Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Divino Pai Eterno?

5 participantes

Ir para baixo

Divino Pai Eterno? Empty Re: Divino Pai Eterno?

Mensagem por diogo0912 Sex Out 26, 2012 11:18 am

Essa é uma dúvida que me ronda também. A imagem do Divino Pai Eterno é legitimada pela igreja? É permitido retratar Deus Pai em uma imagem? Não está em contradição com o catecismo?
diogo0912
diogo0912

Mensagens : 64
Data de inscrição : 06/02/2011
Idade : 32
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Divino Pai Eterno? Empty Re: Divino Pai Eterno?

Mensagem por diogo0912 Dom Nov 04, 2012 9:16 pm

Olá pessoal,

Gostaria de citar esse texto para enriquecer o debate:


Guardai, pois, com diligência as vossas almas, porque não vistes forma alguma no dia em que o Senhor vosso Deus, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; para que não vos corrompais, fazendo para vós alguma imagem esculpida , na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou de mulher (Dt. 4.15,16).


Deus não apareceu visivelmente a Moisés para evitar que as pessoas fizessem imagens Dele, O representando como homem. Eu sei que quando Jesus veio a terra, Deus passou a ser representado por Ele, assim como cita o texto:

João 3:14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
João 3:15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

Entretanto, Deus Pai não pode ser representado por imagens! O catecismo é nítido sobre isso:

"1159. A imagem sagrada, o «ícone» litúrgico, representa principalmente Cristo. Não pode representar o Deus invisível e incompreensível: foi a Encarnação do Filho de Deus que inaugurou uma nova «economia» das imagens:

«Outrora Deus, que não tem nem corpo nem figura, não podia de modo algum, ser representado por uma imagem. Mas agora, que Ele se fez ver na carne e viveu no meio dos homens, eu posso fazer uma imagem daquilo que vi de Deus [...] Contemplamos a glória do Senhor com o rosto descoberto» (33)."


Entretanto, inclusive o Santo Padre abençoou a imagem!:

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=278782


Enfim, esperando ainda a resposta!

Na paz,
Diogo

diogo0912
diogo0912

Mensagens : 64
Data de inscrição : 06/02/2011
Idade : 32
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Divino Pai Eterno? Empty Re: Divino Pai Eterno?

Mensagem por MSPP Sáb Nov 10, 2012 3:09 pm

Na verdade eu nunca vi YHWH, nem tão pouco Yeshua.
Também não conheço nenhuma foto tirada a Yeshua nem nenhuma pintura (nem imagem) de Yeshua que não seja simples imaginação do artista.
Assim, o que vemos agora na terra é precisamente a mesma coisa que as pessoas viam antes de o VERBO, ou melhor o LOGOS, ( λόγος) ter encarnado, surgindo assim uma pessoa humana (porque antes não existia como pessoa humana, apenas o λόγος estava em DEUS) com o nome de Yeshua (Jesus) e a quem Paulo chama «Jesus Cristo Homem»:

1*No princípio existia o Verbo;
o Verbo estava em Deus;
e o Verbo era Deus.
(João 1:1 - tradução católica dos Capuchinhos)

λόγος ἦν πρὸς τὸν θεόν
O Verbo estava com Deus, (tradução feita pelo google.)
εις γαρ θεος εις και μεσιτης θεου και ανθρωπων ανθρωπος χριστος ιησους

Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem
(1ª Timóteo 2:5 - Tradução católica)

Pois, há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, um homem: Cristo Jesus, (1ª Timóteo 2:5 - Tradução católica dos Capuchinhos)
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Divino Pai Eterno? Empty Re: Divino Pai Eterno?

Mensagem por diogo0912 Seg Nov 12, 2012 2:31 pm

Olá, Manuel!

Estou querendo saber a posição da igreja sobre a imagem do divino pai eterno. Quanto a questão da imagem de Jesus, não tenho dúvidas sobre isso. Para mim, esse é um assunto claro.

Quanto a questão da mediação, creio que os Santos, os Anjos e Maria podem interceder por nós, tal como eu posso interceder por tí, mas isso não é uma questão pertinente para o tópico.

Mesmo assim, valeu sua boa intenção em querer responder, e muito obrigado mesmo assim!

Na paz (e ainda esperando uma resposta sobre esse assunto...),
Diogo
diogo0912
diogo0912

Mensagens : 64
Data de inscrição : 06/02/2011
Idade : 32
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Divino Pai Eterno? Empty Re: Divino Pai Eterno?

Mensagem por diogo0912 Seg Dez 17, 2012 1:24 pm

Já por algum tempo, venho notando que a participação dos católicos nesse fórum tem diminuido bastante. Não obstante, a participação dos membros de outras denominações vem crescendo consideravelmente.

Também vejo que isso não se dá por falta de resposta ou de argumentação. Pois a igreja é muito rica em seus dogmas, e em sua teologia e filosofia. Além de que, geralmente, nos tópicos que leio e vejo as respostas dos moderadores e dos tira dúvidas oficiais, elas ficam muito bem esclarecidas.


Isso me leva a fazer um questionamento: onde estão os tira dúvidas? O interesse pelo fórum diminuiu?

Esse assunto que pergunto aquí, inclusive, é ainda mais misterioso, pois em nenhuma outra página/lugar consigo uma resposta adequada a essa pergunta.


Pois bem, ainda aguardo resposta.
diogo0912
diogo0912

Mensagens : 64
Data de inscrição : 06/02/2011
Idade : 32
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Divino Pai Eterno? Empty Re: Divino Pai Eterno?

Mensagem por MSPP Ter Dez 18, 2012 12:14 pm

Olá Diogo
Veja neste link uma imagem, onde se supõe estar O PAI (à nossa direita), o Filho (à direita do PAI, mas à nossa esquerda) e o Espirito Santo no meio, ao cimo, representado por uma pomba, e uma mulher coroada (tal qual o Pai e o Filho, ao centro, mas ligeiramente a baixo).
https://www.youtube.com/watch?v=OKmYmZJJEZQ

Será isto uma representação apenas?! ... não sei se é uma fotografia iconográfica de imagens de escultura aprovadas oficialmente.
Embora vestidos de diferente maneira o PAI e o Filho se parecem. Assim, esta iconografia faz-me lembrar a crença dos «Mórmons» que dizem que o seu fundador viu o PAI e o Filho e que eram iguais e ambos HOMENS de carne e osso. http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Smith_Jr.
https://www.lds.org/general-conference/2009/10/joseph-smith-prophet-of-the-restoration?lang=eng&clang=por
Quanto à oração que transmite é nitidamente segundo as crenças Católicas Romanas, mas que em parte ofende algumas crenças cristãs, não católicas.

Eu ainda não percebi o facto de os Católicos apresentarem imagens iconográficas.
Dizem que logo que o LOGOS do PAI, encarnou, de certa forma se poderá dizer que DEUS já tem um corpo humano: o de Yeshua. Assim penso que por causa disso já permitem imagens de escultura que possam representar DEUS. Eu não penso assim.
Mas acho interessante e até pertinente o facto de haver católicos bem informados que ainda têm dúvidas quanto ao uso de imagens do PAI, já que ELE é nitidamente não material (mas espiritual).

24*Deus é espírito; por isso, os que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.»
João 4:24

Quanto ao facto de as autoridades católicas permitirem o uso de imagens, mesmo neste caso, eu penso que é devido ao facto da Igreja Católica Romana, ser muito permeável neste tipo de coisas. Quado eu era pequeno, já me alertavam quanto à idolatria, mas consideravam idolatria o culto de qualquer imagem que não fosse «benzida» pelo «padre». O uso das outras imagens, em especial as usadas pelos não católicos, e em especial pelos pagãos não católicos era considerado «idolatria». Embora teologicamente não seja bem assim, na prática é-o.


Exodo 20:4-5
4*Não farás para ti imagem esculpida nem representação alguma do que está em cima, nos céus, do que está em baixo, na terra, e do que está debaixo da terra, nas águas.
5*Não te prostrarás diante dessas coisas e não as servirás, porque Eu, YHWH, teu Deus, sou um Deus zeloso, que castigo o pecado dos pais nos filhos até à terceira e à quarta geração, para aqueles que me odeiam,
6mas que trato com bondade até à milésima geração aqueles que amam e guardam os meus mandamentos.
Exodo 20
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Divino Pai Eterno? Empty Re: Divino Pai Eterno?

Mensagem por Geovanni146 Sáb Dez 22, 2012 9:40 am

Olá diogo,

Esta imagem que representa o Deus Pai é bastante errada. A igreja na sua doutrina oficial não permite tal representação, e esta, vai mesmo contra o que está no CIC, lamentável.

Sobre a "querela" referente à outros ícones que o sr Manuel nos trouxe, não é preciso comentar, não por desprezo aos escritos dele, até acho que ele (sr Manuel) é bom com as palavras, mas pelo fato de este tema estar amplamente discutido em outro tópico.

Abraço.

Geovanni146
Geovanni146

Mensagens : 207
Data de inscrição : 18/10/2011
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Divino Pai Eterno? Empty Re: Divino Pai Eterno?

Mensagem por Rafael Monteiro Qua Dez 26, 2012 3:50 pm

Exodo 20:4-5
4*Não farás para ti imagem esculpida nem representação alguma do que está em cima, nos céus, do que está em baixo, na terra, e do que está debaixo da terra, nas águas.
5*Não te prostrarás diante dessas coisas e não as servirás, porque Eu, YHWH, teu Deus, sou um Deus zeloso, que castigo o pecado dos pais nos filhos até à terceira e à quarta geração, para aqueles que me odeiam,
6mas que trato com bondade até à milésima geração aqueles que amam e guardam os meus mandamentos.
Exodo 20
[/quote]


"O povo veio a Moisés e disse-lhe: "Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes." Moisés intercedeu pelo povo,
e o Senhor disse a Moisés: "Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo."
Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida."
(Números 21:7-9)

"Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim na extremidade de uma parte, e outro querubim na extremidade de outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele."
(Ex 25,18-19)

Deus não só permite o uso da imagem, como também as utiliza para o seu serviço; e as transforma em objeto de benção para seu povo, sinal de Seu Amor para com Seus filhos.
Rafael Monteiro
Rafael Monteiro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 13/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Divino Pai Eterno? Empty Re: Divino Pai Eterno?

Mensagem por MSPP Qui Dez 27, 2012 1:37 pm

Meu caro Rafael Monteiro

YHWH tem o poder de proibir e de permitir, nós não.
A proibição dada no decálogo é LEI geral.
As permissões são excepções.
Ora se ELE alguma vez nos dá a mão, nós não temos o direito de tomarmos também os pés e cabeça. Estou falando por comparações.

Agora particularizando:
Quanto à serpente, mandou olhar par ela e daí saiam benefícios. YHWH sabe o que faz.
Quanto aos querubins não eram para ser vistos. Estavam escondidos no «santíssimo», também chamado «santo dos santos» que era a parte escondida do Templo, para lá do véu, onde nem os «sacerdotes» entravam. Apenas o «sumo sacerdote», uma vez por ano, no dia do «Perdão» (ou Expiação:Yom Kipur ), dia 10 de Tisri (ou Etanim) entrava. (Levitico 16) No calendário gregorino do ano 2012 ocorreu no dia 26 de Setembro . Se alguém olhasse para a Arca da Aliança, incluindo os querubins morria, e quem lhe tocasse morria. Os sacerdotes transportavam-na aos ombros e coberta.

Portanto, as suas conclusões são muito precipitadas e até impertinentes.

Ora se YHWH manda, nós devemos apenas obedecer-LHE.

YHWH manifestava-se a Moisés entre os dois querubins.
(Ex.25:10-22 )
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Divino Pai Eterno? Empty Re: Divino Pai Eterno?

Mensagem por mazzzo Dom Dez 30, 2012 10:33 am

MSPP escreveu:Meu caro Rafael Monteiro

YHWH tem o poder de proibir e de permitir, nós não.
A proibição dada no decálogo é LEI geral.

Mas no decálogo está a proibição de imagens de falsos deuses, isto é, de idolos.
Não há proibição de imagens religiosas.
Você está inventando algo que não está escrito. Repito: a proibição do decálogo é proibição de falsos deuses representados por animais ou qualquer outra coisa. Deus proibe e a Igreja Católica também.

Não se trata de proibição de imagens de representação religiosa do que é verdadeiro.
Isso Deus mesmo mandou fazer: as imagens dos querubins.

Deus jamais iria proibir no decalogo todas as imagens e depois, numa tremenda contradição, mandar fazer para colocar no local mais sagrado que existia.

A sua interpretação do Decálogo está distorcida.... talvez pelo uso distorcido da Palavra de Deus para que essa possa dar suporte aos interesses proselitistas dos "evangélicos"....

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ir para o topo Ir para baixo

Divino Pai Eterno? Empty Re: Divino Pai Eterno?

Mensagem por mazzzo Dom Dez 30, 2012 7:07 pm

ricardo_gabriel escreveu:Mazzzo, não há a possibilidade das mesmas imagens religiosas tornarem-se ídolos, isto é, tomarem o lugar de Deus em reverência, preferência e honra, no coração do devoto?

Não. Não há como a pessoa que se ajoelha diante de uma imagem de Jesus querer, em seu coração, que a devoção, a oração, a honra tributada seja para a madeira, gesso, pedra da imagem em si, e não para Jesus. Também não há como a pessoa achar que a imagem seja um deus.... É mais do que claro que a imagem é só imagem e que toda honra, devoção, oração diante de uma imagem não é para a imagem como fim ultimo dessas ações, mas para Deus.

ricardo_gabriel escreveu:
Caso isso possa ocorrer, não se dá que o próprio santo tenha se tornado deus para alguém e, por consequência, um falso deus?

Não.

ricardo_gabriel escreveu:
Qual a exceção notada em Êxodo 20,4-5 que é dada às imagens católicas, ortodoxas e espíritas? E em que parte da Bíblia Deus manda fazer uma imagem dele mesmo, se é que alguém o viu.

Já tá mudando o assunto... agora o assunto é imagem de Deus... Vamos concluir um assunto para depois passarmos para outro ?

ricardo_gabriel escreveu:
Os evangélicos estão a desobedecer qual mandamento por negarem-se a terem suas imagens devocionais?
E qual a melhor representação gráfica de Deus?

Estão desobedecendo a Deus que manda não julgar, e estão julgando, criticando, com fins proselitistas. Estão julgando até a oração dos outros. Se não querem usar de imagens, não usem. Mas respeitem que usa e sabiam que quando dizem que católico é idolatra, etc... estão pecando por falsa testemunho, falsa acusação. Isso é abominável a Deus !

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ir para o topo Ir para baixo

Divino Pai Eterno? Empty Re: Divino Pai Eterno?

Mensagem por mazzzo Dom Dez 30, 2012 9:36 pm

ricardo_gabriel escreveu:Mazzzo, explique-nos como é separar na prática o santo de sua imagem:

Você tá de brincadeira né ? Não tem como confundir a pessoa com a imagem da pessoa. Cada absurdo !!!!

ricardo_gabriel escreveu:você fala com ele sabendo que ele não está ali no gesso?

Claro ! Você acha que sou desequilibrado ao ponto de pensar que o santo está no gesso ? Sei que imagem é só imagem.
Fico admirado (negativamente) de como vocês conseguem fazer tanta confusão !!!
E minha conclusão é que colocam seus interesses proselitistas em primeiro lugar e, vale tudo....



ricardo_gabriel escreveu:Deus mandou fazer imagens de gesso ou foram de metal?

Só pode ser palhaçada !


ricardo_gabriel escreveu:Você olha para o Divino Pai Eterno que o padre ou celebrante sai carregando e acha que Deus é daquele tamanho?

Não. Eu sou católico e sei que imagem é só imagem. Agora, se um evangélico olhar para a imagem do Divino Pai Eterno, vai pensar que Deus é daquele tamanho pois o evangélico não tem capacidade intelectual para entender o que é uma imagem religiosa.

ricardo_gabriel escreveu:
Se não é para julgar, então ao passar pela imagem do Preto Velho de um centro umbandista o católico deve consentir com a manifestação cultural afro-brasileira? Ao que saiba, proselitismo é tentar arrumar seguidores para certa igreja ou religião, dizendo que tal caminho é melhor do que o dos outros. Só que só há um Caminho: Cristo! E quem não o segue, anda em trevas.

Ali a doutrina seguida e pregada é outra. Como você confunde tudo !!!!!!!

E há um só caminho: Jesus, então, jogue sua Bíblia no lixo !!!!! Você acredita na Bíblia ou em Jesus ? - É desse tipo os seus argumentos.


mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ir para o topo Ir para baixo

Divino Pai Eterno? Empty Re: Divino Pai Eterno?

Mensagem por MSPP Sáb Jan 12, 2013 1:57 pm

Você sabe muito, muito, mas nem toda a gente sabe o que você sabe.
Mas parece que não sabe os mandamentos de YHWH.

Ele proíbe mesmo o uso de imagens, e não diz se a pessoa sabe ou não sabe distinguir a imagem do ser idolatrado.

Não aprovou o «bezzero de ouro» que O simbolizava.
3Eles tiraram as argolas que tinham nas orelhas e levaram-nas a Aarão. 4*Recebeu-as das mãos deles, deitou-as num molde e fez um bezerro de metal fundido. Então exclamaram: «Israel, aqui tens o teu deus, aquele que te fez sair do Egipto.» 5Vendo isso, Aarão construiu um altar diante do ídolo, e disse em voz alta: «Amanhã haverá festa em honra de YHWH: לַיהוָ֖ה .»
6*No dia seguinte de manhã, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo sentou-se para comer e beber e depois levantou-se para se divertir.
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Ex+32
Está a ver que o bezerro de ouro era uma imagem que simbolizava YHWH: יהוָ֖ה (DEUS).
Eles combinaram fazer uma festa no dia seguinte em honra de YHWH (do SENHOR לַיהוָ֖ה ) e usavam o bezerro de ouro como SUA representação.
Será que YHWH לַיהוָ֖ה gostou disso, ou classificou essa atitude como um desvio ao cumprimento do seu mandamento?! ....

Arão, vendo isso, edificou um altar diante dele, fez uma proclamação e disse: Amanhã será festa solene a Jeová.
http://www.bibliaonline.com.br/tb+wlc/ex/32/5
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Divino Pai Eterno? Empty Re: Divino Pai Eterno?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos