Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oração eucarística e seu prefácio

4 participantes

Ir para baixo

Oração eucarística e seu prefácio Empty Oração eucarística e seu prefácio

Mensagem por gleidsonmacedo Qui Jan 17, 2013 8:18 pm

Boa noite, eu sou católico, leigo e acho muito bonita as orações eucarísticas da Santa Missa e os prefácios, a minha dúvida é se eu posso recitar (retirando a parte da consagração na oração) essas orações privadamente ou até mesmo em alguma reunião, evidentemente não haveria nenhuma espécie pra consagrar, até porque sou leigo, e como eu disse, seria só algumas partes da oração, é lícito recitar essas orações fora da Missa?
Obrigado
gleidsonmacedo
gleidsonmacedo

Mensagens : 38
Data de inscrição : 09/12/2012
Idade : 41
Localização : Abreu e Lima - PE

http://arautodejesuscristo.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Oração eucarística e seu prefácio Empty Re: Oração eucarística e seu prefácio

Mensagem por MSPP Sex Jan 18, 2013 1:08 pm

Eu, or minha parte, não vejo problema algum em recitar essas orações (incluindo a parte da consagração) fora da chamada «missa» E POR QUALQUER PESSOA.
Na realidade as orações e toda a liturgia da «missa» são extremamente muito bem escolhidas dando mesmo a impressão em nada afetarem os princípios bíblicos, apesar de se não desviarem um milimetro das crenças católico-romanas. As palavras parecem serem muito rebuscadas, a fim de ao mesmo tempo querer dizer o que os crentes católicos pretendem e ao mesmo tempo não violarem os princípios bíblicos.
Eu tenho um missal em português e já me dei ao trabalho de o ler com muita atenção e espirito critico. Fiquei muito admirado!
Contudo, para YHWH, a oração excelente é a que se faz com o nosso próprio espírito, mesmo que esteja cheia de imprecisões e até de contradições humanas involuntárias. YHWH aceita-nos como nós somos, desde que nos deixemos moldar por ELE.
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Oração eucarística e seu prefácio Empty Re: Oração eucarística e seu prefácio

Mensagem por Lucas B. Seg Jan 21, 2013 7:50 pm

Caro Gleidson

Não há qualquer restrição ao uso de qualquer oração da Santa Missa, desde que, como já percebeu, se respeite o seu contexto, e como bem citou, seria incoerente uma oração Eucarística sob as espécies, fora do ambiente da consagração na Santa Missa, da mesma forma uma oração sobre as ofertas em um contexto onde nada será oferecido, o bom senso identifica facilmente estas situações específicas, como exemplo disso muitas orações da Santa Missa são também recitada no Oficio Divino (Liturgia das horas).
Fique em paz...

Vinde Senhor Jesus!

Lucas B.

Mensagens : 95
Data de inscrição : 03/05/2012
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oração eucarística e seu prefácio Empty Re: Oração eucarística e seu prefácio

Mensagem por gleidsonmacedo Ter Jan 22, 2013 11:28 pm

Muito Obrigado Lucas B
gleidsonmacedo
gleidsonmacedo

Mensagens : 38
Data de inscrição : 09/12/2012
Idade : 41
Localização : Abreu e Lima - PE

http://arautodejesuscristo.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Oração eucarística e seu prefácio Empty Re: Oração eucarística e seu prefácio

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Jan 27, 2013 9:10 am

Caro Gleidson,

Que a paz de Nosso Senhor esteja no seu coração !

De início, seja bem vindo ao nosso fórum !

É muito bom e interessante a gente fazer o exercício dessas orações. Diferentemente das nossas orações expontâneas e pessoais, as orações chamadas eucarísticas (canon), expressam, para além do pensamento individualizado do crente, o pensamento da coletividade, da Igreja enquanto comunidade apostólica, da comunhão dos santos. É daí que vem toda a beleza das suas palavras e toda a profundidade de expressão de culto, como também a nossa compreensão a respeito do mistério, do ministério e da unidade da Igreja em torno da Eucaristia, da pessoa de Nosso Senhor entre nós. Assim, deve ser lida, recitada e meditada no nosso cotidiano.

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Oração eucarística e seu prefácio Empty Re: Oração eucarística e seu prefácio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos