Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Septuaginta

2 participantes

Ir para baixo

Septuaginta Empty Septuaginta

Mensagem por gleidsonmacedo Qua Jun 26, 2013 4:07 pm

Pessoal, gostaria de maiores informações sobre a Septuaginta.

Explico-me: Eu pretendia escrever sobre o cânon bíblico, e como o publico não seria 100% católico pensei que não seria bastante o argumento que o magistério e a tradição já definira o cânon muito antes da reforma protestante, eu queria (quero) um fato histórico que pudesse confirmar isso, e pensei na Septuginta, afinal era uma tradução usada pelos apóstolos e até mesmo por Jesus, porém pesquisando encontrei alguns argumentos usados contra a Septuaginta que me fizeram querer pesquisar um pouco mais, porém tá difícil achar algo, os argumentos são:

- Não há um consenso sequer sobre a existência da Septuaginta antes de Cristo, há quem diga que ela foi feita depois dos livros do novo testamento e só por isso há tantas concordâncias entre essa tradução e as palavras dos apóstolos e Cristo, e não o contrário.

- A Septuaginta continha 15 livros "apócrifos" "adicionados" no AT, por que a Igreja não decretou todos eles como inspirados, mas apenas 7 livros que temos hoje?

Grato
gleidsonmacedo
gleidsonmacedo

Mensagens : 38
Data de inscrição : 09/12/2012
Idade : 41
Localização : Abreu e Lima - PE

http://arautodejesuscristo.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Septuaginta Empty Re: Septuaginta

Mensagem por Jonas E. Qui Jun 27, 2013 7:16 am

Gostei muito do tema proposto Gleidon, acompanharei este tópico por achar que poderei aprender algo interessante. Já estudei um bom tempo sobre a Septuaginta e com o desenrolar da tópico incluirei umas perguntas sobre o mesmo tema. Gostaria de indicar mais uma dica ao tema proposto.

Sendo que os próprios Judeus acreditavam que os 15 livros adicionais (e ainda acreditam) da Septuaginta não seriam livros inspirados, mas unicamente de estudo adicional (ou referência) e o próprio Jesus ou os apóstolos nunca citaram nenhum destes livros no novo testamento (exceto pelas frases que apareciam tanto nestes livros quando igualmente nos livros considerados canônicos pelos judeus), como podemos acreditar que Jesus considerou os 7 livros incluídos no cânon católicos e que não constam no cânon evangélico como livros inspirados por Deus?

Jonas E.

Mensagens : 169
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos