Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Latim

+6
Tiago Vicente
FRANCISCO TOMAZ
alessandro
Rafaela Botelho
Davison
João
10 participantes

Ir para baixo

Latim Empty Latim

Mensagem por João Seg Out 20, 2008 8:45 pm

Olá!

Bem, surgiu no outro tópico (O Papa) termos em latim, então renasceu uma antiga dúvida...

- Porque antes a missa era celebrada em Latim?
- Que motivo leva a Igreja a escrever em latim alguns documentos?


abraços
João
João

Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/09/2008
Idade : 32
Localização : Petrópolis, RJ (São Cristóvão)

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: Latim

Mensagem por Davison Seg Out 20, 2008 10:15 pm

Olá João !!!

Pergunta muito boa!!!

Em primeiro lugar digo que o latim está para a Igreja Romana como o grego para a Ortodoxa.

Quero dizer que a língua oficial da Igreja Católica Romana é o latim, foi adotado no século IV, por ser a língua do povo, o idioma mais falado.

Quanto aos documentos da Igreja, estes são escritos em latim já falamos porque, língua oficial, e só os textos em latim são oficiais, ou seja, as traduções devem sempre recorrer aos originais latinos.

Desde o concílio de Trento a Missa, mas já um pouco antes, devido a ameaças diversas, era necessário uma maior rigidez na Celebração, no rito, por isso, Pio V fez um Missal, em 1570, com textos em latim para preservar a integridade do mistério de interpretações dúbias, reduzidas e até sacrílegas. Mas antes dele o papa Inocêncio III já havia feito um Missal, em 1474, com intuito parecido. Para preservar o rito, era preciso manter também uma língua que possibilitasse a unidade, além disso, o latim dificilmente tem conotações duvidosas, é claro, assim servia para permanecer sendo a língua oficial.

Espero ter ajudado!!!

Vale lembrar que nem toda Missa em latim é Missa Tridentina, o Rito de Paulo VI também é celebrado em latim.

Infelizmente, volto a minha teoria da "avacalhação", quero dizer, me perdoem e corrijam se tiver errado, mas muita coisa do Concílio foi mal interpretada, a Sacrossanctum Concilium fala que a Missa poderia ser celebrada em língua vernácula, veja bem, não diz deve, mas pode, então abandonou-se o latim, mas vou responder isso em outro tópico.

Abç!!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: Latim

Mensagem por Rafaela Botelho Ter Out 21, 2008 11:17 am

Oi gente..

Eu também tinha essa dúvida.

Obrigada ^^
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: LATIM SIM !!! E NÃO É SER TRADICIONAL, É SER CATÓLICO !!!

Mensagem por Davison Ter Out 21, 2008 2:43 pm

Olá !!!

Encontrei fragmentos de João XXIII, o papa do Concílio, um dos ( Paulo VI também é):

"A língua latina, que podemos considerar verdadeiramente católica (...) é o vínculo adequado através do qual a época atual da Igreja está admiravelmente unida ao passado e ao futuro."

Palavras de João Paulo II que fez a homilia da abertura de seu pontificado, parte dela, em latim:

"Quisemos iniciar esta nossa homilia em latim porque, como se sabe, esta é a língua oficial da Igreja, da qual exprime de forma palmar e eficaz a universalidade e a unidade".

Só para acrescentar !!!
ABÇ!!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: Latim

Mensagem por João Ter Out 21, 2008 7:32 pm

Olá!

Valeu Davison!

Qalquer dúvida volta a postar por aqui...

abraços
João
João

Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/09/2008
Idade : 32
Localização : Petrópolis, RJ (São Cristóvão)

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: Latim

Mensagem por alessandro Qui Out 23, 2008 6:25 pm

ola...
passando para confirma a idéia de que o latim é um sinal de unidade.
só uma discordância: não acho que a predominância do vernáculo é avacalhação. Não há nada de mais sagrado em se celebrar numa língua que não se fala. como o próprio davison falou a adoção do latim como língua única foi tardia, a própria santa ceia foi celebrada em hebraico e aramaico. Só para acrescentar: o latim foi durante muito tempo uma espécie de língua universal, mais ou menos como o inglês hj. a meu ver a principal razão para adoção do latim foi pastoral. não há nenhum nexo necessário entre o latim e a sagrada liturgia.
Qto a dubiedade das traduções, hj é bastante fácil fazer um bom trabalho de revisão. em minha opinião, a missa celebrada em vernáculo foi um gde dom do vaticano II.


obs: acho que poderia haver uma missa semanal em latim na catedral, por exemplo. Só nao sou a favor da implementação indiscriminada nas paróquias.

obs: só a parte da confirmação é oficial. o restante não é uma resposta, mas uma pequena reflexão sobre o assunto.

abração a todos
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: avacalhação

Mensagem por Davison Qui Out 23, 2008 11:07 pm

Olá, talvez tenha me expressado mal mesmo, não acho a nossa Missa em vernáculo um erro, mas é fato que houve um movimento de abandono do latim, o próprio papa Bento XVI defende que celebrações maiores deveriam ser feitas em latim.

Defendo a nossa Missa de hj, não sou um 'tradicionalista', e vejo com bons olhos as mudanças do Vaticano, mas que houve muitos erros na interpretação houve mesmo. Exemplo: o n° sde vestes sagradas que foram queimadas, até aqui na diocese, os textos que muitas vezes não expressam a realidade sdo Mistério, mas uns são belos, outros porém nem pedem o Espírito Santo para a santificação dos dons.

Só para não fikar herege na resposta Laughing , O VATICANO II É UM DOM PARA A IGREJA, A MISSA NOVA TAMBÉM É !!!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: Avacalhação

Mensagem por FRANCISCO TOMAZ Sáb Dez 06, 2008 9:02 pm

Não muito longe no tempo...em 1976, qd eu tinha 09 anos de idade, fui morar no interior do Ceará. Lá chamou-me a atenção o fato de que durante as Missas (que eram poucas), as mulheres passavam o tempo todo de joelhos e rezando o terço diante das imagens! A dúvida perdurou em mim por mais alguns anos. Quando eu tinha uns 13/14 anos perguntei ao Mons. Luiz Ximenes Aragão, que disse-me este fato ser fruto de uma vida toda ouvindo a Missa ser celebrada em Latim, e naquele momento seria dificil todas aquelas pessoas largarem os seus 'vicios' de anos; mas certamente isto mudaria nas gerações seguintes... Morei lá por 11 anos e pude ver como foi a adaptação por parte dos de mais idade. Shocked
Com isto quero defender o que acontecia no Concilio no momento da promulgação da Sacrossancto Concilium - "um forte desejo de celebrar no vernaculo"; como bem expressa Dom Clemente Isnard (OSB), que foi um dos padres conciliares. Assim a Celebreção do Mistério passou a penetrar a vida das comunidades. Quem viveu o alge das CEBs, sabe como foi importante terem uma Celebração Eucaristica em português.
Por fim, concordo com o Papa quando diz 'que as grandes celebrações deveriam ser em latim'. Mas, contanto que a assembléia conheça a lingua...do contrario, é chover no molhado !!!
FRANCISCO TOMAZ
FRANCISCO TOMAZ

Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/11/2008
Idade : 57
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: Latim

Mensagem por Davison Qua Dez 10, 2008 6:15 pm

Por fim, concordo com o Papa quando diz 'que as grandes celebrações deveriam ser em latim'. Mas, contanto que a assembléia conheça a lingua...do contrario, é chover no molhado !!!

Olá!

Apenas algumas considerações:

1. Quando falamos em celebrar na língua latina, devemos ter clara a distinção de ritos, ou seja, o Rito de Pio V, ou Tridentino, proposto pelo Papa como possível de ser celebrado desde que se observem certas premissas, tais como um suporte pelo qual os fiéis disponham do texto latino e em vernáculo, dentre outros pontos. Mas há o Rito de Paulo VI, o que vemos todos os domingos, eszte também pode ser celebrado em latim. Portanto, missa em latim não é o mesmo que "missa tradicional", expressão vulgar, mas muito corrente.

2. Para a Missa de Pio V deve-se ter os cuidados, preparar folhetos, por exemplo. Não é que agora os padres vão celebrar em latim ao seu gosto subjetivo e no dia que quiserem, não é essa a proposta e a vontade do Romano Pontífice, é antes trazer para todos a possibilidade de contemplarem o tesouro deste rito.

3. Ao afirmar que as grandes celebrações deveriam ser em latim, o Papa Bento XVI afirma o primado desta língua sobre as outras, isto é, as grandes celebrações presididas por ele ou que tenham um valor universal, toda missa sempre tem, mas caráter universal como o encerramento de um congresso no qual muitos bispos concelebrem, estas sim devem ser em latim.
Portanto, chover no molhado não é a proposta do Papa, o latim é a língua da Igreja, e as grandes celebrações para Bento XVI devem ser nesta língua, tendo evidentemente o vernáculo seu valor. Nota-se que a exigência de conhecer a língua não aparece aqui, não é uma exigência do Papa, visto que o desejo é nas grandes cerimônias, e não nas capelinhas simples deste mundão.

Abç!!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: Latim

Mensagem por Davison Sáb maio 16, 2009 11:16 am

Olá, encontrei uma fonte que reforça o que falei antes, está na Exortação Pós Sinodal Sacramentum Caritatis do papa Bento XVI:

62. O que acabo de afirmar não deve, porém, ofuscar o valor destas grandes liturgias; penso neste momento, em particular, às celebrações que têm lugar durante encontros internacionais, cada vez mais frequentes hoje, e que devem justamente ser valorizadas. A fim de exprimir melhor a unidade e a universalidade da Igreja, quero recomendar o que foi sugerido pelo Sínodo dos Bispos, em sintonia com as directrizes do Concílio Vaticano II: (182) exceptuando as leituras, a homilia e a oração dos fiéis, é bom que tais celebrações sejam em língua latina; sejam igualmente recitadas em latim as orações mais conhecidas (183) da tradição da Igreja e, eventualmente, entoadas algumas partes em canto gregoriano. A nível geral, peço que os futuros sacerdotes sejam preparados, desde o tempo do seminário, para compreender e celebrar a Santa Missa em latim, bem como para usar textos latinos e entoar o canto gregoriano; nem se transcure a possibilidade de formar os próprios fiéis para saberem, em latim, as orações mais comuns e cantarem, em gregoriano, determinadas partes da liturgia.(184)


Abç !!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: Latim

Mensagem por Tiago Vicente Ter Set 08, 2009 11:13 pm

Davison, concordo com você em relação da má interpretação do Concilio Vaticano II, infelismente a má interpretação nao é so neste documento, e sim no documento do Concilio todo, concordo com o cardeal Joseph Ratzinger, quando afirma que a Igreja hoje está sofrendo um tempo de crise e isso se dá pela má interpretação do concílio Vaticano II. Hoje temos missas que deixaram de ser católicas, pois parecem mais cultos evangélicos, se não cuidarmos, teremos que voltar ao rigorismo litutgico de Trento? penso que seria um atraso, mas nossos padres parecem que não estudam liturgia, espero que fururamente ei celebre a Eucaristia corretamente.
Abraços,
Seminarista Tiago

Tiago Vicente

Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/09/2009
Idade : 37
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: Latim

Mensagem por Ju Maria Ter Set 08, 2009 11:52 pm

Eu, particularmente, acho lindo o uso do Latim durante a Santa Missa. Nas últimas Ordenações realizadas na Diocese tivemos muitas orações cantadas em Latim e como foi belo!! Acho que nos ajuda a participar melhor da Eucaristia...
Cada vez que eu ouço algo em Latim aumenta a minha vontade de querer aprender essa língua tão bonita... Pena que não seja tão fácil encontrar cursos para isso (pelo menos eu não conheço nenhum), já que é tida como uma língua "morta".
= /

Fiquem com Deus!
Ju Maria
Ju Maria

Mensagens : 81
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 38
Localização : Magé - RJ

http://twitter.com/jumariarj

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: Latim

Mensagem por Davison Qua Set 09, 2009 11:34 am

Olá amigos. Bem-vindo seminarista Tiago.

Nossos padres estudam liturgia, e estudam muito, e aprendem o sentido profundo do rito. Mas se é assim, então por que muitos parecem não saber nada? Bom, esta é uma pergunta difícil, pois o ministério do Sacerdócio está intimamente ligado à Liturgia, e de modo particular à Eucaristia, pois liturgia não é só a Missa. O que ocorre, e aqui é minha opinião e não é nada oficial, é que vivemos num tempo no qual somos muito subjetivos, cada um quer viver e experimentar o sagrada ao seu modo, e em parte é assim mesmo, e há uma grande desconsideração com a obediência, o que quero dizer é simples: normalmente a "liturgia" protestante favorece uma maior vivência dos fiéis e uma maior liberdade de adequação por parte dos ministros, no catolicismo, temos que seguir o rito como maneira de preservar o que é essencial e a unidade, o que é muito bom, e aprender com ele vivenciar os mistérios da salvação. O que não significa que não tenha espaço para uma certa flexibilidade, há, só que muitas vezes ela é feita de modo errado que parece vivermos um outro rito.

Abç.
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: Latim

Mensagem por Davison Qua Set 09, 2009 11:47 am

Olá Ju Maria, desta vez respondo mais rápido, pois a questão é mais simples rsrsr.

Em primeiro lugar, o latim não é uma língua morta, é a língua oficial da Igreja, os documentos oficiais saem em latim!!! Quanto à Missa, é preciso que os fiéis tenham um conhecimento de latim, ou que aos poucos se introduzam algumas orações e cantos, de maneira pedagógica, para despertar o interesse pela língua.

Vale lembrar que Missa em Latim não necessariamente é Missa de Trento, Missa de Trento é a que era celebrada no rito de Pio V em quase todos os lugares e, que a partir do Vaticano II, tornou-se mais restrita, assumindo a Igreja o rito de Paulo VI, a nossa Missa de hoje, ou a missa nova.

Procure na net "Missa de Trento" tem uns vídeos legais e vc poderá ver como era.

Quanto a estudar latim, eu ensino rsrsrs, bom, estudei dois anos e meio e sei um pouco, mas o ideal é arrumar um grupo e descolar um professor, mas indico o Mosteiro de S. Bento no Rio, lá tem latim, e outras línguas, e é possível fazer um curso e não é tão caro.

Se perdermos o latim, perdemos parte do contato com a história da Igreja, pois, já não poderemos ler os originais, as fontes, que são de grande valor.

Abç.
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: Latim

Mensagem por Ju Maria Qua Set 09, 2009 10:53 pm

Oi Davison!

Que bom que dessa vez não precisei esperar um "século" pela resposta... Rsrs
Latim Icon_biggrin

Só para esclarecer, eu disse que o Latim
é tida como uma língua "morta"
,


Eu coloquei a palavra "morta" entre aspas justamente porque eu sei que ela é a língua oficial da Igreja. Porém, não é muito valorizada atualmente (a não ser pela Igreja e acho que pela ciência também). Se não me engano, no passado ela era ensinada como uma matéria regular nas escolas, da mesma forma que o inglês e o espanhol são hoje. Mas, atualmente, só aprende Latim, obrigatoriamente, quem está estudando para o Sacerdócio ou é estudante de Letras (isso por ser essa língua uma das bases do nosso Português).

...aos poucos se introduzam algumas orações e cantos, de maneira pedagógica, para despertar o interesse pela língua

Acho que seria muito legal se isso acontecesse! Acho que enriquesse muito a Liturgia.

Eu realmente tenho vontade de aprender o Latim. como disse, acho uma língua muito bonita. Bom saber que no Mosteiro de São Bento tem o curso. Pena ser meio distante... =/ Mas, é algo para se pensar... =]

Fiquem com Deus!!!
Ju Maria
Ju Maria

Mensagens : 81
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 38
Localização : Magé - RJ

http://twitter.com/jumariarj

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Caríssimo amigo e irmão na vocação Tiago

Mensagem por PJ Sex Set 11, 2009 10:53 am

Venho aqui ressaltar o que o meu amigo Davison colocou sobre o seu comentário. Realmente é lamentável, não só as missas que se parecem com "cultos protestantes" (no sentido de que parecem ser um outro rito e firam a liturgia da Igreja), como também a falta de zelo com o rito e com a sagrada Eucaristía, sobre tudo nos lugares onde o mais importante é uma ideologia social marxista, ao invés da espiritualidade e dos ensinamentos de Cristo.
Penso que o problema dos sacerdotes não é só uma questão do subjetivos, creio que vai além. O problema que percebo é a falta de FÉ. Percebemos muitas vezes que os propios pastores são os que não tem fé. Por isso desencadeia todo um problema em todos, principalmente no povo de Deus.
Mas acredito que Deus não nos chama a apontar os erros dos sacerdotes o melhor que podemos fazer por eles e pela nossa amada Igreja é dedicar também a eles a nossa oração, e nós como seminaristas (me refiro particularmente a vc Tiago) nos dedicarmos bem a formação, e procuramos des de já sermos fieis ao pensamento ao Papa e ao Magistério. Mas nunca esquecer de termos um verdadeiro coração de pastor.
Precisamos (todos) neste ano sacerdotal rezar mais por nossos padres, e por isso venho aqui. Estes são homens sagrados e precisam também eles perceberem isso e viverem assim.
Rezemos por nossa Igreja, para que tenhamos santos e numerosos padres.
" O mundo pode viver sem o Sol, mas nunca sem a SANTA MISSA." (São Pe. Pio)
PJ
PJ

Mensagens : 35
Data de inscrição : 28/10/2008
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: Latim

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qua Set 16, 2009 12:49 pm

Tenho saudade das missas em latim. Os missais daquela época tinham as páginas divididas em duas colunas verticais, de modo que a coluna esquerda trazia os textos e as orações em latim e a coluna da direita trazia tudo em português. Nós aprendiamos muitas coisas em latim sem precisar de escola.
Vale salientar a beleza das músicas tanto do ponto de vista poético e literário quanto do ponto de vista musical. Particularmente, sentia um clima mais propício à reflexão, à oração e à unidade da Igreja.
Músicas como "ADOTO TE DEVOTE", "CANTATE DOMINUS", "O SANCTISSIMA", "SALVE REGINA", "AVE VERUM CORPUS" e tantas outras era gostoso de se cantar e de se ouvir.
Havia também músicas em vernáculo que eram expressão da fé popular e que enriqueciam enormemente a nossa liturgia.
Para quem nunca viu nem ouviu, há muitos CDs que ainda divulgam várias obras daquele tempo cantadas por corais. Nas livrarias católicas já encontrei alguns. Vale a pena ter em casa!
Que Deus nos abençoe a todos!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: Latim

Mensagem por Pe. Leo Ter Out 06, 2009 5:24 pm

Nao querendo fazer propaganda, mas já fazendo, dou aulas de latim para iniciantes todas as terças, de 13:30 às 15:00 no seminário. E temos tb na Universidade Católica. Devemos aproveitar.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Latim Empty Re: Latim

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos