Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Absolvição Inválida

2 participantes

Ir para baixo

Absolvição Inválida Empty Absolvição Inválida

Mensagem por Diego Qui Nov 22, 2012 3:31 pm

Estava dando uma olhada num artigo no site do Vaticano quando encontrei, no link "Abuso de menores, Resposta da Igreja" o documento Normae de gravioribus delictis. Fui dar uma lida e encontrei o seguinte:

§ 1. Os delitos mais graves contra a santidade do sacramento da Penitência reservados ao julgamento da Congregação para a Doutrina da Fé são:

1° a absolvição do cúmplice no pecado contra o sexto mandamento do Decálogo, a que se refere o cân. 1378 §1 do Código de Direito Canónico e o cân. 1457 do Código dos Cânones das Igrejas Orientais;


Fui pesquisar no CDC e vi que o cân. 1378 fazia referência ao cân. 977:

Cân. 977 — A absolvição do cúmplice em pecado contra o sexto preceito do
Decálogo é inválida, excepto em perigo de morte.


Queria saber porque a absolvição nesse caso não é válida. Obrigado!
Diego
Diego

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/08/2008
Idade : 32
Localização : Petrópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Absolvição Inválida Empty Re: Absolvição Inválida

Mensagem por Lucas B. Qui Nov 22, 2012 8:29 pm

Caro Diego
Apenas a uma vista preliminar (confesso que não estudei ainda o referido documento), creio que se trate da impossibilidade de o "co-autor" do mesmo pecado ministrar o Sacramento a ele; ex:

Um padre que tenha cometido pecado contra a castidade, digamos com uma mulher casada , não tem a prerrogativa de ele mesmo conceder à ela, absolvição pela confissão, ela (e ele) devem procurar um outro sacerdote.

Isto fundamenta-se no mesmo impedimento que um Sacerdote tem, de conceder a absolvição a si mesmo (co-autor, cumplice), e demais disposições do CDC (se não me engano, Livro IV, I Parte, Título IV, Capítulo I, etc..., resumindo, a partir do cânone 960).

Se tiver mais alguma dúvida (ou se eu mesmo estiver equivocado), esperemos a contribuição de algum sacerdote ou seminarista aqui do fórum. Fique em paz...

Vinde Senhor Jesus!

Lucas B.

Mensagens : 95
Data de inscrição : 03/05/2012
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Absolvição Inválida Empty Re: Absolvição Inválida

Mensagem por Diego Qui Nov 22, 2012 10:17 pm

Obrigado Lucas! Tinha entendido cúmplice no geral, não como sendo cúmplice caso o outro envolvido fosse o próprio confessor. Se for isso, realmente faz sentido.
Diego
Diego

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/08/2008
Idade : 32
Localização : Petrópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Absolvição Inválida Empty Re: Absolvição Inválida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos