Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem?

4 participantes

Ir para baixo

Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem? Empty Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem?

Mensagem por Jonas E. Qui Dez 19, 2013 11:52 am

Minha pergunta é simples:

Na afirmação "Fora da Igreja Católica não há salvação", podemos afirmar que os Ortodoxos se encontram fora da igreja católica ou não?

Jonas E.

Mensagens : 169
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem? Empty Re: Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem?

Mensagem por Jonas E. Ter Jun 03, 2014 5:52 pm

Ninguem me respondeu Sad

Jonas E.

Mensagens : 169
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem? Empty Re: Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem?

Mensagem por Altar Ter Out 28, 2014 10:37 am

Jonas E. escreveu:Ninguem me respondeu Sad

primeiramente quero dizer que sou Católico Romano

segundo, se assim fosse bem se pode colocar esse Deus numa gaveta e esquecê-lo

pensa lá um pouco comigo

recentemente a rapariga paquistanesa Malala Yousafzai foi destinguida com o prémio Nobel da Paz

uma rapariga formidável, sofredora, mas algum ser humano no seu perfeito juizo a poderá considerar pouco digna ?!

se Deus a considera pouco digna porque não é católica, então que me desculpe porque eu como ser humano tenho um sentido mais amplo de justiça e bondade, isto tudo sendo um humano imperfeito

não achas ?!

portanto o que te posso dizer é que isso é falso

tens a enciclica Lumen Gentium do Paulo VI recentemente beatificado

repara bem : beatificado , não te parece significativo ?!

Relação da Igreja com os não-cristãos

Mas o desígnio da salvação estende-se também àqueles que reconhecem o Criador, entre os quais vêm em primeiro lugar os muçulmanos, que professam seguir a fé de Abraão, e connosco adoram o Deus único e misericordioso, que há-de julgar os homens no último dia. E o mesmo Senhor nem sequer está longe daqueles que buscam, na sombra e em imagens, o Deus que ainda desconhecem; já que é Ele quem a todos dá vida, respiração e tudo o mais (cfr. Act. 17, 25-28) e, como Salvador, quer que todos os homens se salvem (cfr. 1 Tim. 2,4). Com efeito, aqueles que, ignorando sem culpa o Evangelho de Cristo, e a Sua Igreja, procuram, contudo, a Deus com coração sincero, e se esforçam, sob o influxo da graça, por cumprir a Sua vontade, manifestada pelo ditame da consciência, também eles podem alcançar a salvação eterna (33). Nem a divina Providência nega os auxílios necessários à salvação àqueles que, sem culpa, não chegaram ainda ao conhecimento explícito de Deus e se esforçam, não sem o auxílio da graça, por levar uma vida recta. Tudo o que de bom e verdadeiro neles há, é considerado pela Igreja como preparação para receberem o Evangelho (34), dado por Aquele que ilumina todos os homens, para que possuam finalmente a vida. Mas, muitas vezes, os homens, enganados pelo demónio, desorientam-se em seus pensamentos e trocam a verdade de Deus pela mentira, servindo a criatura de preferência ao Criador (cfr. Rom. 1,21 e 25), ou então, vivendo e morrendo sem Deus neste mundo, se expõem à desesperação final. Por isso, para promover a glória de Deus e a salvação de todos estes, a Igreja, lembrada do mandato do Senhor: «pregai o Evangelho a toda a criatura» (Mc. 16,16), procura zelosamente impulsionar as missões.

Altar

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/10/2014
Localização : Lisboa, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem? Empty Re: Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem?

Mensagem por Jonas E. Seg Abr 06, 2015 12:51 pm

Desculpa altar, embora vc tenha tentado explicar, parece que acabou fugindo um pouco da minha pergunta.

Os ortodoxos se incluem dentro da igreja católica ou não?

Jonas E.

Mensagens : 169
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem? Empty Re: Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem?

Mensagem por mazzzo Sáb Out 17, 2015 5:24 pm

Jonas, os limites da Igreja Católica vão muito além dos limites visíveis de sua estrutura nesse mundo. Os Ortodoxos não estão em plena união com a Igreja Católica Apostólica Romana mas não estão em plena separação... Aliás, estão muito próximos e unidos com os católicos pois temos os mesmos sacramentos e professamos a mesma oração do Creio.

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ir para o topo Ir para baixo

Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem? Empty Re: Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem?

Mensagem por mazzzo Sáb Out 17, 2015 5:41 pm

Quem pode dizer que o outro está fora da Igreja Católica ? Quem pode julgar assim ? Só Deus! Importa, para nós, vivermos mais unidos possível a Jesus e à Sua Igreja (com o Papa e com os Bispos unidos ao Papa).
Santa Josefina Bakita estava no meio da floresta africana ignorante de tudo que se refere a Jesus e a Igreja.... e, mesmo sofrendo os horrores de ter sido roubada de sua família e escravizada, olhando a natureza aprendeu a amar "o Patrão" de todas as coisas. Depois conseguiu liberdade, conheceu Jesus e Sua Igreja, foi batizada, se fez religiosa e hoje é santa em nossos altares. Será que quando estava no meio da Africa e, sem qualquer culpa, ignorava Jesus e a Igreja, ela estava separada da Igreja ? De jeito nenhum ! Os limites da Igreja amplos... mais do que imaginamos... E muita gente que está dentro, na verdade está fora.... e muitos de fora, estão dentro...

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ir para o topo Ir para baixo

Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem? Empty Re: Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem?

Mensagem por Porissocri Dom Abr 24, 2016 2:41 am

E os membros da Igreja Católica Apostólica Brasileira (www.igrejabrasileira.com.br), uma dissidência do catolicismo romano, podem ser considerados salvos?
Porissocri
Porissocri

Mensagens : 110
Data de inscrição : 30/07/2014
Idade : 47
Localização : Assis, SP

http://familiasbiblicas.livreforum.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem? Empty Re: Fora da Igreja Católica não há salvação! E os Ortodoxos também se incluem?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos