Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Adoração à hóstia

+2
mazzzo
Pe. Anderson
6 participantes

Ir para baixo

Adoração à hóstia Empty Re: Adoração à hóstia

Mensagem por Pe. Anderson Dom Dez 23, 2012 1:00 pm

NOTA DA MODERAÇÃO: Tópico aberto nos seguintes termos: "Ouvindo um hino tocado na missa de Aparecida, soube que a hóstia é adorada na Igreja Católica. No seu Catecismo, escreve-se no parágrafo 1378: O culto da Eucaristia. Na liturgia da missa, exprimimos nossa fé na presença real de Cristo sob as espécies do pão e do vinho, entre outras coisas, dobrando os joelhos, ou inclinando-nos profundamente em sinal de adoração do Senhor. "A Igreja católica professou e professa este culto de adoração que é devido ao sacramento da Eucaristia não somente durante a Missa, mas também fora da celebração dela, conservando com o máximo cuidarem com solenidade, levando-as em procissão.Se a hóstia é consagrada para ser adorada dentro e fora da missa, então... quando Jesus falou ao partir o pão na santa ceia: Isto é o meu corpo, ele não estava usando de simbolismo (pois o corpo dele na verdade não foi partido, mas partiu o pão)?
Não é a ceia que faz o pão ou hóstia representar a igreja de Cristo (seu corpo) ou o elemento alimentar torna-se Jesus na sua fabricação e consagração, independente do uso que se faça dele (desperdício, desvio de uso ou subtração não autorizada)?
O que acontece quando alguém adora a hóstia é o mesmo do que quando alguém toma a Eucaristia?"
___________________________________________

Caros amigos,
 
Esse tema já foi amplamente explicado no nosso fórum. Peçamos que antes de se criar um novo tópico, se faça uma busca dos tópicos já abertos, para não se repetir ao infinito as mesmas perguntas. É melhor ver esses nosso textos do que confira na "Teologia wikipedia".
 
https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t714-eucaristia-muito-mais-que-reuniao-fraterna?highlight=Eucaristia
 
Em Jo 6 ele não falou em simbolismo e em nenhum lugar na Bíblia ele falou de simbolismo em relação à Eucaristia. O Corpo de Jesus entregue na Eucaristia foi o mesmo entregue na Cruz, poucas horas depois, de modo que na Eucaristia está a presença real de Jesus, em corpo sangue, alma e divinidade. Isso não é irracional, mas é um dom divino, uma obra que o Senhor realizou por primeira vez e que se atualiza em cada celebração eucarística. O poder de transformar o pão e o vinho na Eucaristia é de Deus mesmo, não do padre. O padre foi unido a Cristo e ao Espírito Santo que realizam esse mistério.  
 
Não é a ceia que faz o pão ou hóstia representar a igreja de Cristo (seu corpo) ou o elemento alimentar torna-se Jesus na sua fabricação e consagração, independente do uso que se faça dele (desperdício, desvio de uso ou subtração não autorizada)?
 
Essa sua primeira pergunta é imcompreensível? O que voce quer saber realmente? Pode dizer em outras palavras? De qualquer modo, não há nenhum desperdício de alimento na Eucaristia. Todo o que era pão passa a ser o corpo de Cristo e deve ser consumido totalmente pelos fieis. Nada pode ser perdido, nem um minimo fragmento, porque respeitamos e adoramos a Deus, que prometeu ficar conosco nesse admirável Sacramento.
 
Em sintese, toda a Bíblia é como um cardápio de restaurante que fala do alimento, de Jesus na Eucaristia, que é Ele mesmo que se faz nosso alimento.
 
Quem quiser ver como toda a Bíblia fala da Eucaristia, veja esse vídeo e escute o que é dito nele. Uma verdadeira catequese bíblica a litúrgica.
 
https://www.youtube.com/watch?v=ZThiSseaZUs
 
O que acontece quando alguém adora a hóstia é o mesmo do que quando alguém toma a Eucaristia?
 
Quando se adora Jesus presente na Eucaristia se presta culto a Ele, mas não se lhe toma como alimento, coisa que ocorre quando um o recebe na Comunhão.
 
Granda abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Adoração à hóstia Empty Re: Adoração à hóstia

Mensagem por Pe. Anderson Dom Dez 23, 2012 7:22 pm

Sobre o vídeo indicado, em qual dos livros da Bíblia está escrito que Jesus é um sacramento, um ostensório de metal ou uma porção de trigo de poucos gramas? Por que Jesus não se manifestou com um abraço do sacerdote em alguém da praça? Em qual livro canonizado da Bíblia está escrito que devemos nos ajoelhar diante de um homem (segurando o que estiver segurando: uma arma, uma cruz ou um livro)?

Nos livros que contam a instituição da Eucaristia (Mt. Mc. Luc. 1 Cor.) diz claramente que diz quer ficar conosco no Sacramento da Eucaristia, que transforma o pão no corpo, sangue, alma e divindade de Jesus Cristo. Não é o ostensório o que adoramos, mas Jesus presente na Eucaristia. O Ostensório só serve para proteger Jesus. Por que Jesus não se manifestou? Teriamos que perguntar para ele. Voce acha que ele não se manifestou? Fazendo pessoas indiferentes adorá-lo. Acha isso pouco?

As pessoas não se ajoelhavam diante do sacerdote, mas de Jesus que estava nas mãos do sacerdote. Isso é o gesto comum de quem sabe o que significa adorar. E Jesus é 100% Deus e 100% homem.

A Igreja também é o Corpo de Jesus, o corpo místico, no qual Jesus é a cabeça e nós somos os membros. A Eucaristia é o corpo verdadeiro de Jesus, no qual ele está presente substancialmente. As duas coisas não se excluem, mas incluem. "A Eucaristia faz a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia", como dizia João Paulo II.

O que muda nesse Sacramento é a substância, não os acidentes (cor, cheiro, perfume etc.). Jesus não nos faria comer seu corpo e beber seu sangue com a aparência verdadeira, mas de modo sacramental, baixo as aparencias do pão e do vinho está presente Ele. Assim ele nos prometeu em Joao 6. Leia esse capítulo e veja que não há a menor possibilidade de ver que Ele esteja falando simbolicamente. "O meu corpo é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida". A Igreja Católica cre que aquele texto e os demais da Bíblia são absolutalmente verdadeiros e que desde a sua última Ceia ele se dá a nós como alimento para nossas almas. Basta-nos a fé na Bíblia para aceitá-lo.

A comunhão (aparencia e acidentes de pão) se dissolve na boca em poucos minutos, mas a graça de Deus permanece com quem se alimenta de Jesus. Isso é o que importa. A água acrescentada ao vinho simboliza a nossa humanidade, imersa no sangue e na divindade de Cristo. O padre faz a comunhão baixo as duas espécies por motivos práticos. É muito dificil dar o "vinho" aos fieis sem que nada se perca. Mas nos dias de festas é possivel faze-lo.

No NT a ceia de Corito era simultaneamente a que coisa? As frases devem ser completas, se nao, nao entendemos suas perguntas.

Jesus pediu aos seus discípulos de se ajoelharem diante do pão e do vinho? Certamente não, mas diante dele os discípulos se ajoelham. Quando há fé na promessa de Cristo e nos seus gestos, ajoelhar-se diante da Eucaristia é a coisa mais natural que tem.

Grande abraço.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Adoração à hóstia Empty Re: Adoração à hóstia

Mensagem por mazzzo Seg Dez 24, 2012 5:29 pm

ricardo_gabriel escreveu:Olá, padre e demais leitores. Trago a questão para o nível dos pressupostos, pois para crer na transubstanciação na Eucaristia deve-se tomar premissas mais dogmáticas do que lógicas. Se não, posso aceitá-las como verdade. Quanto ao sexto capítulo do Evangelho de João, o milagre da multiplicação dos pães foi a distribuição da hóstia? Sei que não, porque eles ficaram fartos de tanto comer.

O milagre da multiplicação, no meu entendimento, é um sinal da Eucaristia. Na Eucaristia nós também ficamos satisfeitos pois recebemos Jesus!!! Jesus nos sacia plenamente !!!! O milagre da multiplicação, o pão foi dado abundantemente da mesma forma que na Eucaristia Jesus se dá abundantemente !!!!

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ir para o topo Ir para baixo

Adoração à hóstia Empty Re: Adoração à hóstia

Mensagem por mazzzo Seg Dez 24, 2012 5:32 pm

ricardo_gabriel escreveu:
Jesus já não vive no coração de quem nasceu de novo? Se alguém tomar a hóstia sem estar arrependido de seus pecados, estará tendo comunhão com Cristo? Jesus permanece conosco apenas enquanto os elementos são dissolvidos na boca?

Não devemos receber Jesus se temos pecado aninhado no coração. Precisamos nos arrepender e procurar o sacramento da confissão.

Jesus permanece conosco quando O recebemos enquanto durarem as espécies do Pão, mas isso é dito da presença sacramental. Espiritualmente Jesus está sempre conosco.

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ir para o topo Ir para baixo

Adoração à hóstia Empty Re: Adoração à hóstia

Mensagem por MSPP Qua Jan 02, 2013 4:14 pm

Eu não tenho dúvidas que se eu adorar a hóstia estou a praticar idolatria.
A hóstia seja lá o significado que tiver é uma coisa CRIADA.
Logo não deve ser adorada. É pecado!
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Adoração à hóstia Empty Re: Adoração à hóstia

Mensagem por Geovanni146 Qua Jan 02, 2013 5:03 pm

E quem foi seu criador senão o próprio Mestre Jesus!?
Geovanni146
Geovanni146

Mensagens : 207
Data de inscrição : 18/10/2011
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Adoração à hóstia Empty Re: Adoração à hóstia

Mensagem por MSPP Qui Jan 03, 2013 4:01 pm

Refere-se a quem criou a hóstia ou quem me criou a mim e a todos nós?!

YHWH foi o CRIADOR.
Usou o seu LOGOS.
O LOGOS tomou carne humana na plenitude dos tempos.
(Hebreus 9:26)
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Adoração à hóstia Empty Re: Adoração à hóstia

Mensagem por Geovanni146 Sex Jan 04, 2013 9:58 am

Olá sr Manuel,

O sr tá certo, está mesmo meia genérica essa linha que escrevi. Mas referí-me a instituição da Eucarístia, afirmando que foi o próprio Jesus que deu origem ao santíssimo sacramento.

Abraço. Smile
Geovanni146
Geovanni146

Mensagens : 207
Data de inscrição : 18/10/2011
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Adoração à hóstia Empty Re: Adoração à hóstia

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sex Jan 04, 2013 10:26 am

Ricardo escreveu:

"O corpo de Jesus, para mim, é a igreja" (por ricardo_gabriel em Dom Dez 23, 2012 4:20 pm).

Não se pode negar que a Igreja é o Corpo Místico de Cristo. Entretanto, há que se distinguir entre o Corpo Místico de Cristo e o Pão da Vida, Corpo e Sangue do Senhor que é dado em comunhão aos que integram o seu Corpo Místico. São, portanto, coisas distintas.
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Adoração à hóstia Empty Re: Adoração à hóstia

Mensagem por MSPP Seg Jan 07, 2013 2:14 pm

Não são coisas completamente distintas, mas uma é o prolongamento da outra.

Ambas as coisas são criação de YHWH e têm o mesmo significado, portanto NENHUMA deve ser, por inerência, objecto de ADORAÇÃO.
A diferença é que a Igreja (em especial a esposa do Cristo) é eterna, ao passo que a que agora tem o nome de Eucaristia mas cujo étimo significa Graças a DEUS é temporária até à vinda de Cristo.

Ora veja:
17*Feitas estas advertências, não posso louvar-vos: reunis-vos, não para vosso proveito, mas para vosso dano. 18Em primeiro lugar, ouço dizer que, quando vos reunis em assembleia, há divisões entre vós, e em parte eu acredito. 19É mesmo necessário que haja divisões entre vós, para que se tornem conhecidos aqueles que de entre vós resistem a esta provação.
20Quando, pois, vos reunis, não é a ceia do Senhor que comeis, 21pois cada um se apressa a tomar a sua própria ceia; e enquanto um passa fome, outro fica embriagado. 22Porventura não tendes casas para comer e beber? Ou desprezais a Igreja de Deus e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Hei-de louvar-vos? Nisto, não vos louvo.
23*Com efeito, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus na noite em que era entregue, tomou pão 24e, tendo dado graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim». 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; fazei isto sempre que o beberdes, em memória de mim.» 26*Porque, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha.
27*Assim, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. 28Portanto, examine-se cada um a si próprio e só então coma deste pão e beba deste vinho; 29pois aquele que come e bebe, sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a própria condenação. 30Por isso, há entre vós muitos débeis e enfermos e muitos morrem. 31Se nos examinássemos a nós mesmos, não seríamos julgados; 32mas, quando somos julgados pelo Senhor, Ele corrige-nos, para não sermos condenados com o mundo.
33Por isso, meus irmãos, quando vos reunirdes para comer, esperai uns pelos outros.

http://www.paroquias.org/biblia/?c=1+Cor+11:17-33
Assim não há motivo para adorarmos qualquer tipo de HÓSTIA, seja lá qual ela for.
Hóstia significa «vítima» ... uma vítima oferecida a YHWH.
Ora, quem devemos adorar?! a vítima ou a quem oferecemos essa vítima: YHWH.

Um exemplo:
Um amigo oferece-te um presente que tu gostas muito.
O teu amigo é ou foi (ou está a ser) amigo do presente ou teu amigo?!

O mesmo acontece com a adoração a YHWH por intermédio de uma vítima (hóstia ou sacrifício).
Não precisamos de tirar um curso de «teologia» para percebermos perfeitamente estas coisas.

Naquela ocasião, Jesus tomou a palavra e disse: «Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos entendidos e as revelaste aos pequeninos.
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Mt+11#25
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Adoração à hóstia Empty Re: Adoração à hóstia

Mensagem por Jonas E. Sex Jan 11, 2013 11:49 am

Sobre a Trasubstanciação, gostaria de deixar um texto que eu li algumas vezes falando sobre este tema. Os créditos devidos foram postados ^^

Jesus disse: “Este é o meu corpo” (Mt.26:26) e “Isto é o meu sangue” (Mt.26:28). Estaria ele ensinando a doutrina da transubstanciação dos elementos? Absolutamente que NÃO! Jesus também disse, claramente: "Eu sou a porta. Todo aquele que entrar por mim, salvar-se-á. Entrará e sairá, e achará pastagens" (Jo 10.9). Só um louco interpretaria literalmente essa palavra e admitiria que Jesus é uma porta e que os cristãos são ovelhas comedoras de capim. Ele disse: "Eu sou a videira verdadeira [fonte de vida espiritual], e meu Pai é o agricultor; vós sois os ramos" (Jo 15.1,2,5), nem por isso admitimos que Jesus é uma árvore, o Pai é um plantador de arroz, e os cristãos são ramos. Está claro que essas expressões são figurativas.

Ao dizer "Isto é o meu corpo" estava dizendo, realmente "Isto representa o meu corpo". Se levarmos em conta a interpretação literal, Jesus ao levantar o pão estaria levantando seu próprio corpo. Ademais, naquela oportunidade, como todas as vezes por ocasião da ceia do Senhor, o pão continua com gosto e sabor de pão, bem como o vinho continua com o cheiro e sabor de vinho. Esses elementos não se transformam numa mágica no corpo de Jesus. Se assim fosse, Jesus teria engolido a Si próprio.
.
O pão não se transforma no corpo de Cristo. Jesus instituiu a ceia em MEMÓRIA, para recordação do Seu sacrifício na cruz. Vejam: "Fazei isto em MEMÓRIA de mim" (1Co 11.24-25). O sacrifício de Jesus não pode e não deve ser RENOVADO TODOS OS DIAS. Vejam: "Pois Cristo padeceu uma única vez pelos pecados" (1Pe 3.18). Ele não precisa morrer outras vezes. Então, o culto da ceia do Senhor não objetiva crucificá-LO outra vez, mas recordar a Sua morte expiatória.

"Comer a minha carne e beber o meu sangue" não pode ser interpretado literalmente, pois Deus não aprovaria um ato de antropofagia (comer carne humana com suas vísceras, cabelos e unhas). Nem sempre o significado de um texto é o significado literal, como mais acima foi explicado. Quando lemos que Ele é a pedra angular, o real fundamento da Igreja (1 Co 3.11; Ef 2.20) não podemos entender que Jesus seja realmente uma pedra. São figuras de linguagem.

Fonte: http://lucasbanzoli.no.comunidades.net

Jonas E.

Mensagens : 169
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Adoração à hóstia Empty Re: Adoração à hóstia

Mensagem por MSPP Sáb Jan 12, 2013 1:31 pm

Caro Jonas E.

Você tem toda a razão, toda!

Mas, há um mas,
Mas mesmo que o pão que Cristo deu aos apóstolos seja considerado o CORPO do Messiah, nunca poderemos considerar isso a sua «alma» e «divindade», como ensina a «católica romana».

Assim, mesmo que consideremos a hóstia o corpo do Messiah Yeshua Homem, nunca poderemos estar a adorar essa hóstia, sem correr o risco de idolatrar. Apenas um computador, ou um animal irracional, que nada entendem estão livres de correr esse risco.

E quando falamos de corpo o que quer dizer?!
Há um «corpo» de bombeiros = muitos bombeiros, cada um na sua função.
O «corpo» de bombeiros não é apenas uma representação, contudo não é uma «pessoa», mas podem ser várias.

Significados de corpo:

1)(Anatomia) a parte material de um ser animado
Ex. O corpo humano é uma máquina perfeita.

2) qualquer porção limitada de matéria
Ex. Dois corpos, carregados com cargas elétricas iguais, se repelem.

3) a pessoa, o indivíduo

4) cadáver

Tá lá o corpo estendido no chão. (Música: De frente pro crime, João Bosco/Aldir Blanc)

5) grupo que atua em conjunto
O Lago dos Cisnes foi apresentado pelo corpo de bailes do teatro municipal.

6) agremiação, corporação
Ex. As vítimas do acidente foram atendidas pelo corpo de bombeiros local.

7) parte principal de certos objetos
EX. O corpo do avião sofreu o maior impacto na queda.

8) densidade, consistência
Ex. Deve mexer o mingau até ele tomar corpo.
http://pt.wiktionary.org/wiki/corpo
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Adoração à hóstia Empty Re: Adoração à hóstia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos