Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DESTINO

5 participantes

Ir para baixo

DESTINO Empty DESTINO

Mensagem por Eraldo Qui Out 09, 2008 6:36 pm

Acho que poderíamos começar a falar um pouco sobre o DESTINO...

Existe ou não?
Predestinação é a mesma coisa?
E os "escolhidos" (que inclusive têm número estipulado no Apocalípse)?
E os condenados (ou danados),já o foram por predeterminação divina?
Deus sabia que alguns não escolheriam ser salvos, mesmo assim os criou, isso não seria contrário à idéia de que Deus cria o homem para a Salvação?

obs: caso queiram colocar o tópico tanto em Filosofia como em Doutrina, fiquem a vontade.

vlw
Eraldo
Eraldo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Re: DESTINO

Mensagem por alessandro Qui Out 09, 2008 7:01 pm

vamos trabalhar aqui em doutrina, baseando-nos na revelação cristã. para um tratamento extra-revelação sugiro a pasta papo quente...

abração
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Re: DESTINO

Mensagem por Eraldo Qui Out 09, 2008 7:03 pm

ok... se prefere....,
mas eu sugiriria debatermos em Filosofia... acho que entende o pq... (rs)
Eraldo
Eraldo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Re: DESTINO

Mensagem por alessandro Dom Out 12, 2008 1:57 pm

Ola Eraldo, a partir da reformulação do fórum ficou mais fácil trabalhar os diversos aspectos da sua questão. Como disse, vou trabalhar a questão do ponto de vista da revelação e da sistematização desta por parte do catolicismo. Deixo a fundamentação filosófica para outros...

Vamos lá...
Para a doutrina católica não faz sentido falar em destino uma vez que nega um dos princípios mais fundamentais de nossa concepção do homem: o livre-arbítrio. Esta noção é fundamental para se entender o cristianismo como um todo: sem ela não fazem sentido noções como a de pecado e adesão a Cristo por exemplo.
Qto a predestinção esta realmente está presente tanto no texto bíblico como no pensadores cristãos como Santo Agostinho. o conceito de predestinação é diferente do destino na medida em que o seguno se refere a uma realidade inexóravel a qual não temos outra alternativa a não ser nos submeter. A tragédia de édipo é um exemplo de como a cultura grega lidava com esta noção.
Qto a predestinação, ela diz respeito a um chamamento feito por parte de Deus para o homem em geral ou para um homem específico. Este homem, no entanto, é livre para aceitá-lo ou não. Por exemplo, a Escritura diz que Deus quer que todos os homens se salvem e mesmo que estão predestinados para esta salvação. contudo tal homem pode ir contra e escolher o caminho contrário. Outro exemplo é a vocação pessoal - alguém, ao nascer, está predestinado a ser sacerdote, embora, por escolha própria poderá seguir outro caminho.

Vale ressaltar que a partir do calvinismo, há em certos teólogos protestante uma confusaão entre predestinação e destino, embora apenas no que diz respeito à salvação. Segundo Calvino Deus, desde todo o sempre, elegeu alguns para serem salvos. os demais seriam condenados. De acordo com esta teologia tudo deve ser para a glória de Deus: nos salvos a misericórdia de Deus seria exaltada, nos condenados sua justiça.

Mesmo no mundo protestante esta leitura é bastante questionada, embora esteja presente na formulação doutrinal de muitas igrejas.

abração e espero ter ajudado
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Re: DESTINO

Mensagem por Antônio Seixas Qua Out 29, 2008 1:59 am

Predestinação é um conceito exclusivamente teológico segundo o qual Deus decreta de toda a eternidade o destino das criaturas racionais (logo, depende da fé de cada um).

Quanto ao destino, este pode ser entendi filosoficamente como todo e qualquer acontecimento independente da vontade que se produz na vida humana. (Veja esse é um conceito possivel. Existem correntes filosóficas que o negam, como o nega a Igreja Católica.)

É diferente do acaso. Este a filosofia demonstra que não existe, pois é apenas o cruzamento aleatório de duas realidades num dado momento histórico (efeito imprevisível).
Antônio Seixas
Antônio Seixas

Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Re: DESTINO

Mensagem por Rafaela Botelho Qui Dez 11, 2008 7:55 pm

Acaso...
Bom, acho que se não existe destino, existe coincidência.

Sei lá, nunca gostei de afirmá-la (coincidência). Não em oposição ao "não-destino", mas, sempre achei que as coisas têm um pq.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Re: DESTINO

Mensagem por alessandro Qui Dez 11, 2008 8:00 pm

nao acha que o fato de os homens serem livres gera como consquencia logica a possibilidade de coincidencia?
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Re: DESTINO

Mensagem por Rafaela Botelho Qui Dez 11, 2008 8:05 pm

Mas, pela sua observação da vida. Não acha que as coisas tem um pq?
Não negando a liberdade nem nada, mas, será que a coincidência é de fato coincidência?
Sei lá...
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Re: DESTINO

Mensagem por alessandro Qui Dez 11, 2008 9:31 pm

não sei se TUDO tem um pq...
lembre que pq significa dá a idéia de causa.

acredito que Deus caminha conosco e que sua providência nos envolve, mas daí dizer que NADA é coincidência julgo um pouco de exagero.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Re: DESTINO

Mensagem por Rafaela Botelho Sex Dez 12, 2008 7:59 am

Bom, faz sentido o que vc disse, pq caso contrário eu estaria afirmando besteiras, tipo ter um pq estar passando uma formiguinha na janela (a questão de NADA ser coincidência).
Quanto a providência diniva, então é como se as coincidências acontecessem e, se estas fossem ruins, Deus nos "livraria"? Seria errado dizer que a mente humana cria "providências"? Tipo um efeito placebo...
Levando em conta que algumas coisas têm o seu pq e outras são coincidência então... Será que podemos então dizer que muitas coisas que são coincidência, nossa mente é que arranja um jeitinho de dizer que aquilo tinha um pq e fundamentar? A mente que cria?
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Re: DESTINO

Mensagem por alessandro Sex Dez 12, 2008 4:48 pm

acho que na vida existem situaçoes que são coincidências e situações nas quais a providência se manifesta.
as vezes é difícil discernir entre as duas....
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Re: DESTINO

Mensagem por Rafaela Botelho Sex Dez 12, 2008 7:40 pm

...Seria errado dizer que a mente humana cria "providências"? Tipo um efeito placebo...
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Re: DESTINO

Mensagem por alessandro Sex Dez 12, 2008 7:59 pm

creio que nao seja errôneo rafaela, o que julgo errôneo a luz da fé cristã é afirmar que tudo é efeito de uma necessidade humana de "organizar" os eventos. afirmar algo assim seria retirar Deus da história.
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Re: DESTINO

Mensagem por Rafaela Botelho Sex Dez 12, 2008 8:52 pm

Pode explicar melhor?
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Respondam por favor!

Mensagem por PJ Seg Dez 22, 2008 8:38 am

Gostaria de relatar um questionamento que me fizeram aqui na minha paróquia de origem.
Começou uma discução pq uma menina dizia que não sabia como saber a vontade de Deus pra sua vida.
Chagamos a alguns questionamentos e foi o seguinte.

Deus é onisciente. Sendo assim ele sabia que Maria ia dar um SIM? Se sabia ela então estava predestinada a dar um Sim?

Eu respondi, mas gostaria de ver outras respostas e se possível com fontes!

Respondam porque a menina está em crise! rsrsrs
PJ
PJ

Mensagens : 35
Data de inscrição : 28/10/2008
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Re: DESTINO

Mensagem por alessandro Seg Dez 22, 2008 10:45 am

ola pedro, como vai?

qto a questão da garota realmente dá o que pensar. a meu ver, todas estas questões que relacionam liberdade e onisciência são difíceis de explicar, mesmo pq tem alguns pressupostos filosóficos que não são conhecidos pela grande maioria (mesmo pq nem todo mundo faz filosofia.... Very Happy )

de qq forma essa questão já foi trabalhada em um tópico aqui no fórum. deixou o link abaixo:

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/filosofia-e-teologia-f1/anunciacao-t22.htm?highlight=anuncia%e7%e3o

espero que ajude.
Feliz natal!!
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Re: DESTINO

Mensagem por PJ Sáb Dez 27, 2008 9:42 am

Alessandro, vc não ajudou resolveu!!! rsrsrs!!!!
Ela saiu da crise!!!
Valeu!!!
Abç!!!
PJ
PJ

Mensagens : 35
Data de inscrição : 28/10/2008
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

DESTINO Empty Re: DESTINO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos