Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Papa

+3
M.Levi
Thales
Rafaela Botelho
7 participantes

Ir para baixo

O Papa Empty Re: O Papa

Mensagem por Rafaela Botelho Dom Dez 28, 2008 11:59 am

Olá.
Como vão?

Se tem dados históricos/registros de quando, onde, por quem e para quem foi utilizada pela primeira vez a palavra "Papa"?

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Empty Re: O Papa

Mensagem por Thales Ter Jan 20, 2009 4:48 pm

Levi, sabe de alguma coisa sobre o assunto?
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Empty Re: O Papa

Mensagem por M.Levi Qua Jan 21, 2009 9:56 pm

Fala Pessoal, tudo bem ?

Então, tem até um tuor que leva ao "Cubículo do diácono Severo" onde por volta do século III se não estou engando se vê a inscrição PP, que nesse caso se refere á Marcelino que era papa e o que o havia autorizado na construção da catacumba, então essa por enquanto é o registro escrito mais antigo para a terminação Papa.

Fiquem com Deus
M.Levi
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Empty Re: O Papa

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Jan 21, 2009 10:03 pm

Oi

Obrigada, Levi!

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Empty RE.: O Papa

Mensagem por Gabriel Costa Qui Jan 22, 2009 1:45 pm

Pow fala aew Levi !!! saudads kra !!


aki vc tem ou sabe onde posso encontrar a lista com os nomes de todos os papas e os períodos de seus pontificados !?

espero ansiosamente !!!
vlw !!!
abraçoo !!!

Pax et bonum !
Gabriel Costa
Gabriel Costa

Mensagens : 10
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 33
Localização : Areal

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Empty Re: O Papa

Mensagem por M.Levi Qui Jan 22, 2009 2:10 pm

Fala Gabriel, tb tô com saudades.... fechamos bem o ano com o debate!!!!!

Me manda seu email que passo por vc, tenho um livro aqui... estou scaneado agora para lhe enviar.

abraço
M.Levi
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Empty Re: O Papa

Mensagem por Gabriel Costa Sex Jan 23, 2009 10:01 pm

Vlw mesmo Levi !!!

mto interessante !!!! obrigado !!!

fik com DEUS !!!

UNUM COR ET ANIMA UNA !
Gabriel Costa
Gabriel Costa

Mensagens : 10
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 33
Localização : Areal

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Empty Re: O Papa

Mensagem por Moco Sex Mar 15, 2013 10:34 am

Ricardo, sugiro que vc estude um pouquinho de história da Igreja... verá que nos primeiros séculos todos os Papas sofreram perseguições e todos foram mártires! Acho que isso responde as suas duas primeiras questões.

Depois a Igreja foi se consolidando cada vez mais, oferecendo significativos avanços sociais como: Hospitais, escolas, universidades, etc.

3 - O Papa não é uma figura isolada, é o representante de Deus junto à Igreja e é o chefe do estado do Vaticano. Cumpre funções muito específicas que demandam dele atenção, dedicação, de forma que ele fica impossibilitado de fazer outras tantas coisas que até mesmo gostaria de fazer. Contudo, há na Igreja pessoas que assumem essa responsabilidade, e sendo a Igreja um só corpo em Cristo essa demanda continua sendo correspondida. Como foi em Cristo.

4 - Rezamos pelo Papa para que ele seja fiel a Deus, e para que seja usado como instrumento eficaz na condução da Igreja que é realizada pelo Espirito Santo através dele. Em suma, rezamos a Deus pedindo pela fidelidade do Papa aos seus projetos.

5 - Respondida na 3.
Moco
Moco

Mensagens : 76
Data de inscrição : 27/08/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Empty Re: O Papa

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Mar 17, 2013 12:17 pm

Caros Amigos,

Considero que o Papa, a exemplo de Cisto, sofre muitas perseguições. Entretanto, há que se ponderar também que a Palavra de Cristo mudou muito o mundo. Muitas pessoas, nos vários países do mundo, têm aceitado viver de acordo com o cristianismo, e isso faz com que o PAPA seja bem recebido em muitos lugares espalhados pelo mundo inteiro.

Por outro lado, a perseguição também existe e é notável em muitos lugares onde o PAPA tem sido recebido em meio a muitos protestos e, neste sentido, há que se convir também que a maneira de portesto no nosso tempo é bem diferente da maneira que o era no tempo de Cristo. Naquele tempo, grande parte da Europa e do Oriente Médio era submetida a uma mesma lei. No nosso tempo, toda aquela área é formada por um conjunto de países com leis distintas, valendo salientar que na sua grande maioria é admitida a liberdade de crenças, o que torna as perseguições, de certa forma, bem mais brandas.

Em parte, concordo com a afirmação de Ricardo, quando diz que o papa assume uma posição internacional que está mais para a conciliação dos interesses mundiais do que para a separação entre cristandade e paganismo. Entretanto, nesta afirmação, sinto falta de um detalhe em relação a este conceito de conciliação, pois este é essencialmente fundamentado na Palavra de Deus. Sem este detalhe, tal afirmação é imprecisa e pode levar o leitor a uma interpretação errada ou tendenciosa.

Um grande abraço !!!

Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Empty Re: O Papa

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Ter Mar 19, 2013 12:46 pm

Caro Ricardo,

Que a paz de Jesus esteja no seu coração !

Como estou no intervalo do almoço e o meu tempo hoje está bem curtinho, vou tratar de tentar contribuir com a quarta questão das que você nos apresentou. A sua pergunta foi a seguinte:

Por que as pessoas rezam pelo papa e pedem a sua bênção e intercessão, como se Cristo permanecesse morto?

De início, tenho que afirmar que o fato de uma pessoa abençoar outra, ou uma pessoa pedir a outra que a abençoe não significa dizer que Cristo está morto.

Todos os cristãos são chamados para a bênção, e isso é bíblico (Rm 12,1-4).

Mais tarde, se o Senhor me permitir, vou contribuir com outras citações que confirmam essa vocação do cristão para abençoar.

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Empty Re: O Papa

Mensagem por mazzzo Ter Mar 19, 2013 6:09 pm

ricardo_gabriel escreveu:
Hoje, a minha dúvida é a seguinte (reconhecendo que o papa atual respondeu bem às perguntas 3 e 5): Por que Cristo deixou doze representantes que continuassem a sua missão, para que estes ensinassem a outros a seguirem o Mestre, e o papa é visto (por algumas pessoas) como o único embaixador de Deus sobre a terra?
.
Onde você toma essas informações ?
Que eu sabia o Papa é um Bispo como são Bispos os das dioceses espalhadas pelo mundo inteiro.
Apenas há a diferença de que a Missão do Bispo de Roma é ser sucessor na missão de Pedro, cabeça do colégio apostólico ou, como dizem os ortodoxos, missão de ser o "primeiro entre iguais".

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Empty Re: O Papa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos