Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Origem da Igreja Católica

+9
Manuel Portugal Pires
Bruno Tamancoldi
são vieira
Flávio Roberto Brainer de
alessandro
TDBRafildes
M.Levi
papista
Rominho
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Binhokraus Sáb Out 02, 2010 12:30 am

O fato de um texto ser citado poucas vezes, ou mesmo uma única vez, não significa que que a coisa a qual esse texto faz referencia não exista.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Out 03, 2010 5:29 am

Amados Irmãos,

Que a paz do Senhor Jesus esteja com todos nós !

Como é maravilhoso poder ler cada passagem da Palavra de Deus e nela podermos contemplar com quanto amor, quanta ternura, bondade, afabilidade e misericórdia dentre outras características, Jesus ensina as multidões. Mas como é maravilhoso também comprovarmos a firmeza e a contundência das palavras com que se dirige aos fariseus, aos hipócritas tanto daquele tempo quanto do tempo contemporâneo, se cremos que suas palavras são de vida eterna e para todos os homens de todos os tempos.

Aqui no Nordeste do Brasil é muito comum o uso da expressão "Peixe agente pega pela boca". Pois bem! É a partir desse adágio que vou responder a mais uma provocação da professora "quemtembocadizaverdade", considerando que ela mesma escreveu: "A IGREJA CATÓLICA RECEBEU ESSE NOME NO ANO DE 381".

Entretanto, esta mesma Igreja, outrora sem nome, foi fundada pelo próprio Jesus Cristo por volta do ano 33 como está escrito: "SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA" (Mt 16, 18). Assim, devemos observar que Jesus se refere à sua Igreja como ÚNICA, como UMA SÓ, de maneira que não há outra que lhe pertença, e para compreendermos esta verdade precisamos analisar bem aquilo que Jesus disse a esse respeito.

Observemos, irmãos, que Jesus ao descrever esta passagem se serviu de um conjunto de palavras que não deixa qualquer dúvida a esse respeito: "A MINHA IGREJA". Ele não se serviu de uma expressão no plural (as minhas igrejas). Muito pelo contrário, Ele se serviu de palavras que, no singular, implicam esta unicidade da sua Igreja: " A MINHA IGREJA", sendo "A" artigo definido feminino singular, "MINHA" pronome possessivo feminino singular, e "IGREJA" substantivo feminino singular.

A Sra. "quemtembocadizverdade" afirmou com todas as letras que já foi professora. Eu porém, afirmo que ela é professora, pois mesmo quando agente se aposenta nesta profissão, se torna honorário ou emérito, mas nunca deixa de ser professor. Professor é como Sacerdote, nunca o deixa de ser e, mesmo que se afaste das suas funções, continua sendo o que é na sua essência. Não há como desfazer-se da sua essência, do seu ser em si mesmo. Com efeito, mesmo que deposto, diz o adágio, "quem é rei nunca perde a majestade"!!!

Não é necessário ser professor ou professora para saber o que é um artigo, um pronome e um substantivo devidamente coordenados numa frase ou oração, mas todo o professor que se preza, antes mesmo de dedicar-se à pesquisa ao ponto de cansar-se de fazê-lo, conforme nos diz a professora "quemtembocadizverdade", tem este conhecimento, sem o qual, é impossível fazer a interpretação correta de qualquer escrito de qualquer livro, independentemente do seu gênero literário.

A nobre professora, mesmo tendo pesquisado em tantas enciclopédias, se esqueceu, ou talvez cansou, como o fez com as multiplas enciclopédias, de pesquisar essa verdade na Bíblia Sagrada, que mais que qualquer outro livro e qualquer encoclopédia, É A PALAVRA DE DEUS, e esta Palavra diz claramente e definitivamente que a Igreja de Jesus é ÚNICA, UMA SÓ!!!

Afirmar que existem outras igrejas, é verdade que tem muita gente que o faz. Porém, quem faz essa afirmação não pode afirmar que são verdadeiras essas igrejas aos milhares que têm aparecido por aí em palácios, becos, ruas praças e fundos de quintais nos mais diversos países do mundo, sob pena de modificar a Palavra de Jesus que diz que contra a sua Igreja "AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO" (Mc 16, 18). Portanto, afirmar que essas "SEITINHAS" são a "verdadeira Igreja" é mentir, e o "pai da mentira" nós sabemos quem é, pois assim Jesus nos ensina na Sua Palavra.

Recentemente, a nobre professora, se referindo a minha pessoa, escreveu em uma de suas mensagens: "NÃO QUERO CONVERSAR COM VOCÊ PORQUE VOCÊ NOS CHAMOU DE MENTIROSOS E ISSO NÃO É COISA DE CRISTÃO". É por isso que tenho procurado iniciar meus colóquios dirigindo-me aos meus irmãos da única Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, para quem o nosso fórum se dirige, embora que aceite a participação de ateus e de pessoas de outras confissões religiosas e filosofias.

Acontece, irmãos, que diante das inverdades que essa "falsa trindade" formada por Harmonia, Eduardo e quemtembocadizaverdade tem colocado no nosso fórum, não posso dizer que são verdadeiros, pois se o fizesse, DEIXARIA DE SER CRISTÃO.

Sabemos que a Santíssima Trindade existe e é verdadeira conforme nos mostram as Sagradas Escrituras. Entretanto, sabemos também que não existe outra "santíssima trindade" e que se aparecer, é falsa.

Como pode a Sra. Harmonia ser o Sr. Eduardo ao mesmo tempo e ser também Quemtembocadizaverdade? É a "santíssima trindade da igreja adventista do sétimo dia?

Creio que isso dá o suficiente para sabermos distinguir o verdadeiro do falso.

Foi por isso que escrevi recentemente no nosso fórum que "quemtembocadizaverdade" certamente DIZ A MENTIRA TAMBÉM !!!

Um grande abraço a todos !!!

Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por quemtembocadizaverdade Dom Abr 10, 2011 7:58 am

quando Jesus disse a minha igreja rapaz só havia a igreja primitiva. que presunção achar que a igreja católica é o povo de Deus e os demais cristãos estão perdidos fora dela. Deus não se agrada do orgulho. os judeus pensavam do mesmo modo, afinal a circuscisão os diferenciava dos demais. eles eram filhos de Abraão, mas Jesus disse:Até mesmo dessas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.O povo de Deus está em diversas denominações e até fora dessas, pois Deus vê o coração. A maior parte pode até estar no catolicismo, pois é uma igreja numerosa. Mas a igreja católica não importa que seja a mais antiga, para Deus isso não importa,o que interessa para Ele são os ensinamentos. A igreja primitiva se contaminou com o paganismo e o fruto disso é o catolicismo.realmente é a igreja apostatadamais antiga. quem quer conjhecer a verdade deve basear-se só na bíblia, pois o resto é duvidoso e contraditório. se eu acreditar em certas coisas dessas epistolas de inacio dizem desacreditarei da bíblia.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Binhokraus Dom Abr 10, 2011 9:14 pm

PRESUNÇÃO!!!!????

Confesso que estou cansado de ter que dar respostas repetitivas... mas vamos lá, em respeito aos outros membros do fórum, vamos lá....

Presunção, é acreditar que uma igreja que surgiu depois de 1900 anos da igreja fundada por Cristo, é a igreja que prega a verdade. Presunção é acreditar que homens como Inácio de Antioquia eram apostatas, uma vez que foi formado pelos próprios apóstolos, e escolhido por eles para ser bispo de antioquia. Presunção é acreditar que entende mais de cristianismo primitivo do que este inácio que CONVIVEU com os apóstolos. Presunção é acreditar que entende mais de catolicismo do que os católicos. Isso minha cara é presunção.

A senhora tem a liberdade de acreditar no que quiser, mas sua crença não muda o fato das coisas. E o fato é: A IGREJA CATÓLICA É A IGREJA DE CRISTO FUNDADA SOBRE OS APÓTOLOS. Se a senhora e outras pessoas não acreditam, negam, esperneiam, gritam, acusam, não faz diferença, isso não vai mudar esse fato.

Agora, concordamos com a senhora quando diz que o povo de Deus está em diversas igrejas. Isso é uma verdade, e nós estamos de acordo pelo menos nisso. Também concordamos que Deus vê o coração. Pelo menos nesses pontos concordamos.

Permaneçam em Deus. Paz e unção!!!
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Petrus Romanus Dom Abr 10, 2011 9:31 pm

"Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Efésios 4:3-5)

"e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;" (Colossenses 1:24)

Há um só corpo, ou seja, uma só Igreja! Se não o fosse, Deus seria Deus de confusão, o que Ele não é (1 Corintios 14:33). E esta uma só Igreja é sustentada pelo Senhor (Efésios 5:29), pois ele prometeu que não deixaria-nos orfãos (São João 14:18; São Mateus 28:20) e disse-nos também que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Santa Igreja (edificada por Cristo, fundada pelos apostolos e edificada em Pedro com base sobre o fundamento que é Jesus Cristo) [São Mateus 16:18; Atos 9:29,31; 1 Corintios 3:11]

Por isso, Extra Ecclesiam, nulla salus.
É o aviso contínuo dos Padres: fora da Igreja católica pode encontrar-se tudo - admite Santo Agostinho - menos a salvação. Pode ter-se honra, pode haver Sacramentos, pode cantar-se o "aleluia", pode responder-se "amém", pode defender-se o Evangelho, pode ter-se fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo e, inclusivamente, até pregá-la. Mas nunca, se não for na Igreja católica, pode encontrar-se a salvação." (São José Maria Escrivá - Amar a Igreja pt 24)

E que presunção achar que Cristo mentiu, pois ele disse: "as portas do inferno "ου κατισχυσουσιν αυτης" [ou katischisousin afities] (não PODERÃO contra ela). Admitir que a Igreja primitiva se contaminou com o paganismo, é falar que os portões do inferno puderam contra ela, e portanto é admitir que Cristo mentiu!

A comunhão do espírito santo esteja convosco!
Petrus Romanus
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 33
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por quemtembocadizaverdade Seg Abr 11, 2011 12:16 am

Jesus fundou a igreja cristã. não a católica nem nenhuma outra. essa igreja perdeu sua pureza.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Fabricio Seg Abr 11, 2011 7:33 am

Então vamos lá, Nosso Senhor prometeu que estaria com a Igreja até o fim do mundo (Mt, 28:20), já a senhora diz que Ele a Igreja não estiveram juntos por uns 1.900 anos (pois é, sua religião só apareceu na face da terra 19 séculos após Nosso Senhor fundar a Igreja). Nosso Senhor prometeu que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja (Mt, 16:18), já a sra diz que a Igreja perdeu sua pureza. Entre as promessas de Nosso Senhor e suas conclusões, prefiro ficar com as promessas do Nosso Senhor.

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Petrus Romanus Seg Abr 11, 2011 1:26 pm

Repetindo o que eu havia dito e confirmando o que o Fabricio disse:

E que presunção achar que Cristo mentiu, pois ele disse: "as portas do inferno "ου κατισχυσουσιν αυτης" [ou katischisousin afities] (não PODERÃO contra ela). Admitir que a Igreja primitiva se contaminou com o paganismo, é falar que os portões do inferno puderam contra ela, e portanto é admitir que Cristo mentiu!
Petrus Romanus
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 33
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Seg Abr 11, 2011 9:49 pm

Corroborando com o pensamento de Petrus e de Fabrício, considerando que a professora Erenice afirmou que primitivamente havia a "Igreja Cristã", convém observarmos que quando Jesus instituiu a sua Igreja, a identificou apenas como "A MINHA IGREJA" (Mt 16,18). Ele não colocou o nome de "IGREJA CRISTÃ", como insinua a professora Erenice. O nome de CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA veio depois, convenientemente dado pelos seus principais membros, dando cumprimento à autoridade que Jesus lhes concedeu.

Aqui convém também afirmar que este nome "CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA" foi dado à única Igreja de Cristo, pois Ele só fundou UMA, e não havia outra. As falsas "igrejas" surgiram bem depois da VERDADEIRA.

É triste agente ver que, aqueles que pertencem às falsas "igrejas" ainda teimam em afirmar que as portas do inferno prevaleceram contra a Igreja de Cristo. Esta afirmação, por si só, é mais que suficiente para provar a FALSIDADE DE UMA RELIGIÃO E O SURGIMENTO DE UMA SEITA.

Só não compreendem esta verdade aqueles que, estando no erro, ousam nele permanecer.

Um grande abraço a todos !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por quemtembocadizaverdade Ter Abr 12, 2011 10:20 am

sr flavio eu sou professora. não estou aposentada e longe disso. A igreja com quem Jesus está não são paredes, somos nós, templo do Espírito Santo. Realmente Deus não é de confusão, portanto aceitemoso que diz a bíblia e deixemos as tradições de lado,pois Jesus falou contra as tradições contrárias a Palavra. Deus julgue a cada um.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por quemtembocadizaverdade Ter Abr 12, 2011 10:22 am

não importa a data em que uma igreja passou a existir civilmente,ma sim se guarda ou não os mandamentos de Deus. se os ensinos são corretos. não adianta nada ter surgido a milhares de anios e os ensinos serem errados. veja o caso dos judeus.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Binhokraus Ter Abr 12, 2011 10:28 am

Esclarecendo que os Judeus Guardam a antiga aliança, e ainda hoje fazem parte do povo escolhido. Mesmo não aceitando que Jesus é o messias que deveria vir, ainda sim, os Judeus são o povo de Deus.
E mais uma vez concordamos que Deus não está nas paredes, e que Jesus falou contra as tradições contrárias a palavra. Isso é corretíssimo. Quanto ao surgimento de igrejas, como já dissemos, podem surgir quantas igrejas forem, fora da Igreja Católica, ou seja, a Igreja de Cristo, não há salvação. Isso é um fato histórico e teológico... Todos que se salvarem em outras igrejas, e muitos serão salvos até mesmo fora das igrejas, se salvaram pelos méritos da Igreja de Cristo.

Quanto a insituição civil de uma igreja, isso só vale para as igrejas modernas....
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por quemtembocadizaverdade Ter Abr 12, 2011 1:04 pm

binho disse;Todos que se salvarem em outras igrejas, e muitos serão salvos até mesmo fora das igrejas, se salvaram pelos méritos da Igreja de Cristo[quote]
binho, eu aprendi que a salvação vem pelos méritos de Cristo. Que afirmação é essa feita por vc?
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por quemtembocadizaverdade Ter Abr 12, 2011 1:06 pm

]quote="quemtembocadizaverdade"]binho disse;Todos que se salvarem em outras igrejas, e muitos serão salvos até mesmo fora das igrejas, se salvaram pelos méritos da Igreja de Cristo[qute]
binho, eu aprendi que a salvação vem pelos méritos de Cristo. Que afirmação é essa feita por vc?
[/quote] No No No No No No No No affraid affraid affraid affraid
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Binhokraus Ter Abr 12, 2011 1:25 pm

Bom eu poderia aqui te dar uma resposta teológica mais profunda, mas como as senhora não costuma ter boa vontade para ler com o coração desarmado o que agente escreve, eu vou colocar só um trecho do que disse João Paulo II a despeito deste tema. Nele tem referências aos documentos da igreja sobre esta afirmação. Então, antes de falar coisas como a que acabou de dizer, por favor leia os documentos, e só depois volte para fala alguma coisa sobre o que agora passo a postar.

A salvação de fato é pelos méritos de Cristo. Porém ele a realiza através de sua Igreja logo:

"Já que Cristo realiza a salvação mediante seu Corpo, que é a Igreja, a via da salvação é essencialmente ligada à Igreja. O axioma Extra Ecclesiam nulla salus – “fora da Igreja não há salvação” –, enunciado por São Cipriano (Epist 73,21: PL 1123 AB), pertence à tradição cristã e foi inserido no Concílio de Latrão (Denz.-S. 802), na bula Unam Sanctam de Bonifacio VIII (Denz.-S. 870) e no Concilio de Firenze (Decretum pro Jacobitis, Denz.-S. 1351).
O axioma significa que para aqueles que não ignoram que a Igreja foi fundada por Deus por intermédio de Jesus Cristo como necessária existe a obrigação de entrar e de perseverar nela para obter a salvação (cf. Lumen Gentium 14). Para aqueles que, ao invés, não receberam o anúncio do Evangelho, como escrevi na Encíclica Redemptoris Missio, a salvação é acessível por meio de uma via misteriosa enquanto a graça divina vem a eles conferida em virtude do sacrifício redentor de Cristo, sem adesão externa à Igreja mas sempre, todavia, em relação com ela (cf. Redemptoris Missio, 10). Trata-se de uma “misteriosa relação”: misteriosa para aqueles que a recebem, porque esses não conhecem a Igreja e ao contrário, todavia, a rejeitam; misteriosa também em si mesma porque ligada ao mistério salvífico da graça, que comporta uma referência essencial à Igreja fundada pelo Salvador."
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Binhokraus Ter Abr 12, 2011 1:34 pm

Apesar de fugir um pouco ao tema do tópico, peço desculpas por isso, apresento um artigo do Prof. Felipe Aquino sobre o tema da salvação fora da igreja, e que esta relacionado diretamente com a origem da igreja, já que só existe uma única igreja, a salvação se dá por meio dela... é uma explicação do que eu citei acima. Prometo, caso a discussão continue caminhando para este lado, criar um novo tópico.

Fora da Igreja não há salvação
O que esta frase quer dizer? Esta sentença é dos grandes Padres da Igreja, como Santo Agostinho (430), São Justino (165), Santo Irineu (200), etc., e mostra que a Igreja é fundamental para a nossa salvação. Como entender esta afirmação? De maneira positiva, ela significa que toda salvação vem de Cristo-Cabeça através da Igreja que é o seu Corpo, explica o Catecismo da Igreja: “Apoiado na Sagrada Escritura e na Tradição, [o Concílio Vaticano II] ensina que esta Igreja peregrina é necessária para a salvação”.

Cristo é o único mediador e caminho da salvação, mas Ele se torna presente para nós no seu Corpo, que é a Igreja. Ele, mostrando a necessidade da fé e do batismo para a nossa salvação [Mc16,16 – “Quem crer e for batizado será salvo...”], ao mesmo tempo confirmou a necessidade da Igreja, na qual os homens entram pelo batismo, como que por uma porta. Diz o Catecismo que:

“Por isso não podem salvar-se aqueles que, sabendo que a Igreja católica foi fundada por Deus através de Jesus Cristo como instituição necessária, apesar disso não quiserem nela entrar, ou então perseverar (LG 14)”. (Cat. §846)

Quando a Igreja nos toca pelos Sacramentos, é o próprio Cristo que nos toca. Jesus disse aos Apóstolos (hoje os bispos): “Quem vos ouve a mim ouve, quem vos rejeita a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou’ (Lc 10,16) . Desprezar a Igreja e seu magistério sagrado, é desprezar a Cristo. Disse o Papa Paulo VI que “quem não ama a Igreja, não ama a Jesus Cristo”.

São Paulo na Carta a S. Timóteo diz que: “Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,4), e afirma em seguida que: “A Igreja é a coluna e o fundamento da verdade”. (1Tm 3,15)

O Catecismo afirma que: “A única Igreja de Cristo… subsiste na Igreja católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele… (LG 8).” (§870)

A Igreja é apostólica: está construída sobre “Os doze Apóstolos do Cordeiro” (Ap 21,14); ela é indestrutível (Mt 16,18); é infalivelmente mantida na verdade (Jo 14,25; 16,13; §869)

Para manter a Igreja isenta de erros de doutrina “Cristo quis conferir à sua Igreja uma participação na sua própria infalibilidade, ele que é a Verdade.” (LG 12; DV 10).

Mas o Catecismo explica que: “Aqueles, portanto, que sem culpa ignoram o Evangelho de Cristo e sua Igreja, mas buscam a Deus com o coração sincero e tentam, sob o influxo da graça, cumprir por obras a sua vontade conhecida através do ditame da consciência, podem conseguir a salvação eterna”. (§848)

bom, temos ai várias citações para quem tem dúvidas. Saia do seu comodismo e busque nessas referências para que a nossa discussão seja de fato proveitosa.

Fonte: http://blog.cancaonova.com/padrejoaozinho/2009/08/28/fora-da-igreja-nao-ha-salvacao/

Resumindo minha afirmação, a igreja é o corpo místico de Cristo. Cristo é a sua Igreja, e a Igreja é o próprio Cristo. Cristo é a cabeça, a igreja o corpo. Logo, a Salvação é pelos méritos de Cristo que é a cabeça da igreja, e todos os outros se salvam pelos méritos de Cristo que se erradiam na sua única igreja.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica - Página 2 Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos