Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Confissão.

+8
DANIEL RANGEL
Binhokraus
Rodrigo
Guilherme
Hassan
Diego
alessandro
Bárbara
12 participantes

Ir para baixo

Confissão. Empty Confissão.

Mensagem por Bárbara Dom Ago 24, 2008 11:12 pm

Por que preciso me confessar com um sacerdote? Não posso me confessar diretamente com Deus? Rolling Eyes
Bárbara
Bárbara

Mensagens : 49
Data de inscrição : 13/08/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty respondendo

Mensagem por alessandro Ter Ago 26, 2008 1:36 pm

Ola Bárbara...
Essa é uma pergunta que ia acabar aparecendo mais cedo ou mais tarde, visto que é um dos pontos mais debatidos entre protestante e católicos...
Acredito que ela pressupõe uma questão anterior: é um homem capaz de perdoar os pecados?
Como sabemos um pecado é, antes de mais nada, uma ofensa a Deus e só pode ser pedoada por Ele. O fato de Jesus perdoar os pecados do paralítico (Mc 2,5) é uma das principais indicações de sua divindade.

A doutrina da Igreja Católica não defende que um homem perdoa os pecados, mas que Deus quis perdoar os pecados através de homens. E faz isso baseada em João 20, 20-23.
O versículo 23 é muito incisivo: "Aquele a quem perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados; àqueles à quem os retiverdes, ser-lhe-ão retidos". Jesus confia aos apóstolos o ministério do perdão.

Quanto ao fato da confissão auricular (falada) dos pecados a um sacerdote, vejo que ela é importante pelos seguintes motivos:

1 - Temos mais consciência dos nossos pecados quando os fomulamos oralmente.
2 - Se um sacerdote simplesmente perdoasse os pecados sem nenhuma acusão por parte do penitente, seria algo muito vago.
3 - Quando confessamos a uma outra pessoa como nós fazemos um grande ato de humildade.
4 - Nenhum pecado, por mais íntimo que seja, atinge apenas o indivíduo, mas toda a Igreja. Quando nos confessos com um padre reconhecemos isso. (vale lembrar que o filho mais novo da parábola do filho pródigo disse aos seu pai: "Pai, pequei contra o céu e contra ti". Ao nos dirigimos a um sacertode fazemos algo parecido. Assumimos que pecamos contra Deus e tb contra a Igreja e e à humanidade.

Espero ter esclarecido sua dúvida. E peço aos outros membros que aprofundem os pontos que por ventura deixei vagos.
Um abraço
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty Re: Confissão.

Mensagem por Diego Qua Ago 27, 2008 7:08 pm

De que modo o pecado de um indivíduo atinge toda a Igreja, se este pecado não for contra Ela?
Diego
Diego

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/08/2008
Idade : 32
Localização : Petrópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty Re: Confissão.

Mensagem por alessandro Qui Ago 28, 2008 8:17 pm

ola diego...
Essa sua pergunta é muito boa e a resposta está baseada numa doutrina que recitamos no credo toda semana: a comunhão dos santos!!!

A doutrina da comunhão dos santos afirma que estamos unidos num nível sobrenatural. Quando falamos que pertencemos ao corpo de Cristo isto não é apenas uma metáfora, mas aponta para uma realidade.

Pertencemos a um corpo. e essa imagem talvez ajude a responder sua pergunta.
Imagine, por exemplo que dê uma topada no dedo do pé. quando isso acontece nao dizemos "meu dedo sente dor", mas "eu sinto dor" ou "tá doendo". o que atinge uma parte atinge o todo.

Na Igreja funciona mais ou menos do mesmo jeito: nossas ações santas santificam toda a Igreja e nossos pecados atingem toda a Igreja também.

é baseada nessa idéia que santa Teresa de Avila diz que "uma alma que se eleva eleva o mundo".
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty Re: Confissão.

Mensagem por Hassan Ter Set 02, 2008 9:48 pm

é interessante ver quanto Deus é tão humano. me parece assim os sacramentos. sinais sensíveis da graça de Deus. confessando com um sacerdote tenho certeza do perdão já que, como o Alessandro disse, a confissao é de instituiçao do proprio Cristo, Ele quis assim. e os conselhos e puxões de orelha que recebemos... Embarassed nos fazem tão bem...´é só por Deus mesmo. lembro de coisas que sacerdotes com quem confessei e que sem me conhecerem me deram conselhos que me valem até hoje. lembro em especial um padre que "pesquei" no final de uma missa a quase 10 anos! os meios queridos por Deus são demais!!!!!! Laughing
Hassan
Hassan

Mensagens : 12
Data de inscrição : 31/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty Re: Confissão.

Mensagem por Guilherme Qua Set 24, 2008 10:37 pm

Alessandro, se Deus quis perdoar os pecados através dos homens e o evangelho diz:"Aquele a quem perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados; àqueles à quem os retiverdes, ser-lhe-ão retidos", porque nao podemos nos confessar a um homem qualquer?
Porque devemos nos confessar com um sacerdote?
Com tal afirmação do evangelho eu poderia me confessar com um amigo até, que nao estaria errado.Certo?!
Guilherme
Guilherme

Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/08/2008
Idade : 35
Localização : Areal

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty RE: Confissão

Mensagem por Rodrigo Qui Set 25, 2008 11:41 am

Olá Guilherme,

Ai vai a minha resposta sobre a sua questão:

Jesus quando disse aos apóstolos para perdoarem os pecados ele não estava autorizando a todos os homens e sim aqueles a quem a Igreja autoriza-se no caso os sacerdotes, pois você imagina se você pudesse se confessar com qualquer pessoa, que garantia de segredo dos seus pecados você teria, pois os sacerdotes devem guardar os pecados das pessoas e não podem contar para NENHUMA outra pessoa. E também nesta passagem que você citou Jesus estava atribuindo mais uma missão aos apóstolos que posteriormente seriam os primeiros sacerdotes da Igreja e também estava mandando que eles seguissem o Seu exemplo, pois Jesus foi o primeiro a perdoar os pecados de uma pessoa como fez com aquele paralitico, deixando ai mais uma prova de que não é qualquer pessoa que pode perdoar os pecados.

Bom espero ter conseguido esclarecer a sua duvida, caso não me diga o que ainda não foi esclarecido que tentarei ajudá-lo.

Um abração!!!!!!!!!!!!!!!1
Rodrigo
Rodrigo

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/08/2008
Idade : 39
Localização : Sargento Boening

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty Re: Confissão.

Mensagem por Diego Sex Set 26, 2008 7:08 pm

Só pra completar, o Alessandro citou João 20, 20-23. O versículo 21 diz o seguinte: "Disse-lhes outra vez (Jesus): "A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós". Ou seja, Jesus confiou esta missão aos apóstolos, como disse o Rodrigo, e não a quaquer um. E esta autoridade hoje está presente nos sacerdotes, sucessores apostólicos.
Diego
Diego

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/08/2008
Idade : 32
Localização : Petrópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty só completando

Mensagem por Binhokraus Sáb Set 27, 2008 10:05 am

Guilherme escreveu:Alessandro, se Deus quis perdoar os pecados através dos homens e o evangelho diz:"Aquele a quem perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados; àqueles à quem os retiverdes, ser-lhe-ão retidos", porque nao podemos nos confessar a um homem qualquer?
Porque devemos nos confessar com um sacerdote?
Com tal afirmação do evangelho eu poderia me confessar com um amigo até, que nao estaria errado.Certo?!

Guilherme, me desculpe, eu não conheço vc, mas cuidado. O Alessandro citou um pedaço, um trecho do evangelho, mas que tem muitos outros subentendidos ai.
Jesus disse isso ao apostolos. Anteriormente a esse acontecimento nós tinhamos o seguinte: Jesus tinha muitos discípulos, mas apenas 12 apostolos, e um desse apostolos foi o traidor, nesse ponto, se pararmos para pensar, o próprio Jesus já nos mostra que mesmo sendo os apostolos especialmente chamados, isso não os impede de pecar contra Cristo e a Igreja. Assim sendo, dentre todos os seguidores (discipulos) Jesus chamou do meio destes os Apostolos (Sacerdotes) e a esses além das missões dadas a todos os discípulos, confioi outras mais especiais, que caberiam somente a esses Apostolos! Por isso a importancia do Pe. O Padre é o Apostolo dos dias de hj, na época 12 eram suficientes, conforme a igreja cresce, cresce a necessidade de ter mais apostolos, ou seja, pessoas retiradas, escolhidas por Deus, e retiradas do meio do povo (Discipulos) para as missões mais específicas deixadas por Jesus. Entendeu? ou ainda ficou alguma dúvida
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty Re: Confissão.

Mensagem por alessandro Ter Set 30, 2008 1:11 am

é isso aí que os amigos disseram...o dom e a tarefa de perdoar os pecados foram confiados aos apóstolos e não a totalidade dos fiéis. Estes dons chegaram a nós através da sucessão apostólica levada a cabo pelo sacramento da ordem.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty Impressionadíssimo!

Mensagem por DANIEL RANGEL Ter Nov 25, 2008 12:31 am

Confesso estar muito impressionado com o nível das respostas por aqui! Isso aqui é um oásis!
A indicação deste fórum me veio por meio do amigo Padre Leonardo Tassinari. Sou conterrâneo dele e, partilho com vocês que ser católico aqui onde vivo não é nada fácil. Pouco se encontra forças e auxílios que nos motivam a seguir, ainda que sabendo que o motivo maior é o próprio Cristo Jesus. Mas contudo, minhas convicções não me deixam dúvidas de que persistir na Fé Católica Apóstolica Romana é crescer constantemente na coerência do sentido de existência da vida humana, tanto no âmbito individual quanto do comunitário / coletivo.
A consciência do meu nada, a partir dos meus limites e pecados, me aproxima ainda mais da certeza de que prosseguir vale a pena!
Quem me lê, talvez me imagine um jovem de auréola (rs)... Sei que é forte e talvez convincente o meu grau de convicção, até porque tenho facilidades em me expressar... Mas saibam: sou um enorme vacilante!
Quanto mais peco, mais incompreendo o amor de Deus. Mas ao mesmo tempo, me certifico ainda mais ser real essa existência metafísica, sobrenatural e reveladora. O que frequentemente me reconvida a uma vida de retidão e santidade.
Recentemente, postei um texto ("Onde está Deus se não O vejo?") no meu blog que traduz um pouco dessa minha convicção filosófica e experencial de Deus. Querendo conhecer esse espaço, fica aqui o meu convite!
http://danielrangelperfis.blogspot.com/

Agradeço aos membros e fundadores pela excelente e frutuosa iniciativa!
Deus os abençoe! Farei parte deste fórum!!!

Obs.: Padre Leonardo me indicou trocar idéias com Alessandro. Chegando aqui entendi o porquê. Quanta sabedoria e carinho nas respostas!!! Parabéns!

Abçs.

Daniel Rangel
DANIEL RANGEL
DANIEL RANGEL

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty Re: Confissão.

Mensagem por papista Ter Nov 25, 2008 10:08 am

Alessandro, se Deus quis perdoar os pecados através dos homens e o evangelho diz:"Aquele a quem perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados; àqueles à quem os retiverdes, ser-lhe-ão retidos", porque nao podemos nos confessar a um homem qualquer?
Porque devemos nos confessar com um sacerdote?
Com tal afirmação do evangelho eu poderia me confessar com um amigo até, que nao estaria errado.Certo?!
Jesus disse isso aos apóstolos não para qualquer um.
papista
papista

Mensagens : 52
Data de inscrição : 13/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty Re: Confissão.

Mensagem por leco Sáb maio 02, 2009 10:19 am

Então os sacerdotes servem para perdoar e da conselhos!
Pois posso me confessar diretamente com Deus,e converssar com um amigo meu para ele me da um conselho, isso seria se confesar mesma coisa que com os sacerdotes, só q a diferença é que os sacerdotes tem mais conhecimento,estou certo?

Pela as resposta acima,não é errado se confessar diretamente com DEUS,certo?




essa é a opinião que conclui!

leco

Mensagens : 12
Data de inscrição : 02/05/2009
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty Re: Confissão.

Mensagem por Rafaela Botelho Dom maio 03, 2009 9:21 pm

Olá
Boa Noite!

Como já foi colocado, isto foi confiado aos apóstolos e não a qualquer pessoa.
E hoje, aos padres/sacerdotes ou participantes do sacerdócio do bispo (Apóstolo).

"O essencial é invisível aos olhos".

Experimente de coração aberto confessar-se com um sacerdote de verdade e verás que é bem diferente de uma conversa ou conselhos com um amigo (mesmo que este tenha feito "Filosofia" e "Teologia", porque o "poder" que o sacerdote tem não vem de faculdade, mas do próprio Deus.)

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty Re: Confissão.

Mensagem por alessandro Dom maio 03, 2009 10:59 pm

ola caro amigo...

nenhum católico diz que eh errado confessar a Deus, apenas afirmamos, apoiados no capítulo 20 do Evangelho de João e na Epístola de Tiago que o próprio Jesus instituiu o sacramento da confissão. inclusive disse de forma bastante incisiva: aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhe-ão perdoados.

ou seja Deus deu a homens como nós o poder de perdoar os pecados e a base disso é bastante bíblica.

abraços
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty vc não entendeu

Mensagem por leco Qua maio 06, 2009 10:16 am

deixaq vc não entendeu oq eu quiz!
mas todos nós temos o "poder"!
pois somos filho do pai!

leco

Mensagens : 12
Data de inscrição : 02/05/2009
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty Re: Confissão.

Mensagem por alessandro Qua maio 06, 2009 3:53 pm

sim caro leco, somos filhos do pai. mas qdo Jesus dá o poder de perdoar os pecados está falando diretamente com os apóstolos.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty Re: Confissão.

Mensagem por Camila Tatagiba Qui maio 07, 2009 7:01 pm

"Àqueles a quem perdoardes os pecados,ser-lhes-ão perdoados;àqueles a quem os retiverdes,ser-lhes-ão retidos." Jo 20,23
Jesus não falou estas palavras para todo o povo,apenas para os discípulos.Então,não são todos os que podem perdoar os pecados,apenas os sacerdotes!

Por isso,devemos nos confessar com um sacerdote.

(se eu estiver errada façam o favor de corrigir-me)
Camila Tatagiba
Camila Tatagiba

Mensagens : 20
Data de inscrição : 30/04/2009
Idade : 31
Localização : Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty Re: Confissão.

Mensagem por alessandro Sex maio 08, 2009 12:06 pm

correto camila.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confissão. Empty Re: Confissão.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos