Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus?

5 participantes

Ir para baixo

Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus? Empty Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus?

Mensagem por Fábio Pauper Qui Jan 19, 2012 12:28 pm

Pessoal, me desculpem se este assunto já foi tratado. Confesso que não procurei muito diligentemente a respeito.
Mas gostaria de que me esclarecessem este ponto.

Em geral, diz-se que uma alma vai para o inferno por decisão própria. Os danados perpetuariam, no momento da morte, a sua rejeição a Deus. Já vi a afirmação de que se fosse possível a uma alma condenada desejar a Deus, ela seria imediatamente recebida no Céu.

Porém, isto parece contrariar alguns textos da Escritura.

Por exemplo, quando Jesus conta a parábola do rico Epulão. Abraão afirma que é impossível passar de um lado para o outro. Abraão, então, diz: " há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’." (Lc 16,26)

Outro exemplo, é quando Jesus fala das virgens imprudentes. É fato que, atrasadas por terem ido comprar de última hora o óleo que lhes faltava, chegaram à casa na esperança de poderem entrar. No entanto, a entrada lhes foi recusada pelo próprio Noivo.

Outro caso, ainda, é o do indivíduo que adentra na festa sem as vestes adequadas. O próprio dono da festa ordena que lhe joguem fora.

Por fim, quando Jesus se pronuncia a respeito do fim do mundo, em que dividirá os homens pondo uns à sua direita e outros à sua esquerda. Neste caso, o responsável pela discriminação entre uns e outros é o próprio Cristo.

Bem. É essa a minha dúvida. Desculpem, mais uma vez, se o assunto já tiver sido tratado.

Que a Virgem nos conduza. Pax.

Fábio Pauper

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/01/2012
Idade : 38
Localização : União dos Palmares - AL

http://anjosdeadoracao.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus? Empty Re: Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus?

Mensagem por Pe. Anderson Sex Jan 20, 2012 5:36 am

Caro Fábio,

Seja muito bem vindo ao nosso forum. Sua pergunta é ótima e teria muito que dizer. Pensando no problema da condenação eterna, somos obrigados a pensar o problema da criação, da liberdade humana, do mal, do pecado. São muitos os temas relacionados com essa questão.

Vou lhe dar uma resposta rápida, depois posso elaborar melhor a resposta.

O pecado é uma eleição nao de alguma natureza má, de algo mal criado por Deus, porque tudo foi criado por ele e por isso tudo o que foi criado é um bem. O mal de culpa, ou seja, o pecado, é uma escolha de um bem inferior a Deus. O pecado é sempre uma desordem, a escolha de algo que em si mesmo é bom, mas como é desordenado, como é um bem menor do que deveria ser escolhido, é considerado mal.

Toda vontade humana só pode querer o bem, para isso ela foi criada. Quando alguem peca deseja um bem desordenadamente. Quando alguem é condenado, o é porque escolheu um bem, ou seja, decidiu amar a si mesmo antes de tudo, antes mesmo de Deus. A condenação em si nao pode ser querida, o que sim pode ser querido é a vida em total autonomia de Deus. Isso é o pecado, isso é o desejo dos que se condenam, isso é um grave desordem.

Quem é condenado escolhe viver somente para si, e nao para Deus. O pecado é amar a si mesmo antes de tudo, em vez de amar a Deus.

Quem é condenado escolhe viver para sempre, por toda a eternidade para si mesmo. Por isso não é possivel para essa pessoa se converter. Não é possivel que essa pessoa queire a Deus, ame a Deus mais. Que é condenado ao inferno não pode pois entrar no Céu porque não o quer, definitivamente. Por isso o Senhor nas parábolas e nos Evangelhos nos exorta a conversao, à perseverança, com urgencia. O tempo que temos para escolher a Deus é essa nossa vida, aqui podemos fazer as decisoes que durarao para a vida eterna. Logo depois da morte vem o nosso juízo, no qual todos receberao de Deus aquilo que buscaram, que amaram em suas vidas: ou terao a Deus para sempre; ou terao a si mesmos, exclusivamente, para sempre.

Depois continuo a resposta, mas acho que no essencial foi respondido.

Grande abraço e que o Senhor sempre lhe abençoe.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus? Empty Re: Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sex Jan 20, 2012 8:28 am

Meu Caro Fábio,

Que bom é ter você conosco! Seja bem-vindo!

Você faz alusão a duas afirmações que nos chamam a atenção:

A primeira é uma verdade que o Pe. Anderson deixou muito transparente: "uma alma vai para o inferno por decisão própria'. Já a segunda, "se fosse possível a uma alma condenada desejar a Deus, ela seria imediatamente recebida no Céu", não pode ser verdadeira como também ficou claro nas palavras do Pe. Anderson, confirmando o que narra o Evangelho na história do rico avarento e de lázaro, passagem esta a que você se referiu no seu colóquio.

Ainda para deixar mais claro, temos que compreender que há uma grande diferença entre um pecador e um condenado. Costumo afirmar que creio no Deus da última hora, e essa crença se fundamenta na salvação de Dimas, um dos ladrões crucificados e mortos ao lado de Cristo. Neste episódio, fica claro que, por mais que seja pecador, na hora da morte, o homem se encontra diante da misericórdia de Deus que é infinita. Aqueles dois homens que foram crucificados aos lados de Jesus tiveram essa oportunidade de salvação. Entretanto, as suas escolhas foram diferentes, de maneira que estas escolhas selaram os seus destinos.

Jesus afirma inúmeras vezes no Evangelho que não veio para julgar e condenar o homem, mas para salvá-lo, e quer quer que TODOS OS HOMENS SE SALVEM. Ele diz que quando for levantado da terra ATRAIRÁ TODOS OS HOMENS PARA SI (Jo 12,32), o que deixa claro que A SALVAÇÃO É PARA TODOS.

Deus não condena ninguém. Muito pelo contrário, Ele nos ama infinitamente e está sempre de braços abertos para acolher a cada um de nós, desde que assim o desejemos, e isso significa afirmar que Deus respeita a nossa liberdade de escolha: "Ponho diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição... ESCOLHE A VIDA, E VIVERÁS !" (Dt 30,19).

Na minha vida profissional, muitas vezes escuto os estudantes dizerem: "professor, o senhor me reprovou...", e sempre que escuto isso, respondo que o professor nunca reprova ninguém, pois é o estudante que se aprova ou se reprova, dependendo do seu proceder no cotidiano da sua vida de estudante. Em suma, o estudante escolhe por estudar ou não e, ao professor compete somente referendar a sua escolha. Penso que Deus se encontra em semelhante situação em relação à salvação e à condenação do homem. Ele dá ao homem a liberdade de escolha entre uma e outra coisa e, no final, Ele apenas "assina embaixo", referendando a sua escolha, mesmo que muitas vezes entristecido ao extremo. A grande diferença é que o estudante reprovado pode ser progredido no ano seguinte... o condenado, NÃO !!!

Um grande abraço !!!



Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus? Empty Re: Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus?

Mensagem por RenatoPaulo Sex Jan 20, 2012 4:29 pm

Pe. Anderson escreveu: Quando alguem peca deseja um bem desordenadamente. Quando alguem é condenado, o é porque escolheu um bem, ou seja, decidiu amar a si mesmo antes de tudo, antes mesmo de Deus.

Pe.Anderson,
Eu nao estou de acordo com o que vc escreveu...

Eu por vezes quando peco,nao quer dizer que me amo a mim mais que a Deus.
Eu peco porque a carne é fraca!Mas o meu espirito ama e deseja Deus acima de tudo.Isso tenho eu a certeza absoluta.

Ou sera que eu percebi mal o que vc escreveu?

Abraço

RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus? Empty Re: Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus?

Mensagem por Administrador Sex Jan 20, 2012 7:05 pm

Caros amigos, desculpa, mas aqueles que acompanham o fórum a algum tempo, sabem que prometemos mudanças a mais de uma ano, logo, essa mudança não tem absolutamente nada a ver com uma pessoa em específico. Mas cada um é livre para pensar como quiser. Mas de nossa parte eu garanto que não há problemas com nenhum membro do fórum.

Tendo dito isso, gostaria de enfatizar que a motivação do fórum é responder a dúvidas principalmente dos católicos em relação a sua fé. Esse foi o principal motivo de criarmos esse fórum, tanto que até o nome é sugestivo. Porém, reconhecemos que o debate pode enriquecer a fé. Nos perdemos por um tempo tentando administrar as coisas, e por isso mudamos e como eu disse, enfatizamos uma parte específica para católicos. Então peço que respeitem isso. Todos são livres para expressar sua opinião, porém, quando o assunto for feito dentro de uma pasta sobre doutrina católica, presume-se que a resposta que esperam é uma resposta do que a igreja católica pensa. Por isso peço aos irmão não católicos que respeitem esse espaço, e se não forem falar da doutrina católica, que utilizem de outras pastas para faze-lo. Como eu disse, TODOS são livres para manifestar sua opinião, e podem até abrir uma discussão sobre os pontos de doutrinais aqui levantados, desde que, façam isso na pasta correspondente. O nosso fórum também é um fórum para pesquisas, então fica confuso se transformamos simples duvidas em debates. Existem pastas próprias para os debates. De modo que toda mensagem que não seja da doutrina católica que for postada na pasta de doutrina católica será movida. Aproveito para comunicar ao Carlos e ao Eleito que suas argumentações foram movidas para um tópico em questões disputadas. Qualquer dúvida, entrem em contato com o Administrador por mensagem privada.
Fiquemos na graça e na paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Administrador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus? Empty Re: Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus?

Mensagem por Pe. Anderson Sex Jan 20, 2012 7:33 pm

Caros amigos,

A natureza humana está caida, mas nao totalmente corrompida. O homem com o pecado original perdeu os dons sobrenaturais e parte dos naturais, mas isso nao significa que sua natureza seja totalmente má. Uma natureza humana essencialmente má nao aparece em. Nenhuma parte da Escritura.

A liberdade humana é afirmada desde a primeira até a última parte das Esctituras, desde o pecado livre de Adao e Eva até a ultima exortaçao biblica. Se o homem nao fosse livre, se fossemos marionetes nas maos de Deus ou do "destino" seria inutil tida pregaçao e todo ensunamento biblico.

Depois da morte vem o juizo de cada um, essa é a doutrina bíblica. Nesse juizo receberemos aquilo que escolhemos nas nossas vidas, segundo a justiça de Deus. Deus nao quer a condenaçao de ninguem, mas ama nossa liberdade, inclusive a liberdade de quem o nega.

Deus nao criou ninguem com o intuito de condenar, mas ele criou a todos para que vivam com Ele. Entretanto Ele nos fez livres e responsáveis, com tudo o que isso implica. O pessemismo antropológico e trágico nao encontra nenhum fundamento biblico.

os textos das Sagradas Escrituras antes citados precisam ser lidos dentro do contexto do livro e do pensamento total do Novo Testamento e nao dizem i que os comentarios acima que foram feitos. seria bom ter mais respeito pela palavra de Deus e nao querer fazer que ela. diga aquilo que nao diz.

dizer que toda natureza criada por Deus é má e destinada ao Inferno é repetir os erros maniqueistas e é colocar no Deus bom muitos males. Deus seria caprichoso e arbitrário, por salvar umas marionetas humanas e por condenar a outras. amanha eu continuo.

Grande abraço e que o Deus justo, bom e verdadeiro abençoe a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 42
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus? Empty Re: Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus?

Mensagem por RenatoPaulo Sex Jan 20, 2012 8:09 pm

Pe. Anderson escreveu:Deus nao quer a condenaçao de ninguem, mas ama nossa liberdade, inclusive a liberdade de quem o nega.

Pe.Anderson,
Deus ama a liberdade de quem O nega?
Eu nao acredito nisso,me desculpe.
Porque com a liberdade de quem nega a Deus,pode essa pessoa cometer coisas malignas.E Deus nao pode amar as coisas malignas.
Estou tendo outra vez uma daquelas fases onde me apetece seguir o meu caminho sozinho e sem religioes nenhumas.
Penso que Jesus Cristo deve continuar comigo.

RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus? Empty Re: Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus?

Mensagem por Administrador Sex Jan 20, 2012 8:14 pm

Deus não ama as coisas malignas, isso é certo, porém, o homem não é uma coisa maligna, embora seja capaz de faze-las. Em sua essência o homem é bom, porque é criatura de Deus e tudo que Deus cria é bom. Se o homem escolhe o caminho do mal, isso não muda a sua essência, e por isso Deus não deixa de amar o homem, mesmo que esse cometa atos malignos. O único lugar aonde o homem não pode sentir o Amor infinito e misericordioso de Deus é no inferno, aonde por decisão própria, a pessoa escolheu não estar na presença de Deus. Mas enquanto caminha neste mundo, o amor de Deus NUNCA abandona o homem, mesmo que esse cometa muitos atos malignos.

Administrador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus? Empty Re: Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus?

Mensagem por RenatoPaulo Sex Jan 20, 2012 8:27 pm

Mas eu agora ainda vivo no corpo.
E esse corpo so faz asneiras!Nao acerto uma!
Mas eu amo muito Deus,isso me diz meu interior.

Mas sei que existem espiritos maus.Esses ainda dentro do corpo humano detestam Deus.
Por isso como pode Deus ama-los?

RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus? Empty Re: Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sex Jan 20, 2012 9:25 pm

Meu Caro Renato,

Quando o Pe. Anderson escreveu que "quando alguem peca deseja um bem desordenadamente. Quando alguem é condenado, o é porque escolheu um bem, ou seja, decidiu amar a si mesmo antes de tudo, antes mesmo de Deus", se referiu a um bem meramente carnal e não espiritual. Sabemos que muitas vezes, aquilo que é um bem carnal, não é a mesma coisa do ponto de vista espiritual, e é neste sentido que temos que buscar a compreensão desta afirmação do Pe. Anderson.

Para aprofundarmos um pouco esse raciocínio, sirvo-me de uma passagem das Sagradas Escrituras que aponta para essa realidade:

"PORTANTO, MORTIFICAI TUDO O QUE EM VÓS PERTENCE À TERRA: FORNICAÇÃO, IMPUREZA, PAIXÃO, CONCUPISCÊNCIA E AVAREZA, QUE É UMA ESPÉCIE DE IDOLATRIA" (Col 3,5).

Se São Paulo nos aconselha a MORTIFICAR estes sentimentos, é necessário que compreendamos que só se pode mortificar algo que está muito vivo em nós. Em outras palavras, não se mata um animal que já está morto, pois para se matar tal animal, é preciso que ele esteja vivo. É por essa razão que somos aconselhados a essa mortificação referente a estes sentimentos puramente carnais que existem no homem e que são muito bons, pois satisfazem os seus estintos. Entretanto, São Paulo classifica estes sentimentos como uma espécie de idolatria, porque quem pratica o pecado, o pratica por colocá-lo acima do próprio Deus, por torná-lo como o seu maior amor. Assim, ocupando o lugar do Criador na vida do homem, TODO PECADO É IDOLATRIA.

É neste sentido que o Pe. Anderson afirma que o pecado é um bem desordenado. E por que é um bem desordenado? Porque satisfaz de forma exclusiva os desejos da carne, sem qualquer preocupação com os desejos do espírito, e é exatamente aí que está a desordem, "POIS O INSTINTO TEM DESEJOS CONTRÁRIOS AOS DO ESPÍRITO, E O ESPÍRITO TEM DESEJOS CONTRÁRIOS AOS DO INSTINTO" (Gl 5,17).

Mas o que se constitui em um bem ordenado? Consiste na harmonia, na congruência entre os valores carnais e espirituais, entre os bens temporais que são terrenos e os que durarão para sempre, para além desta vida, no lar celestial. Em outras palavras, qualquer ação que satisfaça o instinto humano em detrimento da sua paz de espírito é um pecado.

Em suma, é preciso discernir entre os bens temporais e os que não o são para compreender o pensamento do Pe. Anderson neste tópico.

Creio que fui claro o suficiente, mas se não o fui, coloco-me à sua disposição para o que se fizer preciso.

Um grande abraço, e que a paz de Jesus esteja sempre no seu coração !





Última edição por Flávio Roberto Brainer de em Sex Jan 20, 2012 9:36 pm, editado 1 vez(es)
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus? Empty Re: Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus?

Mensagem por RenatoPaulo Sáb Jan 21, 2012 6:22 am

Ok Flavio,entendi o que vc escreveu.

Eu ja ha duas semanas que nao vou a missa...
Deve ser por isso.

Abraço

RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus? Empty Re: Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus?

Mensagem por RenatoPaulo Sáb Mar 03, 2012 7:47 pm

ricardo_gabriel escreveu:
Deus fez objetos de ira preparados para a perdição (Romanos 9,22).

Estou completamente de acordo.
Basta reparar nos "frutos".

Dificilmente encontro alguem que ja leu a Biblia...mas facilmente encontro muitos em festas,bebedeiras e romarias.
E esses "frutos"quando estao a passar mal por motivos de doenca,o que eles fazem é consultar bruxas ou bruxos ou prostarem-se de frente a santos a pedir auxilio.

Eu vou aqui dizer uma verdade:
Desses "frutos",nao existe um que acredita em Deus verdadeiramente!
Tudo falsidades e vaidades.

RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus? Empty Re: Sobre a Condenação Eterna - A alma deseja ir ao inferno ou é, antes, excluída por Deus?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos