Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Origem da Igreja Católica

+9
Manuel Portugal Pires
Bruno Tamancoldi
são vieira
Flávio Roberto Brainer de
alessandro
TDBRafildes
M.Levi
papista
Rominho
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Origem da Igreja Católica

Mensagem por Rominho Sex Fev 27, 2009 12:42 pm



Fala aí galera, blz? Peço desculpas se já tem algo q já foi falado sobre isso no fórum, mas não achei.Já tinha ouvido falar q o termo "IGREJA CATÓLICA" tinha surgido na época do Imperador Constantino e tal.Porém lendo um texto encontrei a seguinte informação:
O registro mais antigo que se tem sobre o nome da Igreja fundada por Cristo é de S. Inácio (2), Bispo de Antioquia (discípulo de S. Pedro e S. Paulo) em sua carta aos cristãos de Esmirna (3), onde lemos: "Onde aparece o bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo onde está Jesus Cristo, aí está a Igreja católica" (Esmirniotas 8,2. 107 d.C). Queria q fosse comentado sobre a veracidade do texto, e qual a informação correta. O site q eu li essa informação é
http://www.veritatis.com.br/article/4263. Abraço!!!

Rominho

Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/10/2008
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por papista Sex Fev 27, 2009 7:38 pm

A autenticidade das epístolas de Inácio é confirmada até mesmo por historiador protestante. Acho que é Harnack.
papista
papista

Mensagens : 52
Data de inscrição : 13/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por M.Levi Sex Fev 27, 2009 9:07 pm

Fala Rominho, eu tô na boa e vc como foi de carnaval?

Então, em relação ao termo, a prova mais antiga que temos mesmo é o relato de S. Inácio de Antíoquia, parece haver tentativa de corromper essa prova a partir da afirmação de que o texto é de meados de 160 e S. Inácio morre em meados de 110, só que o texto não é de 160, essa data é a de martírio do bispo de Esmirna Policarpo, de onde se conclui que a carta foi dirigida a Igreja em Esmirna, para saber mais sobre o Policarpo "Eusébio de Cesareia, História Eclesiástica, Livro IV 15,1-43".

Fala Papista, como tem passado ? Como foi de Carnaval ? Harnack assim como outros racionalistas analisam os textos puros a luz de uma premissa discursiva e lógica, sei lá, mas ler a Biblía dessa forma pode levar há uma gradação complicada, pq se não consigo dar lógica ao texto ele não tem sentido, mas qual é sentido que aquele texto foi escrito, para quem? por que ? que resultados eram esperados? .... Enfim, não tenho certeza, o que sei é que se não estou enganado Harnack também deu seu voto a favor da Biblía Católica.

Abraço, qualquer coisa comenta aew....Fiquem com Deus
M.Levi
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por TDBRafildes Qui Out 15, 2009 8:20 pm

Todos nos sabemos q Jesus é a PALAVRA q estava com Deus e era Deus. Jo 1:1,3
E sabemos tbm q Jesus é a PEDRA de esquina,é uma pedra de tropeço e rocha de escândalo. At 4:11, 1Pe 2:8, 1Cor 10:4
E quando Pedro disse:"O Senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo."
Então Jesus diz:"Tu és Pedro, e sobre está PEDRA construirei a minha igreja."
Podemos dizer q a PEDRA é a PALAVRA de Deus e q Jesus edificou a sua igreja na PALAVRA ?
SIM !

TDBRafildes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/10/2009
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por alessandro Sex Out 16, 2009 9:38 am

ola, só estou passando para avisar que algumas mensagens foram retiradas do tópico por desvirtuarem a discussão.

abraços
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Out 25, 2009 5:32 am

Caríssimos,

Que a paz do Senhor esteja com todos!

Visitando o nosso forum, encontrei em dois tópicos um mesmo colóquio de TDBRafildes no seguinte teor:

"Todos nós sabemos q Jesus é a PALAVRA e estava com Deus e era Deus. Jo 1,1-3. E sabemos tbm q Jesus é a PEDRA de esquina, é uma pedra de tropeço e rocha de escândalo. At 4,11, 1Pd 2,8, 1Cor 10,4. E quando Pedro disse "O Senhor é o Messias, o Filho de Deus Vivo." Então Jesus disse: "Tu és Pedro, e sobre está PEDRA construirei a minha igreja." Podemos dizer q a PEDRA é a PALAVRA de Deus e q Jesus edificou a sua igreja na PALAVRA? SIM!

Imaginemos a cena do Evangelho (Mt 16,13-19) descrita de acordo com o pensamento de Rafildes:

"Indo Jesus para as bandas de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do homem? (...). Mas vós, continuaou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo. (...). Também te digo (APONTANDO COM O DEDO INDICADOR PARA PEDRO) que tu és Pedro e (APONTANDO, DESTA VEZ, COM O DEDO INDICADOR PARA SI MESMO) sobre esta pedra (QUE SOU EU) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (...)"

Sabemos que o texto das Sagradas Escrituras não está escrito com estes termos maiúsculos entre parênteses. Entretanto, esta seria a única forma para tornar o texto coerente com o pensamento de Rafildes.

Desta forma, ele distorce a verdade, o sentido pleno das Sagradas Escrituras, modificando-lhe o significado, e é neste tipo de interpretação que reside o perigo dos "reformadores" ou dos chamados "evangélicos" no sentido de falsear a verdade.

Observemos que, quando Jesus se refere a Pedro como "pedra", não está dizendo que deixou de ser a pedra angular, a cabeça do seu Corpo Místico que é a Igreja, mas está conferindo a Pedro, o primeiro Papa, a autoridade sobre a sua Igreja tanto na terra como nos céus, conforme descreve o versículo 19 do mesmo texto:

"Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus" (Mt 16,19).

Com efeito, quando, por exemplo, um prefeito entrega simbolicamente a chave do seu município a outra pessoa, está conferindo àquela pessoa a autoridade sobre aquele município.

Da mesma forma, ao entregar simbolicamente a Pedro as chaves do reino dos céus, Jesus confere a Pedro a autoridade sobre a sua Igreja.

Fiquem com Deus !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Out 25, 2009 7:35 am

RETIFICAÇÃO:

Em relação ao meu ultimo colóquio, a forma como redigi o texto afirmando que Jesus conferiu a Pedro a autoridade da Igreja tanto na terra como nos céus, na verdade quiz dizer NA TERRA E EM CONFORMIDADE COM OS CÉUS.

Peço desculpas pelo equívoco. Entretanto, está corrigido.

Fiquem com Deus!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por são vieira Seg Out 26, 2009 4:11 am

a pedra onde se deu origem á congregação de Deus sem dúvida foi em Jesus... mas a epístola mencionada- esmirniotas... não encontro nas escrituras. mas encontrei algo interessante...

será que as 15 cartas atribuídas a Inácio são aceites como autênticas? Em The Ante-Nicene Fathers (Os Pais Antenicenos), Volume I, os editores Alexander Roberts e James Donaldson, dizem:

“É agora a opinião universal dos críticos que as primeiras oito dessas cartas que se diz serem de Inácio são espúrias. Elas trazem provas indubitáveis de terem sido produzidas numa época posterior . . . e agora são, por consenso geral, descartadas como falsificações.”

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por M.Levi Seg Out 26, 2009 6:21 pm

Olá são vieira, como vai ? Esse texto parece um pouco confuso, Santo Inácio não escreveu 15 cartas e sim 7 (Para Policarpo de Esmirna, Filadelfos, Tralianos, Romanos, MAgnesiso, Efésios,e Esmirniotas.) Então essas outros aew eu não conheço e ainda, são nessas que sei que ele escreveu que é de onde vem a ideia de Igreja Católica, sendo assim então não importa o que é atribuido a ele e sim realmente o que existe como concreto e de sua autoria.
Abraço
M.Levi
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty História da Igreja

Mensagem por Bruno Tamancoldi Qua Mar 24, 2010 7:38 pm

A origem da Igreja Católica é mais complexa do que simplismente a primazia dada por NS Jesus Cristo a Pedro. Remonta do antigo testamento, do proto evangélho. "e colocarei inimizade entre ti e a descendencia da mulher" a mulher é a igreja e sua descendencias são os batizados.... a Igreja é prefigurada aí.
Claro todos os fatos da vida de Cristo são bases para a Igreja, em relação a História, devemos perceber como o fé se tornou uma religião, isso é fundamental e também como que o imperio romano foi de uma forma incorporando o comportamento Cristão em suas práticas e abolindo o paganismo. eu tenho um pequeno texto sobre história do cristianismo que dá pra dar uma ideia de como isso aconteceu se alguem quizer... bruno.muniz@ucp.br

abraço a todos

Bruno Tamancoldi

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Ter Mar 30, 2010 8:16 pm

Quero agradecer a Bruno pelo envio do seu texto referendado no seu ultimo colóquio. Recebi o texto e posso afirmar que é muito instrutivo e vale a pena ser estudado. Assim, quero estimular aos nossos companheiros de fórum a leitura do respectivo texto.
Em relação à Igreja prefigurada em Gn 3,15, é muito pertinente essa colacação de Bruno. No nosso fórum, nas "QUESTÕES DISPUTADAS", há um tópico postado por mim que faz uma analogia neste sentido: "POREI INIMIZADE ENTRE TI E A MULHER, ENTRE A TUA DESCENDÊNCIA E A DELA - GN 3,15"
Que o Senhor nos abençoe e nos guarde hoje e sempre !
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sex maio 21, 2010 12:14 pm

Eu quero lançar uma acha para esta fogueira. da discussão.

1) Será que os textos anteriores a Constantino que falam de «Igreja Católica» são mesmo autênticos?!
2) Caso o sejam, os textos falam de «Igreja Católica» ou de «Igreja Católica Romana» e têm lá o Apostólico para complicar ainda mais?!

A partir de Paulo, ao pregar aos gentios ele próprio fez uma revelação extraordinária para o tempo dizendo que os «gentios são co-herdeiros» das promessas. Logo a palavra «católica» não estaria em desconformidade, mas se estivesse lá a palavra «romana» isso seria outra coisa e inesperada.

5*que, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, em gerações passadas, como agora foi revelado aos seus santos Apóstolos e Profetas, no Espírito: 6os gentios são admitidos à mesma herança, membros do mesmo Corpo e participantes da mesma promessa, em Cristo Jesus, por meio do Evangelho.
(Efésios 3,5)
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por quemtembocadizaverdade Sex Out 01, 2010 8:34 am

a tradução para igreja católica é universal. os mormons se dizem: os santos dos últimos dias é uma citação bíblica, cada igreja coloca o nome que quizer . a igreja católica recebeu esse nome no Ano 381 no Concílio de Constantinopla.
é só pesquisar pra ver. sou professora e cansei de estudar sobre isso nas enciclopédias. procurem fora de livros de qualquer religião e verás aproveite e estude também sobre a era do teocentrismo.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por alessandro Sex Out 01, 2010 5:39 pm

Ola, a pouca citação do termo não quer dizer a não existência da realidade.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por quemtembocadizaverdade Sex Out 01, 2010 8:41 pm

????????????????????????????
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Binhokraus Sáb Out 02, 2010 12:30 am

O fato de um texto ser citado poucas vezes, ou mesmo uma única vez, não significa que que a coisa a qual esse texto faz referencia não exista.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Out 03, 2010 5:29 am

Amados Irmãos,

Que a paz do Senhor Jesus esteja com todos nós !

Como é maravilhoso poder ler cada passagem da Palavra de Deus e nela podermos contemplar com quanto amor, quanta ternura, bondade, afabilidade e misericórdia dentre outras características, Jesus ensina as multidões. Mas como é maravilhoso também comprovarmos a firmeza e a contundência das palavras com que se dirige aos fariseus, aos hipócritas tanto daquele tempo quanto do tempo contemporâneo, se cremos que suas palavras são de vida eterna e para todos os homens de todos os tempos.

Aqui no Nordeste do Brasil é muito comum o uso da expressão "Peixe agente pega pela boca". Pois bem! É a partir desse adágio que vou responder a mais uma provocação da professora "quemtembocadizaverdade", considerando que ela mesma escreveu: "A IGREJA CATÓLICA RECEBEU ESSE NOME NO ANO DE 381".

Entretanto, esta mesma Igreja, outrora sem nome, foi fundada pelo próprio Jesus Cristo por volta do ano 33 como está escrito: "SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA" (Mt 16, 18). Assim, devemos observar que Jesus se refere à sua Igreja como ÚNICA, como UMA SÓ, de maneira que não há outra que lhe pertença, e para compreendermos esta verdade precisamos analisar bem aquilo que Jesus disse a esse respeito.

Observemos, irmãos, que Jesus ao descrever esta passagem se serviu de um conjunto de palavras que não deixa qualquer dúvida a esse respeito: "A MINHA IGREJA". Ele não se serviu de uma expressão no plural (as minhas igrejas). Muito pelo contrário, Ele se serviu de palavras que, no singular, implicam esta unicidade da sua Igreja: " A MINHA IGREJA", sendo "A" artigo definido feminino singular, "MINHA" pronome possessivo feminino singular, e "IGREJA" substantivo feminino singular.

A Sra. "quemtembocadizverdade" afirmou com todas as letras que já foi professora. Eu porém, afirmo que ela é professora, pois mesmo quando agente se aposenta nesta profissão, se torna honorário ou emérito, mas nunca deixa de ser professor. Professor é como Sacerdote, nunca o deixa de ser e, mesmo que se afaste das suas funções, continua sendo o que é na sua essência. Não há como desfazer-se da sua essência, do seu ser em si mesmo. Com efeito, mesmo que deposto, diz o adágio, "quem é rei nunca perde a majestade"!!!

Não é necessário ser professor ou professora para saber o que é um artigo, um pronome e um substantivo devidamente coordenados numa frase ou oração, mas todo o professor que se preza, antes mesmo de dedicar-se à pesquisa ao ponto de cansar-se de fazê-lo, conforme nos diz a professora "quemtembocadizverdade", tem este conhecimento, sem o qual, é impossível fazer a interpretação correta de qualquer escrito de qualquer livro, independentemente do seu gênero literário.

A nobre professora, mesmo tendo pesquisado em tantas enciclopédias, se esqueceu, ou talvez cansou, como o fez com as multiplas enciclopédias, de pesquisar essa verdade na Bíblia Sagrada, que mais que qualquer outro livro e qualquer encoclopédia, É A PALAVRA DE DEUS, e esta Palavra diz claramente e definitivamente que a Igreja de Jesus é ÚNICA, UMA SÓ!!!

Afirmar que existem outras igrejas, é verdade que tem muita gente que o faz. Porém, quem faz essa afirmação não pode afirmar que são verdadeiras essas igrejas aos milhares que têm aparecido por aí em palácios, becos, ruas praças e fundos de quintais nos mais diversos países do mundo, sob pena de modificar a Palavra de Jesus que diz que contra a sua Igreja "AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO" (Mc 16, 18). Portanto, afirmar que essas "SEITINHAS" são a "verdadeira Igreja" é mentir, e o "pai da mentira" nós sabemos quem é, pois assim Jesus nos ensina na Sua Palavra.

Recentemente, a nobre professora, se referindo a minha pessoa, escreveu em uma de suas mensagens: "NÃO QUERO CONVERSAR COM VOCÊ PORQUE VOCÊ NOS CHAMOU DE MENTIROSOS E ISSO NÃO É COISA DE CRISTÃO". É por isso que tenho procurado iniciar meus colóquios dirigindo-me aos meus irmãos da única Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, para quem o nosso fórum se dirige, embora que aceite a participação de ateus e de pessoas de outras confissões religiosas e filosofias.

Acontece, irmãos, que diante das inverdades que essa "falsa trindade" formada por Harmonia, Eduardo e quemtembocadizaverdade tem colocado no nosso fórum, não posso dizer que são verdadeiros, pois se o fizesse, DEIXARIA DE SER CRISTÃO.

Sabemos que a Santíssima Trindade existe e é verdadeira conforme nos mostram as Sagradas Escrituras. Entretanto, sabemos também que não existe outra "santíssima trindade" e que se aparecer, é falsa.

Como pode a Sra. Harmonia ser o Sr. Eduardo ao mesmo tempo e ser também Quemtembocadizaverdade? É a "santíssima trindade da igreja adventista do sétimo dia?

Creio que isso dá o suficiente para sabermos distinguir o verdadeiro do falso.

Foi por isso que escrevi recentemente no nosso fórum que "quemtembocadizaverdade" certamente DIZ A MENTIRA TAMBÉM !!!

Um grande abraço a todos !!!

Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por quemtembocadizaverdade Dom Abr 10, 2011 7:58 am

quando Jesus disse a minha igreja rapaz só havia a igreja primitiva. que presunção achar que a igreja católica é o povo de Deus e os demais cristãos estão perdidos fora dela. Deus não se agrada do orgulho. os judeus pensavam do mesmo modo, afinal a circuscisão os diferenciava dos demais. eles eram filhos de Abraão, mas Jesus disse:Até mesmo dessas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.O povo de Deus está em diversas denominações e até fora dessas, pois Deus vê o coração. A maior parte pode até estar no catolicismo, pois é uma igreja numerosa. Mas a igreja católica não importa que seja a mais antiga, para Deus isso não importa,o que interessa para Ele são os ensinamentos. A igreja primitiva se contaminou com o paganismo e o fruto disso é o catolicismo.realmente é a igreja apostatadamais antiga. quem quer conjhecer a verdade deve basear-se só na bíblia, pois o resto é duvidoso e contraditório. se eu acreditar em certas coisas dessas epistolas de inacio dizem desacreditarei da bíblia.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Binhokraus Dom Abr 10, 2011 9:14 pm

PRESUNÇÃO!!!!????

Confesso que estou cansado de ter que dar respostas repetitivas... mas vamos lá, em respeito aos outros membros do fórum, vamos lá....

Presunção, é acreditar que uma igreja que surgiu depois de 1900 anos da igreja fundada por Cristo, é a igreja que prega a verdade. Presunção é acreditar que homens como Inácio de Antioquia eram apostatas, uma vez que foi formado pelos próprios apóstolos, e escolhido por eles para ser bispo de antioquia. Presunção é acreditar que entende mais de cristianismo primitivo do que este inácio que CONVIVEU com os apóstolos. Presunção é acreditar que entende mais de catolicismo do que os católicos. Isso minha cara é presunção.

A senhora tem a liberdade de acreditar no que quiser, mas sua crença não muda o fato das coisas. E o fato é: A IGREJA CATÓLICA É A IGREJA DE CRISTO FUNDADA SOBRE OS APÓTOLOS. Se a senhora e outras pessoas não acreditam, negam, esperneiam, gritam, acusam, não faz diferença, isso não vai mudar esse fato.

Agora, concordamos com a senhora quando diz que o povo de Deus está em diversas igrejas. Isso é uma verdade, e nós estamos de acordo pelo menos nisso. Também concordamos que Deus vê o coração. Pelo menos nesses pontos concordamos.

Permaneçam em Deus. Paz e unção!!!
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Petrus Romanus Dom Abr 10, 2011 9:31 pm

"Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Efésios 4:3-5)

"e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;" (Colossenses 1:24)

Há um só corpo, ou seja, uma só Igreja! Se não o fosse, Deus seria Deus de confusão, o que Ele não é (1 Corintios 14:33). E esta uma só Igreja é sustentada pelo Senhor (Efésios 5:29), pois ele prometeu que não deixaria-nos orfãos (São João 14:18; São Mateus 28:20) e disse-nos também que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Santa Igreja (edificada por Cristo, fundada pelos apostolos e edificada em Pedro com base sobre o fundamento que é Jesus Cristo) [São Mateus 16:18; Atos 9:29,31; 1 Corintios 3:11]

Por isso, Extra Ecclesiam, nulla salus.
É o aviso contínuo dos Padres: fora da Igreja católica pode encontrar-se tudo - admite Santo Agostinho - menos a salvação. Pode ter-se honra, pode haver Sacramentos, pode cantar-se o "aleluia", pode responder-se "amém", pode defender-se o Evangelho, pode ter-se fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo e, inclusivamente, até pregá-la. Mas nunca, se não for na Igreja católica, pode encontrar-se a salvação." (São José Maria Escrivá - Amar a Igreja pt 24)

E que presunção achar que Cristo mentiu, pois ele disse: "as portas do inferno "ου κατισχυσουσιν αυτης" [ou katischisousin afities] (não PODERÃO contra ela). Admitir que a Igreja primitiva se contaminou com o paganismo, é falar que os portões do inferno puderam contra ela, e portanto é admitir que Cristo mentiu!

A comunhão do espírito santo esteja convosco!
Petrus Romanus
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 33
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por quemtembocadizaverdade Seg Abr 11, 2011 12:16 am

Jesus fundou a igreja cristã. não a católica nem nenhuma outra. essa igreja perdeu sua pureza.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Fabricio Seg Abr 11, 2011 7:33 am

Então vamos lá, Nosso Senhor prometeu que estaria com a Igreja até o fim do mundo (Mt, 28:20), já a senhora diz que Ele a Igreja não estiveram juntos por uns 1.900 anos (pois é, sua religião só apareceu na face da terra 19 séculos após Nosso Senhor fundar a Igreja). Nosso Senhor prometeu que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja (Mt, 16:18), já a sra diz que a Igreja perdeu sua pureza. Entre as promessas de Nosso Senhor e suas conclusões, prefiro ficar com as promessas do Nosso Senhor.

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Petrus Romanus Seg Abr 11, 2011 1:26 pm

Repetindo o que eu havia dito e confirmando o que o Fabricio disse:

E que presunção achar que Cristo mentiu, pois ele disse: "as portas do inferno "ου κατισχυσουσιν αυτης" [ou katischisousin afities] (não PODERÃO contra ela). Admitir que a Igreja primitiva se contaminou com o paganismo, é falar que os portões do inferno puderam contra ela, e portanto é admitir que Cristo mentiu!
Petrus Romanus
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 33
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Seg Abr 11, 2011 9:49 pm

Corroborando com o pensamento de Petrus e de Fabrício, considerando que a professora Erenice afirmou que primitivamente havia a "Igreja Cristã", convém observarmos que quando Jesus instituiu a sua Igreja, a identificou apenas como "A MINHA IGREJA" (Mt 16,18). Ele não colocou o nome de "IGREJA CRISTÃ", como insinua a professora Erenice. O nome de CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA veio depois, convenientemente dado pelos seus principais membros, dando cumprimento à autoridade que Jesus lhes concedeu.

Aqui convém também afirmar que este nome "CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA" foi dado à única Igreja de Cristo, pois Ele só fundou UMA, e não havia outra. As falsas "igrejas" surgiram bem depois da VERDADEIRA.

É triste agente ver que, aqueles que pertencem às falsas "igrejas" ainda teimam em afirmar que as portas do inferno prevaleceram contra a Igreja de Cristo. Esta afirmação, por si só, é mais que suficiente para provar a FALSIDADE DE UMA RELIGIÃO E O SURGIMENTO DE UMA SEITA.

Só não compreendem esta verdade aqueles que, estando no erro, ousam nele permanecer.

Um grande abraço a todos !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por quemtembocadizaverdade Ter Abr 12, 2011 10:20 am

sr flavio eu sou professora. não estou aposentada e longe disso. A igreja com quem Jesus está não são paredes, somos nós, templo do Espírito Santo. Realmente Deus não é de confusão, portanto aceitemoso que diz a bíblia e deixemos as tradições de lado,pois Jesus falou contra as tradições contrárias a Palavra. Deus julgue a cada um.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Igreja Católica Empty Re: Origem da Igreja Católica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos