Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Origem da bíblia

+4
MSPP
Fabricio
Apologética Católica
claudiof
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Origem da bíblia

Mensagem por claudiof Sáb Fev 23, 2013 12:39 am

Acreditando que Deus existe, o próximo passo seria o caminho para a santidade, que é tentarmos fazer o que Jesus nos ensinou. Mas como saber que Jesus não foi apenas um homem sábio, e que os milagres descritos na Bíblia não foram inventados ?

Pessoal, desculpem-me pelo atrevimento, mas sou bastante leigo no assunto, e preciso de um ponto de partida.

Att,
Cláudio Fontana.

claudiof

Mensagens : 29
Data de inscrição : 22/02/2013
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por Apologética Católica Sáb Fev 23, 2013 4:52 pm

Irmão Cláudio que a paz de Cristo esteja contigo.

Primeiramente gostaria de lhe dizer que existem muitas pessoas ainda com esses tipos de dúvidas, que surgem nas mentes das pessoas tudo isso fruto de um mundo secularizado onde a fé no que não vimos se torna quase inviável para os olhos do mundo. Primeiramente temos que ter fé, ela é fundamental e sem ela de nada somos, então essa mesma fé é que nos faz acreditar no Cristo naquele que não só foi um homem sábio mas sim o Deus encarnado que habitou entre nós.

Bem vamos por partes:
Todos sabemos que Jesus Existiu, tanto os Cristão quanto os ateus, cientistas, historiadores, entre outros, mas algum desses defendem essa sua dúvida, que Jesus foi apenas um sábio e os evangelhos não passam de obras literárias comuns, mas isso só foi até um certo tempo quando um grande numero de racionalistas resolveram destruir os evangelhos provando que eles eram obras de escritores qualquer, e dizer que Jesus foi apenas um homem sabido.
Os grandes racionalistas que participaram da revolução francesa, eles diziam que era fácil destruir o Cristo dos evangelhos então mergulharam em longos anos de estudos, usando as mais complexas técnicas filosóficas e lógicas possíveis, dedução, contradição, entre outras, mas de nada adiantou se foram décadas de pesquisas tentando achar um só erro, ou uma contradição entre os escritos, tudo em vão. No final de tudo um deles disse: "Levemos décadas para tentar destruir os evangelhos provando que eles eram falsos, mas o que conseguimos fazer foi construir um pedestal para a Igreja colocá-lo em cima."

É isso irmão se os Grandes racionalistas tentaram provar a "falsidade" dos escritos sagrados e não conseguiram realmente tem alguma coisa por trás de tudo isso, pois não é possível vários escritores, escreverem sobre as mesmas coisas, sobre a mesma pessoa(Jesus) e em nenhum momento não se contradizerem nem desmentirem um ao outro, não acha isso fantástico?

Como temos o dizer, mentira tem perna curta, só lembrando que o ultimo livro da bíblia foi escrito por volta do ano 100 então já se passaram quase dois milênios, você acha se os evangelhos fossem uma invenção humana com os recursos e os estudiosos que temos hoje já não teria sido desmascarado, com tantos tentando destruir e denegrir a imagem da Igreja.
Há uma força divina por trás de tudo isso, não é possível um livro tão lindo e rico em significados possa ser fruto de uma mente humana.

Caro irmão lhe aconselho que faça um estudo bíblico teológico para aprofundar seus conhecimentos, leia bons livros, e não fique com dúvidas porque elas são prejudiciais principalmente nesse mundo secularizado.

Lhe aconselho também o Livro "Jesus Cristo é Deus?" da editora Cleofas, muito bom e vai lhe ajudar a entender melhor, e esclarecer suas dúvidas.
Espero ter ajudado qualquer outra dúvida que possivelmente não esclareci em meus escritos estou a disposição para tirá-la.
Que Deus lhe abençoe!
Apologética Católica
Apologética Católica

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : Gravatá-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por claudiof Dom Fev 24, 2013 7:40 pm

Pessoal, obrigado pelas dicas, vou ler o livro sugerido e a Bíblia, acredito que eu tenha lido cerca de 70% dela, mas sempre aos pedaços, pretendo ler ela do começo ao fim desta vez, agora tenho mais tempo, mas mesmo assim talvez demore um pouco. Assim que eu conseguir volto a falar com os senhores pra dizer se funcionou.

Até mais.

claudiof

Mensagens : 29
Data de inscrição : 22/02/2013
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por claudiof Seg Fev 25, 2013 11:04 am

Dessa vez quero ler sem deixar nada por entender.

Estou em Mateus, cap. 5 a 7, no Sermão da Montanha, e me lembrei de algo que me intriga há algum tempo: os apóstolos lembravam ou anotavam o que Jesus dizia, e no futuro eles colocaram no papel?
O sermão da montanha é um texto bem longo, Mateus anotou ou como ele fez ?

claudiof

Mensagens : 29
Data de inscrição : 22/02/2013
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por claudiof Seg Fev 25, 2013 11:14 am

Pelo que encontrei, os apóstolos anotavam mesmo.

claudiof

Mensagens : 29
Data de inscrição : 22/02/2013
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por Fabricio Seg Fev 25, 2013 8:12 pm

Prezado claudiof,

A leitura da Bíblia é bastante salutar, mas por si só é insuficiente e até perigosa. Assim como ninguém se torna médico apenas lendo livros de medicina, não espere conhecer a doutrina de Cristo apenas lendo as Escrituras.

Em primeiro lugar, lembremos que as Escrituras foram compostas em línguas mortas, num tempo remoto, e por uma sociedade muitíssimo diferente da nossa. Juntar as peças e interpretar a mensagem não é tarefa para leigo. O próprio apóstolo São Pedro já nos falava sobre a falta de clareza de alguns textos da Bíblia:

"Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras." (II Pedro, 3,16)

Em segundo lugar, lembremos que Cristo instituiu a Igreja, a qual foi dada a missão de ensinar o Evangelho e ministrar os Sacramentos.

Portanto, da mesma forma que para aprender medicina é precisor recorrer à universidade e aos livros, para aprender os ensinamentos de Cristo também é necessário recorrer à Igreja e às Escrituras.

Fique com Deus


Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por Apologética Católica Seg Fev 25, 2013 10:46 pm

Não pude deixar de observar a publicação do irmão Fabricio muito importante o que ele falou, ótima dica Claudiof, as escrituras possuem partes de difíceis interpretações e nada melhor que a ajuda da Igreja mesma que instituiu o canôn de toda a bíblia, foi dela o dever de escolher os livros inspirados e os apócrifos, e também é dever dela interpretá-los verdadeiramente sem fugir nem deturpar a verdade. Nossa fé tem como recursos um "tripé", a Sagrada Tradição, O Sagrado Magistério e a Sagrada Escritura.

Claudiof escreveu:
os apóstolos lembravam ou anotavam o que Jesus dizia, e no futuro eles colocaram no papel?
O sermão da montanha é um texto bem longo, Mateus anotou ou como ele fez ?

Veja bem, os Apóstolos no que a Igreja nos ensina guardavam tudo aquilo em seus corações, lembranças dos milagres e dos fatos que aconteceram, mais tarde foi que eles escreveram contando a história, mas quando eles escreveram não tinham em mente que estavam escrevendo a Bíblia, apenas escreveram o evangelho de Jesus que era ensinado oralmente pelo próprio MESTRE, Jesus falou "Ide e anunciai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16,15), ele não disse "ide e escrevei!, os apóstolos escreveram inspirados pelo Espírito Santo, mas o evangelho era ensinado oralmente.

Boa Leitura e profunda meditação no que ler, é o que te desejo! Uma ótima ajuda é o Catecismo da Igreja Católica para nos ajudar a entender melhor a Sagrada Escritura, se não tiver você pode até baixar pela internet.
Deus abençoe!
Apologética Católica
Apologética Católica

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : Gravatá-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por Fabricio Ter Fev 26, 2013 7:27 pm

Só uma pequena complementação:

A autorida apostólica não é um critério para identificar quais livros são canônicos, pois o Novo Testamento não foi escrito somente pelos apóstolos.

Temos por exemplo, São Marcos, que escreveu um Evangelho, que não era apóstolo. São Lucas, autor de um Evangelho e do Livro dos Atos dos Apóstolos, também não era apóstolo. Acredita-se que a Epístola aos Hebreus também não foi escrita por São Paulo, (pois Paulo identificava-se em todas as cartas, o que não ocorre nesta epístola) mas por um colaborador próximo (talvez São Clemente Romano, talvez Silvano). Houve ainda algumas controvérsias em torno do Apocalipse, que poderia não ter sido escrito por São João Apóstolo, mas por um outro João. De qualquer maneira, isto não invalida a inspiração dos livros canônicos definidos infalivelmente pela Igreja.

Fiquem com Deus

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por claudiof Ter Fev 26, 2013 11:17 pm

Obrigado pelas sugestões, acho que vou ler o livro antes então, para que eu não faça má interpretação, depois leio o catecismo e depois a bíblia, e quando eu tiver dúvidas eu procuro no google. Acham que nessa ordem seria melhor ?

Apologética, o senhor mencionou que os apóstolos não escreveram as falas de Jesus, só depois de anos que foram por no papel, baseado na fala de Jesus "Ide e anunciai o evangelho a toda criatura". Porém, o fato de uma afirmação ser verdadeira não invalida o seu contrário, ou seja, Ele não disse "ide e escrevei", mas também não disse "não escrevei", ou se Ele disse, poderia me mostrar a passagem?

Ou talvez o sr. tem alguma outra fonte, mas se baseia só neste fonte, como o sr. consegue justificar, sendo que a conclusão consiste em afirmar que algo é verdade somente por não ser possível certificar seu contrário ?

Pelo que encontrei naquele dia, fiz uma dedução que os apóstolos anotavam porque o sermão da montanha tem 3 capítulos grandes, me parece bastante difícil o grupo que ouviu ter decorado aquelas palavras, então procurei no google e achei que essa hipótese está no livro A Critical Essay on the Gospel of Luke, de Friedrich Schleiermacher:
archive.org/stream/gospelofstluke00schluoft#page/n175/mode/2up/search/apostle
A princípio achei o livro citado neste site:
novotestamento1.wordpress.com/2010/06/16/hipoteses-de-formacao-dos-evangelhos-hipotese-do-evangelho-primitivo-e-dos-fragmentos
último parágrafo:
"conjecturou que os autores originais (apóstolos) anotavam as pregações de Jesus."

Talvez seja melhor eu fazer as leituras recomendadas antes de ficar fazendo perguntas, mas essa eu estava curioso.

PS: não estou conseguindo por os links, diz que não tenho permissão, tive que tirar o prefixo http dos links.

claudiof

Mensagens : 29
Data de inscrição : 22/02/2013
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por Fabricio Qua Fev 27, 2013 7:26 pm

claudiof,

O argumento de que os Evangelhos só puderam ser escritos porque os apóstolos anotavam o que Jesus dizia é típico do movimento racionalista, fortemente presente em algumas correntes protestantes, principalmente européias.

Na verdade, nenhuma passagem das Escrituras dá a entender que os apóstolos anotavam. Isso seria até pouco provável, dada as circustâncias e locais em que Nosso Senhor fazia seus pronunciamentos e exortações (seria bem difícil dispor de papel e tinta dentro de um barco, por exemplo).

O racionalismo, quando se restringe às barreiras da natureza humana, esquece-se da face sobrenatural da Igreja. Humanamente falando, é claro que os apóstolos e demais autores do Novo Testamento não poderiam se lembrar de tudo o que Jesus disse e fez. Mas lembremos que a Igreja, devido a graça de Deus, não se limita ao plano humano. Foi o próprio Jesus que disse que o Espírito Santo traria à memória dos apóstolos tudo quanto Ele havia ensinado:

"Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito." (São João, 14:26)


De tudo que o Espírito Santo inspirou, algumas coisas foram escritas, outras não, como também atesta o evangelista:

"Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever." (São João, 21:25)


Fique com Deus.

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por Apologética Católica Qua Fev 27, 2013 11:35 pm

Analisando os evangelhos com todas as formas de questionamento possíveis não é possível provar que os apóstolos anotavam aquelas coisas que Jesus fazia, Nós temos que entender as circunstancias daquela época, não existia papel, nem caneta esferográfica, os evangelhos foram escritos em pergaminhos de couro de carneiro, e não existia um escrivão junto de Jesus com uma grande quantidade de couro pra ser escrito, escrever era uma coisa delicada e demorada, não é como hoje com as máquinas e computadores e também a imprensa tudo está mais fácil.
Devemos lembrar que no google nós encontramos todo tipo de informações verdadeiras, e falsas, se não forem de fontes confiáveis não devemos dar ouvidos.
Não entendemos como tudo foi escrito, como o amigo mesmo lembrou que são longos textos como será que eles lembraram de tudo?
Não podemos esquecer que o Espirito Santo está conosco todos os dias, desde o tempo dos escritores evangélicos até os dias de hoje, então foi esse mesmo Espirito que revelou todas as coisas necessárias dos sagrados escritos.
Deus abençoe a todos!
Apologética Católica
Apologética Católica

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : Gravatá-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por claudiof Qui Fev 28, 2013 4:19 pm

Pessoal, agradeço pela ajuda, me convenceu a passagem em (São João, 14:26), não consigo imaginar uma resposta melhor, pois se Jesus é Deus, é natural que este tipo de coisa aconteça, a tese dos apóstolos terem anotado descredita a divindade de Cristo.

Apesar de que ainda tenho algumas dúvidas, vou antes fazer as leituras conforme recomendado e retorno se ainda estiver duvidando, obrigado por enquanto.

claudiof

Mensagens : 29
Data de inscrição : 22/02/2013
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por MSPP Sáb Mar 02, 2013 3:51 pm

Fabricio escreveu:Prezado claudiof,

A leitura da Bíblia é bastante salutar, mas por si só é insuficiente e até perigosa. Assim como ninguém se torna médico apenas lendo livros de medicina, não espere conhecer a doutrina de Cristo apenas lendo as Escrituras.

Em primeiro lugar, lembremos que as Escrituras foram compostas em línguas mortas, num tempo remoto, e por uma sociedade muitíssimo diferente da nossa. Juntar as peças e interpretar a mensagem não é tarefa para leigo. O próprio apóstolo São Pedro já nos falava sobre a falta de clareza de alguns textos da Bíblia:

"Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras." (II Pedro, 3,16)

Em segundo lugar, lembremos que Cristo instituiu a Igreja, a qual foi dada a missão de ensinar o Evangelho e ministrar os Sacramentos.

Portanto, da mesma forma que para aprender medicina é precisor recorrer à universidade e aos livros, para aprender os ensinamentos de Cristo também é necessário recorrer à Igreja e às Escrituras.

Fique com Deus

Esta é demais!
A leitura da biblia é perigosa?!
Mas perigosa para quem?!
Para quem a lê para quem não quer que seja lida, sem poder influenciar a sua compreensão a seu favor?!

Quanto às ciências dos homens devo lembrar que o 1º cientista nada aprendeu de uma universidade. Foi um auto-didata dedicado com a ajuda dos dons de YHWH.
As conclusões do Sr. Fabrício são precipitadas e nitidamente suspeitas.
A falta de clareza de textos bíblicos (em especial de PAULO) só são prejudiciais se o intimo das pessoas for mau e os usarem para promoção egoísta.
Mesmo que as pessoas não compreendam, não há nada de mal.
Eu li quase toda a Biblia muito antes dos 18 anos, mas as cartas de Paulo já tinha 18 anos quando as li, porque não o compreendia.
A motivação de ler as cartas de Paulo veio de um «padre» de moral que mas ofereceu como prémio de bom comportamento.
Ora se até um padre me ofereceu esses escritos dificeis de compreender, era mesmo para ler.
Lembro que a oferta foi no fim do ano escolar e ela nunca mais deu aulas de moral na cidade da Guarda onde eu estudava, mas foi para Lisboa.
Se quiserem saber o nome desse padre procurem por padre «VITOR FRANCISCO XAVIER FEYTOR PINTO»
http://www.diocesedaguarda.pt/component/content/article/404-vitor-francisco-xavier-feytor-pinto-

Quanto às línguas mortas devemos anotar o seguinte:

Na verdade o latim língua em que não foi escrita a Bíblia é apenas oficialmente falada no Estado do Vaticano que fica na cidade de Roma (Itália).
Grande parte do texto bíblico foi escrito em Hebraico e Grego coiné.
O hebraico apesar de moribundo durante milénios é hoje (desde 1948) língua oficial do Estado de Israel, que fica na terra Santa, onde Cristo viveu e ensinou.
O grego (mais evoluido) é ainda hoje falado na Grécia. Sponho que os gregos de hoje compreendem o grego coiné como eu também compreendo o português arcaico e o galego.
Lembro que tanto o português assim como o galego foram uma só língua: o «galaico português». O galego de hoje parece português arcaico, com uma leve sonoridade de Castelhano.

Assim, a dificuldade linguística é facilmente ultrapassada desde que tenhamos uma motivação semelhante à de um bébé que em poucos anos (mesmo muito poucos) já tem um rico vocabulário da língua materna que aprendeu naturalmente ao viver em comunhão com a sua família.

Não tenham medo de ler e de estudar a Bíblia.
Mas se tiver gente disponível que seja idónea e de confiança podem e devem aceitar a sua ajuda gratuita e voluntária.
Lembro que antes de haver cientistas formados, doutorados ou licenciados em Universidades, houve pessoas que se dedicaram a preparar os alicerces que agora estudam e nunca andaram em universidades, mas aprenderam com a força do seu trabalho e dedicação.
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por mazzzo Dom Mar 03, 2013 8:20 pm

MSPP escreveu:
Esta é demais!
A leitura da biblia é perigosa?!
Mas perigosa para quem?!

A leitura da Bíblia é perigosa para quem se coloca acima dos outros, para quem se acha mais que a Igreja.
Essas pessoas acham que o que elas interpretam do texto bíblico é a própria Palavra de Deus e todos os que não concordam com elas, em seus entendimentos, estão errados...
MSPP escreveu:
Não tenham medo de ler e de estudar a Bíblia.

Tenham medo do orgulho, da prepotencia, que faz pessoas que estudam a Bíblia confiarem demais em si mesmas... orgulho e prepotencia que faz certas pessoas desprezarem a Igreja, deprezarem os teólogos, desprezarem tudo o que não combina com os próprios interesses e achismos....


mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por MSPP Seg Mar 04, 2013 2:11 pm

mazzzo escreveu:
MSPP escreveu:
Esta é demais!
A leitura da biblia é perigosa?!
Mas perigosa para quem?!

A leitura da Bíblia é perigosa para quem se coloca acima dos outros, para quem se acha mais que a Igreja.
Essas pessoas acham que o que elas interpretam do texto bíblico é a própria Palavra de Deus e todos os que não concordam com elas, em seus entendimentos, estão errados...
Essas pessoas podem também fazer parte da igreja Católica Romana e dominar os outros servindo-se da sua posição estratégica! (O mesmo pode acontecer com outras igrejas cristãs)
mazzzo escreveu:
MSPP escreveu:
Não tenham medo de ler e de estudar a Bíblia.

Tenham medo do orgulho, da prepotencia, que faz pessoas que estudam a Bíblia confiarem demais em si mesmas... orgulho e prepotencia que faz certas pessoas desprezarem a Igreja, deprezarem os teólogos, desprezarem tudo o que não combina com os próprios interesses e achismos....
Se as pessoas não tiverem quem as ensine é louvável lerem e estudarem por elas mesmas e não adiarem o que é importante.
Não devemos confundir desprezo pela «igreja católica», com desprezo pela igreja do Cristo.
A igreja católica pode virar-nos as costas, mas a igreja de Cristo, da qual faz parte o Espirito Santo de Yeshua vindo de YHWH, nos ajuda sempre que necessitamos, desde que humildemente lhe peçamos.
Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!»
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Lc+11#13

Há mestres que dizem: «Vinde aqui ter connosco!»
Mas é o próprio Espirito de YHWH que vai ter com as pessoas sinceras.
Os homens podem abandonar-nos. YHWH não!
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por mazzzo Qua Mar 06, 2013 9:43 pm

MSPP escreveu:
Não devemos confundir desprezo pela «igreja católica», com desprezo pela igreja do Cristo.

A igreja católica pode virar-nos as costas, mas a igreja de Cristo, da qual faz parte o Espirito Santo de Yeshua vindo de YHWH, nos ajuda sempre que necessitamos, desde que humildemente lhe peçamos.
Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!»
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Lc+11#13

Há mestres que dizem: «Vinde aqui ter connosco!»
Mas é o próprio Espirito de YHWH que vai ter com as pessoas sinceras.
Os homens podem abandonar-nos. YHWH não!


Então apresente qual é a Igreja de Cristo estruturada no mundo, hoje. Por acaso é uma das milhares que foram inventadas nos ultimos séculos? Agora, se você nega que a Igreja de Cristo é real, concreta, estruturada neste mundo (sendo todos os batizados unidos aos sucessores dos Apóstolos) você faz isso 100% baseado em seu achismo, em seu umbigo.

É o próprio Espírito Santo que vai ter com pessoas sinceras, e não com pessoas abismadas no próprio umbigo. Lá em Atos, tinha o eunuco que lia as Escrituras e o Espírito Santo foi pessoalmente esclarece-lo, mas enviou Felipe.


mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por MSPP Qui Mar 07, 2013 2:15 pm

Caro mazZzo,

Eu gostaria muito que lesse com muita atenção o que aconteceu com Filipe e o Eunuco.
O Eunuco ia a ler a bíblia, mas não estava a perceber nada.
O que ia a ler além da aplicação que teve durante o tempo de Isaías tinha uma outra aplicação mais completa em YESHUA.
O E.S. disse a Filipe para transmitir a Boa Nova ao Eunuco.
Filipe foi ter com o eunuco, que ia à frente e falou com ele.
O Eunuco apenas recebeu essa mensagem e pediu o Batismo.
Filipe sem exitar batizou-o. Não se fala em registo algum nem em hierarquias religiosas, e ambos se separaram. Filipe ficou em Judá e o Eunuco (que era um prosélito do judaísmo) seguiu viagem para a Etiópia.

Como tudo foi tão simples, a agora é tudo tão complicado?!
Dá para pensar!


Sim, pense e deixe em paz o meu umbigo que nunca viu.
E lembre-se que foi pelo umbigo que tanto eu como você nos alimentámos das nossas mães.

Veja aqui a história de Filipe e do eunuco etíope.
Leia aqui o cap 53 de Isaías que estava a ler o Eunuco.
Para se situar no contexto, leia também o cap. 52, e em especial a partir do verso 13.

13Olhai, o meu servo terá êxito,
será muito engrandecido e exaltado.
14Assim como muitos ficaram espantados diante dele,
ao verem o seu rosto desfigurado
e o seu aspecto disforme,
15agora fará com que muitos povos fiquem bem impressionados.
Os reis ficarão boqueabertos,
ao verem coisas inenarráveis,
e ao contemplarem coisas inauditas.

1*Quem acreditou no nosso anúncio?
A quem foi revelado o braço do SENHOR?
2O servo cresceu diante do SENHOR como um rebento,
como raiz em terra árida,
sem figura nem beleza.
Vimo-lo sem aspecto atraente,
3desprezado e abandonado pelos homens,
como alguém cheio de dores,
habituado ao sofrimento,
diante do qual se tapa o rosto,
menosprezado e desconsiderado.
4*Na verdade, ele tomou sobre si as nossas doenças,
carregou as nossas dores.
Nós o reputávamos como um leproso,
ferido por Deus e humilhado.
5Mas foi ferido por causa dos nossos crimes,
esmagado por causa das nossas iniquidades.
O castigo que nos salva caiu sobre ele,
fomos curados pelas suas chagas.
6*Todos nós andávamos desgarrados
como ovelhas perdidas,
cada um seguindo o seu caminho.
Mas o SENHOR carregou sobre ele todos os nossos crimes.
7*Foi maltratado, mas humilhou-se e não abriu a boca,
como um cordeiro que é levado ao matadouro,
ou como uma ovelha emudecida nas mãos do tosquiador.
8Sem defesa, nem justiça, levaram-no à força.
Quem é que se preocupou com o seu destino?
Foi suprimido da terra dos vivos,
mas por causa dos pecados do meu povo é que foi ferido.
9Foi-lhe dada sepultura entre os ímpios,
e uma tumba entre os malfeitores,
embora não tenha cometido crime algum,
nem praticado qualquer fraude.
10Mas aprouve ao SENHOR esmagá-lo com sofrimento,
para que a sua vida fosse um sacrifício de reparação.
Terá uma posteridade duradoura e viverá longos dias,
e o desígnio do SENHOR realizar-se-á por meio dele.
11Por causa dos trabalhos da sua vida verá a luz.
O meu servo ficará satisfeito com a experiência que teve.
Ele, o justo, justificará a muitos,
porque carregou com o crime deles.
12Por isso, ser-lhe-á dada uma multidão como herança,
há-de receber muita gente como despojos,
porque ele próprio entregou a sua vida à morte,
e foi contado entre os pecadores,
tomando sobre si os pecados de muitos,
e sofreu pelos culpados.
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty mais uma dúvida

Mensagem por claudiof Qui Mar 07, 2013 10:03 pm

pessoal, estou lendo o livro "Jesus Cristo é Deus?" da editora Cleofas, em um dos trechos o autor faz citações do antigo testamento e diz que são predições à distância de séculos sobre a morte de Cristo, mas as citações mais detalhadas constam os salmos Ps., XXI, 19, Ps., XXI, 17., Ps., XXI, 16., Ps., LXVIII, 22., Ps., XXI, 7 sq.

Porém não consegui encontrar esses salmos, pela busca das palvras-chave aparecem em Mateus, mas Mateus é do novo testamento, depois que já foi a crucificação, por que é escrito Ps e não Mateus, seria uma citação antiga em Mateus ?

claudiof

Mensagens : 29
Data de inscrição : 22/02/2013
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por claudiof Qui Mar 07, 2013 10:21 pm

Esses aqui também, eu não sei onde procurar na bíblia: II, 7 sq.
[12] III, 1.
[13] V, 2.
[14] IX, 1-2; XLII, 1 sq.
[15] XI, 12.
[16] LIII, 12.
[17] LIII, 8
[18] L, 6.

aqui tem a bíblia online: http://www.bibliaonline.com.br
poderiam me indicar onde estão um deles ? me indicando um os outros eu acho, parecem ser do mesmo lugar.

claudiof

Mensagens : 29
Data de inscrição : 22/02/2013
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qui Mar 07, 2013 10:44 pm

Caro Cláudio,

Estas citações dos salmos estão escritas, se não me engano, em francês (PSALMOS), e os capítulos em algarismos romanos. Para sua compreensão, eles são os seguintes:


Ps., XXI, 19 = Salmo 21, 19
Ps., XXI, 17 = Salmo 21, 17
Ps., XXI, 16 = Salmo 21, 16
Ps., LXVIII, 22 = Salmo 68, 22
Ps., XXI, 7 sq. = Salmo 21, 7 e seguintes.

Em relação a sua segunda postagem neste tópico, não posso ajudá-lo porque não consta o nome do livro ou dos livros.

Qualquer coisa, pode nos questionar que aqui estamos para ajudar a todos.

Fique na paz de Nosso Senhor !!!

Um grande abraço !!!

Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por claudiof Sex Mar 08, 2013 10:55 am

agora entendi, eu tinha consultado a bíblica nesse site http://www.bibliaonline.com.br/acf/sl/21
mas ela está incompleta, agora achei os trechos que estavam faltando nessa http://www.bibliacatolica.com.br/

consegui achar todas as passagens, obrigado Flávio.

claudiof

Mensagens : 29
Data de inscrição : 22/02/2013
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por camiloabc Dom Mar 10, 2013 6:43 pm

abcdacatequese.com/index.php/partilha/recursos/doc_download/3330-canon-da-biblia

(originalmente vem daqui: www .capuchinhosprsc.org.br/biblia/artigos/Canon.pdf)

Texto sobre a formação do cânon da Bíblia. Está muito bem elaborado e bastante completo.

OBS. Esta Apostila foi inicialmente elaborada pelo saudoso biblista Dom Elizeu de Morais Pimentel, falecido em 2003,
e agora revista por Frei Ildo Perondi.

São 10 páginas, mas valem a pena.

Saliento esta parte da conclusão:
Um dos resultados da História do Cânon é demonstrar como é falso opor a Escritura à
Tradição
, ou pleitear o principio da “sola scriptura” (só a Bíblia). Cada livro em particular tem a
sua origem no seio do povo eleito do Antigo e do Novo Testamento, refletindo a Tradição sagrada
do povo de Deus.
Nem Cristo nem os Apóstolos deixaram à Igreja um cânon delimitado e obrigatório. Foi
depois de hesitações seculares e muitos debates entre províncias eclesiásticas e os teólogos que a
Igreja, sob a assistência do Espírito Santo, decidiu quais livros serviriam de fontes de revelação de
ambos os Testamentos. De modo que o cânon oficial não é outra coisa senão o reflexo de uma
tradição secular.

camiloabc

Mensagens : 67
Data de inscrição : 06/03/2013
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Ter Mar 12, 2013 5:33 am

Que beleza, Camilo, essa sua postagem. É um esclarecimento numa linguagem muito simples, mas ao mesmo tempo com um caráter argumentativo muito consistente.

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por Jonas E. Qui Abr 25, 2013 7:09 pm

Claudio,

Gostaria de deixar uma dica para estudares a Bíblia.

Primeiramente pensemos em um grande escritor: Vou usar um exemplo de um escritor a quem eu admiro as suas obras que é o Victor Hugo.

Digamos agora que ele escreveu um livro expondo suas crenças e conhecimentos. Digamos também que algum de nós quer conhecer mais sobre as crenças e ensinamentos do Victor Hugo. Podemos aqui usar métodos para conhecer as crenças. Entre elas, podemos procurar conversar com pessoas que conheceram pessoas que conheciam Victor Hugo e conviveram com ele (devido a ele ter morrido a 127 anos, dificilmente encontraremos alguém que o tenha conhecido pessoalmente). Podemos também procurar essas informações em escritores que escreveram biografias da vida de Victor Hugo. Outra maneira é pesquisando em livros de história sobre o que os pesquisadores sabiam sobre ele. Mas também podemos simplesmente escrever o livro escrito por ele pra saber.

Quais destes seria mais digno de confiança? Provavelmente aprenderíamos bem mais de Victor Hugo se lêssemos primeiramente os livros escritos por ele.

O meu conselho é que antes de tudo leia a Bíblia, pois é bem mais fácil conhecer os pensamentos dos profetas diretamente deles. Provavelmente você terá algumas dúvidas quando acabar de ler, então você procura em livros de opiniões contrárias para se aprofundar mais no tema.

Por que livros de opiniões contrárias? Por que após ler a Bíblia, você já terá saberá de verdades incontestáveis. E assim, caso leia algum estudo que tente te mostrar o erro, a sua chance de ser enganado se tornará muito menor.


Para esclarecer ainda mais o tema, gostaria de dar um exemplo. Imaginemos uma criança que nunca conheceu sua mãe, embora a mesma tenha deixado uma carta pra ele assim que o mesmo nasceu. Os pais adotivos sempre falaram mal da mãe dele pra criança. Diziam que a mãe tinha abandonado a criança quando bebê e muitas outras coisas. Quando a criança cresce e acaba conhecendo a mãe pessoalmente, dificilmente vai acreditar no que a mãe disser, porque assim foi formada sua opinião de uma mãe má.

Agora imaginemos que os pais adotivos saiam de casa e a criança acabe lendo a carta da mãe, e na carta vem dizendo que a mãe doou a filha por que a criança tinha uma doença muito grave e cujo tratamento era muito caro, sendo assim, ele acabou dando a criança pra um casal que tivesse muito dinheiro e pudesse bancar as despesas. Mesmo que os pais adotivos tentem falar mal da criança, a mesma terá dificuldade em acreditar nos pais adotivos agora, pois sabe quem é sua mãe.

Embora o exemplo tenha ficado complicado, creio que o senhor entenderá o significado do mesmo. Desejo de todo coração que o Espírito Santo possa iluminar seu estudo da Bíblia.

Que Deus nos abençoe.

Jonas E.

Mensagens : 169
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por camiloabc Ter Abr 30, 2013 1:03 pm

pois, confiem nas próprias forças, esqueçam que Deus quer que sejamos unidos, sejamos o Corpo Místico de Cristo, seja individualista, depois admirem-se de ocorrerem casos destes:

http:// www.youtube. com/watch?v=8fqDa8RPt0o

pois é um caso limite, mas há tantos casos parecidos por aí... Esqueçam séculos de análises da Bíblia, esqueçam o enquadramento histórico, esqueçam a tradição, depois aparecem grupos cristãos com as crenças mais disparatadas que se possam imaginar.

camiloabc

Mensagens : 67
Data de inscrição : 06/03/2013
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da bíblia Empty Re: Origem da bíblia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos