa, por isso, antes mesmo de respondê-la em sentido "stricto" farei em sentido geral.

Primeiro temos que pensar na liturgia como a celebração de um Mistério comum, isto é, celebramos uma mesma realidade que contém uma dupla finalidade: a golrificação de Deus e a santificação dos homens. Depois, é sempre uma comunidade que celebra, portanto, os sinais ainda que não sejam rigorosamente os mesmos devem traduzir ao máximo o espírito da celebração, e são eles que manifestam a unidade entre nós. Logo, ter gestos totalmente desconexos manifesta falta de harmonia diante de uma mesma e tão sublime realidade. Vale lembrar, no é o caso de sua pergunta, que muitas pessoas quando falam em e de liturgia pensam logo no que pode e não pode, liturgia, entretanto, não é rubrica, mas também não é um ritual no qual cada um faz o que e quando quer. Unidade de fé, e unidade de culto.

A Instrução geral do missal romano (IGMR), que é o livro no qual as grande parte deas explicações estão contidas, indica normalmente as atitudes, sejam o caráter da celebração (por exemplo não podemos participar de uma Missa no tempo Pascal da mesma forma que participávamos na Quaresma, pois o o espírito da celebração é diverso, é óbvio que Missa é Missa), seja o silêncio e as atitudes corporais (quando se senta e levanta, ajoelha). Lá se prescreve que ao se nomear a Virgem se faça a vênia (inclinação) que não é a profunda (a de corpo) e sim de cabeça. No "Por Cristo", não se fala a postura dos fiéis, o gesto antes do Evangelho o gesto significa outra coisa: a cruz é traçada na testa para que entendamos, na boca pra que a proclamemos, e no coração para que a acolhamos, há outros sentidos mas é basicamente isto. Quanto ao nome do Pontífice, parece-me que no rito antigo se fazia a vênia, mas estudarei e respondo logo se é ou não, sei que ao se falar o nome do Papa os padres nos sermões tiravam o barrete (espécie de chapéu) e dizia, por exemplo, o Santo padre Bento XVI, golriosamente reinante (tirando o barrete).

Bom, é sempre complicado falar num paradigma pois algumas partes não há muita clareza, pelo menos eu desconheço fontes que indicam o que fazer, então o mais prudente é dar uma olhada na IGMR. Além disso, certas comunidades têm certos costumes que não ferem o rito, então ao participar da Missa com eles deveríamos seguir o costume, por exemplo, algumas permanecem ajoelhados após a consagração até o "Por Cristo", senão me engano. Qualquer dúvida estamos aqui.

"Victae Paschali laudes inmolent Chistiani"
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty gesto durante a missa.

Mensagem por Pe. Leo Ter Abr 14, 2009 9:54 am

Olá Helô.

Antes de mais nada, só quero reafirmar o q o davison muito bem falou sobre o sentido que existe na expressao de unidae que os gestos tem que manifestar.
Em relaçao às questoes concretas que vc perguntou, aí vai:
1) Levantar as maos na doxologia: nao está previsto. É invençao de alguns padres da diocese e da cançao Nova. Mas mesmo sendo invençao nao deixa de ser expressivo, pois este é o momento do grande ofertório da Missa, onde Cristo é oferecido ao Pai pelo Sacerdote.

2) a Vênia( ou reverencia feita com a cabeça), segundo o documento citado pelo davison no nº 275, preê a inclinaçao de cabeça quando se nomeiam as 3 Pessoas divinas ao mesmo tempo, o nome de Jesus, da Virgem Maria e do santo em cuja honra se celebra a missa.

3) nao se faz vènia ao nome do Santo padre.

4) Antes da proclamaçao do anto evangelho, só se faz o sinal da cruz sobre a esta , sobre os lábios e sobre o peito, sem a oraçao do pelo sinal....

Espero ter ajudado em algo.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Abr 15, 2009 12:49 am

Levanta-se antes ou após da oração "Anunciamos Senhor a Vossa morte e proclamamos a Vossa Ressurreição, vinde Senhor Jesus." ?

* Neste momento estamos de joelhos, daí já ouvi dizer que se deve levantar imediatamente antes da oração, outros porém dizem que é só após...
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Camila Tatagiba Ter Jul 28, 2009 5:38 pm

Tenho uma dúvida : Na proclamação do Evangelho,quais palavras devem ser pronunciadas ao fazer o sinal da cruz sobre a testa,a boca e o peito?
Aprendi desta forma: Que as palavras do Santo Evangelho permaneçam na minha mente,na minha boca e no meu coração.
Está certo? Existe mais de uma forma?
Obrigada...
Camila Tatagiba
Camila Tatagiba

Mensagens : 20
Data de inscrição : 30/04/2009
Idade : 31
Localização : Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Camila Tatagiba Qui Jul 30, 2009 10:31 pm

Mais uma dúvida:
Antes de comungar o leitor que está no altar deve fazer a genuflexão ou somente a vênia?
Camila Tatagiba
Camila Tatagiba

Mensagens : 20
Data de inscrição : 30/04/2009
Idade : 31
Localização : Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Ju Maria Sex Jul 31, 2009 6:00 pm

Tenho uma dúvida também: Por que durante a Oração Eucarística I o sacerdote faz o sinal da cruz?
Se não me engano é na parte que diz assim:
Recebei, ó Pai, esta oferenda, como recebestes a oferta de Abel, o sacrifício de Abraão e os dons de Melquisedeque. Nós vos suplicamos que ela seja levada à vossa presença, para que, ao participarmos deste altar, recebendo o Corpo e o Sangue de vosso Filho, sejamos repletos de todas as graças e bençãos do céu.

Desde já obrigada!!

Fiquem com Deus!!
Ju Maria
Ju Maria

Mensagens : 81
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 38
Localização : Magé - RJ

http://twitter.com/jumariarj

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Antes de comungar ...

Mensagem por Davison Qua Ago 05, 2009 4:58 pm

O leitor como todos os demais fiéis deve escolher uma ou outra reverência, tanto faz a genuflexão ou a vênia. Nota-se, contudo, que deve-se apelar para o bom senso, isto é, se todos os demais fazem vênia, que ele o faça também para manter a harmonia, se é genuflexão, que o faça para que fique mais harmônico.

Abç.
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Oração eucarística I

Mensagem por Davison Qua Ago 05, 2009 5:01 pm

Olá, o Missal traz indicado os gestos que o celebrante deve fazer, e neste momento ele indica o sinal da cruz. Certamente deve haver um significado, mas desconheço, sei apenas que os gestos e posturas, que nesta oração são muitos, são indicados.

Abç.
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Ago 05, 2009 5:48 pm

Oi Davison,
Esqueceu da minha pergunta? =\
rs

Na oração Eucarística...

Levanta-se antes ou após da oração "Anunciamos Senhor a Vossa morte e proclamamos a Vossa Ressurreição, vinde Senhor Jesus." ?

* Neste momento estamos de joelhos, daí já ouvi dizer que se deve levantar imediatamente antes da oração, outros porém dizem que é só após...

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Ju Maria Qui Ago 06, 2009 2:50 pm

Oi Davison!

Eu já imaginava que estivesse indicado no Missal esse gesto, mas por que eles o fazem? Só porque está indicado ou tem algum outro motivo?
Acho que quando fiz essa pergunta eu não soube colocá-la bem...

Fico aguardando a resposta de algum dos padres então...
=]

Fiquem com Deus!!
Ju Maria
Ju Maria

Mensagens : 81
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 38
Localização : Magé - RJ

http://twitter.com/jumariarj

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Ju Maria Qui Ago 06, 2009 11:17 pm

Ah, já estava esquecendo... Tenho mais uma pergunta:
Uma vez me disseram que no momento da comunhão só devemos nos sentar depois que o padre comunga. Teve uma outra pessoa que me disse que devemos permanecer de pé até receber a comunhão. Eu sempre vejo muita gente não fazendo nem uma coisa nem outra, se sentando assim que terminamos de dizer "Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e eu serei salvo." Afinal de contas, qual é o correto?


Fiquem com Deus!!
Very Happy
Ju Maria
Ju Maria

Mensagens : 81
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 38
Localização : Magé - RJ

http://twitter.com/jumariarj

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Pe. Leo Sex Ago 07, 2009 8:22 am

Olá Rafaela....

Sobre isso, nao há nada fixo...... ou antes ou depois.... permanece a unidade da assembléia.

No Rito Antigo, como muitas pessoas ainda hoje o fazem, se permanecia de joelhos até a Doxologia ( Por Cristo, com Cristo, etc) e só depois e levantavam.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Pe. Leo Sex Ago 07, 2009 8:32 am

Olá JU:

Sobre a sua primeira questao:
" Sejamos repletos de todas as Graças e Bençaos dos Céus".

O fato do sacerdote traçar sobre sí o sinal da Cruz ao rezar a OE I, é algo recebido da igreja de Roma, há mt tempo atrás, pois parece ser que esta oraçao Eucarística é a mais antiga de todas. Há quem coloque sua utilizaçao por volta do ano 230 d. C.

O que significa o sinal da cruz neste momento? quer simbolizar o fato de que é através da cruz que " todas a graças e bençaos dos céus " vem até nós. Dizendo de outra forma: quer expressar o valor do sacrifício salvífico. Quer manifestar a vinculaçao Cruz- Graça.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Pe. Leo Sex Ago 07, 2009 8:37 am

Ju:

Sobre a sua segunda questao, sobre o como "esperar" para receber a comunhao, o correto seria ir direto formar a fila da comunhao, pois isso expressa o povo que espera pelo Senhor.

Quem nao for comulgar, que tome assento logo assim q o sacerdote terminar de comungar.

Se a fila estiver grande, segundo o sentido do momento, o correto seria espera de pé, pois o estar de pé dentro da santa MIssa sempre é sinal de prontidao.

Qualquer coisa q nao tenha ficado claro, é só falar.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Ju Maria Sex Ago 07, 2009 11:00 am

Oi Padre!

Muito obrigada pelas respostas!!
Sobre o significado do sinal da cruz durante a OE I é muito lindo!
Nossa Igreja é realmente maravilhosa!!
Quanto mais conheço e entendo cada gesto, palavra, etc, mais me apaixono por ela!!
Smile

Fiquem com Deus!!
Ju Maria
Ju Maria

Mensagens : 81
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 38
Localização : Magé - RJ

http://twitter.com/jumariarj

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por solcarioca Dom Ago 09, 2009 10:45 pm

Nossa, só tenho a elogiar este fórum, e admirar cada vez mais a vivência deste padre Léo, Deus te recompense...

Deus vai me ajudar a ser padre também.

Reze por mim.
solcarioca
solcarioca

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/08/2009
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Alan Sex Out 09, 2009 9:25 pm

Tenho uma dúvida.... se temos uma "ordem" de santidade nos elementos litúrgicos , sendo o Altar o mais sagrado dentro da Igreja é correto fazer a mesma reverência ao Altar e ao Sacrário, por exemplo? Pois vejo muitas pessoas fazendo a genuflexão para ambos e pessoas que fazem genuflexão para tudo dentro da Igreja (Altar, Sacrário, Imagens de Santos, Vitrais e etc).... mas isso não os colocaria em pé de igualdade?

Paz e Bem

Alan
Alan
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty GESTOS DURANTE A MISSA

Mensagem por MARIAN Seg Out 19, 2009 2:53 pm

Se lembrarmos que o sacerdote preside a Celebração Eucarística em nome e "no lugar " de Cristo (in Persona Christi), verificaremos que, tambem de acordo com o Missal Romano, existem partes que são específicas do presidente da celebração e outras não. Portanto quando as palavras e os gestos são referentes ao presidente os fiéis que celebram este momento não deverão realizar ou copiar os gestos do sacerdote. Isto é muito comum verificarmos quando o sacerdote realiza a consagração e na doxologia. Na consagração nós não devemos estender as mãos para o Pão e Vinho, pois apenas o sacerdote foi ungido para operar este milagre em nome de Jesus. Na Doxologia nós não deveriamos estender as mãos pois ele esta realizando a oferta à Deus em nosso nome.Ele (Cristo) que é o sacerdote e a própria vitima o faz ao Pai por nós! Para tal as mãos destes homens(sacerdotes) foram ungidas! Costuma-se dizer que o sacerdote se torna sacerdote para viver o momento da Doxologia! (" POR CRISTO COM CRISTO E EM CRISTO A VÓS Ó PAI........") È a grande oferenda por nós!Do corpo e sangue do Cordeiro ali já presente. As celebrações foram contaminadas pela cultura local e em muitos casos quebram o rito! Já no caso do amém apos a Doxologia é adequado realizar de acordo com a cultura local, quer cantando , quer batendo palmas ou apenas dizendo o amém com fervor. É o momento de confirmamos...também na hora do SANTO... é momento de sermos participantes com a voz e gestos.
Na consagração, segundo a Igreja só não se ajoelha se o local , devido ao numero de participantes , não o permitir. Quanto à genuflexão, é devida sempre que se passar diante do Tabernáculo ( Sacrário) pois lá está o nosso REI, o nosso Deus. A mesa do sacrifício(ALTAR) tambem merece reverencia, é um lugar sagrado, por isso realizamos a vênia quando passamos pelo altar.(e aqui o Pe Leo pode confirmar: é sempre para o altar do sacrificio e não para o sacerdote que devemos fazer a vênia ?)
Outro aspecto que me informei é sobre o levantar-se imediantamente após o anuncio "..do Mistério da FÉ!" Após a reforma diz-se que devemos estar em pé, atitude que demonstra prontidão, pois anunciamos que acreditamos no Cristo ressuscitado e estamos prontos a levar a boa nova ao mundo inteiro. No rito antigo permaneceriamos de joelhos ate o final da Liturgia Eucaristica. Portanto deveriamos nos levantar antes de responder (..anunciamos Senhor...Vinde Senhor Jesus!) Confesso que eu ainda ate bem pouco tempo permanecia de joelhos.
Para finalizar gostaria de partilhar, e saber a opinião, sobre a postura após a comunhão: eu que estou com o Cristo devo sentar-me ( atitude que demonstra interesse em ouvir ) pois me torno um com Ele, sou o Tabernáculo( se fiz uma boa comunhão) ou ajoelhar-me ( postura que antes adotava).
Paz e Bem!
Gestos durante a Santa Missa Herz

MARIAN

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/10/2009
Localização : marianforte@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Vitor Colimodio Ter Out 27, 2009 7:30 am

Olá!
Essa é a minha primeira postagem, mt bom o fórum e se Deus quiser estarei presente no fórum presencial dia 8 aqui no Alto da Serra.
Então, tenho algumas perguntas aqui:
- Na conclusão da coleta, oração sobre as oferendas, oração pós-comunhão e outras (por exemplo, conclusão da oração da assembléia), quando o celebrante diz "Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo" ou "Por Cristo Senhor Nosso", devemos fazer a vênia?
- No início da Oração Eucarística, quando o celebrante diz "Demos graças ao Senhor nosso Deus" e a assembléia responde "É nosso dever e nossa salvação", devemos fazer a vênia?
- Algo agora mais específico: aqui na igreja de Santo Antônio do Alto da Serra, toda 3ª feira às 7hs é celebrada uma missa na qual no final há a bênção de Santo Antônio. Esse pequeno "rito" (creio que a palavra certa não seja essa, motivo de estar entre aspas, porém não me vem outra melhor), começa com o celebrante dizendo: "O nosso auxílio está no nome do Senhor" e a assembléia responde "Que fez o céu e a terra". Alguns padres fazem o sinal da cruz enquanto "falam o que tem que falar" nesse momento, outros não. Devemos fazer também? Ainda nesse pequeno "rito", há um momento no qual o celebrante, com uma cruz de madeira na mão, diz "Eis a cruz da salvação, Pai, Filho e Espírito Santo" (e a oração continua assim "Afastai para longe de nós o inimigo da salvação...") : 1) Não há o "Amém" no final, certo? 2) Devemos nesse momento fazer o sinal da cruz?
Por hora, acho que é isso.
Desde já, obrigado!
Fiquem com Deus!

Vitor Colimodio

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/10/2009
Localização : http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=759

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Vitor Colimodio Seg Nov 02, 2009 8:50 am

Mais uma pergunta: devemos fazer a vênia ao respondermos "Glória a vós, Senhor!"?

Vitor Colimodio

Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/10/2009
Localização : http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=759

Ir para o topo Ir para baixo

Gestos durante a Santa Missa Empty Re: Gestos durante a Santa Missa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos