Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedofilia, homossexualidade ...

2 participantes

Ir para baixo

Pedofilia, homossexualidade ... Empty Pedofilia, homossexualidade ...

Mensagem por xclusiva Qui Jul 25, 2013 6:12 pm

Há várias questões que me impressionam na Igreja atual, no entanto ao ler aqui no fórum sobre pedofilia etc, não consegui deixar de abordar o assunto e colocar 2 questões:

Porque é que a Igreja não tem regras específicas e normas a aplicar aos membros que cometem crimes?
Porque é que a igreja não é transparente e não denuncia os crimes praticados pelos seus membros ou não os leva a denunciarem-se, mas os oculta?

Se nós como cidadãos devemos denunciar crimes de violências de que tenhamos conhecimento, porque é que membros da igreja ao procurarem ignorar e encobrir situações graves não estão eles mesmos a cometer pecado e a incorrer em crime? É fácil dizer-se: “Deteste o pecado e não o pecador” quando esse pecador não abusou de um familiar seu, ou de si. Pois por mais misericordiosos que sejamos e por mais condescendentes que sejamos, a verdade é que o pecado é impessoal, não tem rosto, mas o pecador tem rosto, e é esse rosto o culpado das dores, dos sofrimentos e dos traumas, não é o pecado que deve ser chamado a prestar contas dos seus actos mas o pecador, neste caso o criminoso, seja ele sacerdote ou não. Depois li outra observação que referia que “Não se pode condenar uma Instituição pelos erros de alguns dos seus membros”, mas os seus membros são a igreja, a igreja não é uma mera estrutura, no entanto a Igreja Instituição tem a obrigação (para não ser “condenada”) de tomar providências para se distinguir Igreja/ Membros (comportamnto dos seus membros) uma vez que ela não deve servir conveniências pessoais, mas os seus princípios. Nem deve subjugar os seus princípios a conveniências. Os seus princípios deveriam ser o mais importante. Deveriam ser intocáveis.
O que faz a igreja aos pedófilos? Aos homossexuais praticantes? Temos casos recentes continuamente, sabem o que acontece? Ou existem provas incontestáveis na justiça e a igreja admite ou muitas vezes os que são abusados é que são os culpados, ainda que estes abusados sejam eles padres também, porque não mantiveram o seu silêncio, silêncio que a igreja tanto gosta para manter uma postura irrepreensível no intuito de não manchar a sua imagem. Um dia lembro-me de dizer a uma religiosa que um padre havia tido uma atitude para comigo (não importa é um atitude grave) o que disse ela? “Não conte nada a ninguém”. Esta é a postura de quase todos os membros da igreja. Os audazes que ousam ser diferentes são as ovelhas ranhosas para seus colegas.
É revoltante ver-se o abusador ser despenalizado e a vítima ser esmagada, repito e muitas vítimas são elas mesmas sacerdotes, colaboradores chegados da igreja etc. Mas que imagem tem a Igreja? Não é certamente boa, basta ver as estatísticas em Portugal a população católica vem a decrescer drasticamente e porquê? Porque a Igreja perde a sua credibilidade a toda a velocidade. Os pedófilos continuam no exercício das suas funções e alguns ainda em contacto posterior com crianças. Os homossexuais continuam as suas práticas, mas no entanto a igreja pretende os votos de castidade, mas não lhes faz nada. Em suma, precisamos de uma igreja que tome medidas doa a quem doer, sem medos, sem silêncios e sem hipocrisias. Uma Igreja coerente.

xclusiva

Mensagens : 14
Data de inscrição : 25/07/2013
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Pedofilia, homossexualidade ... Empty Re: Pedofilia, homossexualidade ...

Mensagem por Apologética Católica Qui Jul 25, 2013 10:42 pm

Cara irmã como irmão seu em Crsto entendo o seu desabafo, entendo suas revoltas e indignações, mas não podemos classificar as ovelhas por um grupo de desordeiras, por exemplo se quisermos fazer uma pesquisa sobre o estilo e vida das pessoas que vivem em Portugal, concerteza não podemos ir olhar somente nos presidios, não concorda?
O inimigo tenta a cada dia denegrir a imagem da Igreja de Cristo, A Igreja local por muitas vezes se encontra suja por falta de católicos que tenham a coragem de agir e reformar a Igreja como fez São Francisco, as pessoas só querem apontar, mas não querem dá a "cara pra bater" e ir lutar com unhas e dentes contra o mal que assola a humanidade. Cristo ressucitou, mas deixou os cristãos para darem continuidade a sua missão, de ter coragem de entrar no templo de expulsar os mal-feitores.
No pontificado do Bem-Aventurado João Paulo II, quando começaram a surgir inumeros casos de pedofilia e foram confirmados, João Paulo II convocou todos os cardeais e a imprensa do mundo todo, deixou as fronteiras do Vaticano abertas pra entrar que quizesse, e disse: "Na Igreja não há lugar para pedofilia, os culpados recebam a pena eclesial que lhe couber e a punição judicial que lhe compete".
Estão previstas sim, leis e punições para aqueles que cometem tais crimes.
Agora lhe digo, existem acusações falsas, e eu já tive o conhecimento de muitos casos onde padres foram acusados de pedofilia e eram inocentes, por isso a Igreja pede o silencio, ela não encobre apenas investiga, não sabemos mas existem inumeros casos tramitando nos tribunais eclesiasticos, e quando se tem a comprovação como ano passado se eu não me engano, um padre foi preso e perdeu a batina (como popularmente falamos), por que foram registradas as senas do ato sexual, foi punido sim, porque existiam provas suficientes para a comprovação.

Os homosexuais são acolhidos pela Igreja porque ela é mãe, a prática homosexual que é condenada como todo pecado.

A Igreja não tem a transparencia que o mundo quer porque ela ama a todos, você fala que muitas pessoas silenciam porque não foram seus filhos ou entes proximos que foram abusados. também lhe digo o mesmo, você critica o cuidado que a Igreja tem com as acusações porque você nunca foi acusada injustamente. Entendeu?

Se você é católica, critique, mas tenha ação, São Francisco não tinha autoridade nenhuma, mas deu lugar a Deus e o mesmo lhe fez instrumento de recusntrução para levantar e limpar os escombros daquela igreja impura.
Que os cristãos tenham coragem de sair de seus confortos e ir a luta contra os males deste mundo, a favor do Reino de Deus.

Que a paz e o conforto do Espirito Santo estejam convosco!
Apologética Católica
Apologética Católica

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : Gravatá-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Pedofilia, homossexualidade ... Empty Re: Pedofilia, homossexualidade ...

Mensagem por xclusiva Ter Jul 30, 2013 9:48 pm

Apologética Católica escreveu:Cara irmã como irmão seu em Crsto entendo o seu desabafo, entendo suas revoltas e indignações, mas não podemos classificar as ovelhas por um grupo de desordeiras, por exemplo se quisermos fazer uma pesquisa sobre o estilo e vida das pessoas que vivem em Portugal, concerteza não podemos ir olhar somente nos presidios, não concorda?
O inimigo tenta a cada dia denegrir a imagem da Igreja de Cristo, A Igreja local por muitas vezes se encontra suja por falta de católicos que tenham a coragem de agir e reformar a Igreja como fez São Francisco, as pessoas só querem apontar, mas não querem dá a "cara pra bater" e ir lutar com unhas e dentes contra o mal que assola a humanidade. Cristo ressucitou, mas deixou os cristãos para darem continuidade a sua missão, de ter coragem de entrar no templo de expulsar os mal-feitores.
No pontificado do Bem-Aventurado João Paulo II, quando começaram a surgir inumeros casos de pedofilia e foram confirmados, João Paulo II convocou todos os cardeais e a imprensa do mundo todo, deixou as fronteiras do Vaticano abertas pra entrar que quizesse, e disse: "Na Igreja não há lugar para pedofilia, os culpados recebam a pena eclesial que lhe couber e a punição judicial que lhe compete".
Estão previstas sim, leis e punições para aqueles que cometem tais crimes.
Agora lhe digo, existem acusações falsas, e eu já tive o conhecimento de muitos casos onde padres foram acusados de pedofilia e eram inocentes, por isso a Igreja pede o silencio, ela não encobre apenas investiga, não sabemos mas existem inumeros casos tramitando nos tribunais eclesiasticos, e quando se tem a comprovação como ano passado se eu não me engano, um padre foi preso e perdeu a batina  (como popularmente falamos), por que foram registradas as senas do ato sexual, foi punido sim, porque existiam provas suficientes para a comprovação.

Os homosexuais são acolhidos pela Igreja porque ela é mãe, a prática homosexual que é condenada como todo pecado.

A Igreja não tem a transparencia que o mundo quer porque ela ama a todos, você fala que muitas pessoas silenciam porque não foram seus filhos ou entes proximos que foram abusados. também lhe digo o mesmo, você critica o cuidado que a Igreja tem com as acusações porque você nunca foi acusada injustamente. Entendeu?

Se você é católica, critique, mas tenha ação, São Francisco não tinha autoridade nenhuma, mas deu lugar a Deus e o mesmo lhe fez instrumento de recusntrução para levantar e limpar os escombros daquela igreja impura.
Que os cristãos tenham coragem de sair de seus confortos e ir a luta contra os males deste mundo, a favor do Reino de Deus.

Que a paz e o conforto do Espirito Santo estejam convosco!

Caríssimo Apologética Católica, não sei porque escreveu: "não podemos classificar as ovelhas por um grupo de desordeiras, por exemplo se quisermos fazer uma pesquisa sobre o estilo e vida das pessoas que vivem em Portugal, concerteza não podemos ir olhar somente nos presidios, não concorda?" É que creio que em nenhum lugar classifiquei a globalidade pela parte, veja eu apenas me reportei à postura da Igreja. Quando falou na análise do estilo de vida, de não avaliar apenas em certas zonas também não sei onde enquadrou isso no que eu disse, especifique para que eu entenda se não se importa. Não sei se se referia ao facto de quando disse que os católicos em Portugal diminuiam drasticamente... bom aí espero que me esclareça.

Eu não sei se há um inimigo que tente denegrir a imagem da Igreja de Cristo, o que sei é que se os homens se comportassem como homens o inimigo não estaria a ser culpabilizado ou pelo menos não o conseguiria. Creio que se alguém não está à altura de ser sacerdote por exemplo (ou outra qq profissão) que tenham a dignidade de se afastar, no ponto em que isso lesa terceiros ou a sua imagem.

Também não posso concordar consigo quando diz que "A Igreja local por muitas vezes se encontra suja por falta de católicos que tenham a coragem de agir e reformar a Igreja como fez São Francisco, as pessoas só querem apontar, mas não querem dá a "cara pra bater" e ir lutar com unhas e dentes contra o mal que assola a humanidade". Pelo contrário o que eu sinto é que há muitos católicos que querem mudar muitas coisas e não conseguem mudar nada devido aos lobbies, à pressão etc por isso limitam-se a falar o que talvez para si lhe pareça apontar o dedo. Mas se me disser como posso mudar, estou disposta a ser a primeira!

Veja caro irmão, o que pode um dirigente da igreja fazer, senão perante escândalos confirmados abrir as portas? Teria de o fazer na mesma. Agora pergunto-lhe pois desconheço, qual era a pena eclesial a que o Papa João Paulo II se referia? Porque a punição judicial, o papa não precisaria de assumir ela ser-lhes-ia imputada de qq forma! Repito e digo-lhe o que me admira é a igreja não agir senão segundo as normas judiciais evidentes, isso é para mim escandaloso. É claro que não me refiro a casos não comprovados como refere, nem a inocentes como é óbvio, refiro-me a situações bem do conhecimento dos superiores de cargos da Igreja que não se manifestam quando os seus cargos assim os deviam exigir, já para não falar quando são as pessoas que ocupam esses mesmos cargos que os cometem.

Disse: "A Igreja não tem a transparência que o mundo quer porque ela ama a todos, você fala que muitas pessoas silenciam porque não foram seus filhos ou entes próximos que foram abusados. também lhe digo o mesmo, você critica o cuidado que a Igreja tem com as acusações porque você nunca foi acusada injustamente. Entendeu?" Primeiro digo-lhe que referir que a Igreja não tem transparência porque ama a todos para mim é um paradoxo. Certamente ama mais aqueles que defende do que as vítimas, pois se defendesse as vítimas apurava os culpados e adoptava normas de prevenção. A Igreja até ao momento desconhece o que isso significa, ou acha que um pedófilo se faz numa semana? A Igreja faz alguma coisa para seleccionar os seus membros e avaliar a sua sanidade mental? E é claro que não me diga que se pode ser pedófilo e nunca executar o acto pois basta olhar as estatísticas dessa probabilidade!
Depois digo-lhe que me perturba que troque as minhas palavras, você é que diz que eu critico o cuidado da Igreja, cuidado para si, para mim negligência, descuido... Isso para mim Não é cuidado! Depois desculpe amigo, mas acho que se excedeu quando opinou sobre a minha vivência pessoal dizendo que nunca fui acusada injustamente. Que sabe você de uma mera desconhecida? Pelo contrário já fui acusada e bem acusada, e só lhe possa dizer da minha experiência, se você tivesse sido acusado injustamente, saberia que não há maior paz e maior tranquilidade!

Quando diz: "Os homosexuais são acolhidos pela Igreja porque ela é mãe, a prática homosexual que é condenada como todo pecado" acho que desviou totalmente do assunto, o assunto era, a igreja não faz nada dentro da igreja quando sabe de praticas homossexuais durante anos. A Igreja só faz algo quando vem a público.



Por fim: "Se você é católica, critique, mas tenha ação, São Francisco não tinha autoridade nenhuma, mas deu lugar a Deus e o mesmo lhe fez instrumento de recusntrução para levantar e limpar os escombros daquela igreja impura. Que os cristãos tenham coragem de sair de seus confortos e ir a luta contra os males deste mundo, a favor do Reino de Deus". Eu sou católica e participo nas actividades da Igreja para que saiba, acho que você, desconheço o seu grau de envolvimento na igreja, mas tem um discurso um pouco tendencioso, veja que há que sair dos seus próprios sapatos para avaliar imparcialmente e em verdade. Sugira-me uma acção. Até ao momento não estou a ver o que possa fazer para mudar certas coisas na Igreja, mas se vc vê diga-me. Talvez escrever ao Papa?

Calculo que nem tudo tenha gostado de ler, mas é escrevendo neste caso que a gente se entende, ou faz por isso!

Em Cristo







xclusiva

Mensagens : 14
Data de inscrição : 25/07/2013
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Pedofilia, homossexualidade ... Empty Re: Pedofilia, homossexualidade ...

Mensagem por xclusiva Ter Jul 30, 2013 9:57 pm

Espero que não me tenha excedido no empolgamento do assunto, e que tudo seja acolhido com amizade fraterna. Até breve!

xclusiva

Mensagens : 14
Data de inscrição : 25/07/2013
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos