Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Posso liberar um padrinho de sua responsabilidade?

2 participantes

Ir para baixo

Posso liberar um padrinho de sua responsabilidade? Empty Posso liberar um padrinho de sua responsabilidade?

Mensagem por Giliard Qua Jan 15, 2014 3:40 pm

Olá meus queridos,
De acordo com o código de direito canônico, um apadrinhado, seja este pelo batismo, confirmação ou matrimônio, pode liberar seu padrinho da responsabilidade. Quando escolhi meus padrinhos de casamento, procurei avaliar a situação como a Igreja pede e julguei estar escolhendo bem. Contudo, hoje a situação é outra, a pessoa mudou completamente e renegou a fé cristã. Alguém sabe me dizer se eu posso liberá-lo?
Abraços

Giliard

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/11/2013
Localização : gilivc@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Posso liberar um padrinho de sua responsabilidade? Empty Re: Posso liberar um padrinho de sua responsabilidade?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qua Jan 15, 2014 6:33 pm

Caro Giliard,

Que a paz de Nosso Senhor esteja sempre no seu coração !!!

Seja muito bem vindo ao nosso fórum e que o Senhor lhe conceda crescer na graça e no conhecimento.

Não precisa liberar o padrinho, pois o mesmo já fugiu da sua responsabilidade a partir do momento em que renegou a fé cristã. Considerando que a função do padrinho está estreitamente associada ao acompanhamento dos afilhados e ao aconselhamento na fé que professa, a partir do momento em que abandonou a fé, já não pode ser responsável pelo afilhado, uma vez que tal responsabilidade implica a vivência da fé e o exemplo cristão, dentre outros aspectos.

Seria muito importante se você, na condição de afilhado o questionasse e tentasse mostrar para ele que a Igreja espera por sua volta e está sempre pronta para recebe-lo de volta à moda do Filho Pródigo.

Acredito que, considerando a questão que nos apresenta, você tem um bom conhecimento da nossa doutrina, do nosso catecismo e do magistério de nossa Igreja, o que fica muito transparente quando você se refere a observância do que pede a Igreja no ato da escolha dos padrinhos. Assim sendo, você tem também uma responsabilidade para com o seu padrinho, responsabilidade esta que a condição de afilhado lhe confere.

O afilhado pode e deve cobrar o testemunho do seus padrinho. Deve rezar por ele e fazer tudo o que for possível para traze-lo de volta para a nossa Igreja. Deve mostrar para ele que o ama e se preocupa também com a sua salvação. Acredito que este seja o melhor caminho.

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Posso liberar um padrinho de sua responsabilidade? Empty Re: Posso liberar um padrinho de sua responsabilidade?

Mensagem por Giliard Qui Jan 16, 2014 11:55 am

Muito obrigado Flávio,

Talvez o próprio senso da responsabilidade assumida possa ajudá-lo a "acordar".
Você supõe certo quando menciona minha busca por conhecimento da doutrina, do catecismo e do magistério da Igreja.
Fico feliz em ter encontrado um fórum tão rico.

Abraços!!!

Giliard

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/11/2013
Localização : gilivc@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Posso liberar um padrinho de sua responsabilidade? Empty Re: Posso liberar um padrinho de sua responsabilidade?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qui Jan 16, 2014 5:56 pm

Caro Giliard,

Agradeço pelas suas palavras ao reconhecer a riqueza do nosso fórum e aproveito a oportunidade para parabeniza-lo e afirmar que fico muito feliz quando encontro católicos que se dedicam na busca pelo conhecimento de nossa doutrina, catecismo e magistério. Aliás, pegando uma carona nessa questão, nesta semana coloquei aqui no nosso fórum uma cópia de um testemunho de um protestante que procurou estudar o catolicismo com a finalidade de combate-lo e, ao se dedicar nos estudos sobre a patrística, acabou se tornando católico. Fatos como este nos mostram que o grande problema que leva muitos católicos a falta de convicção sobre a sua religião está na falta de conhecimento, na falta de dedicação na busca pelo conhecimento da verdade de maneira que, não conhecendo a Igreja, se torna presa fácil nas mãos do inimigo. Daqui a pouco eu coloco o endereço desse testemunho para que você possa dar uma olhadinha.

Um grande abraço e, que a paz de Nosso Senhor esteja sempre no seu coração !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Posso liberar um padrinho de sua responsabilidade? Empty Re: Posso liberar um padrinho de sua responsabilidade?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qui Jan 16, 2014 6:00 pm

Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Posso liberar um padrinho de sua responsabilidade? Empty Re: Posso liberar um padrinho de sua responsabilidade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos